Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...


Tempo de leitura: 2 minutos

Mulher segurando aviso cuidados-com-o-ponto

Se comparado ao período pré-cirúrgico, o pós costuma ter menos atenção por parte das pacientes. Porém, o cuidado não deve parar. Afinal, este é o momento decisivo do resultado da cirurgia. As recomendações feitas pelo médico devem ser seguidas à risca e jamais substituídas pela opinião de leigos. Não são raros os casos de desobediência que ocasionam o rompimento dos pontos cirúrgicos.

As suturas são responsáveis por unir a pele e fechar os músculos e, por isso, não devem ser removidas antes da hora. Elas podem ser feitas de fio absorvível, que se decompõe sem risco algum, ou não absorvível, que deve ser removido mecanicamente. Embora este último tipo de fio não se solte naturalmente, ele se torna mais suscetível a rupturas quando a pele costurada está frágil.

Para evitar o rompimento dos pontos, todo cuidado precisa ser tomado. Esticar a região costurada, seja se alongando ou realizando esforço físico, pode fazer as suturas estourarem. Quem coloca próteses de silicone não deve pendurar a bolsa no ombro nem segurar o filho no colo. Não apenas por causa dos pontos, mas também pelo alto risco de deslocamento de prótese. Já para quem põe implantes de panturrilha, caminhar e dirigir estão fora de cogitação até a liberação do médico. Pacientes submetidas à abdominoplastia devem andar encurvadas nas primeiras semanas.

Muitas pacientes julgam que realizar um simples movimento não comprometerá a sutura, um ato de negligência que, na pior das hipóteses, pode arruinar o resultado da cirurgia. As pessoas têm controle sobre as próprias ações, mas não sobre as reações do organismo. Por isso, é preciso respeitar o próprio corpo e não se arriscar em manobras.

Uma vez rompido, o ponto não pode ser refeito. A ferida deverá se recuperar naturalmente para que, somente após seis meses, uma cirurgia de cicatriz seja realizada. Essa espera é necessária mesmo com a cicatrização da pele, pois os músculos levam mais tempo para se recuperar, uma vez que estarão dilacerados. Enquanto a ferida estiver em processo de cicatrização, ela deverá receber cuidados redobrados quanto à higienização e proteção. Caso contrário, haverá grandes chances de infecção.

Portanto, paciência e dedicação devem ser as premissas de quem acaba de se submeter a uma cirurgia plástica. Depois da longa espera pela realização de um sonho, o tão merecido descanso deve ser respeitado.

Pergunta avaliação texto Cuidados Ponto

Leia também:

 

Dicas para Manter o Corpo em Forma Após uma Cirurgia Plástica

10 passos para uma recuperação de sucesso

Drenagem Linfática

 

MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Instagram Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais




Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850