Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Ritidoplastia: o que é, fotos de resultados e quanto custa

Atualizado em 24/01/2024 14:23

Você sabe o que é ritidoplastia? Apesar do nome difícil, a cirurgia plástica no rosto é um dos procedimentos estéticos mais realizados pelas mulheres.

E não é à toa que essa é uma das cirurgias queridinhas entre o público feminino. A cirurgia plástica de rosto tem como objetivo rejuvenescer a aparência e acabar de vez com o excesso de pele.

É bem provável que você já tenha ouvido falar que após certa idade tudo começa a “cair” e isso está longe de ser mentira. É por isso que tratamentos como a ritidoplastia são tão procurados (e você nem imagina o antes e depois!).

Sabemos que não dá para impedir a passagem do tempo, mas com o tratamento certo é possível ter uma aparência muito mais jovem do que a sua idade real. Ainda não está convencida disso? Então esse post é para você!

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de Cirurgia Plástica mais elogiada pelas mulheres e, hoje, iremos te contar TUDO sobre a ritidoplastia. Acompanhe!

Esclareça suas dúvidas!

O que é ritidoplastia?

A ritidoplastia, também conhecida como ritidectomia e lifting facial, é a cirurgia plástica que visa amenizar os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço. O procedimento estético consiste na retirada do excesso de pele e reposicionamento das estruturas faciais a fim de diminuir os efeitos do tempo.

Imagem de uma mulher de lado, com setas de cor branca distribuídas entre seu pescoço e rosto, exemplificando quais são as áreas tratadas pela ritidoplastia
Conheça a cirurgia!

De acordo com o dicionário de Oxford, a palavra ritidoplastia significa “cirurgia plástica para eliminação de rugas”.

E quando a questão é sobre a diferença entre a ritidoplastia, mini ritidoplastia, ritidectomia ou lifting, a verdade é todas essas nomenclaturas tratam da mesma cirurgia.

Todos esses procedimentos possuem as mesmas técnicas, mas a diferença linguística depende muito da região (estado/cidade), lugar de formação (universidades) e o próprio costume de cada médico.

O que pode diferenciar um procedimento do outro é se será realizada uma ritidoplastia parcial ou total.

Em uma ritidoplastia parcial o tratamento será feito em uma ou duas partes do rosto, enquanto que na ritidoplastia total o médico realiza a técnica em diferentes pontos da face.

Quais são os tipos de ritidoplastia?

Os tipos de ritidoplastia são:

  • Ritidoplastia frontal: região da testa ou terço superior.
  • Ritidoplastia malar: região das bochechas ou terço médio.
  • Ritidoplastia cervical: região do pescoço ou terço inferior.

Cada um dos tipos de ritidoplastia corresponde à uma parte específica do rosto, como é possível observar na ilustração abaixo:

Ilustração de uma mulher exemplificando quais são as partes rosto, que são o terço superior, terço médio e terço inferior.
Qual parte do seu rosto quer uma ritidoplastia?

Quando a cirurgia plástica é realizada em todos os terços do rosto, é chamada de ritidoplastia completa.

No caso da ritidoplastia frontal, o objetivo é amenizar as linhas e outras marcas de envelhecimento na região da testa e da gabela. A cirurgia também serve para corrigir a queda das sobrancelhas, que dá um aspecto de cansaço na aparência.

Já a ritidoplastia malar ou do terço médio, tem como objetivo corrigir as imperfeições na área central do rosto, fazendo o levantamento das bochechas e amenizando o sulco nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês.

Quando a ritidoplastia cervical é o desejo da paciente, a cirurgia será realizada no terço inferior do rosto junto da elevação do tecido conjuntivo e muscular subjacente, conhecido como SMAS.

A ritidoplastia cervical é uma ótima opção para quem se incomoda com a flacidez de pele na região da papada. No entanto, caso seja necessário retirar gordura, pode ser indicada uma lipoaspiração de papada. Clique no link para saber mais!

Como é o antes e depois da ritidoplastia?

O antes e depois da ritidoplastia é um rosto mais jovem, sem excesso de pele e com menos rugas e linhas de expressão. Como consequência, a paciente tem uma melhora significativa na autoestima devido aos ótimos resultados da cirurgia plástica no rosto.

Ilustração exemplificando como é o antes e depois da ritidoplastia
Veja o antes e depois!

Quando o assunto é o antes e depois da ritidoplastia feita por famosos, há muita especulação na internet.

Uma das teorias mais compartilhadas pelos usuários é a suposição de que a cantora Ariana Grande já fez cirurgia plástica no rosto.

Imagem do antes e depois da Ariana Grande, que supostamente teria feito uma plástica no rosto
Será que a cantora passou pelo procedimento?

O rumor é que a cantora Ariana Grande tenha se rendido à técnica ponytail facelift. Um procedimento estético que tem se tornado famoso no hemisfério norte. 

A diferença desse procedimento para a ritidoplastia é a região onde são feitas as incisões. Porém, a técnica é praticamente a mesma de uma cirurgia plástica tradicional.

Você já deve ter se perguntado como algumas atrizes globais conseguem se manter tão bonitas mesmo depois dos 50, não é mesmo?

Esse é o caso da atriz Letícia Spiller, que confirmou ter passado pela ritidoplastia com blefaroplastia antes mesmo dos 50.

Imagem do antes e depois da Letícia Spiller, que passou por uma ritidoplastia com blefaroplastia
Antes e depois da Letícia Spiller!

E aí, o que achou do antes e depois da ritidoplastia das famosas? Quer conferir outros resultados da cirurgia plástica no rosto?

Então saiba que o grupo da Dream Plastic no Facebook é o lugar ideal para achar resultados de cirurgias plásticas!

O grupo é EXCLUSIVO PARA MULHERES e já conta com mais de 120 mil participantes.

A comunidade no Facebook é o espaço ideal para as nossas pacientes compartilharem resultados, dúvidas e feedbacks sobre os médicos.

Você não vai ficar de fora, né? Para participar é simples, basta clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas rápidas de verificação de perfil.

Nós te esperamos no grupo!  🙂

Ritidoplastia

Qual é o preço da ritidoplastia?

A cirurgia de ritidoplastia custa a partir de R$ 13.500,00 nas principais clínicas do Brasil (Janeiro/2024). Essa média de preço varia de acordo com a experiência do médico, clínica escolhida e local da operação. Para obter valores exatos é necessário passar em consulta prévia.

Imagem de uma mulher com expressão de felicidade após saber o preço da ritidoplastia
Saiba quanto custa o procedimento!

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), para saber precisamente quanto custa uma ritidoplastia, ou qualquer cirurgia plástica, é necessário passar em avaliação com o especialista.

Durante essa primeira consulta é levado em consideração as necessidades de cada paciente, além de suas expectativas quanto ao resultado.

Quer saber mais sobre o valor do procedimento? Confira o nosso conteúdo completo sobre o preço da cirurgia facial.

O que é ritidoplastia com blefaroplastia?

A ritidoplastia com blefaroplastia é a cirurgia plástica no rosto e nas pálpebras. É bastante comum que esses dois procedimentos sejam realizados em conjunto, pois em uma única cirurgia é possível retirar o excesso de pele na face e nas pálpebras, corrigindo assim o famoso “olho caído”.

Imagem de uma paciente recebendo as marcações faciais antes de se submeter à ritidoplastia com blefaroplastia
Cirurgias que se combinam!

A blefaroplastia é o procedimento que faz a remoção do excesso de pele e gordura na região dos olhos. Quando a cirurgia é combinada com a ritidoplastia, o resultado é uma aparência mais jovem e livre da flacidez da pele.

Em alguns casos, a blefaroplastia se faz necessária não só por uma questão estética, já que a queda da pálpebra (ptose palpebral) pode prejudicar a visão.

E você, já pensou em fazer uma ritidoplastia com blefaroplastia? Converse com o especialista e descubra se há indicação para ambos os procedimentos.

Qual é o preço da ritidoplastia com blefaroplastia?

A cirurgia de ritidoplastia com blefaroplastia custa a partir de R$ 14.000 em clínicas especializadas do Brasil (Janeiro/2024). Essa média de preço pode variar de acordo com a experiência do médico, clínica escolhida e local da operação. É necessário passar em avaliação presencial para obter valores exatos.

Imagem de uma mulher com expressão de felicidade após saber o preço da ritidoplastia com blefaroplastia
Veja o preço das cirurgias combinadas!

Mas se você quiser saber mais informações sobre o preço de uma cirurgia de pálpebras, leia agora o nosso conteúdo completo sobre quanto custa uma blefaroplastia sem ritidoplastia.

Quais os cuidados de pré-operatório da cirurgia plástica no rosto?

Os principais cuidados de pré-operatório da cirurgia plástica no rosto são:

  • É importante suspender o cigarro por no mínimo 15 dias antes da cirurgia;
  • Na semana anterior à cirurgia o uso de determinados medicamentos deve ser descontinuado (AAS, Bufferin, Aspirina, Ginseng, Ginkgo Biloba e outros fitoterápicos);
  • Bebidas alcoólicas devem ser suspensas 48 horas antes da cirurgia;
  • A higiene dos cabelos deve ser feita no dia anterior à cirurgia;
  • Para lavar o rosto é recomendado o uso de sabonete neutro;
  • No dia da cirurgia, é necessário respeitar o jejum mínimo de 8 horas;
  • Na data do procedimento, é recomendado o uso de roupas leves, fáceis de vestir e sapatos confortáveis;
  • Não é aconselhável o uso de maquiagem e joias no dia da cirurgia.
Imagem de uma paciente conversando com a cirurgiã plástica sobre os cuidados pré-operatórios da cirurgia plástica no rosto
Veja quais os cuidados com o pré-operatório!

Outros cuidados com o pré-operatório da ritidoplastia são anteriores às regras cirúrgicas propriamente ditas.

Estes vão desde a escolha de uma equipe qualificada e experiente, até a escolha de uma clínica que possua um longo histórico de resultados e segurança.

Você já pensou sobre isso? A escolha de uma clínica na hora de fazer uma cirurgia plástica faz toda a diferença para quem deseja ter um bom resultado e segurança no procedimento cirúrgico.

E você deve levar em conta diversos fatores como a infraestrutura de pré e pós-operatório, qualificação dos profissionais, equipe de Enfermagem para auxiliar na sua recuperação, se há ou não fisioterapeutas disponíveis, e muitos outros…

Quer saber como avaliar cada um desses pontos? A gente te conta a seguir!

Como escolher uma boa equipe médica?

A equipe médica é um dos principais fatores para a execução de qualquer procedimento cirúrgico. No caso das cirurgias plásticas, em que o resultado final afeta diretamente o psicológico e o bem-estar das pessoas, é ainda mais importante saber escolher um bom cirurgião.

Imagem de um cirurgião plástico, que é o profissional mais indicado para se fazer uma cirurgia plástica no rosto
Saiba como escolher os melhores médicos!

“Mas como fazer isso?”

Há diversas formas de investigar a qualificação do seu médico. Uma delas é pesquisando o currículo deste profissional. Verifique em qual instituição ele estudou e se ele é especializado em Cirurgia Plástica.

Além disso, você deve verificar se o seu médico possui o cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina. A partir dessa informação você saberá se o seu médico está apto ou não para exercer a profissão.

Mas ainda não acabou! Para se tornar um cirurgião plástico é necessário ter uma especialização na área, que dura, em média, 3 anos. O profissional também precisa ter o cadastro ativo na Sociedade Brasileira de Cirurgias Plástica (SBPC).

