Tratamento para cicatrizes: descubra como camuflar, tratar e remover cicatrizes inestéticas

tratamento para cicatrizes
Será que existem tratamentos?

Só quem sofre com cicatrizes altas, queloidianas e alargadas sabe como um tratamento para cicatrizes efetivo é tão sonhado.

E não é incomum vermos vídeos e posts ensinando massagens e indicando cremes e pomadas que prometem remover de vez essas marcas inestéticas.

Mas será que esses tratamentos para correção de cicatrizes realmente funcionam?

Uma coisa é certa: de fato existem maneiras para remover – e prevenir – essas cicatrizes tão temidas.

Quer saber quais são?

Hoje você vai conhecer a história da Lívia, mamãe do Gael de 4 aninhos, que precisou fazer uma cirurgia pouco tempo depois do nascimento do seu bebê. Sua cicatrização? Não foi uma das melhores… 

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos e, hoje, iremos ajudar você, e nossa amiga Lívia, a descobrir mais sobre os tratamentos para cicatrizes e mostrar quais realmente funcionam!

Esclareça suas dúvidas!

Como tirar cicatrizes?

É possível tirar cicatrizes inestéticas através da exérese do tecido afetado e o tratamento para a prevenção de alguma anomalia. A maneira na qual será realizado é definido através da fase na qual se encontra a cicatrização e da detecção de seu tipo nos primeiros estágios.

correcao cicatriz antes depois
Descubra!

Entender quais métodos realmente funcionam fará você ter sucesso na correção da sua cicatriz.

Por exemplo, muita gente pensa que a pomada para cicatrização faz milagres, mas será mesmo?

Métodos como as pomadas e cremes são bem conhecidos por aí, mas eles não são indicados para cicatrizes que já estão maduras, uma vez que a cicatrização já está praticamente completa.

Quer saber melhor como funciona o processo de cicatrização? No link nós explicamos melhor sobre!

A locutora, Lívia, sonhava em tirar a cicatriz alargada e escura que havia se formado após a retirada da sua vesícula, uma cicatriz que ficava bem no meio da sua barriga!

Uma das principais coisas que fazem as cicatrizes ficarem alargadas é desrespeitar a indicação e fazer força indevida na região das suturas, que foi exatamente o caso da canceriana.

Mãe de um recém nascido, na época em que precisou fazer a cirurgia, ela não se importava em levar o Gael pra lá e pra cá, o que causou a deiscência e o alargamento da ferida.

Como camuflar a cicatriz?

Técnicas para camuflagem de cicatrizes incluem a micropigmentação e o uso de maquiagens para disfarçar a coloração diferente das cicatrizes, porém, esses métodos não funcionam em casos de cicatrizes hipertróficas e queloidianas.

camuflagem cicatriz
Será que o resultado é bom?

Pensa bem, as cicatrizes em relevo, quando forem camufladas, continuarão saltadas, fazendo sombras que podem deixar a situação constrangedora, já que ficaria perceptível que existe algo por baixo da maquiagem.

Por outro lado, no caso de cicatrizes hipocrômicas e hipercrômicas, quando elas ficam bem mais claras ou mais escuras que o tom original da pele, as camuflagens podem funcionar bem.

Dentre os métodos, a micropigmentação é a mais vantajosa, já que não seria necessário fazer o retoque sempre que suar, limpar ou encostar a roupa na região.

Maquiagem para camuflar cicatriz funciona?

A maquiagem para camuflar a cicatriz pode funcionar bem nos casos de cicatrizes no mesmo nível da epiderme, mas com colorações diferentes do tom da pele. Porém, para cicatrizes com relevos diferentes, como o caso das cicatrizes atróficas e hipertróficas, essa camuflagem não funciona.

maquiagem cicatriz
A maquiagem pode destacar a cicatriz na maioria dos casos.

Atualmente existem marcas que possuem bases e corretivos com alta pigmentação e cobertura – e com uma gama bem vasta de tonalidades -, esses produtos conseguem fazer cobertura completa de tatuagens e manchas.

Logo, sim, a maquiagem para camuflar as cicatrizes funciona, mas não para todos os casos.

