Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Riscos da mamoplastia redutora: tudo que você precisa saber antes de fazer a cirurgia!

Atualizado em 02/01/2024 11:00

Quais são os riscos da mamoplastia redutora? É uma cirurgia segura? Eu posso fazer?

Essas são dúvidas comuns de quem pensa em levantar os seios com cirurgia plástica.

Afinal, a mamoplastia redutora e a mastopexia são cirurgias que vão mexer com o nosso corpo. Então, nada mais justo nos preocuparmos, concorda?

Contudo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os riscos na cirurgia de redução de mama, podem ser, em sua maioria, prevenidos ou bem controlados, contanto que você siga algumas orientações. 

E isso não é papo de médico!

Existem dois tipos de riscos da mastopexia e da mamoplastia:

1 – Riscos gerenciáveis: que podem ser evitados pela paciente;

2 – Riscos inerentes à técnica cirúrgica: próprios da cirurgia.

Quer saber quais são os principais riscos e como evitá-los? 

Então vem com a gente, preparamos um conteúdo COMPLETO para tirar todas as suas dúvidas sobre os riscos da mamoplastia redutora. 

Temos certeza que depois de ler esse texto você vai se sentir muito mais segura para fazer sua cirurgia de redução de mama!

Temos certeza que depois de ler esse texto você vai se sentir muito mais segura para fazer sua cirurgia de redução de mama. 

Quais os riscos de uma mamoplastia redutora?

Na cirurgia de redução de mama, os riscos comuns são dores de cabeça, na região dos seios, leves sangramentos, hematomas e perda de sensibilidade temporária no mamilo. Porém, esses fatores tendem a desaparecer durante a recuperação. Além desses, é possível que a paciente apresente ainda, queloide, infecção, necrose ou trombose.

Mulher olhando para os seios, pensando nos riscos da cirurgia de redução de mama
Esses são riscos mais sérios Porém que podem ser evitados.

É sobre esses últimos problemas com mamoplastia redutora e mastopexia que vamos falar nessa matéria!

Afinal, são os mais preocupantes e, pelos procedimentos serem feitos de maneira praticamente idênticas, os riscos são os mesmos. 

No entanto, também é importante mencionar que alguns tipos de anestesia podem causar reações, como tremores, que passam conforme o corpo a metaboliza.

Necrose após mastopexia e mamoplastia

A necrose é a perda da viabilidade biológica de um tecido, no caso, tecido cutâneo. Ela ocorre quando as células de uma determinada região do corpo deixam de receber oxigênio suficiente. É incomum acontecer necrose na mama após a mamoplastia (a possibilidade é em torno de 1%).

Ilustração de necrose na mastopexia
Confira!

Caso ocorra, pode ser por dois motivos:

1 – Devido à cicatriz 

A cicatriz da mastopexia e a cicatriz da mamoplastia geralmente tem o formato de um T, apesar de depender da quantidade de tecido que será removido. Você pode conferi-las no link. 

Se houver dificuldade para que a cicatriz receba a quantidade adequada de sangue e oxigênio, pode haver dificuldade na cicatrização e necrose. 

Geralmente, fatores que interferem na cicatrização e podem levar à necrose na mama após mamoplastia são: tabagismo e diabetes. 

2 – Devido a questões inerentes à anatomia

A estrutura do corpo responsável por levar oxigênio e sangue para a aréola é semelhante ao cabo de uma flor, sendo a aréola a flor. Essa estrutura começa lá no tórax e vai até a aréola, carregando vasos arteriais, venosos e estrutura de nervos. 

Essa estrutura é chamada de Complexo Areolocapilar – CAP.

Para levantar a mama na mamoplastia e mastopexia, o cirurgião precisa subir a aréola, colocando-a mais para cima. Porém, devido à haste do CAP estar ligada à aréola, ela pode sofrer algum tipo de lesão.

Quando isso ocorre, a aréola para de receber oxigênio, o que leva à necrose. 

Isso está fora do controle do médico, pois se trata de uma estrutura microscópica. O médico não consegue observar se está havendo algum problema ou não. 

Esse tipo de necrose é mais comum em mulheres com peitos muito caídos. Aliás, quanto mais baixa estiver a aréola, maior a probabilidade de necrose na mama após a mamoplastia.

Isso porque, quanto mais baixa estiver a aréola no pré-operatório, maior é a distância que ela vai percorrer no pós-operatório, para ficar lá em cima. Se a distância for muito grande, aumenta a probabilidade de ocorrer alguma lesão no CAP. 

Porém, em alguns casos é possível evitar esse risco da mamoplastia redutora. 

Como evitar necrose na mastopexia?

