Otoplastia pelo SUS: revelamos a verdade sobre fazer cirurgia na orelha de abano gratuita!


otoplastia sus
Saiba como fazer cirurgia na orelha de abano gratuita.

 

Tem como fazer otoplastia pelo SUS? Essa é a dúvida de muitas pessoas que sofrem com a orelha de abano.

 

Outra é, se o procedimento de otoplastia é coberto pelo plano de saúde

 

Atualmente a orelha de abano afeta cerca de 4% da população, causando desconfortos não apenas para a aparência, mas para o bem-estar das pessoas. 

 

É comum ver quem tem orelha de abano sofrer com:

 

  • Bullying
  • Baixa autoestima
  • Distúrbios psicológicos
  • Insegurança

 

E, infelizmente, nem todos possuem dinheiro para arcar com uma cirurgia. Por isso, procuram opções de como fazer a otoplastia de graça.

 

Mas será que é possível fazer cirurgia plástica na orelha gratuita? E mais, será que é seguro? Tem bom resultado?

 

Olha, já te adianto que nem sempre a cirurgia de otoplastia gratuita é boa. 

 

Mas para que você não tenha dúvidas, fizemos esse conteúdo explicando TUDO que você deve saber sobre a cirurgia de otoplastia pelo SUS e pelo convênio. Veja:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Venha com a gente e descubra qual é a melhor opção para você corrigir de vez a sua orelha. 

 

É possível fazer otoplastia pelo SUS?

 

Depende! De modo geral o SUS não cobre a cirurgia de otoplastia por se tratar de um procedimento estético. Contudo, se for comprovado que a orelha de abano está trazendo problemas psicológicos graves para a pessoa, pode ser possível obter cirurgia de otoplastia gratuita pelo SUS.

 

cirurgia orelha abano gratuita
Vamos explicar melhor!

 

Vamos explicar melhor. 

 

O que é cirurgia estética?

 

São aquelas que visam apenas a alteração na aparência. Por exemplo, quando uma pessoa coloca silicone para aumentar os seios porque não gosta de como os seus estão naturalmente. 

 

Procedimentos estéticos não possuem cobertura do SUS.

 

O que é cirurgia reparadora?

 

São procedimentos que visam tratar doenças ou corrigir aspectos funcionais do organismo. Contudo, em alguns casos são consideradas melhores no bem-estar psicológico também, desde que sejam severas. 

 

Cirurgias reparadoras têm cobertura do SUS. 

 

Quem pode fazer cirurgia de redução de orelhas pelo SUS?

 

Só pode fazer cirurgia de otoplastia pelo SUS quem tem carteirinha do Sistema Único de Saúde, guia médico para a cirurgia, comprovação de que possui orelha de abano e que esta interfere no seu bem-estar de forma grave e na sua saúde. Para tanto, é necessário passar com o médico e realizar alguns exames. 

 

cirurgia plastica otoplastia sus
É preciso conferir se você pode mesmo fazer cirurgia de otoplastia pelo sus.

 

Mas, cuidado para não se confundir!

 

A única cirurgia de orelha capaz de receber cobertura do SUS é a otoplastia.

Esse procedimento visa corrigir a orelha de abano. Clique no link para entender melhor para quais tipos de orelhas é essa cirurgia. 

 

O procedimento de lobuloplastia, para tratar o lóbulo rasgado devido ao uso brincos e piercing, por exemplo, não tem possibilidade de cobertura pelo plano de saúde, pois trata-se de um procedimento puramente estético. 

 

Será que você precisa fazer uma lobuloplastia? Clique no link para descobrir!

 

Como fazer cirurgia na orelha de abano gratuita?

 

Para fazer a cirurgia de redução de orelha pelo SUS é necessário muita, muita paciência. Isso porque, além de extremamente demorado, é um processo estressante. E, dependendo do caso, é necessário solicitar a gratuidade para a cirurgia mais de uma vez até conseguir liberação.

 

cirurgia reducao orelha sus

 

Para conseguir fazer a otoplastia pelo SUS, é necessário seguir algumas etapas:

 