Ah! Se tinha algo que Lívia, ou Liv, fazia era passar base na cicatriz…

É claro que, de longe e para as fotos, dava para disfarçar, mas presencialmente não era bem assim. Pela cicatriz ter uma leve textura e uma coloração bem mais escura que sua pele, ficava uma sombra feia que destacava ainda mais a marca.

E foi com o comentário de um desconhecido em uma tarde na praia que a nossa amiga decidiu que iria, de fato, agir para remover essa que era a sua maior insegurança.

Qual a melhor forma para remover cicatrizes?

A melhor forma de tirar cicatrizes é através da cirurgia de correção do tecido cicatricial em conjunto com o tratamento adequado para criar uma cicatriz mais bonita e estética no lugar, usando métodos como o uso de pomadas, injeções e betaterapia. 

remocao cicatriz
Veja!

Pode não parecer, mas na grande maioria dos casos, as cicatrizes inestéticas não são um erro médico, sendo o organismo e os cuidados que a paciente toma durante a recuperação os principais motivos para a aparição dessas marcas.

Como no caso dos queloides que aparecem devido a uma predisposição do organismo.

Além disso, não é incomum vermos pacientes se queixando de cicatrizes alargadas ou saltadas, mas que durante a recuperação da sua cirurgia plástica, por exemplo, fez força na região da sutura e deixou de seguir as orientações médicas.

Por isso dizemos, mesmo nos casos onde é indicado algum tratamento preventivo, o melhor é sempre:

  • Parar de fumar! O cigarro é inimigo da boa cicatrização.
  • Fazer o repouso necessário para não forçar os pontos.
  • Evitar expor o local da cicatriz ao sol por pelo menos um ano.
  • Manter o controle da glicemia em pacientes diabéticos.

Mas o que é indicado para prevenir as cicatrizes inestéticas?

Os cuidados que a paciente toma durante a cicatrização é o que mais garante que a cicatriz fique bonita e fininha, porém, principalmente nos casos onde existe a predisposição a cicatrizes queloidianas, é recomendado o uso de alguns tratamentos como forma de inibir o crescimento dessas marcas.

Dentre os mais famosos, o uso de pomadas e cremes com corticóides é de longe o que se destaca.

No entanto, elas apenas conseguem deixá-las mais discretas, sem a capacidade de fazê-las sumir da pele.

Portanto, não existe uma pomada para tirar cicatriz, já que a sua função não é remover, mas acelerar o processo para o fechamento de cortes cirúrgicos, feridas causadas por pancadas ou curar rapidamente uma cicatriz de queimadura.

Além disso, o uso de pomada para cicatrização ajuda a prevenir infecções, reduzir a dor e, em alguns casos, até evita a formação de anomalias.

Mas lembre-se: use pomadas somente com a indicação de um médico, porque algumas marcas possuem substâncias específicas que não devem ser utilizadas em qualquer corte e podem até irritar a região.

Outro ponto importante, as pomadas para cicatrizar não vão fazer efeito na pele que estiver totalmente curada, ou seja, quando a cicatriz estiver endurecida por dentro sem aquela casquinha de proteção.

Por isso as pomadas não são as mais indicadas…

Mesmo dentre os tratamentos de prevenção, as pomadas não são as mais indicadas, principalmente nos casos de hipertrofia e queloides, que apresentam uma melhora significativa com tratamentos de injeções de corticoides e betaterapia.

Além destes, as fitas de silicone também valem ser destacadas, já que elas criam uma barreira física que impede a proliferação desordenada do colágeno que causa as cicatrizes saltadas.

A locutora até tinha tentado as pomadas, comprou aquelas mais caras que aparecem na TV e também aquelas que as suas influencers favoritas viviam indicando, mas nada parecia funcionar.

Então ela tentou massagens e óleos que prometiam milagres, mas, no final, ela só estava gastando dinheiro.

Foi aí que ela descobriu que, por sua cicatriz ser madura, não havia mais nada que pudesse fazer para ela sumir. Só havia uma solução…

Qual o melhor tratamento de cicatriz? 

O melhor tratamento para cicatrizes já formadas é a exérese, ou remoção, do tecido afetado pela cicatriz e o tratamento e cuidados preventivos para que, no lugar, surja uma cicatriz mais bonita e fina, no mesmo nível e com o tom parecido com o da pele.

como tirar cicatriz cirurgia
Veja!

