Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Queloide: o que é essa cicatriz, como surge e quais são os tratamentos


Tempo de leitura: 9 minutos

Esclareça suas dúvidas!

queloide

 

Qualquer elevação da cicatriz pode ser considerada queloide?

A cicatrização varia bastante de organismo para organismo, por isso na hora de pensar em uma cirurgia plástica, além de escolher uma boa clínica em São Paulo, também é preciso saber se você tem queloide.

Mas como saber se tenho queloide?

Logo que teve o seu primeiro filho, a Bianca de Oliveira, uma paulistana de 30 anos, percebeu que a sua cicatriz estava com um aspecto estranho: começou a crescer, coçar e incomodar muito.

Foi então que decidiu procurar a opinião de vários especialistas. E todos os médicos responderam a mesma coisa: você tem cesaria com queloide e tendência a criar esse tipo de cicatrização.

Mas isso é comum? Às vezes, essa descoberta surge do nada, assim como aconteceu com a Bianca. O caso mais frequente é em pessoas que colocaram piercing e dias depois perceberam o queloide no nariz ou na orelha.

E essa pequena bolinha que se forma, em alguns casos nem é tão pequena assim, pode incomodar bastante. E para acabar com queloide muitos insistem em soluções caseiras. Mas será que elas funcionam?

Você vai conferir a seguir:

  • O que é queloide?
  • Queloide tem cura?
  • Conheça a pomada para queloide mais indicada
  • O que causa queloide, tratamento para amenizar essa cicatriz e como diagnosticar

 

O que é queloide?

 

O que é queloide

 

Quando sofremos algum machucado, corte ou ferimento profundo, o nosso organismo cria uma cicatriz normal para reparar o tecido. A formação de colágeno, proteína responsável pela cicatrização, permite criar uma nova camada de pele.

É nesse processo que surge essa cicatriz com aspecto diferente, que nada mais é do que uma produção exagerada de colágeno.

Quando acontece esse excesso há um crescimento maior do tecido, formando uma cicatriz em alto relevo.

Sua aparência inicialmente será rosada e plana, mas com o passar do tempo, essa lesão vai ficar com um tom avermelhado, aspecto endurecido e o seu tamanho vai aumentar muito, até ultrapassar os limites da ferida original.

Ao contrário das cicatrizes, os queloides não desaparecem ao longo do tempo. Vale ressaltar que eles não são contagiosos e não trazem danos à saúde.

 

O que causa queloide?

 

Para que um queloide se desenvolva, basta que o indivíduo apresente alguma pré-disposição genética e sofra uma lesão na pele, um simples arranhão pode ser o suficiente para a sua formação.

Embora, geralmente, ocorram no local de uma lesão, eles também podem surgir espontaneamente. Por isso, qualquer parte externa do corpo está vulnerável, basta ter algum ferimento já cicatrizado, por exemplo:

  • Acnes
  • Queimaduras
  • Furos nas orelhas
  • Piercings
  • Cortes cirúrgicos
  • Tatuagens
  • Locais de vacinação
  • Doenças como catapora

 

Quem pode ter queloide?

 

A ciência ainda não descobriu exatamente o que leva uma pessoa a criar queloide.

O que se sabe é que há maior incidência dessa anomalia em adolescentes, adultos e em mulheres após a gravidez. Também são bem comuns em negros, asiáticos e hispânicos.

 

Como saber se tenho queloide?

 

Infelizmente, não é possível detectar a pré-disposição para formação de queloides até que essa anomalia se manifeste.

Sendo assim, você precisa observar se após se machucar, o local fica com uma cicatrização mais saliente e com aspecto rosado. Além disso, se você perceber que a sua cicatriz está coçando esse também pode ser um sinal.

Costumam nascer na região dos ombros, tórax, orelhas e face.

Observe os seguintes sintomas:

  • A cicatriz não fica mais discreta após dois meses, pelo contrário, ela ficou maior do que a ferida original.
  • A cicatriz ficou, inicialmente, com um aspecto rosado e depois de um tempo escureceu.

 

Antes de continuar…

Que tal compartilhar esse conteúdo com as suas amigas? Elas também precisam conhecer tudo sobre esse tipo de cicatrização.

Compartilhe no Facebook

 

Queloide doí?

 

Dependendo da região em que está localizado ou se está cronicamente irritado, então pode sim doer e se tornar muito incômodo.

Além disso, se nascer em locais com articulação, também pode interferir no movimento do corpo.

 

Queloide tem cura?

 

Por enquanto, ainda não foi encontrada uma solução definitiva para eliminar o queloide do organismo.