  • A princípio, você deve passar em consulta no posto próximo da sua casa e informar a necessidade da cirurgia de otoplastia pelo SUS.
  • Em seguida, você passa por uma triagem com um clínico geral que avaliará se há, de fato, necessidade para a cirurgia.
  • Tendo verificada a necessidade da cirurgia, você será encaminhado para um cirurgião plástico, para que ele possa avaliar seu caso. Atenção: você terá que esperar alguns dias, ou meses para a consulta. 
  • Durante a consulta, o cirurgião vai conversar com você e pedir alguns exames. É importante falar quais problemas a orelha de abano está causando psicologicamente. Se não, pode esquecer a otoplastia gratuita.
  • Se o cirurgião verificar que, de fato, sua orelha está afetando seu bem-estar, fará uma guia de encaminhamento para a cirurgia
  • Você vai entrar na fila de espera, que pode durar muitos anos
  • Ah, mas não acaba aí. Antes da cirurgia você ainda precisa conversar com um psicólogo – ele vai avaliar se você está apta para a cirurgia, e se essa é realmente necessária – e com um assistente social – para saber se você, de fato, não possui condições para pagar a cirurgia. 
  • Após isso, é só esperar a cirurgia. Lembrando que pode levar anos para acontecer. E quando for liberada, será no local, data e horário que o Sistema Único de Saúde definir, sem possibilidades de alteração.

 

Quer saber como é feita a cirurgia de orelha? Clique no link e confira o passo a passo!

 

Perigos da cirurgia plástica na orelha pelo SUS

 

A otoplastia pelo SUS parece perfeita: cirurgia para corrigir a orelha sem precisar pagar nada. No entanto, o que poucos sabem é que há alguns pontos que tornam a otoplastia gratuita desvantajosa. E é deles que vamos falar, a começar pelo fato de que a otoplastia pelo SUS demora muito, muito tempo para acontecer.

 

cirurgia otoplastia gratuita
Vamos conferir todos?

 

Otoplastia pelo SUS demora

 

No mínimo, a otoplastia pelo SUS demora 1 ano para acontecer. Porém, ainda assim essa é uma perspectiva positiva. 

 

Como o Sistema Único de Saúde vê a cirurgia para corrigir orelha de abano como estética, tende a passar todos os outros procedimentos mais urgentes ou reparadores na frente. 

 

Então, se você tiver que esperar 5 ou 10 anos para a sua cirurgia, não se surpreenda. Isso, não só pode acontecer, como é o mais provável.

 

Mas, será que compensa esperar tanto e ficar sofrendo por mais tempo sendo que você poderia eliminar seus problemas agora mesmo?

 

Há risco do resultado não ficar bom

 

O ideal é que cirurgias plásticas sejam feitas por cirurgiões experientes. Quanto mais cirurgias eles tiverem realizado, melhor é a sua técnica cirúrgica e o andamento do procedimento. 

 

No entanto, as cirurgias de otoplastia pelo SUS são feitas por médicos recém formados em fase de residência médica. Ou seja, não são especialistas e não têm experiência, ainda estão em treinamento.

 

Claro, tudo com a supervisão de um cirurgião especialista. Porém, há uma grande possibilidade do resultado ficar abaixo do que seria possível, caso a cirurgia fosse realizada por um médico experiente. 

 

Risco de infecção hospitalar é maior

 

Para diminuir riscos de infecção hospitalar, é bom fazer a cirurgia em hospitais voltados para cirurgia plástica, onde a paciente não terá contato com outras doenças e procedimentos. 

 

Contudo, na otoplastia pelo SUS, a cirurgia tende a ser realizada em Hospitais Escola. São locais que atendem todo tipo de problemas, incluindo doenças infecciosas. 

 

Um exemplo é fazer a otoplastia gratuita no Hospital das Clínicas, que trata diversas especialidades. O risco de infecção hospitalar aumenta.

 

Não tem assistência completa no pós-operatório

 

Durante a recuperação, além de seguir as orientações que o médico passou para o pós-operatório de otoplastia, a paciente deve receber assistência completa por telefone ou presencial. Afinal, cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final.

 

Todavia, na otoplastia pelo SUS, a paciente não tem suporte a postos. Para receber assistência ou tirar dúvida precisa ir até o Hospital Escola e esperar em filas até receber o atendimento. 

 

O convênio cobre otoplastia?

 

Normalmente os planos de saúde não cobrem a cirurgia de otoplastia, visto que ela não está no ROL de cirurgias cobertas pela ANS. Assim como o SUS, os convênios médicos tendem a ver a otoplastia como um procedimento estético, o que dificulta sua liberação. 

 

otoplastia unimed
Entenda quais casos de otoplastia o convênio cobre.

 

Um modo de conseguir liberação para o procedimento, é comprovando que a orelha de abano traz danos severos e comprovados para a vida da paciente, como bullying e distúrbios psicológicos, por exemplo. 

 

Neste caso, o plano de saúde cobre cirurgia de otoplastia. Porém, é importante verificar com seu plano se ele oferece cobertura. 

 

De todo modo, esse tende a ser um processo demorado, burocrático e muito estressante, necessitando por vezes de briga na justiça, o que pode torná-lo caro e ainda mais demorado. 

