Mamoplastia Redutora

É a cirurgia para diminuir os seios. Muitas mulheres sofrem com o tamanho das mamas em excesso, o que pode causar um grande desconforto. O objetivo da Mamoplastia Redutora é tornar o tamanho das mamas proporcionais ao corpo da paciente. Além da estética, essa cirurgia visa a qualidade de vida das mulheres que optam pela redução do tamanho das mamas, já que muitas sofrem com dores na coluna.
A cirurgia de redução de mama é realizada em mulheres a partir dos 15 anos de idade. Geralmente, quem procura esse tipo de procedimento espera alcançar o alívio de determinados incômodos, como:
  • Dores nas costas e nos ombros
  • Sutiãs com as alças irritando a pele
  • Seios desproporcionalmente grandes
Portanto, a Mamoplastia Redutora é o procedimento ideal para elevar a autoestima das mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho de suas mamas.
A Mastoplastia ou Mamoplastia Redutora é indicada como a única forma de resolver problemas estéticos e reparadores nos seios. Ela ajuda a acabar com dores no corpo, que provém dos seios grandes, e problemas de autoestima por conta do aspecto dos seios.
Existem 5 tipos diferentes de Mamoplastia, então, é comum que se questionar na hora de decidir qual é a melhor Mamoplastia para você:  
  • A Mamoplastia de Aumento é ideal para quem quer turbinar os seios
  • A Mamoplastia sem prótese é perfeita para quem quer levantar as mamas
  • A Mamoplastia Reparadora é ideal para reparar algo que causa limitações físicas, prejudicando o corpo da mulher
  • A Mamoplastia Redutora é perfeita para quem quer reduzir o tamanho das mamas
  • E, por fim, a Mamoplastia Redutora de mamas gigantes, é indicada para mulheres com excesso de peso nos seios.
A causa da Gigantomastia é diferente para cada mulher. As mais comuns são:
  • Obesidade
  • Distúrbios Glandulares
  • Hipertrofia pós-gravidez
  • Diabetes
  • Fatores hereditários
Independente do fator que causou a Gigantomastia, a solução ideal para diminuir os seios é a Mamoplastia redutora.
Antes de optarem pela Mamoplastia Redutora, muitas mulheres passam anos tentando acabar com o volume dos seios através de métodos que prometem diminuir os seios grandes naturalmente. Porém, por mais que exercícios e dietas possam causar o emagrecimento e a diminuição consequente dos seios, a perda de peso é geral e não controlada. Por isso, a melhor opção uma parte específica do corpo, no caso os seios é a cirurgia de Mamoplastia Redutora.
Os seios grandes são um grande incômodo para milhares de mulheres. O indicado é realizar a cirurgia a partir dos 15 anos, quando o corpo, provavelmente, já se desenvolveu completamente. No geral, essa cirurgia é indicada quando o volume dos seios passa a ser um problema não só estético, mas, principalmente, de qualidade de vida. Seios grandes causam dores nas costas e ombros, além de poderem causar assaduras e dores ao se movimentar.
A cirurgia de Mamoplastia Redutora é, no geral, bem tranquila:  
  • São feitas as marcações no local para saber o que será retirado
  • Realizam cortes para remover o excesso de gordura e tecido mamário
  • Reposiciona a mama e, se necessário, diminui o tamanho da aréola
  • O corte com pontos é fechado ou usa-se uma cola cirúrgica para fixar a pele.
  • Faz-se um curativo nas mamas para proteger a região
O resultado final da Mamoplastia Redutora não é visto de imediato, ele demora um certo tempo para aparecer. Já que logo após a cirurgia, os seios tendem a ficarem sensíveis, inchados e com hematomas. Geralmente, o resultado completo é visto após o 4° mês da cirurgia. Tudo vai depender da reação do organismo.
A cicatriz da redução de mama possui formatos diferentes. De forma geral, todos os tipos de cicatrizes são ao redor da aréola e se expandem de maneiras diferentes a partir do centro. O formato que vai ser usado em sua cirurgia, vai depender da avaliação do médico no dia da consulta. Mas, de forma geral, a mais usada é a em “T” invertido.
Sim! É possível reduzir o bico da mama. A Mamiloplastia é a cirurgia que reduz o tamanho do mamilo, mas que também pode colocá-lo para fora, caso a paciente tenha o mamilo invertido. A cirurgia de mamilo é indicada para pessoas que se sentem incomodadas com a aparência dos mamilos, ou para quem necessita tratar a inversão do bico do peito.
De forma geral, SIM! É possível alinhar a cirurgia de mamilo invertido com a de redução das mamas, e é bem comum que as pessoas optem por realizar a cirurgia de mamiloplastia junto com uma mamoplastia, já que o valor final não tem grandes alterações.  Mas, para isso, é necessário passar em avaliação médica e verificar se seu mamilo pode ser operado.
A cirurgia de redução de aréola pode ser feita junto com a de redução de seios. Em geral, é até comum que essas cirurgias sejam feitas juntas. Nela será feita uma reconstrução da aréola, deixando os seios mais harmônicos e bonitos, enquanto o volume também é reduzido
A Mama Acessória é uma condição um tanto comum que ocorre nas mulheres. Trata-se de tecido mamário que ficou além do lugar provável e, geralmente, aparece nas axilas, aparentando os acúmulos de gorduras na região. E, assim como as mamas “normais”, a Mama Acessória é capaz de ter sintomas pré-menstruais, ficando dolorida e inchada. Por isso, caso ela te incomode, é indicado à extração.
Sim! É possível realizar a remoção da Mama Acessória juntamente com a redução de seios. Ao fazer uma avaliação com um de nossos doutores, você poderá tirar suas dúvidas sobre a Mama Acessória e sua recuperação. Veja uma prévia de como é a cirurgia em nosso blog, no conteúdo sobre a Polimastia!
Sim. Você pode fazer a cirurgia de redução de seios e colocar próteses. Pode até parecer estranho, mas algumas pacientes optam por isso. A principal vantagem dessa combinação é deixar os seios com o formato ainda mais bonito. Então, a Mamoplastia Redutora vai retirar toda a gordura e o tecido mamário em excesso e a colocação de prótese de silicone deixa as mamas com um colo realçado. Além de proporcionar uma projeção nas mamas.
Na Cirurgia para Redução de Mama, os médicos optam pela anestesia peridural com sedação. Aqui na Dream Plastic, alguns dias antes da sua cirurgia, você passará em avaliação com o médico anestesista para tirar todas as dúvidas que possa ter.
O valor da Mamoplastia Redutora varia de paciente para paciente. No geral, é possível obter uma média de preço para a redução de mamas, mas o valor final é dado somente após se consultar com o médico cirurgião, isso porque, para o orçamento, é levado em consideração alguns fatores, de anunciar o valor final.
É possível fazer cirurgia de redução de mama pelo SUS, contanto que seja de cunho reparador. Ou seja, precisa ser comprovado que o problema em questão está prejudicando a saúde da paciente. Para isso, geralmente, serão solicitados alguns exames e uma consulta com médicos especialistas. Ao ser detectado que o excesso de volume dos seios está prejudicando a coluna ou acarretando outros problemas, então a paciente entra na fila de espera. Que, infelizmente, é gigantesca e pode levar anos. Além disso, a Redução de Mama pelo SUS é realizada em hospitais escola, com o objetivo de servir de aprendizado aos médicos residentes.
Durante a recuperação da mamoplastia redutora existem alguns cuidados, como:   Evite movimentar os braços nos primeiros 15 dias; Evite fumar, assim como no pré-operatório, fique pelo menos 1 mês sem fumar; Faça leves caminhadas para manter a circulação ativa para evitar eventuais tromboses; Use o sutiã cirúrgico por cerca de 30 dias. Só tire para tomar banho ou trocar por outra; Durma de barriga pra cima por pelo menos 1 mês; Fuja do sol durante os 3 primeiros meses.
Em alguns casos, o médico cirurgião plástico opta pela colocação de um dreno em cada mama. Mas somente se houver necessidade de drenar excessos de sangue e líquido que possa acumular no organismo. O dreno ajuda a evitar complicações, como infecções. Ele deve ser retirado após cerca de 2 dias, assim como os curativos.

 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!