Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Deiscência: Saiba o que causa a abertura da sutura e como cuidar dos pontos inflamados

Atualizado em 24/08/2023 08:56

Você sabe o que causa a deiscência?

Já passou por alguma situação em que precisou receber pontos? Seja um corte mais profundo causado por um acidente na cozinha, uma cirurgia plástica que sonhava em fazer ou, então, aquela operação de última hora?

Mas sempre bate aquele medo: E se meus pontos abrirem? O que fazer?

Uma coisa é fato: os pontos não se abrem por livre e espontânea vontade, isto é, sempre vai haver uma causa.

E é justamente sobre isso que você vai aprender hoje: o que causa a deiscência, como cuidar para que ela não ocorra e quais são os sinais que você deve ficar alerta!

Atenção! Esse conteúdo foi revisado por médicos especialistas, então tuuudo que você encontrar por aqui tem o aval de quem realmente entende do assunto! 

Esclareça suas dúvidas!

O que é deiscência?

A deiscência é a abertura dos pontos de sutura ou cicatriz, geralmente, causada por descumprimento das orientações no pós-operatório, exposição à fumaça, diabetes ou obesidade. A abertura dos pontos pode ser considerada uma intercorrência importante na recuperação da cicatrização, mas, na maioria dos casos, ela é de fácil resolução.

Ilustração de deiscência na sutura
Veja como eles ficam.

A gravidade da deiscência depende de alguns fatores, o principal é:

O tipo de paciente: como no caso de pacientes diabéticos, a ferida pode ser tratada por segunda intenção, o que acarreta em um maior cuidado da paciente e do médico. Mas em grande parte dos casos, o tratamento é bem simples, basta fechá-lo novamente.

Quanto mais camadas a cirurgia cortar, mais possibilidade de haver uma deiscência. Usando a cesárea como exemplo, são várias camadas de pele, gordura e músculos que são cortadas e que precisam ser costuradas, logo, cada uma dessas deverá ter um ponto diferente.

O que torna o risco de abertura e rejeição de pontos cirúrgicos internos e externos maior.

Inclusive, é possível ver mais sobre a cicatrização de pontos de cirurgia e feridas, além dos tipos de intenção, neste artigo.

O que causa a deiscência da sutura?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de deiscência, o principal deles é a falta de cuidado com as orientações médicas durante a recuperação. Mas esta não é a única causa de abertura de pontos, sendo o tabagismo, diabetes e a obesidade outros fatores comuns.

Mulher na academia, sentada no banquinho, levantando peso e pensando em como tirar pontos da cirurgia
Quais são as principais causas?

Os principais fatores, por ordem, são:

  • Desrespeito às orientações médicas: como fazer esforço, não realizar a higienização da forma correta e exposição ao sol.
  • Diabetes: pode causar maior dificuldade na cicatrização de forma geral.
  • Tabagismo: a alta exposição à fumaça leva a dificuldade de irrigamento na região ferida, causando problemas nos pontos.
  • Obesidade: já que há maior dificuldade de irrigação vascular o que, consequentemente, causa problemas na cicatrização.

Outras causas da deiscência podem ser a hipertensão, músculo fraco na área ferida, lesão por cima da ferida, pontos de cirurgia muito apertados ou muito frouxos e técnica incorreta de sutura.

Atenção!

Tanto nos pontos frouxos ou pela técnica incorreta da sutura, um médico experiente jamais cometeria esse tipo de erro, sendo mais comumente visto em médicos residentes ou pessoas leigas. Nesses casos é bem comum haver deiscência.

Como limpar os pontos da cirurgia?

Os pontos devem ser limpos com água corrente e sabão neutro, além de manter a região bem seca, usando gaze ou uma toalha limpa, evitando também a exposição solar da ferida. Há casos onde também é prescrito o uso de pomadas, mas fora esses casos, é importante que não se use medicamentos tópicos sem prescrição.

como limpar pontos cirurgia para evitar a deiscência
Como limpar?

Quais são os tipos de pontos cirúrgicos?

Os tipos de pontos cicatrizantes mais comuns são:

  • Ponto simples descontínuo;
  • Sutura intradérmica;
  • Sutura em X;
  • Sutura Donatti;
  • Chuleio ancorado;
  • Chuleio simples.
tipos pontos cirurgicos
Veja quais são.

O ponto simples descontínuo é o mais usado e, provavelmente, ele é o que você irá receber ao ir no postinho perto da sua casa por causa de um corte, podendo ser um chuleio simples, que segue uma técnica parecida, mas contínua.

