Tratamento para cicatrizes: entenda se é possível remover queloide, cicatrizes hipertróficas e outras marcas

Tratamento para cicatrizes
Início » Cirurgia Plástica » Tratamento para cicatrizes
Tempo de leitura: 8 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

tratamento para cicatrizes

 

O tratamento para cicatrizes é algo que muitas pessoas desejam encontrar para acabar de vez com aquela marca grande, feia e estranha.

Mas o que uma cicatriz significa para você? Para algumas pessoas, essa marca pode trazer várias recordações, tanto boas quanto ruins. Seja aquela que surgiu depois de uma travessura de criança ou até mesmo por uma queimadura após a tentativa de ser uma chefe de cozinha.

Não importa o motivo, mas é difícil você encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos uma cicatriz no corpo. Entretanto, há aquelas enormes que causam bastante constrangimento, principalmente, se tiverem localizadas em regiões expostas, como no rosto, braço e barriga.

Quando você tem uma marca que lhe causa constrangimento é comum buscar alternativas, especialmente, o tratamento para cicatrizes.

Entender quais métodos realmente funcionam fará você ter sucesso na correção e ainda poderá sair por aí sem ninguém questionar ou perguntar o que é aquela marca esquisita.

Porém, se você não conhece os tipos de cicatrizes, então não saberá qual tratamento será mais eficaz. Isso faz você perder tempo, gastar dinheiro e ter dores de cabeça, sem contar que vai deixá-la longe do seu objetivo final.

Por exemplo, muita gente pensa que a pomada para cicatrização faz milagres, mas será mesmo? Se você quer conhecer o tratamento para tirar cicatriz, continue lendo esse artigo!

 

Pomada para cicatrização, quando usar?

 

pomada para cicatrização

 

Antes de qualquer coisa, você precisa entender como são formadas as cicatrizes.

A cicatrização faz parte da reconstrução do tecido, ou seja, após você se machucar o organismo se encarrega de formar uma nova pele para reparar aquela região lesionada. E, isso ocorre com qualquer pessoa, entretanto, cada organismo reage de uma forma distinta.

 

A partir disso, surgem os diferentes níveis e tipos de cicatrizes, que são:

  • Normotróficas: são aquelas marcas que mantém o mesmo aspecto da pele ao redor e a sua marca é quase imperceptível.
  • Atróficas: são comuns nos casos de acne e a sua aparência se assemelha a uma espécie de buraco na pele.
  • Hipertrófica: surgem quando o organismo produz colágenos de forma desordenada e por isso fica com uma textura mais elevada.
  • Queloides: essa marca não para de crescer, ela pode ficar bem grande e se tornar muito incômoda.

 

Quando as pessoas se perguntam: o que é bom para cicatrização? Logo pensam em uma pomada que apareceu nos comerciais da TV ou naquela que foi indicada por uma amiga. Mas é importante saber: o tratamento para cicatrizes deve ser indicado por um médico especialista no assunto, que pode ser um cirurgião plástico ou um dermatologista.

Pois, assim como existem diferentes tipos de cicatrizes, também podemos encontrar diversos tratamentos para tentar corrigi-las.

No entanto, qualquer tratamento para cicatrizes apenas consegue deixá-las mais discretas, sem a capacidade de fazê-las sumirem da pele. Isso é impossível!

Portanto, não existe uma pomada para tirar cicatriz, já que a sua função não é remover, mas acelerar o processo para o fechamento de cortes cirúrgicos, feridas causadas por pancadas ou curar rapidamente uma cicatriz de queimadura.

Além disso, o uso de pomada para cicatrização ajuda a prevenir infecções, reduzir a dor e, em alguns casos, até evita a formação de anomalias.

Mas lembre-se: use pomadas somente com a indicação de um médico, porque algumas marcas possuem substâncias específicas que não devem ser utilizadas em qualquer corte e podem até irritar a região.

Outro ponto importante, as pomadas para cicatrizar não vão fazer efeito na pele que estiver totalmente curada, ou seja, quando a cicatriz estiver endurecida por dentro sem aquela casquinha de proteção.

 

Como melhorar a cicatriz da abdominoplastia?

 

cicatriz abdominoplastia

 

Seguir alguns cuidados pode ser fundamental para conseguir um resultado de sucesso e uma cicatriz mais bonita após a cirurgia de abdominoplastia.

Esta cirurgia se tornou cada vez mais popular no Brasil, entretanto, existe sempre uma questão que assusta as mulheres: como ficará a cicatriz da abdominoplastia?

A eficácia desse tipo de cicatriz vai depender do médico que você escolher, do seu organismo e, principalmente, do seu empenho em seguir os cuidados do pós-operatório.

Em relação ao cirurgião plástico escolhido, você deve ter em mente que quanto mais procedimentos ele tiver realizado, mais a técnica foi testada e aperfeiçoada. Aqui na Dream Plastic, os profissionais são selecionados com bastante critério, pois sabemos o peso que isso tem.

 

Agora, falando em cuidados após a cirurgia plástica, aqui estão alguns essenciais:

 

É comum ficar empolgada para ver o resultado final, mas acalme-se! O processo de cicatrização é lento. O local pode ficar avermelhado por vários meses e só depois de um ano será possível ver um aspecto melhor.

Em alguns casos, o médico complementa as orientações com um tratamento extra, ou seja, indica o uso de pomada para cicatrizar o corte de cirurgia ou até mesmo uma fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia.

Mas tudo vai depender, obviamente, do organismo de cada pessoa. Pois, se a paciente já tem tendência a criar queloide, então as orientações serão bem específicas para evitar o seu desenvolvimento.

De qualquer forma, na primeira consulta de retorno após a cirurgia de abdominoplastia, a paciente conversa com o seu cirurgião e também com a equipe de enfermagem que explicam os cuidados básicos para ter uma boa recuperação.

 

Se você tem interesse em conhecer algumas experiências de mulheres que já passaram pela cirurgia de abdômen, então venha fazer parte deste grupo exclusivo de pacientes, da Dream Plastic. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

Queloide: tratamento para deixá-lo mais discreto

 

queloide tratamento

 

Quem sofre com queloide pode recorrer a tratamento para cicatrizes, mesmo depois de uma cirurgia plástica. Desse modo, aquela marca que se formou mais alta do que o normal e causa muito desconforto, pode ser reduzida com alguns tratamentos específicos.

 

Pomada pra queloide

Somente será eficiente em ferimentos que ainda não tiveram a formação de queloide, sendo mais útil para prevenir o seu desenvolvimento no local.

 

Corticoide injetável

É ideal para aliviar a coceira, a dor e o desconforto, pois possui uma forte ação anti-inflamatória. Entretanto essa opção não remove o queloide, por isso não é considerada como o melhor tratamento.

 

Fita de silicone para cicatriz

A utilização dessas fitas permite que o local tenha uma hidratação contínua. Além disso, a pressão exercida impedirá o seu crescimento exagerado.

Todas as três opções de tratamento para cicatrizes citadas acima fazem parte do grupo de prevenção ou de solução para ser utilizada após a remoção cirúrgica.

Vamos dizer que se você espera remover o queloide com eficiência, então o tratamento para cicatrizes é outro: cirurgia plástica de cicatriz combinada com a betaterapia.

Entenda melhor sobre a remoção de queloide aqui 

 

Como tirar cicatrizes por meio da cirurgia

 

 

Como tirar cicatrizes

 

Em alguns casos, a marca que deveria apresentar-se com aspecto fino e de tonalidade próxima a da pele, assume um aspecto grosso, escuro e alto.

E, justamente nesse momento há muita confusão para as pacientes, será que nasceu uma cicatriz hipertrófica ou um queloide?

Para simplificar, as queloidianas são elevadas, muito espessas e algumas vezes chegam a incomodar, impedindo movimentos, causando coceira e dor. E as hipertróficas assemelham-se a anterior, mas não é tão intensa e o seu tamanho é menor, limitando-se ao contorno da própria cicatriz.