Pronto, agora que você já sabe como verificar se o cadastro do seu médico está ativo nos órgãos competentes, falta só mais uma coisa: você precisa checar o histórico de resultado e segurança do seu cirurgião!

Isto significa que você deve fazer uma ampla pesquisa sobre os resultados desse médico. Busque feedbacks de outras pacientes, compare resultados e veja a qualidade dos procedimentos cirúrgicos realizados por ele.

E falando em resultado… No grupo da Dream Plastic no Facebook você encontra diversos resultados de pacientes, relatos sobre os médicos e fotos do antes e depois.

Não perca mais tempo! Clique no banner abaixo e solicite a sua entrada no grupo EXCLUSIVO PARA MULHERES da Dream Plastic 😉

Ritidoplastia

Onde fazer cirurgia plástica no rosto, clínica ou hospital?

Onde fazer ritidoplastia não se trata de uma escolha da paciente e sim de responsabilidade médica.

Toda cirurgia plástica deve ser realizada em ambiente hospitalar, com infraestrutura completa, com unidades de tratamento intensivo (UTIs) e com aval da ANVISA.

Imagem de um centro cirúrgico, que é o lugar ideal para se realizar uma cirurgia plástica no rosto
Escolha sempre um hospital!

O que cabe ao paciente escolher é se a cirurgia plástica será realizada em um hospital comum ou em um hospital especializado em Cirurgia Plástica.

É claro que a segunda opção é sempre a mais segura, pois o risco de infecção hospitalar é menor, justamente pelo fato do hospital especializado não atender todo tipo de patologia.

Você sabe qual é a importância da anestesia na cirurgia plástica no rosto?

A anestesia utilizada em uma ritidoplastia geralmente é a anestesia local com sedação. E, embora muita gente não saiba, o anestesista é fundamental em qualquer cirurgia plástica.

São os anestesistas que realizam a avaliação pré-anestésica (APA), que irá avaliar a saúde geral da paciente antes da cirurgia. Isso possibilita um maior entendimento de quadros que possam gerar complicações durante o procedimento.

Imagem de um médico anestesista
Saiba a importância dos anestesistas!

Embora se trate de uma anestesia mais simples, ainda assim reconhecer a importância dos anestesistas para a ritidoplastia é fundamental desde o princípio.

Isso porque a avaliação pré-anestésica (APA) é um direito prescrito em resolução do Conselho Federal de Medicina.  

Em alguns casos, dependendo da extensão do procedimento ou das condições clínicas do paciente, pode ser necessário usar anestesia geral. Por isso, aproveite para tirar todas as suas dúvidas durante a avaliação pré-anestésica.

Como é feita a ritidoplastia?

A ritidoplastia é feita em algum dos três terços da face (frontal, médio ou cervical) ou em todos eles. Por isso, a cirurgia plástica no rosto pode ser parcial ou total, dependendo das necessidades de cada paciente. Já o local das incisões muda de acordo com o terço facial trabalhado.

Imagem de um cirurgião realizando as marcações faciais em uma paciente que irá fazer a ritidoplastia
Saiba como é feita a cirurgia!

Confira o passo a passo da cirurgia plástica de ritidoplastia:

  • Após anestesia fazer efeito, é feita uma a incisão circundando o pavilhão auricular, nos casos de ritidoplastia cervical e malar. No caso da ritidoplastia frontal, a incisão é feita bastante próxima ao couro cabeludo.
  • Em seguida, o cirurgião separa a pele das outras camadas internas, como gordura e músculo, para então fazer o reposicionamento dos tecidos faciais.
  • Por fim, o excesso de pele é removido e a sutura é realizada, esticando a pele de baixo para cima.

A cirurgia de ritidoplastia leva, em média, de 2 a 5 horas, sendo que esse tempo pode aumentar se for realizada junto da blefaroplastia.