Para quem tem uma cicatriz “feia” uma coisa é fato: não é possível remover uma cicatriz sem criar uma nova no lugar, ou seja, mesmo que você remova o tecido afetado, irá aparecer uma nova cicatriz, que com os devidos cuidados, será praticamente imperceptível.

E isso é com qualquer cirurgia ou machucado que apareça, no momento que você abre a derme e cria ali uma lesão, sendo proposital ou não, haverá uma cicatriz.

Então justamente por isso, a remoção da cicatriz inestética é a única forma de começar, de novo, uma nova marca, mas dessa vez com uma recuperação cuidadosa e preventiva.

Nesse estudo é possível verificar algumas técnicas cirúrgicas que podem ser usadas em diversos casos de tratamentos para cicatrizes.

Como tirar cicatriz no rosto?

A remoção da cicatriz do rosto requer mais cuidados do que em outras regiões. Mas, basicamente, é removido o tecido afetado pela marca e feita uma nova sutura, geralmente intradérmica. Após o fechamento da lesão, é iniciado um tratamento para prevenir que surja uma cicatriz inestética.

como tirar cicatrizes rosto
Veja como fica!

Pode até haver alguns produtos e serviços que prometem tirar a cicatriz do rosto, mas a verdade é que não é possível remover por completo uma marca de corte ou cirurgia.

O que pode acontecer, no máximo, é tornar essa marca mais discreta em alguns casos.

Se você deseja remover cicatrizes no rosto procure um especialista para ele examinar e lhe dizer até onde é possível melhorá-la.

Como corrigir a cicatriz após necrose?

É preciso corrigir o tecido necrosado. O tratamento das áreas necrosadas deve ser imediato, através do desbridamento dos tecidos que sofreram com a falta de irrigação. A necrose nada mais é que a morte do tecido daquela região devido a falta de oxigenação na área, que pode se expandir para os tecidos ao redor.

cicatriz apos necrose
É necessário alguns cuidados para dar certo.

A correção dessas áreas deve acontecer com uma certa urgência, já que é da natureza da necrose expandir para outras áreas, sendo preciso remover o tecido afetado pela falta de irrigação.

Acontece que as cicatrizes que ficarão após a remoção desse tecido serão inestéticas, já que a prioridade aqui é remover essa necrose. Por isso, após a retirada, a paciente deve esperar por mais um ano até fazer a exérese desta cicatriz para obter uma nova e mais estética.

Porém, para que o tratamento seja eficaz é preciso inibir o causador da necrose. No caso das pacientes diabéticas que não controlaram sua glicemia, por exemplo, se não houver esse controle a necrose pode voltar.

Ou seja, para que o tratamento para cicatrizes funcione, seria preciso que essa paciente controlasse a causa da necrose naquele tecido.

Como tratar as cicatrizes fundas?

As cicatrizes fundas são chamadas de atróficas, aparecendo devido a perda tecidual daquela região. Além da exérese do tecido da região, ainda é possível ver bons progressos com tratamentos com lasers, microagulhamento e preenchimento com ácido hialurônico, dependendo do tipo de cicatriz e do seu grau de depressão.

cicatriz funda que fazer
Os casos mais comuns são de cicatrizes acneicas.

Ao notar a depressão da cicatriz, é possível iniciar os tratamentos com laser de Co2 e com técnicas de microagulhamento, mas nos casos mais maduros dessa cicatriz, a remoção do tecido afetado pode ser a única solução.

Além disso, nessas cicatrizes fundas é possível usar o preenchimento de ácido hialurônico para camuflar a atrofia.

Atenção!

Todo e qualquer tratamento para cicatrizes deve ser prescrito por um médico dermatologista ou um cirurgião plástico.

Como tirar cicatrizes brancas?

Normalmente, as cicatrizes brancas aparecem quando há a perda das células melanocíticas da região, deixando o aspecto da cicatriz bem mais clara que a pele, muito comum em casos de queimaduras. Além da remoção do tecido, ainda há a possibilidade de transplante de melanócitos para a região. 

cicatriz branca como tirar
Veja!

