1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)


Plástica e Atividades Físicas


Descubra quando você pode voltar para a academiaNada melhor do que se olhar no espelho após uma cirurgia plástica e se sentir linda. Finalmente vestir as roupas que antes não caíam bem e estar satisfeita e orgulhosa do próprio corpo são direitos de toda mulher.

Porém, como todos sabem, todos os direitos estão associados a alguns deveres, e quem passa a desfrutar desses pequenos prazeres depois de um procedimento cirúrgico deve se dedicar para manter os resultados obtidos.

Por isso, praticar atividades físicas é essencial para estar com a saúde em dia e manter o corpo em forma. Mas para quem optou por algum procedimento cirúrgico para dar aquela “turbinada” no visual, as recomendações vêm com alguns cuidados especiais.

A cirurgia plástica deve integrar um plano de bem-estar, no qual a combinação entre uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares contribui para o bom resultado. Pois uma vez que se fortalecem os músculos, os efeitos da região submetida à plástica são intensificados, prevenindo a flacidez muscular e diminuindo o inchaço, além de queimar calorias.

É importante lembrar que mesmo que você tenha passado por uma cirurgia que remove as células do tecido adiposo e que dificulte a formação de novas células de gordura, a ingestão excessiva de alimentos gordurosos é suficiente para adicionar alguns quilinhos. É essencial vigiar a alimentação após a remoção de gordura, pois há uma reação natural do organismo de repor a gordura eliminada, aumentando o apetite.

Além disso, como se não bastasse controlar os desejos alimentares do corpo, é preciso treiná-lo. A prática de exercícios físicos é fundamental para evitar a formação de gordura e manter a saúde do organismo. Afinal de contas, de nada adianta submeter-se a uma lipoaspiração ou abdominoplastia e, em poucos meses, recuperar o excesso de gordura que havia sido eliminado.

Entretanto, durante o pós-operatório é preciso respeitar o período de repouso indicado pelo médico cirurgião, de forma que os exercícios não interfiram negativamente nos resultados. Assim, evita-se o rompimento de pontos, deslocamento de próteses, sangramentos e até mesmo a necessidade de uma nova intervenção.

Após a retirada dos pontos, que costuma ocorrer entre uma e duas semanas, o paciente pode dar início a atividades físicas leves, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas. A volta à musculação ou práticas esportivas deve ser feita gradualmente, sempre seguindo a recomendação médica e segundo a supervisão de um profissional de educação física.

É bem verdade que adotar uma rotina de atividades físicas pode ser um desafio para quem nunca teve esse hábito e, por isso, a manutenção da beleza e da saúde devem ser os principais estímulos. Quem já praticava exercícios físicos antes da cirurgia deve prestar atenção para a intensidade de cada atividade, respeitando sempre a recuperação do organismo.

Por fim, lembre-se que a prática de atividades físicas somente poderá potencializar o resultado de uma cirurgia plástica, caso as orientações do seu médico sejam respeitadas. É muito importante ficar atenta aos prazos estabelecidos para não comprometer o procedimento e retornar à rotina de exercícios “antes da hora”.

Tempo médio para voltar a se exercitar após a cirurgia plástica

Prótese de mamaExercícios físicos que utilizem os braços de forma intensa, como levantamento de peso, natação ou corrida, só são permitidos após 60 dias. A mulher também deverá utilizar tops que ofereçam uma boa sustentação para evitar que os seios balancem demais.

Mamoplastia redutoraAssim como nos implantes mamários, os exercícios tendem a ser liberados após 60 dias.

Prótese de glúteoDevem-se evitar exercícios físicos para as pernas e região do glúteo por aproximadamente 60 dias.

LipoaspiraçãoAs atividades físicas costumam ser liberadas após 30 dias. O uso da cinta não é necessário durante os exercícios, mas ela deve ser recolocada após a prática.

AbdominoplastiaA volta aos exercícios físicos se dá por volta de 60 dias.

Rinoplastia (nariz) – Recomenda-se evitar atividades físicas durante 30 dias. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, 2 meses.

Otoplastia (orelha) – Os esportes e práticas intensas são liberados por volta de 30 dias.

 

Pergunta Plástica e Atividades Físicas


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!