Vale lembrar que, em alguns casos, é indicado que a paciente faça uso de drenos para sugar possíveis líquidos que podem surgir após a cirurgia.

Quais são os cuidados de pós-operatório da ritidoplastia?

Confira a seguir alguns dos principais cuidados de pós-operatório da ritidoplastia:

  • Mesmo com a alta hospitalar, é necessário manter os curativos, seguindo orientações as orientações médicas e da equipe de Enfermagem;
  • Os micropores (adesivos) também não devem ser retirados sem a orientação médica, pois eles seguram os fios de sutura;
  • É importante lembrar de não esticar o dreno;
  • Para a limpeza facial, use apenas algodão embebido em água e ao tomar banho, não molhe o rosto;
  • Para retirar as crostas que se formam na cicatriz da ritidoplastia é recomendado o uso de cotonete embebido em água;
  • No pós-operatório da ritidoplastia é comum ter inchaço nos olhos e para isso é recomendado o uso de compressas frias com frequência;
  • É importante NÃO esfregar os olhos durante o pós-operatório;
  • Os cabelos devem ser penteados com bastante cuidado e o uso de escova é proibido nos primeiros 15 dias após a cirurgia, por isso, prefira um pente grosso.
Imagem de uma paciente de repouso no pós-operatório da ritidoplastia
Veja os cuidados do pós-operatório!

Além dessas recomendações, a condução de veículos só é permitida após a retirada dos pontos. Na hora de dormir, é necessário ficar de barriga para cima até a liberação médica.

Vale lembrar que no caso de cirurgias combinadas, como a ritidoplastia com blefaroplastia, a recomendação é sempre seguir prazos maiores no pós-operatório.

Onde fazer ritidoplastia em São Paulo?

Agora que você já sabe tuuuudo o que é necessário para ter o resultado e a segurança que você tanto merece na cirurgia de ritidoplastia, você PRECISA conhecer a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres em São Paulo.

Com mais de 17 anos de história, a Dream Plastic conta com médicos mestres e doutores, formados nas melhores universidades de medicina do país. Todos especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC).

Imagem de uma mulher na Dream Plastic, clínica especializada em ritidoplastia em São Paulo
Conheça a Dream Plastic!

A experiência de mais de 45 mil cirurgias realizadas e o acompanhamento de mais de 200 mil pacientes de pós-operatório é o que garante a Dream Plastic protocolos que atestam o seu longo histórico de resultados e segurança.

Além de tudo isso, nós entendemos que uma cirurgia plástica de qualidade é muito mais do que uma boa equipe de cirurgiões. Por isso, também contamos com as equipes de Enfermagem e de Fisioterapeutas.

A equipe de Enfermagem fica disponível 24 horas, todos os dias da semana, por meio do Disk-Enfermagem, um canal em que a paciente pode entrar em contato direto com enfermeiras para solucionar dúvidas e solicitar qualquer suporte.

Imagem de uma Equipe de Enfermagem, que é fundamental no pré e pós-operatório da ritidoplastia
Conheça o disk-enfermagem da Dream Plastic!

E é mantendo um canal de escuta com nossas pacientes, através de uma Ouvidoria própria, que a Dream Plastic se tornou a clínica mais bem avaliada no Google Review, com mais de 2.500 comentários positivos.

Então, quer saber se a ritidoplastia é a cirurgia que vai transformar a sua vida e elevar a sua autoestima? Entre em contato conosco e agende agora mesmo uma avaliação com um de nossos especialistas!

Ah, essa avaliação é sem compromisso, tá bom?

Clique agora no ícone do WhatsApp e agende a melhor data e horário para a sua avaliação presencial. Só aqui na Dream Plastic você consegue parcelar a sua cirurgia em até 18x no cartão de crédito ou no boleto bancário com uma entrada de 15% e parcelas até 24x SEM JUROS.

Solicite agora mesmo o seu benefício, nós te esperamos aqui na clínica! 🙂

Esclareça suas dúvidas!