Neste estudo é possível ver uma boa melhora em cicatrizes hipocrômicas que estão sendo tratadas com o transplante de melanócitos cultivados in vitro.

Além disso, em casos mais brandos – e desde que não haja nenhuma contraindicação -, há a possibilidade de camuflar com a micropigmentação.

Como tratar a cicatriz alargada?

É possível tratar as cicatrizes alargadas realizando a remoção do tecido afetado e criando uma nova marca no lugar. Contudo, não há nenhum outro tratamento para cicatrizes que possa diminuir o tamanho de uma marca alargada que já está madura.

 cicatriz alargada como tratar
O procedimento é praticamente o mesmo.

Esse era o caso da Lívia, a locutora tinha uma cicatriz bem larga na região da barriga, que a impedia de colocar biquínis e se sentir bem tendo relações com o maridão.

Mas quer saber de algo positivo? Diferente dos queloides, as alargadas e as hipertróficas podem não voltar e nem a presença desse tipo de cicatrização indica que a paciente terá novas cicatrizes largas.

E se tinha algo que a locutora ficou feliz de saber foi isso, ela estava toda alegre que, diferente da sua cirurgia da vesícula, a sua cesárea havia cicatrizado bonitinha.

Mas depois dessa experiência, ela ficou com muuuuito medo de que na sua próxima gravidez a sua marca da cesárea ficasse do mesmo jeito que a da sua cirurgia de vesícula.

Como funciona a cirurgia para remover cicatrizes?

A cirurgia de remoção de cicatrizes é segura, rápida e feita com anestesia local. Nela é retirado o tecido afetado por meio de um bisturi e, então, é feita uma nova sutura, dessa vez intradérmica e tomando os cuidados para ter uma cicatrização bonita.

como remover cicatriz
Veja!

Neste passo a passo é possível ver como é feita a exérese do tecido cicatricial e a formação de uma nova cicatriz.

Inclusive, em casos onde o tecido cicatricial que será removido é pequeno, ela pode ser feita dentro da própria clínica, o que não acontece com as demais cirurgias.

Como é o tratamento após a cirurgia de cicatrizes?

Após a cirurgia de remoção, é iniciado um tratamento para cicatrizes para garantir que a nova marca seja bonita e discreta. É claro que a maior parte da correção deve ser de responsabilidade da própria paciente, já que ela deve seguir à risca as orientações médicas para seu caso.

como melhorar cicatriz
Veja o que acontece após a remoção.

Esse tratamento é diferente para cada tipo de cicatriz, ou seja, é preciso se atentar bem sobre as orientações que o cirurgião irá passar.

Por exemplo, no caso dos queloides, o tratamento será completamente diferente do que o da Lívia que só tem uma cicatriz alargada.

Porém, o do queloide pode se assemelhar um pouco com o das cicatrizes hipertróficas, por exemplo.

Justamente por essas divergências, é preciso que a paciente siga o que um especialista recomendou e não o que ela viu pela internet.

Contudo, o que deve estar nas recomendações médicas é:

  • Evitar a exposição ao sol de forma direta pelo próximo ano.
  • Evitar segurar peso e forçar os pontos.
  • Não fumar 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia.
  • Controle de glicemia em pacientes diabéticos.
  • Não fazer atividades físicas de alta intensidade pelos próximos 30 dias.

O que você deve se atentar na hora de corrigir suas cicatrizes?

É muito importante que, em qualquer cirurgia, a paciente se atente a alguns fatores que podem comprometer o resultado e a segurança da operação.

como tirar cicatriz
Faça sua listinha!

Até porque, imagina só, você já fez a sua cirurgia plástica, por exemplo, e teve uma cicatrização péssima, me responda: Você gostaria que a sua cirurgia de remoção de cicatriz tivesse um resultado parecido?

Não, né?

E foi justamente isso que a Lívia previu, na sua cirurgia para retirar a vesícula, ela fez pelo SUS e, por isso, ela não pôde escolher quem seria o seu cirurgião, mas agora ela pode!

E ela tomou toooodos os cuidados para escolher o melhor. Veja só o que estava na listinha dela:

Cirurgião plástico experiente: mesmo se ela decidisse fazer a operação com um dermatologista, Lívia tinha certeza que deveria escolher só os melhores.

Equipe de anestesista: Lívia é uma mulher esperta e que conhece seus direitos, e a APA (Avaliação Pré-Anestésica) é um desses direitos que ela deve cobrar de qualquer clínica.

Operação em hospitais: no caso da Lívia, ela sabia que pela sua cicatriz ser pequena ela poderia operar fora do hospital, mas saber que a clínica levava a sério a segurança de suas paciente a deixou muito mais tranquila.

Estrutura de pós-operatório: ela queria que TUDO estivesse incluso e, que se ela precisasse de algo durante sua recuperação, ela teria o melhor suporte possível!

E foi pesquisando esses fatores que ela chegou lá no grupo da Dream Plastic no Facebook, com mais de 100 mil mulheres que compartilham todos os dias os seus resultados e depoimentos de inúmeras cirurgias, veja só:

Tratamento para cicatrizes

Pra ela foi uma mão na roda, até porque ela pensava que, após um segundo filho, ela iria buscar uma abdominoplastia para se livrar da flacidez que adquiriu com a gravidez.

Faça como a Lívia e participe você também!

Qual é o preço da cirurgia para remover cicatrizes em 2022?

O preço da cirurgia para remover as cicatrizes depende do local em que será feita, tendo uma média de R$7.506,03 a R$15.012,15 quando feita em ambiente hospitalar e R$4.311,01 a R$8.622,54 (Maio/2022) nos casos em que é possível fazer na clínica. 

cirurgia plastica remover cicatriz preco
Veja quanto custa.

Esse é o valor médio praticado nas principais clínicas e é preciso passar em consulta para saber, de fato, o quanto custa.

Contudo, o que é indicado é que todas as cirurgias sejam feitas em ambiente hospitalar, sendo muito raro os casos onde a cirurgia de exérese é feita na clínica.

No fim das contas, o cirurgião da Lívia indicou que a cirurgia fosse realizada no hospital para não correr o risco de nada dar errado.

E, após a cirurgia, ela teve certeza de uma coisa: valeu cada centavo!

Como fica o antes e depois do tratamento para cicatrizes?

O antes e depois do tratamento para cicatrizes é uma marca mais fina e discreta, que condiz com o tom da pele e que não causa mais constrangimento a paciente, possibilitando aumento na autoestima e maior confiança em seu corpo.

correcao cicatriz antes depois
Veja!

No físico, o resultado é uma cicatriz normotrófica, bem discreta e que se camufla bem com o restante da pele, sendo do mesmo tom e altura. Já no psicológico, a paciente vê uma melhora significativa na confiança que havia perdido com a aparição da marca feia.

Logo, se antes ela evitava ir à praia ou usar uma lingerie por causa da marca, depois ela se sente bem em ser vista e não tem mais medo de ouvir comentários sobre a sua marquinha.

Inclusive, no nosso grupo é possível encontrar inúmeros resultados de tratamentos de cicatrizes!

Tratamento para cicatrizes

Não deixe o tratamento para cicatrizes pra depois!

Você sabe bem o quanto essa cicatriz te incomoda, e agora que descobriu que é muito fácil se livrar dela, vai deixar para depois?

cicatrizes bonitas
Ganhe a autoestima que sempre sonhou!

Com um bom cirurgião, uma ótima clínica e um pós-operatório perfeito é praticamente certeza de que você irá dar adeus a essa marca inestética!

Veja só a Lívia, depois de tirar a cicatriz larga, ela não perde uma praia e um encontro com o maridão, inclusive, o segundo filhote já está a caminho e logo mais o sonho dela de fazer a abdominoplastia vai se realizar – e dessa vez com uma cicatrização correta!

E você já está quase lá, agora só falta dar mais um passo: agendar uma consulta com um cirurgião de primeira na clínica mais recomendada pelas mulheres.

É só clicar no ícone do WhatsApp no topo superior da tela e agendar uma avaliação sem compromisso!

Esclareça suas dúvidas!
Gostou de saber mais sobre o tratamento para cicatriz? Então ajude a chegar em mais mulheres!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!