O que pode ser feito é recorrer a tratamentos que amenizam a aparência da cicatriz. Entretanto, aqueles que são maiores podem se tornar mais difíceis de tratar e são esteticamente desagradáveis.

 

Que tipos de médicos realizam o tratamento para queloide?

 

O cirurgião plástico ou o médico dermatologista pode diagnosticar. Porém, antes de passar o tratamento para queloide, será feita uma análise baseada na localização e na aparência da cicatriz, além de observar como ela se desenvolve ao longo do tempo.

 

Quem tem queloide pode fazer cirurgia plástica?

 

Pomada para queloide

 

Essa é uma dúvida geral das pessoas que sonham com a cirurgia. Mas afinal, corre o risco dessa cicatriz com alto colágeno aparecer após um procedimento de mamoplastia de aumento ou abdominoplastia? Sim, pode acontecer.

Mas calma! Isso não impede de você realizar a sua tão sonhada plástica.

O primeiro passo é escolher um cirurgião especialista, com muita experiência em casos como esses e que seja membro da SBCP.

Levando em consideração esses requisitos para a escolha do profissional, a chance dele saber como tratar queloide, caso apareça em você, será bem maior do que de um médico recém-formado. Por isso, dedique um tempo na decisão pelo médico ideal.

Outro ponto importante é informar ao cirurgião, durante a fase de pré-operatório, sobre o seu problema de cicatrização. Pois, estando ciente, ele vai indicar os cuidados necessários para evitar a recorrência de problemas durante o pós-operatório.

Os cirurgiões da Dream Plastic são médicos especialistas e que avaliam cada caso, a fim de indicar os melhores tratamentos para queloides. Algumas orientações básicas são:

  • Fazer repouso da área operada e evitar esforço ou atrito
  • Massagear a região da cicatriz com uma pomada hidratante
  • Evitar o sol

 

Quando tudo isso não for suficiente, o médico indica outros recursos, como a fita de silicone para cicatriz, a aplicação de corticoide em queloide ou a compressão local com bandanas elásticas.

Se mesmo assim não houver melhora, então a recomendação será a cirurgia para remover queloide e sessões de betaterapia.

 

Conheça os tratamentos para queloide

 

A formação de queloide, principalmente após uma cirurgia plástica, é uma das maiores preocupações de quem tem essa condição genética. Embora não exista um tratamento definitivo é possível minimizar seus efeitos.

Vale ressaltar que em qualquer procedimento escolhido, as feridas devem estar fechadas e serem devidamente higienizadas. Além disso, é fundamental que o tratamento seja recomendado e acompanhado por um médico.

Listamos a seguir alguns métodos indicados pelos cirurgiões plásticos da Dream Plastic para reduzir o desenvolvimento de cicatrizes largas, altas e disformes após a cirurgia plástica. Confira!

 

Aplicação de corticoide em queloide

 

 

Aplicação de corticoide em queloide

 

O corticoide injetável é ideal para cicatrizes mais espessas e que proporcionam muito incômodo para a paciente. A aplicação de corticoide em queloide é algo dolorido, por isso pode ser aplicado uma anestesia tópica no local (pomada anestésica).

Essa técnica, feita algumas vezes, ajuda a reduzir o seu tamanho, aliviar a coceira e a dor. Os especialistas utilizam essa aplicação dias antes da cirurgia, pois o corticoide faz a cicatriz murchar e isso facilita no momento da remoção cirúrgica.

Existe também uma pomada com corticoide para cicatriz, que é eficaz para inibir a produção de colágeno. Mas não se esqueça de perguntar ao seu médico qual é a melhor opção para o seu caso. Pois, quando esses produtos são aplicados incorretamente podem piorar o local e até provocar lesões na pele.

 

Pressoterapia: uso da fita de silicone para cicatriz

 

 

fita de silicone para cicatriz

 

Como o nome já indica, esse tratamento usa a pressão exercida por bandanas elásticas ou fitas adesivas, ambas de silicone, para impedir a produção excessiva de colágeno.

Esse produtos são usados como uma forma de manutenção do local e devem ser removidos para o banho. Além disso, a recomendação é que sejam usados assim que a ferida estiver fechada e durante três meses.

A vantagem da fita de silicone para cicatriz é que elas são enriquecidas com óleo mineral, capaz de manter a cicatriz hidratada e evita coceira. As tiras de silicone devem ser cortadas no tamanho certo para cobrir a área que será tratada e deve permanecer ali por, no mínimo, 12 horas.

Para comprar fita de silicone para cicatriz ou as bandanas elásticas você deve procurar por empresas especializadas nessa área ou farmácias e drogarias, mas que com certeza serão facilmente indicadas pelo seu médico.