Quando há uma dessas cicatrizes, geralmente, as pessoas querem removê-las para que a próxima nasça com mais qualidade. Contudo, se não for aplicada a técnica certa, esse procedimento pode se tornar desastroso e a tentativa de deixar a região mais bonita vai por água a baixo.

A exérese, ou cirurgia plástica de cicatriz, é um procedimento que consiste na remoção da marca por meio de um corte em que se retira todo o excesso de pele, interno e externo.

 

cirurgia plástica de cicatriz

 

Com mais de 10 anos de experiência, os especialistas da Dream Plastic, Clínica em São Paulo, ressaltam que mesmo após o procedimento o queloide pode voltar pior do que era, por isso é essencial que o médico também recomende outra técnica, a betaterapia.

Esse tratamento é realizado em dez sessões e utiliza a radiação beta, que deve ser aplicada após a cirurgia de correção ou em até no máximo 48 horas. Tudo isso para prevenir a formação de queloide e cicatriz hipertrófica.

No caso da Dream Plastic, a betaterapia não é realizada pela clínica, mas por um local especializado nesse procedimento. Lembre-se, o ideal é que você consulte a opinião de um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

 

Cicatriz de queimadura

O tratamento para cicatrizes recorrentes a queimaduras são mais complicadas de tirar, pois dependendo do grau nem sempre é possível removê-la. Nesses casos, o tratamento da cicatriz de queimadura deve ser realizado em um hospital especializado nesta área.

Considerando que a Dream Plastic não faz esse tipo de remoção, sugerimos que a paciente consulte um dermatologista para avaliar a região, espessura e o grau da queimadura, assim será possível identificar a melhor opção de tratamento.

 

Cicatrizes no rosto

O procedimento para tirar cicatrizes no rosto é mais delicado, pois há diferentes técnicas que são utilizadas de acordo com a gravidade e o tipo da marca.

Portanto se você deseja remover cicatrizes no rosto procure um especialista para ele examinar e lhe dizer até onde é possível melhorá-la.

 

Quanto custa uma cirurgia plástica para remover cicatriz?

 

Quanto custa cirurgia plástica para remover cicatriz

 

Atualmente, o tratamento para cicatrizes está muito mais acessível, graças à popularização da cirurgia plástica, as novas formas de pagamento e, claro, ao aumento da procura por esse procedimento.

 

Há uma série de fatores que envolvem o valor de uma cirurgia plástica para remover cicatriz:

  • Dependo do aspecto, tamanho, formato ou profundidade da marca, o cirurgião precisará mesclar diferentes técnicas e, por isso o preço será mais caro ou barato.
  • Se a cirurgia for tão complexa a ponto de ser preciso realizá-la em um hospital, então o preço vai incluir a internação, anestesia e equipe médica.

 

Independente do preço, precisamos ressaltar que a cirurgia deve ser feita com total responsabilidade. Então você deve levar em consideração a escolha pelo médico que vai te operar e também pela clínica de cirurgia plástica.

Mesmo porque, dinheiro nenhum vale a pena se você for correr riscos desnecessários.

 

Quer conversar pessoalmente com um cirurgião plástico e esclarecer outras dúvidas sobre o tratamento para cicatrizes? Então, ligue pra nós e marque a sua consulta. Estamos esperando por você!

 

marque consulta para tratamento de cicatriz

 

 

 

Gostou desse artigo sobre tratamentos para cicatrizes? Então compartilhe com o seus amigos, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Tratamento para cicatrizes: entenda se é possível remover queloide, cicatrizes hipertróficas e outras marcas
Nome do artigo
Tratamento para cicatrizes: entenda se é possível remover queloide, cicatrizes hipertróficas e outras marcas
Descrição
Como tirar cicatrizes? Saiba como corrigir cicatriz hipertrófica e queloide. Veja se a pomada para cicatrização é um bom tratamento para cicatrizes.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Tratamento para cicatrizes


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog