Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Sintomas de pontos internos rompidos da Abdominoplastia: o que fazer e como tratar!

Atualizado em 06/12/2023 12:10

Você sabe quais são os sintomas de pontos internos rompidos da Abdominoplastia?

Quem fez ou está cogitando fazer a cirurgia para deixar a barriga chapada, provavelmente já pensou sobre isso.

Afinal, é importante identificar previamente qualquer alteração para agir de forma rápida e evitar danos na cicatrização ou no resultado final.

Pois, se os pontos internos da Abdominoplastia podem romper, os externos também podem. Fora as consequências de lidar com pontos inflamados.

Se você quer saber todos os detalhes sobre os pontos da Abdominoplastia, então leia este conteúdo até o final. Aqui você vai descobrir…

E-book Abdominoplastia

Sintomas de pontos internos rompidos na Abdominoplastia

Os sintomas de pontos internos rompidos na Abdominoplastia não costumam envolver dor. Na verdade, há apenas uma indicação física que chama atenção: o aumento perceptível da região, principalmente acima do umbigo. O abdômen fica com um abaulamento que PODE indicar que os pontos internos da Abdominoplastia abriram.

Mãos com luva verificando se os pontos internos da abdominoplastia podem romper na barriga de mulher com calça rosa e top branco
Os pontos internos da Abdominoplastia raramente se rompem.

 

Mas essa é apenas uma possibilidade.

De acordo com médicos especialistas em cirurgia plástica, isso dificilmente acontece porque esses pontos, conhecidos como plicatura abdominal, são feitos com um tipo de fio bem resistente.

Além disso, a técnica é pensada para que os pontos internos da abdominoplastia durem a vida toda.

Na dúvida, você precisa falar com o seu médico.

Por isso, ao escolher a clínica da sua cirurgia plástica, opte por uma que ofereça um atendimento completo, do pré ao pós-operatório.

Afinal, ninguém deve ficar na mão nesse momento tão fundamental para o resultado da sua Abdominoplastia e que gera tantas dúvidas.

Para você ter uma ideia, essa fase é tão importante que a Dream Plastic criou o canal Disk Enfermagem.

Esse serviço exclusivo promove o contato direto entre você, paciente, e a equipe de enfermagem da clínica, 24 horas por dia.

Assim, você consegue tirar dúvidas e pedir orientações por telefone. Com a garantia de ser respondida por uma equipe extremamente capacitada, com a experiência única de mais de 300 mil atendimentos de cirurgia plástica realizados.

Para que servem os pontos internos da Abdominoplastia?

O principal papel dos pontos internos da Abdominoplastia é garantir que os músculos abdominais voltem ao seu lugar de origem, o que devolve uma silhueta mais bonita e uma cintura mais marcada. A plicatura abdominal, como também é chamada, é realizada para diminuir a separação dos músculos do abdômen.

Ilustração que mostra o antes e depois dos pontos internos da abdominoplastia, chamado de plicatura
A plicatura abdominal é feita para corrigir a diástase.

Muitas mulheres que realizam a cirurgia de Abdominoplastia acreditam que o problema da barriga estar volumosa é unicamente por causa da diástase abdominal e o excesso de pele, mas nem sempre essa é a verdade.

É comum que as pessoas que apresentam o famoso estômago alto tenham problemas gástricos que podem dar essa impressão de uma barriga mais avantajada.

Então, quando elas realizam a Abdominoplastia e percebem que sua barriga ainda está alta acreditam ser por conta de pontos internos rompidos da cirurgia.

Por isso, o indicado é sempre realizar exames para checar se os pontos romperam mesmo.

Pontos internos de Abdominoplastia podem romper, mas como ter certeza disso?

Para ter certeza de que os pontos da Abdominoplastia abriram, basta fazer um exame de ultrassom da parede abdominal. Nele é possível ver claramente se os músculos da parede abdominal estão ou não separados. E, o próprio cirurgião plástico pode fazer a solicitação do exame.

Mão com luva fazendo o exame para os pontos internos da abdominoplastia
Ultrassom da parede abdominal.

 

No geral, ter os pontos internos rompidos após a Abdominoplastia não afeta a sua saúde.

Mas isso pode gerar um incômodo estético que só poderá ser resolvido com uma nova cirurgia no abdômen.

Antes de fazer isso, é preciso entender o motivo do rompimento da plicatura abdominal. Por exemplo, se foi devido a uma nova gestação ou a um problema gástrico.

Nesse segundo caso, será preciso tratar primeiramente a questão gástrica, para depois refazer a plicatura abdominal.

Agora que você já viu como saber se os pontos internos da abdominoplastia abriram, é importante ressaltar que esse tipo de situação é extremamente incomum.

Conforme mencionamos, os pontos da abdominoplastia são resistentes e feitos para durar por tempo indeterminado.

Esses pontos internos são considerados pontos de aproximação e, devido às características citadas acima, eles podem romper mesmo depois de anos da cirurgia.

Bem diferente dos pontos externos, também conhecidos como pontos de cicatrização. Esses só rompem em curto prazo, enquanto o processo de cicatrização da pele está no início.

Abdominoplastia ponto aberto externo: o que fazer?

Quando você tem um ponto aberto após a Abdominoplastia, o primeiro passo é comunicar o seu cirurgião plástico e descobrir o motivo dessa abertura. O médico analisa e indica o melhor tratamento, que pode ser fechar novamente esse ponto. Em alguns casos isso é feito na própria clínica, com o uso de anestesia local.

Ponto aberto da abdominoplastia na barriga de uma paciente
Ponto aberto de Abdominoplastia

Conhecida como deiscência, essa abertura dos pontos da abdominoplastia tem como principal motivo o descumprimento das orientações do pós-operatório dadas pelo cirurgião plástico.

Por exemplo, quando a paciente faz algum esforço físico antes do médico a liberar.

Caso isso aconteça e o espaço aberto for pequeno, o cirurgião pode fechar na clínica, conforme mencionamos acima.

Casos de abertura de pontos externos

Em outros casos de quem fez Abdominoplastia, ponto aberto se dá pelo enfraquecimento da cicatriz por motivos orgânicos. Por exemplo, quando a paciente é diabética, fuma ou tem uma infecção na sutura.

Nessas situações, o primeiro passo é tratar esse problema, por exemplo:

  • Controlando a glicemia
  • Parando de fumar
  • Tomando antibiótico (caso de infecção)

Depois dessas medidas, o cirurgião fecha o ponto aberto da abdominoplastia.

Se esses motivos continuarem, não adianta fechar, pois os pontos tendem a abrir novamente.

Caso a paciente não consiga corrigir isso, pois tem dificuldade de controlar a diabete ou parar de fumar, o médico opta pela cicatrização por segunda intenção. Ou seja, ele deixa o ponto fechar sozinho.

Isso pode levar de 3 a 4 meses e exige um cuidado redobrado com a higiene para evitar uma infecção.

Fica um alerta, casos de ponto aberto quando a paciente tem diabete ou fuma, pode levar a necrose da borda da cicatriz. Ou seja, a morte da pele.  Por isso, todo o cuidado é importante!

No geral, o risco dos pontos externos abrirem existe, no máximo, até as 3 primeiras semanas de cirurgia. Depois disso, devido ao processo de cicatrização, não há mais essa possibilidade.

Na Abdominoplastia, o ponto aberto pode ser pequeno, com cerca de 1 cm, ou grande, com 5 cm ou mais e, independentemente do tamanho, é fundamental avisar ao seu cirurgião ou à sua equipe médica sobre o ocorrido.

Na Abdominoplastia, ponto aberto na pele pode ser evitado!

Para seus pontos não abrirem depois da Abdominoplastia, você deve:

  • Evitar, ao máximo, movimentos bruscos;
  • Ter atenção na hora de dormir para não virar durante a noite;
  • Pedir ajuda e não pegar peso de jeito nenhum nas primeiras semanas;
  • Parar de fumar semanas antes de operar;
  • Controlar a glicemia, caso seja diabética.

Para evitar problemas, confira tudo o que é importante sobre a recuperação da Abdominoplastia!

Pontos Inflamados na Abdominoplastia

Em curto prazo, todas as pacientes de Abdominoplastia têm pontos inflamados. Isso faz parte do processo de cicatrização e melhora em 2 ou, no máximo, 3 semanas. Porém, caso isso não aconteça e o ponto inflamado fique escuro, você deve procurar a orientação do seu cirurgião plástico.

Ilustração de mulher fazendo a limpeza dos pontos inflamados da abdominoplastia com sabão
É importante manter a área limpa e seca.

Algumas vezes ocorre uma inflamação discreta, normalmente nas extremidades da cicatriz, que gera uma abertura mínima (menor que 1 cm)  para expelir algum ponto interno.

Nessa situação não há nada que deve ser feito, pois ele fecha sozinho depois.

Para evitar uma inflamação anormal, que poderia prejudicar a sua cicatriz, é importante ter 3 cuidados simples:

  • Não forçar os pontos;
  • Lavar o local com água e sabão neutro (quando o médico liberar), assim você evita riscos desnecessários de infecção;
  • Manter os curativos, para que o local não tenha contato com sujeiras.

Mas fica tranquila, pois essa é uma situação comum, a região tende a ficar vermelha, coçar… Mas depois, ao ver o seu antes e depois da Abdominoplastia, você nem vai se lembrar dessa fase.

Quantos dias para retirar os pontos da Abdominoplastia?

No geral, os pontos podem ser retirados a partir do 5º dia, dependendo da cicatrização da paciente, porém o indicado é que sejam retirados na 2ª semana de pós-operatório, geralmente não ultrapassando a 3ª semana. Alguns pontos podem ser absorvidos pelo corpo.

Médica sentada atrás de uma mesa de madeira, com um notebook e escrevendo de caneta em um papel as orientações para os pontos inflamados da abdominoplastia
No pós-operatório de Abdominoplastia, sempre siga as orientações no seu médico!

Vale lembrar que antes disso você passa em consulta pós-operatória, e o médico vai orientá-la sobre os cuidados com a região e a data certa para retirar os pontos da abdominoplastia.

Aqui na Dream Plastic, orientação não falta, pois além das informações dadas pelo médico, você também recebe tudo por escrito.

E, claro, ainda pode contar com o serviço de Disk Enfermagem para tirar dúvidas por telefone em horário comercial e, em casos onde você nota algum problema durante a recuperação, você também pode contatar nossa Central de Urgências e Emergências 24h.

Não é à toa que a Dream é a clínica especializada em cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres.

E essa não é apenas a nossa opinião, mas sim a de milhares de mulheres que passaram por essa experiência com a gente.

Não acredita? Você pode comprovar isso com uma simples busca pelo Google!

Print do Google Review da clínica Dream Plastic
Nos conheça!

Veja o que falam da gente!

Sou paciente da Dream há seis anos, realizei três procedimentos e obtive 100% de resultado em cada cirurgia. Muito profissionais, desde a recepção ao pós operatório. A clínica é incrível e a minha próxima cirurgia vou fazer lá também!” – Fernanda

Atenção com os pontos da Abdominoplastia!

Uma coisa é certa, quando o assunto são os pontos da Abdominoplastia todo cuidado é fundamental. Isso porque estamos falando do resultado de uma cirurgia estética, que foi pensado para ser o melhor possível. Afinal, você não quer desperdiçar todo o tempo e dinheiro investidos na realização desse sonho, não é mesmo?

Ilustração de uma mulher de roupa social atirando com um arco e flecha em um alvo
Cirurgia Plástica é assunto sério, por isso é fundamental escolher muito bem o seu médico!

 

Cirurgia Plástica é algo que, normalmente, a gente só faz uma vez.

Então é preciso acertar de primeira na escolha do seu médico e da clínica que você vai fazer a sua.

Essa é a única forma de corrigir o que te incomoda, com toda a segurança e a garantia de ter um ótimo resultado.

Se você ainda não fez a sua cirurgia e quer ter a experiência de realizar esse sonho com alguns dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil, você precisa conhecer a Dream Plastic.

Você pode marcar a sua avaliação clicando no botão do WhatsApp!

O que está esperando para dar o primeiro passo? Fale com nossa central de agendamentos AGORA!

E-book Abdominoplastia