Aqui na Dream Plastic, os cirurgiões recomendam uma fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia, assim as pacientes com tendência a criar queloide e que fizeram essa cirurgia na barriga podem amenizar o risco de surgir na região.

 

Pomada para queloide

 

As pomadas de silicone são ideais para quem busca praticidade, pois elas dispensam malhas de compressão.

Porém, a pomada contra queloide só pode ser aplicada em regiões que não tenham contato com a roupa, como as mãos, o pescoço e o rosto. As pomadas para queloide devem agir sobre a cicatriz por, no mínimo, 12 horas por dia.

Outro conselho importante é evitar a exposição solar, pois isso pode estimular a produção de melanina, deixando a cicatriz mais propensa à pigmentação.

Conheça algumas marcas de pomada pra queloide mais indicadas pelos dermatologistas:

  • Skimatix é um gel de silicone, com secagem rápida, que serve tanto para prevenir como para suavizar e alisar o aspecto de uma cicatriz.
  • Pomada kelo cote é feita a base de corticoides, por isso a sua ação é eficaz para diminuir as cicatrizes e melhorar sua aparência.
  • Pomada contractubex tem o objetivo de melhorar a qualidade da cicatrização e serve para tratar queloide e também a cicatriz hipertrófica.

 

Vale dizer que em alguns casos, a pomada não será o melhor método para acabar de vez com essa cicatriz. Então, como curar queloide?

Se ele já se desenvolveu, provavelmente, o médico vai indicar a retirada por meio da cirurgia, somente assim o tratamento de queloide será eficaz. Por isso, não deixe de consultar uma opinião médica.

 

Conheça a criocirurgia para queloide

 

 

queloide tratamento

 

A criocirurgia para queloide é um método que destrói tecidos do organismo, causando uma despigmentação da pele. A técnica é feita com uma substância que resfria e queima a região por congelamento.

Assim, o queloide é impedido de continuar crescendo, descasca superficialmente e pode ser retirado cirurgicamente.

Para tanto, é preciso considerar o tamanho, a forma e a localização da marca e contar com um médico qualificado.

 

Sobre a cirurgia de queloide

 

Há também a cirurgia de queloide que é um pouco diferente da técnica que falamos anteriormente, a criocirurgia.

A cirurgia não tem o poder de apagar a cicatriz, como muita gente pensa por aí, mas ela serve para retirá-la e deixá-la mais discreta.

E como funciona a cirurgia de queloide?

O cirurgião plástico corta toda a cicatriz de queloide e costura o local, para que assim possa crescer uma cicatriz linear. O procedimento é tão simples que aqui na Dream Plastic nós realizamos dentro da própria clínica.

 

como tirar queloide

 

Entretanto, alguns especialistas não recomendam a intervenção na ferida, pois ela pode deixar outro sinal maior ainda. Mas essa chance será reduzida se a cirurgia for associada a um tratamento de radioterapia, mais conhecido como betaterapia para queloide. O ideal é que inicie esse procedimento no dia seguinte à cirurgia.

 

O procedimento de betaterapia para queloide

 

Se você quer saber como tirar queloide definitivamente de uma região, então recorra à cirurgia juntamente com sessões de betaterapia. Como mencionado anteriormente, essas duas técnicas quando são combinadas permitem maior chance de remoção no local.

A Betaterapia para queloide segue os mesmos princípios da radioterapia e é considerada totalmente segura, simples e indolor.

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer região do corpo e tem o objetivo de diminuir o excesso de colágeno a fim de deixar a cicatriz mais bonita.

Como a betaterapia consegue isso?

O tratamento consiste em 10 aplicações no local, feitas com um aparelho que lança radiação beta nas células responsáveis pela formação extra de colágeno.

Lembrando que a betaterapia somente é indicada quando as outras técnicas citadas não dão resultado.

A Dream Plastic não realiza a betaterapia para queloide, pois o procedimento deve ser feito em uma clínica específica e devidamente equipada.

 

E aí, gostou das dicas? A Dream Plastic é uma clínica especializada em diversos tipos de cirurgias plásticas e conta com profissionais qualificados para realizá-las. Venha fazer uma visita!

 

Queloide marque consulta

Esclareça suas dúvidas!

Informações adicionais
Queloide: descubra o que é essa cicatriz, como surge e quais são os tratamentos
Nome do artigo
Queloide: descubra o que é essa cicatriz, como surge e quais são os tratamentos
Descrição
O queloide é uma marca saliente e rosada que surge após a cicatrização da pele. Quem tem queloide pode fazer uma cirurgia plástica? Descubra aqui.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais







Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

Cirurgias de Mama