Para quem é fumante, uma boa dica para evitar necrose na mama após mamoplastia é deixar de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia, pois o cigarro pode interferir na cicatrização completa e usar a termografia (detecta temperaturas diferentes no corpo).

Mulher quebrando cigarro no meio para evitar necrose na mama após mamopalstia
Confira outras dicas de como evitar necrose após cirurgia de mama.

Para mulheres que possuem a mama muito grande e caída, a alternativa é conversar com seu médico para saber se há possibilidade de fazer a cirurgia em dois momentos diferentes.

Assim evita fazer uma alteração drástica de uma vez, o que diminui os riscos da mastopexia. 

Porém, se não estiver ao seu alcance e do médico evitar a necrose pós cirurgia de mama, há quatro alternativas:

1 – O cirurgião pode tirar a parte do tecido que está necrosada, fazer uma limpeza e fechar o tecido. 

2 – O cirurgião pode tirar a parte necrosada, fazer uma limpeza e deixar o local cicatrizar naturalmente, sem ponto. Neste caso, a cicatriz após necrose pode ficar grossa, porém, depois de um ano é possível fazer um retoque na região.

3 – A paciente pode combinar com o cirurgião de não mover toda a mama. Levantar parcialmente, apenas. Isso é mais comum em cirurgias de gigantomastia. 

4 – No caso de cirurgias em que as mamas são extremamente grandes e há alta possibilidade de necrose, o médico pode optar pela técnica Torek. 

Nesta técnica, o médico descola completamente a aréola do corpo e, ao reconstruir a mama, no final da cirurgia, ele a enxerta novamente. Esteticamente fica perfeito, mas ela perde a habilidade biológica. Assim, não haverá o risco de ocorrer a necrose pós cirurgia de mama, mas a paciente também perde a sensibilidade.

Infecção após mamoplastia

A infecção após mamoplastia pode ocorrer por dois fatores, infecção hospitalar ou falta de cuidados higiênicos no pós-operatório por parte do paciente. Ela se manifesta por meio de inchaços, dores, secreções amareladas espessas e do mau cheiro na região da mama, além de apresentar febre alta e persistente.

infeccao apos mamoplastia
Se você sentir alguns desses sintomas, fique atenta.

Porém, independentemente da causa e dos sintomas, ambos os casos de infecção após mamoplastia redutora podem ser evitados pela paciente. 

1 – Infecção hospitalar: risco da mastopexia

A infecção hospitalar geralmente ocorre em cirurgias realizadas em hospitais gerais ou clínicas médicas. Os hospitais gerais lidam com diferentes problemas e doenças, o que facilita a infecção. Já as clínicas não possuem toda a fiscalização necessária dos equipamentos e limpeza adequada.

Aqui na Dream Plastic só efetuamos procedimentos em hospitais especializados em Cirurgia Plástica. Assim garantimos cirurgias mais limpas e seguras para as nossas pacientes. 

Tanto é que, pela nossa experiência, a cada 1000 cirurgias realizadas, há aproximadamente apenas um caso de infecção hospitalar. 

Portanto, opere apenas com clínicas que realizam o procedimento em hospitais especializados.

2 – Infecção por higienização

Uma má higienização durante o pós-operatório pode levar a uma infecção. 

Uma boa dica é seguir todas as recomendações do cirurgião para o seu pós-operatório e os cuidados com o curativo. 

Confira as principais recomendações para o pós-operatório de mamoplastia redutora e evite problemas na sua recuperação. Clique no link!

Trombose após cirurgia de mama

Outro dos riscos da cirurgia de redução de mama que pode ser evitado pela própria paciente é a trombose. A trombose cria coágulos dentro dos vasos sanguíneos que deixam a região inchada, dolorida e ainda podem bloquear a passagem de sangue. O ideal, para evitar trombose após a cirurgia de mama, é não ficar apenas acamada no pós-operatório. 

trombose pôs cirurgia de mama na perna
É a falta de movimentação que influencia o aparecimento da trombose.

Claro, descansar e evitar grandes esforços é necessário, mas não significa que você tenha que ficar deitada o dia todo em repouso absoluto. 

Uma boa dica para evitar a trombose pós cirurgia de mama é:

  • Beber bastante água;
  • Andar com frequência;
  • Manter as pernas levantadas;
  • Usar meia elástica;
  • Tomar medicamentos anticoagulantes se o médico indicar.

Quer conferir outras dicas para evitar uma Trombose Venosa Profunda? Então clique no link e confira agora!

Seguindo essas dicas, você evita mais riscos da mamoplastia redutora. 

Risco da mamoplastia redutora: Queloide

A queloide é uma má cicatrização que costuma deixar a cicatriz em alto relevo. Apesar de comum, ela pode ser evitada se a paciente souber, de antemão, que possui tendência à queloide. Nesse caso, o médico indica um medicamento que ajuda a prevenir a queloide.

Queloide, um dos riscos da mastopexia
Saiba como evitar a queloide.

Fizemos um conteúdo explicando tudo sobre a queloide na cirurgia plástica. Confira no link!

Risco do resultado ficar inconsistente 

Mulher se olhando no espelho, preocupada com os riscos da redução de mama
Já pensou se o resultado não ficar como você quer

Outro fator que pode trazer problemas para a mamoplastia e que poucas pessoas dão atenção é a escolha do cirurgião plástico. 

Um profissional inexperiente, recém-formado, sem histórico de bons resultados é um dos principais riscos da mamoplastia redutora no quesito de segurança durante a cirurgia e, principalmente, resultados. 

Com um médico inexperiente, os riscos das mamas ficarem assimétricas, ou da cicatriz não ficar boa esteticamente são maiores. 

Para que você conquiste um bom resultado, o ideal é procurar um cirurgião experiente, com histórico comprovado de resultados, recomendações de pacientes e que estejam cadastrados nos órgãos de saúde como especialistas em Cirurgia Plástica.

Aqui na Dream Plastic sabemos dessa importância, por isso só fazemos cirurgia com profissionais que preencham esses requisitos:

Infográfico que mostra as 6 características que todo bom cirurgião deve ter
Confira todas!

Dúvida: Redução de mama pode causar câncer?

A crença de que a redução de mama pode causar câncer é um MITO. Estudos desenvolvidos na USP já comprovaram que a mamoplastia não tem ligação com os casos de câncer de mama. Inclusive, , há dados mostrando que as possibilidades de câncer de mama têm diminuído após a mamoplastia redutora. 

Médica fazendo ultrassom em paciente e mostrando que redução de mama não causa câncer
Portanto, este não é um dos riscos da mamoplastia redutora.

Como ter uma cirurgia de redução de mama com menos riscos?

Mulher olhando para o lado com o indicador no queixo, pensando nos riscos da mamoplastia redutora
Saiba como ter uma cirurgia mais segura.

Todo procedimento cirúrgico tem seus riscos. Porém, como você viu, é possível evitar muitos deles com os cuidados certos. 

Se você quer levantar os seios sem sofrer com os riscos da mamoplastia redutora, procure:

  • Um cirurgião experiente;
  • Uma clínica que faça cirurgia apenas em hospital;
  • Siga todas as recomendações de pré-operatório – incluindo parar de fumar;
  • Respeite as orientações para a recuperação;
  • E, claro, as dicas que demos nesse conteúdo.

Inclusive, você pode conferir algumas dicas no grupo de pacientes da Dream Plastic no Facebook.

No grupo, já somos mais de 115 mil mulheres que fizeram ou desejam fazer cirurgia plástica. Lá, elas aproveitam para compartilhar dicas, opiniões, informações sobre o procedimento, fotos de antes e depois e muito mais. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre quais os riscos da mamoplastia redutora, esse é o local certo para você esclarecer tudo.

Para participar, basta clicar no banner abaixo!

Riscos da mamoplastia redutora

Ah, para você ser aprovada é necessário responder 3 perguntinhas básicas. Fazemos elas para garantir a segurança do grupo e evitar a entrada de perfis fakes e masculinos, assim, garantimos um espaço completamente seguro e confortável. 😉

A escolha certa para dar um UP nos seios!

Aqui na Dream Plastic, as taxas de intercorrências com a mamoplastia redutora ou mastopexia são baixas.

Sabe porque essa taxa é baixa? 

Porque entregamos tudo que a paciente precisa para ter uma cirurgia segura e tranquila:

  • Profissionais experientes, formados pelas melhores universidades do País;
  • Estrutura completa e equipamentos de alta qualidade;
  • Uma lista com as recomendações de pós-operatório logo após a cirurgia – para que a paciente não esqueça nenhuma orientação;
  • Consultas ilimitadas até a alta médica;
  • Diversos cirurgiões prontos para te atender;
  • Ambiente higienizado seguindo as normas de esterilização de hospitais;
  • Operamos apenas em hospitais especializados em Cirurgia Plástica;
  • E muuuuuito mais!

Se você quer uma cirurgia com menos riscos e muito mais segurança, você quer a Dream Plastic!

Faça a sua cirurgia com quem realmente entende do assunto!

Marque uma consulta clicando no ícone do WhatsApp e aproveite para conhecer nossas instalações e equipes especializadas.

Venha comprovar porque somos a escolha certa para você, é tudo sem compromisso nenhum!

Gostou de saber quais os riscos de uma mamoplastia redutora? Então clique nos ícones abaixo e compartilhe com mais pessoas!