Já a sutura em X é usada quando existe a probabilidade de deiscência, como é o caso de pacientes diabéticos.

O ponto de cirurgia plástica mais usado é o intradérmico, isso porque a cicatriz fica mais bonita. Contudo, fora do ramo da plástica é difícil encontrar médicos que usam essa técnica, já que ela é mais trabalhosa.

Quais são os tipos de fios de sutura?

Existem 2 grupos de tipos de fio de suturas, os absorvíveis e não-absorvíveis, contendo propriedades distintas que vão desde o tempo de duração dela até qual é a camada ideal para ser utilizada. A escolha errada dos fios pode causar deiscência.

Ilustração que mostra dois tipos de pontos de plástica
Os principais tipos de fios são:

Suturas absorvíveis

Fios cirúrgicos absorvíveis biológicos: sua absorção completa se dá entre 50-70 dias, já sua resistência tênsil é de 7-14 dias.

Fios cirúrgicos absorvíveis sintéticos: sua absorção completa se dá entre 60-90 dias, e sua resistência tênsil entre 14-21.

Suturas não-absorvíveis

Fios cirúrgicos não-absorvíveis biológicos: geralmente feitos de seda ou algodão, sendo mais usados em tecidos de rápida cicatrização.

Fios cirúrgicos não-absorvíveis sintéticos: podendo ser de nylon, polipropileno ou poliéster, também sendo possível encontrar em aço inoxidável.

Os tipos de fio que serão usados, para a realização de pontos absorvíveis ou não, são definidos de acordo com alguns fatores, como o tecido que está sendo suturado, se há predisposição a deiscência da ferida operatória e qual será o tipo de sutura que será feita.

Como funcionam os pontos cirúrgicos falsos?

Os pontos falsos nada mais são do que a aproximação das bordas da ferida por outros meios, como a cola cirúrgica, o micropore e o esparadrapo. Geralmente, essa técnica é usada em casos de pequenas feridas ou em última alternativa em casos seguidos de deiscências.

Mulher com a mão em cima de um curativo na barriga, com cola cirúrgica e pontos
Veja!

Na maioria das vezes, quando o cirurgião promete essa técnica para a paciente, ele está usando um truque de marketing, muitas vezes não deixando de passar o ponto e colocando a cola cirúrgica como um ”extra”.

O uso ou não de cola cirúrgica não melhora a estética da cicatriz.

O corpo expulsa os pontos da cirurgia?

O corpo pode expulsar tudo aquilo que ele achar estranho, desde piercings à pontos. Essa expulsão é bem comum nos casos de sutura interna com fios não absorvíveis, que cria uma cápsula endurecida e é elevada até a superfície da pele e repelida. Já no caso das feridas externas, pode haver deiscência.

Ilustração de corpo expulsando pontos de plástica
Como isso acontece?

Os casos de expulsão de pontos de cirurgia são comuns no caso de suturas não-absorvíveis em camadas internas da pele, contudo, é uma reação normal do corpo e leva tempo até isso acontecer.

Ou seja, seu corpo não irá expelir os pontos de plástica logo no dia da cirurgia.

É extremamente raro que isso aconteça com os pontos absorvíveis cirúrgicos.

O que acontece com a rejeição dos pontos internos?  

A rejeição de pontos internos é bem comum. É formada uma espécie de cápsula, conhecida como granuloma, que tende a trazer o corpo estranho para a superfície, abrir uma feridinha e expulsar esse ponto. No caso das suturas absorvíveis, assim que a mesma for absorvida a granuloma irá sumir aos poucos.

Ilustração de ponto interno da cirurgia saindo pela pele, causando a deiscência
É aberta uma ferida por onde sairão os pontos.

Nesses casos é possível visitar seu cirurgião para fazer a remoção da granuloma, já que a mesma pode ser bastante dolorida e também prejudicar o resultado final da sua cirurgia.

O que fazer com pontos inflamados?

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.
foto de pontos inflamados na barriga
Será que é grave?

Mas fique tranquila, os pontos inchados e inflamados levemente são algo super comum, que atinge 100% das pacientes! Isso porque a inflamação faz parte de um dos processos de cicatrização de pontos cirúrgicos.

Logo, ao sentir que eles estão inflamados, com uma vermelhidão nos pontos da cirurgia, mantenha a região higienizada e fora da exposição solar, já que a ferida precisa de um tempo para cicatrizar.

Os casos de deiscência são mais comuns nessa fase. Para te ajudar, o cirurgião plástico pode indicar um anti-inflamatório para pontos inflamados para evitar os aspectos negativos desta fase, como a dor.

Lembrando, que inflamação é diferente de um ponto cirúrgico infeccionado, e esse sim precisa ser avaliado por um profissional. Falaremos mais sobre isso já já.

O que é bom para curar pontos inflamados?

A inflamação nos pontos irá se curar com o tempo, essa fase dura cerca de 6 dias e é importante que a paciente mantenha a boa higiene do local, lavando com água corrente e sabão neutro, e depois secando bem a ferida, com uma toalha limpa ou gaze.

Ilustração do que fazer com pontos inflamados, lavar, usar remédio e não tomar sol
Veja o que é bom.

Saiba que, caso os pontos de plástica apresentem secreção amarelada e fétida, é de extrema importância ir ao médico!

Saiba o porquê:

Pus no ponto da cirurgia: o que fazer?

O pus na região dos pontos simboliza, quase sempre, uma infecção bacteriana na área. Caracteriza-se por ser um líquido amarelo, bem viscoso e com mal cheiro. Ao notar o pus na região ferida, é necessário ir ao médico com urgência para realizar o tratamento da região, entrar com um antibiótico e drenar o líquido.

Médica conversando com paciente preocupada sobre pus nos pontos da cirurgia e deiscência
Se atente!

Além do pus, a infecção pode causar alguns sintomas, como:

  • Febre;
  • Dor aguda no local;
  • Inflamação;
  • Deiscência.

É importante lembrar que a infecção bacteriana pode se alastrar pelo organismo através da contaminação sanguínea. Essa condição é chamada de septicemia e pode causar falência múltipla dos órgãos.

Por isso é importante relembrar que, ao mínimo sinal de infecção e presença de pus nos pontos cirúrgicos, a visita ao médico deve ser imediata.

Como cicatrizar os pontos abertos?

Quando o ponto se abre é possível fechá-lo novamente usando a mesma técnica – por primeira intenção -, contudo, em alguns casos, como no de pacientes diabéticos, pode haver a necessidade de deixar a ferida ‘aberta’ sendo cicatrizada por segunda intenção.

Deiscência em ferida operatória
Veja!

Geralmente, não é difícil refazer os pontos, sendo comum o médico usar a mesma intenção, podendo alterar somente o tipo de sutura e fio utilizado.

Contudo, mesmo com essa facilidade, é importante que a paciente cuide para que não haja abertura, já que essa condição pode deixar a cicatriz inestética.

É normal sair sangue dos pontos da cirurgia?

É normal sair sangue e seroma da ferida durante a fase de inflamação, mas lembrando: o seroma é praticamente translúcido e sem odor. Então, caso esteja saindo um pouco de secreção dos pontos depois da cirurgia, é normal, mas se o volume de sangue for alto, intensifique a higiene e comunique o seu cirurgião.

Ilustração de ponto cirúrgico sangrando
Será que é normal?

É normal os pontos cirúrgicos coçarem?

Durante o processo de proliferação da cicatrização – que é quando há o surgimento daquelas casquinhas -, e a diminuição da inflamação, é comum que haja uma coceira na região dos pontos. Entretanto, em alguns casos, quando a coceira é muito acentuada, pode ser indício de queloide.

Mulher de cardigã cinza, fazendo careta e coçando os pontos da cirurgia
Durante o processo de cicatrização é normal sentir coceira na região

Quando notar coceira na ferida, a indicação é: não coce!

Coçar a região pode facilitar a entrada de bactérias e fungos que podem estar presentes nas mãos, unhas e roupas, além de aumentar as chances de deiscência por fricção.

A recomendação é usar uma compressa fria na região para diminuir a coceira.

Neste artigo, nós falamos melhor sobre o surgimento de queloides e como tratá-los.

O que fazer com os pontos secos?

Os pontos cirúrgicos secos ou com pouco seroma são extremamente comuns, na realidade, essa é a norma. Quando seu ponto estiver desta forma, o ideal é tentar mantê-lo assim, já que significa que a cicatrização está ocorrendo bem.

Mulher de cropped feliz com seus pontos secos e que não teve deiscência
Eles seriam o ideal.

Os cuidados com pontos cirúrgicos que você pode manter para ela continuar boa é aplicar protetor solar na região e se manter bem hidratada, evitando alimentos gordurosos, além de higienizar com água corrente e sabão neutro.

Como tirar pontos da cirurgia?

A retirada de pontos cirúrgicos deve ser feita de forma asséptica, por isso, o ideal é a remoção por um profissional especialista, seja um cirurgião ou um enfermeiro. Retirada de pontos em casa, por pessoas não profissionais, não é recomendado, pois pode haver contaminação.

Mãos com luva mostrando como tirar pontos de cirurgia plástica no joelho de boneco
Você deve ir ao cirurgião para remover.

Por isso, após o tempo indicado para a remoção dos pontos cirúrgicos, é ideal que faça uma visita ao médico para a retirada de pontos cirúrgicos. O profissional irá cortar o fio perto do nó e puxá-lo lentamente, até que saia por completo.

Como tirar pontos internos de cirurgia?

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos naturalmente pelo corpo em alguns dias.

Como falamos anteriormente, o corpo pode tentar expelir os pontos internos, através da criação de uma granuloma.

Essa granuloma envolve os pontos em um tecido durinho e o leva até a superfície, onde cria uma pequena ferida que remove o corpo estranho.

Nesse artigo, nós explicamos melhor sobre como ficam os pontos internos rompidos na abdominoplastia, mas ele pode te dar uma boa ideia de como proceder em outros casos.

Com quantos dias os pontos são retirados?

Geralmente, os pontos devem ser retirados entre 7 e 14 dias, dependendo do organismo da pessoa, que é o período em que se inicia a última fase da cicatrização, a maturação. Eles devem ser extraídos por um profissional de forma asséptica e com o devido cuidado.

Após a remoção dos pontos, a ferida já se encontra fechada, porém pode apresentar uma coloração rosada.

Alguns cuidados com pontos cirúrgicos após retirar os pontos devem permanecer, como manter a área sempre limpa e hidratada.

Tirar os pontos dói?

A retirada dos pontos costuma ser bem tranquila, não gerando dor, somente um leve desconforto, como um puxão. Logo, o paciente deve se despreocupar, já que a extração dos pontos é rápida e indolor.

Paciente fazendo jóia e sorrindo junto com médica, pois tirar pontos não dói
Não dói nadinha!

Sabemos bem que após todo o processo de cicatrização de pontos cirúrgicos, existe um certo receio na hora de sua remoção, mas saiba que não é algo dolorido e nem que exija grandes preparações.

Mas se mesmo assim você se sente insegura com a dor, algo que pode te ajudar é conversar com pessoas que já operaram e que já passaram por essa etapa do processo.

Aqui na Dream, nós temos um grupo – exclusivo para MULHERES – que reúne mais de 110 mil pessoas que já realizaram o sonho da plástica e que ajudam outras mulheres, como você, a passar por essa fase da recuperação.

Ah! Além disso, você ainda pode ver resultados de diversas cirurgias, fotos, recomendações, dicas e muito mais!

Deiscência

Para participar é bem simples, basta clicar na imagem acima e responder 3 perguntinhas essenciais para garantir a segurança dos membros. 

Os pontos na cirurgia plástica são diferentes?

Os pontos da cirurgia plástica tendem a ser mais discretos que os pontos normais, isso porque uma das grandes preocupações do cirurgião plástico é a aparência da cicatriz e a estética geral da cirurgia, logo, é utilizado um ponto intradérmico que fica bem discreto.

Mulher tomando sol na beira da piscina, com o rosto inclinado para cima, sorrindo feliz com a aparência do ponto intradérmico
Esses pontos tendem a ser mais delicados.

A cicatriz é a assinatura de um cirurgião, por isso, deve ficar bonita e estética.

Então, se uma das coisas que te impede de realizar seu sonho de fazer mastopexia, mamoplastia ou uma abdominoplastia é a cicatriz, os pontos abertos ou inflamados, fica tranquila!

O que recomendamos é que você converse com um cirurgião plástico experiente sobre os pontos de plástica e a cicatrização de pontos cirúrgicos, para tirar todas as suas dúvidas e medos.

Então, chega de adiar o seu sonho, marque uma consulta com um de nossos especialistas clicando no botão do WhatsApp.

Venha conhecer a clínica mais recomendada entre as mulheres, com mais 2.000 avaliações no Google e mais de 17 anos de experiência. É tudo sem compromisso nenhum!

Ah! Você também quer saber mais sobre as cirurgias plásticas? Nós temos um acervo enooorme de artigos sobre os mais variados procedimentos, veja no link!

Esclareça suas dúvidas!

Gostou de saber mais sobre a deiscência? Que tal compartilhar esse artigo com mais pessoas? Clique nos links abaixo!