Mamoplastia Redutora

Mamoplastia Redutora
Início » FAQ (Perguntas Frequentes) » Mamoplastia Redutora
Tempo de leitura: < 1 minuto

O que é Mamoplastia Redutora?

A cirurgia de Mamoplastia Redutora tem o objetivo de diminuir o tamanho excessivo das mamas. Para isso, o médico remove o excesso de gordura e o tecido glandular, até a mama atingir um tamanho proporcional.

Entenda mais sobre a Mamoplastia Redutora aqui

Para quem é indicada a redução de mamas?

A cirurgia para redução de mama é realizada em mulheres a partir dos 15 anos de idade. Geralmente, quem procura esse tipo de procedimento espera alcançar o alívio de determinados incômodos, como:

• Dores nas costas e nos ombros

• Sutiãs com as alças irritando a pele

• Seios desproporcionalmente grandes

Portanto, a Mamoplastia Redutora é o procedimento ideal para elevar a autoestima das mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho de suas mamas.

Qual a diferença entre Mastopexia e Mamoplastia Redutora?

Apesar de esses dois procedimentos utilizarem técnicas semelhantes, existe sim diferença entre eles. A principal delas é: a indicação de cada um.

A Mastopexia é mais indicada para mulheres que sofrem com suas mamas caídas. Muitas vezes esse aspecto é causado por mudanças de peso, hormônios ou gestação. Portanto, a Mastopexia é uma cirurgia para sustentação da mama.

Já a Mamoplastia Redutora é um procedimento para reduzir o tamanho excessivo das mamas. As mulheres que buscam essa cirurgia apresentam mamas grandes e pesadas e, às vezes, até assimétricas.

Qual o tipo de anestesia utilizada na cirurgia de Mastopexia?

Na Cirurgia para Redução de Mama os médicos optam pela anestesia peridural com sedação. Raramente será utilizada a anestesia local.

Mas de qualquer forma, recomendamos que você passe numa consulta de avaliação com o médico anestesista. Ele pode analisar o que é melhor para você.

A importância de passar em Consulta com o anestesista

Quanto tempo dura uma Cirurgia de Redução de Mama?

A Cirurgia Mamoplastia Redutora tem duração média de 2 horas, mas esse tempo pode ser maior dependendo do volume a ser reduzido.

Como é feita a cirurgia de redução da mama?

• São feitas as marcações no local para saber o que será retirado

• Realizam cortes para remover o excesso de gordura e tecido mamário

• Reposiciona a mama e, se necessário, diminui o tamanho da aréola

• Fecha o corte com pontos ou usa uma cola cirúrgica para evitar as cicatrizes

• Faz um curativo nas mamas para proteger a região

Como evitar a má cicatrização na Mamoplastia Redutora?

O cirurgião plástico, ainda no pré-operatório, orienta a paciente a ficar sem fumar por pelo menos 1 mês antes e depois do procedimento. O tabaco prejudica o processo de cicatrização.

Outra recomendação é não se expor, de forma nenhuma, ao sol nos primeiros 30 dias.

Além disso, certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao queloide. Se esse é o seu caso, então comunique ao médico na consulta de avaliação. Assim ele pode agir de forma preventiva.

É possível fazer Mamoplastia Redutora com Prótese?

Sim. Pode até parecer estranho, mas algumas pacientes optam por, além de reduzir, colocar uma prótese de silicone. A principal vantagem dessa combinação de cirurgias plásticas é deixar os seios com o formato ainda mais bonito.

Então, a Mamoplastia Redutora vai retirar toda a gordura e o tecido mamário em excesso. A colocação de prótese de silicone deixa as mamas com um colo realçado. Além de proporcionar uma projeção nas mamas.

Precisa usar dreno na Mamoplastia Redutora

Em alguns casos o médico cirurgião plástico opta pela colocação de um dreno em cada mama. Somente se houver necessidade de drenar qualquer excesso de sangue e líquido que possa acumular no organismo.

O dreno ajuda a evitar complicações, como seroma ou infecções. Ele deve ser retirado após cerca de 2 dias, assim como os curativos.

Qual o tempo de recuperação de uma Mamoplastia Redutora?

Após a cirurgia, o resultado é imediato, porém ainda haverá inchaço, edemas e manchas na pele. Além disso, o aspecto das cicatrizes vai alterar bastante, ficando mais finas e claras em até 1 ano.

Quando são retirados os pontos da Mamoplastia de Redução?

Os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia, conforme a orientação do cirurgião plástico.

Cuidados para o pós-operatório Redução de Mama

Evite movimentar os braços: no começo a mobilidade é bem limitada, a paciente não deve elevar os braços por 15 dias.

Evite fumar: assim como no pré-operatório, fique pelo menos 1 mês sem fumar. Esta é uma recomendação para a boa cicatrização, já que o tabagismo pode prejudicar a qualidade da cicatriz.

Faça leves caminhadas: o repouso é importante, porém não deve ser absoluto! Você precisa manter a circulação ativa para evitar futuras tromboses.

Use o sutiã cirúrgico: permaneça com a malha por cerca de 30 dias, ela ajuda a diminuir o inchaço. Só tire para tomar banho ou trocar por outra.

Durma de barriga pra cima: você deve ficar pelo menos 1 mês sem dormir de lado ou de barriga para baixo, assim não compromete o resultado.

Fuja do sol: mantenha esse cuidado durante os 3 primeiros meses. Já que o sol pode prejudicar a boa cicatrização da pele.

Quando posso fazer exercícios após a operação de Redução de Mama?

As pacientes que fizeram a cirurgia plástica mama redução, nos 6 primeiros meses, devem evitar exercícios físicos mais pesados. Principalmente aqueles que exigem a movimentação dos braços, como a musculação e levantamento de pesos.

Em contrapartida, atividades que utilizam os membros inferiores poderão ser realizadas após 15 dias, como caminhadas.

Como conseguir redução de mama pelo SUS?

Casos de redução de mama são mais prováveis de serem atendidos pelo SUS. Isto porque o Sistema Único de Saúde oferece essa possibilidade apenas para cirurgias de cunho reparador.

Ou seja, precisa ser comprovado que o problema em questão está prejudicando a saúde da paciente. Para isso, geralmente, serão solicitados alguns exames e uma consulta com médicos especialistas.

Ao ser detectado que o excesso de volume dos seios está prejudicando a coluna ou acarretando outros problemas, então a paciente entra na fila de espera. Que, infelizmente, é gigantesca e pode levar anos.

Além disso, a Redução de Mama pelo SUS é realizada em hospitais escolas, com o objetivo de servir de aprendizado aos médicos residentes.

Quanto custa uma redução de mama?

O valor da redução de mama só é informado depois da avaliação presencial com o médico especializado. Esta é uma norma imposta pelo Conselho Federal de Medicina e que a Dream Plastic respeita.

 

Mamoplastia Redutora


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog