Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Síndrome ASIA: descubra o que é e como está relacionada ao silicone

Atualizado em 28/05/2024 15:39

A síndrome ASIA, também conhecida como doença do silicone, pode assustar quem está pensando em dar aquela turbinada nos seios, e de repente se depara como uma matéria falando sobre o assunto. 

Ou ainda, por mulheres que já colocaram a prótese mamária e ficaram receosas de isso acontecer com elas. 

Essa condição, extremamente rara, pode ocorrer por uma série de motivos, que estão ligados à reação do próprio organismo da pessoa em relação a um fator externo.

Mas, não se preocupe, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto hoje. 

Então, vamos lá!

O que é a Síndrome de ASIA?

A Síndrome de ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes), é uma doença autoimune causada por fatores externos, como marcapassos, próteses de silicone, implantes hormonais e até vacinas. O organismo entende esses agentes como corpos estranhos, criando processos inflamatórios e uma série de sintomas diferentes para tentar “combatê-los”. 

Ilustração que mostra os anticorpos atacando um corpo estranho, o que pode causar a síndrome ASIA
Entenda essa condição rara!

Essa doença ainda está em fase de estudo, e por ser extremamente rara, é ainda mais difícil existirem comprovações clínicas sobre o tema.

Para se ter uma ideia, um dos maiores especialistas no assunto, o médico, professor e pesquisador de autoimunidade Yehuda Shoenfeld, diz ter identificado apenas 300 casos em todo mundo, em comparação a estimativa de 50 milhões de mulheres com próteses mamárias.  

Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas da Síndrome ASIA são:

  • Dores musculares e articulares;
  • Fraqueza e fadiga crônica;
  • Febre;
  • Boca e olhos secos;
  • Alterações neurológicas;
  • Distúrbios de sono;
  • Queda de cabelo.

Como dissemos acima, essa condição está em fase de estudo, e existem vários outros fatores que estão sendo pesquisados como sintomas da Síndrome ASIA. 

Assim como o seu diagnóstico e tratamento que, por enquanto, são praticamente os mesmos. Ficou confusa? Nós explicamos!

Qual o tratamento da Síndrome de ASIA?

Como um quadro autoimune, a Síndrome ASIA não possui um tratamento definitivo para a cura, mas é possível que a paciente entre em remissão. O mais recomendado é remover do organismo a possível fonte causadora da doença. 

No caso da prótese de silicone, por exemplo, quando há suspeita da doença, tanto como forma de diagnóstico quanto de tratamento, é indicado que seja feito o seu explante (remoção).

Depois, a paciente segue sendo acompanhada de perto por um médico, para que seja analisada a melhora dos sintomas e iniciado um tratamento específico para doenças autoimunes. 

Isso acontece porque a questão imunológica da pessoa requer cuidados específicos, sendo muitas vezes causada por uma predisposição genética. Ou seja, vários gatilhos diferentes podem fazer com que o corpo reaja dessa maneira, não necessariamente apenas o silicone. 

Mas afinal, colocar silicone é seguro?

Sim, colocar silicone é um procedimento seguro! No entanto, é necessário que a cirurgia, assim como qualquer outra, seja feita por um médico cirurgião especialista e experiente, além do procedimento ser realizado em um hospital devidamente equipado e a paciente receber acompanhamento completo durante todo o pós-operatório.

A Síndrome ASIA é extremamente rara, e está mais relacionada a questões autoimunes genéticas do que ao silicone em si.

Mas é um fato que o pós-operatório do implante mamário é extremamente importante, pois é quando o seu corpo está se recuperando e o resultado final é formado. 

É nessa etapa crucial que a clínica escolhida deve acompanhar a paciente de perto, e ela deve seguir todas as recomendações direitinho. Essa fase deve ser um trabalho em conjunto, tanto da paciente quanto da equipe médica.

Realize seu sonho sem medo!

Mulher loira de sutiã rosa e amarelo, sorrindo feliz depois de ter colocado silicone nos seios
Não deixe para depois!

Como falamos acima, a prótese de silicone pode ser uma cirurgia super tranquila, quando são feitas as escolhas certas antes mesmo de operar, na hora de fechar com a clínica e o médico. 

É mais do que possível ter um procedimento seguro e com um resultado lindo!

Pode parecer uma coisa muito complexa e que ficará muito caro, mas te garantimos que não, existem clínicas que atendem a todos os requisitos mencionados cobrando preços justos.

Aqui na Dream, por exemplo, reunimos mais de 17 anos de experiência e 45 mil cirurgias realizadas para criar protocolos únicos de segurança, além de contarmos com uma ampla equipe de cirurgiões, enfermeiras, anestesistas e fisioterapeutas.

Dessa forma, nossas pacientes recebem acompanhamento completo e nunca ficam sem suporte. Um de nossos grandes diferenciais é o Disk-Enfermagem, um meio de comunicação direto com nossas enfermeiras, que funciona 24h, para casos de emergências ou urgências.

E tudo isso, a valores acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, como em 18x no cartão de crédito ou entrada de 15% mais 24x no boleto para cirurgias programadas. 

Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, com milhares de resultados comprovados de sucesso. Até mesmo pelo Google Review, onde você encontra depoimentos como esse:

“A clínica tem um atendimento excelente, fiz meu procedimento com o Dr., que superou minhas expectativas. A equipe de enfermagem ofereceu um suporte excepcional …”. – Thais A.

Aposto que agora você se sente muito mais confiante no quesito cirurgia de implante de silicone mamário, não é mesmo?

Então dê o primeiro passo, clique no botão do WhatsApp, converse com uma de nossas consultoras e marque sua consulta, sem compromisso nenhum, com um de nossos cirurgiões especialistas. 

Venha nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas!