Infelizmente, a maquiagem nem sempre é suficiente para deixar o rosto bonito. Conforme o tempo passa, a idade e a gravidade, entre outros fatores, começam a agir na pele, deixando marcas mais evidentes no rosto. Assim, torna-se necessário recorrer a tratamentos estéticos para promover a beleza.
A toxina botulínica, popularizada pela marca Botox®, é um dos cosméticos mais comuns para tratar rugas e marcas de expressão. Essa substância é injetada em ramos do nervo facial que se contrai repetidamente até as linhas de expressão se formarem. Essa substância paralisa temporariamente os músculos, deixando o rosto com uma aparência suave e livre de rugas. As linhas que mais incomodam as pacientes se localizam na testa, ao redor do pescoço e dos olhos, os famosos pés de galinha.
Antes de começar o procedimento, a área que será tratada deve ser cuidadosamente higienizada, normalmente com um produto de limpeza à base de álcool. Em seguida, a paciente deverá contrair os músculos para que possam ser definidos os locais exatos de aplicação.
Como o tratamento não costuma ser muito doloroso, anestésicos podem ser dispensados. No máximo, será sentida uma sensação de ardência ou queimação. No entanto, em caso de sensibilidade à dor, o uso de um anestésico tópico pode proporcionar mais conforto e relaxamento.
Além do tratamento de rugas e marcas de expressão, a toxina botulínica, quando injetada corretamente na pele, também pode evitar a produção de suor excessivo na região em que foi aplicada.
Isso acontece porque a toxina paralisa o nervo da glândula sudorípara, impedindo a passagem dos estímulos de produção de suor. O nervo continua intacto e, por isso, com o passar do tempo, ele volta a funcionar. O resultado é imediato e dura entre 4 e 12 meses, variando conforme a área tratada e o organismo da pessoa. Uma vez que o efeito passa, é possível reaplicar a substância.
Efeitos como vermelhidão, inchaço secundário, hematomas e dormência poderão ser notados nos locais da injeção. Se as injeções forem aplicadas na testa, dor de cabeça também é um possível efeito colateral. Todos eles são temporários, bastando alguns dias para que o resultado final possa ser notado.
É possível retomar as atividades normais logo após a aplicação da toxina botulínica, mas esforços físicos devem ser evitados. Além disso, não se deve massagear a área tratada nem deitar-se nas 4 horas seguintes ao procedimento.
Os resultados de um único procedimento duram entre três e seis meses, variando conforme o organismo de cada paciente. Após esse período é possível receber injeções subsequentes para manter os resultados desejados. Embora os efeitos sejam temporários, a toxina botulínica é uma forma segura e eficaz para restabelecer a aparência suave e mais jovem.