 

Tem como fazer cirurgia de otoplastia pela Unimed

 

Geralmente não é possível fazer cirurgia de otoplastia pela Unimed. Porém, se for comprovado que a paciente precisa da cirurgia para melhorar seu bem-estar psicológico, é possível conseguir liberação. Mas se prepara para conversar muito com seu convênio até isso acontecer, porque eles vão dificultar muito. 

 

O plano de saúde Amil cobre otoplastia?

 

O plano de saúde Amil cobre otoplastia apenas se houver uma guia médica expedida por um cirurgião conveniado pedindo a liberação do procedimento. Para isso, é necessário que a paciente comprove que a orelha de abano está interferindo gravemente na sua vida e no seu bem-estar. 

 

Neste caso, pode ser de que o procedimento de otoplastia seja coberto pelo plano de saúde

 

Plano de saúde Bradesco cobre otoplastia?

 

O plano de saúde Bradesco cobre a otoplastia sob os mesmos critérios da Unimed e da Amil. É necessário apresentar guia médica e confirmação da necessidade da cirurgia para a sua saúde mental. 

 

O que compensa mais para a sua otoplastia?

 

Como vimos, fazer cirurgia plástica na orelha gratuita, seja pelo plano de saúde ou SUS é estressante, demorado e por vezes pode trazer mais problemas ainda como um mau resultado. E não é isso que queremos, certo?

 

otoplastia particular
E não é isso que queremos, certo?

 

Só queremos deixar nossa orelha menor e nos sentir bem em sair na rua de cabelo preso sem medo do que vão falar, sem estresse, sem demora, sem complicações…

 

Porém, a única forma de conseguir realizar esse sonho agora, com segurança e chances de ter um resultado perfeito, é fazendo a otoplastia em uma clínica médica. 

 

Ah, mas o preço é alto!

 

Calma! Foi-se o tempo em que a cirurgia plástica era inacessível, hoje, não apenas tem valores mais justos – veja o quanto custa em média a otoplastia -, como também diversas formas de pagamento, por meio de:

 

  • Pix
  • Cartão de crédito (podendo dividir em dois cartões, inclusive)
  • Boleto bancário
  • Financiamento
  • Cartão de crédito

 

Com tantas opções fica muito mais fácil encontrar uma que caiba no seu bolso, concorda?

 

E aqui na Dream Plastic podemos encontrar o formato que fique mais acessível para você, afinal, nosso diferencial é que entregamos cirurgias de nível internacional por valores acessíveis. 

 

E, se não acredita, é só ver o que nossos pacientes estão dizendo, no Google:

 

otoplastia dream plastic
Outubro/2021

 

Ou no grupo de pacientes da Dream Plastic. 

 

Faça parte e veja o que nossos pacientes falam sobre fazer otoplastia com a gente

 

Clique no botão abaixo:

 

Otoplastia pelo SUS

 

Faça a sua melhor escolha!

 

otoplastia clinica particular
Conquiste o resultado dos sonhos!

 

Você pode optar por fazer a cirurgia de otoplastia pelo SUS e pelo plano de saúde, correndo o risco de:

 

  • Esperar anos e anos
  • Não ter um resultado tão bom
  • Pegar alguma infecção hospitalar
  • Passar muito estresse
  • Não receber apoio completo no pós-operatório

 

Ou você pode fazer sua otoplastia aqui na Dream Plastic, tendo garantia de ser operada:

 

  • Com rapidez e tranquilidade
  • Com cirurgiões experientes, que tenham resultados comprovados de boas cirurgias
  • Em hospitais especializados em cirurgia plástica
  • Contando com suporte para o pós-operatório via telefone, o Disk Enfermagem.
  • Tendo uma ampla equipe de cirurgiões, anestesistas e enfermeiras pronta para te atender
  • Com serviços de urgências e emergências 24h
  • E consultas ilimitadas até sua alta médica

 

Faça sua otoplastia com nossos cirurgiões e conquiste a liberdade que você tanto deseja para sair na rua sem medo de ser julgada e zoada, sem medo de aparecer em fotos, sem precisar ficar usando faixas e colas na orelha. 

 

Clique no ícone do WhatsApp no topo da tela e marque agora a sua consulta. ☝️

 

Ah, e aproveite a consulta para descobrir as opções de pagamento facilitadoras que temos para você. 

 

Temos certeza que vamos encontrar a melhor alternativa para você realizar seu sonho sem “entrar no vermelho”.

 

Rápido, fácil e sem burocracia.

 

Esclareça suas dúvidas!

Gostou do artigo sobre Otoplastia pelo SUS? Então clique nos ícones abaixo e compartilhe com mais pessoas! 👇


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!