Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Otoplastia pelo SUS: descubra como fazer a cirurgia de orelha gratuita

Atualizado em 21/12/2023 14:46

É possível fazer a cirurgia de otoplastia pelo SUS? Essa é uma das principais dúvidas entre as pessoas que sofrem com as famosas “orelhas de abano”.

Outro questionamento é se o procedimento é coberto em planos de saúde e se tem como fazer otoplastia de graça.

Então, será que tudo isso é possível? É justamente sobre isso que iremos discutir neste post. Afinal, se você pensa em fazer uma otoplastia pelo SUS, é muito importante conhecer todos os detalhes sobre essa cirurgia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cerca de 5% da população mundial é afetada pelas orelhas de abano, o que não causa apenas um desconforto estético, mas também impacta diretamente na autoestima das pessoas.

Em razão disso, é muito comum que quem tem as orelhas proeminentes sofra com situações de bullying, baixa autoestima, inseguranças e até mesmo distúrbios psicológicos.

E, infelizmente, nem todos possuem dinheiro para arcar com uma cirurgia. Por isso, procuram formas de como fazer a otoplastia de graça. Mas já adiantamos que nem sempre a otoplastia gratuita é a melhor opção.

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres. E, para que você não tenha dúvidas, iremos te explicar TUDO sobre a cirurgia de otoplastia pelo SUS. Leia nos próximos tópicos!

Esclareça suas dúvidas!

É possível fazer otoplastia pelo SUS?

De modo geral o Sistema Único de Saúde – SUS não cobre a otoplastia por considerá-la um procedimento puramente estético. Porém, caso seja comprovado que as orelhas proeminentes estão, de alguma forma, comprometendo a saúde física ou mental do paciente, há chances de conseguir a cirurgia gratuita.

Mulher segurando a carteirinha do SUS para fazer a cirurgia de orelha de abano gratuita
Saiba o que é preciso para fazer a cirurgia pelo SUS

Agora, para que você compreenda melhor, iremos explicar a diferença entre uma cirurgia estética e uma cirurgia reparadora, sendo que somente essa última é coberta pelo SUS.

São consideradas cirurgias estéticas aquelas que visam modificar apenas a aparência. Por exemplo, quando uma pessoa coloca uma prótese de silicone para aumentar os seios porque não gosta de como eles são naturalmente, é considerado uma intervenção estética.

As cirurgias reparadoras, por outro lado, são procedimentos que visam tratar doenças ou corrigir aspectos funcionais do organismo. Contudo, em alguns casos, a cirurgia reparadora pode ser indicada tendo em vista o bem-estar psicológico.

De modo geral, as cirurgias estéticas não possuem cobertura do Sistema Único de Saúde, mas as reparadoras sim. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente e, por isso, algumas pessoas conseguem realizar a otoplastia pelo SUS.

Quem pode fazer cirurgia de redução de orelhas pelo SUS?

Adultos e crianças a partir dos 7 anos podem fazer a cirurgia de otoplastia pelo SUS. Também é necessário apresentar a carteirinha do Sistema Único de Saúde, guia médico com indicação para a cirurgia, comprovação de que possui orelhas proeminentes e de que esta interfere no seu bem-estar.

Mulher de blusa laranja segurando uma orelha e pensando se pode fazer a cirurgia plástica de otoplastia pelo SUS
É preciso conferir se você pode mesmo fazer a cirurgia de otoplastia pelo SUS

Se você deseja realizar a sua otoplastia pelo SUS, o primeiro passo é passar em consulta com o médico, para que ele solicite todos os exames necessários para esse tipo de cirurgia.

Mas é preciso ter cuidado, a otoplastia não deve ser confundida com a lobuloplastia!

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir as orelhas de abano, enquanto que a lobuloplastia tem por objetivo reconstruir o lóbulo rasgado.

Na grande maioria dos casos, o lóbulo rasgado é devido ao uso de brincos muito pesados ou alargadores, por isso, essa cirurgia não é coberta pelo SUS e raramente é coberta pelos planos de saúde.

Será que você precisa fazer uma lobuloplastia? Confira o post completo para descobrir!

Como fazer cirurgia na orelha de abano gratuita?

Para fazer a cirurgia de redução de orelha pelo SUS é necessário ter muita paciência. Isso porque, além de extremamente demorado, é um processo estressante e burocrático. E, dependendo do caso, é necessário solicitar a gratuidade para a cirurgia mais de uma vez até conseguir a liberação.

Mulher com a mão no rosto pensando sobre a cirurgia de redução da orelha pelo sus
Descubra o que fazer para conseguir realizar a sua cirurgia de graça

Para conseguir fazer a otoplastia pelo SUS, é necessário seguir algumas etapas:

  • A princípio, você deve passar em consulta no posto próximo da sua casa e informar a necessidade da cirurgia de otoplastia pelo SUS.
  • Em seguida, você passa por uma triagem com um clínico geral que avaliará se há, de fato, necessidade para a cirurgia.
  • Tendo verificada a necessidade do procedimento, você será encaminhado para um cirurgião plástico, para que ele possa avaliar seu caso. Atenção: você terá que esperar alguns dias ou até meses para agendar a sua consulta.
  • Durante a consulta, o cirurgião vai conversar com você e pedir alguns exames. É importante falar quais problemas a orelha de abano está causando psicologicamente. Se não, pode esquecer a cirurgia de otoplastia gratuita.
  • Se o cirurgião verificar que, de fato, sua orelha está afetando seu bem-estar, fará uma guia de encaminhamento para a cirurgia.
  • Depois disso, você vai entrar na fila de espera, que pode durar muitos anos.
  • Ah, mas não acaba aí. Antes da cirurgia plástica na orelha pelo SUS você ainda precisa conversar com um psicólogo – ele vai avaliar se você está apta para a cirurgia, e se essa é realmente necessária – e com um assistente social – para saber se você, de fato, não possui condições para pagar a cirurgia.
  • Após isso, é só esperar a cirurgia. Lembrando que pode levar anos para isso acontecer. E, quando liberada, será no local, data e horário que o Sistema Único de Saúde definir, sem possibilidades de alteração.

Quer saber como é feita a cirurgia de orelha? Clique no link e confira o passo a passo!

Perigos da cirurgia plástica na orelha pelo SUS

Para algumas pessoas, realizar a otoplastia pelo SUS pode parecer a coisa perfeita. No entanto, o que poucos sabem é que há alguns pontos que tornam a cirurgia gratuita desvantajosa. A começar pelo prazo, que pode levar anos. Também não há garantia de que a cirurgia realmente poderá ser feita.

Mulher com orelha de abano brava
Veja o que pode dar errado na sua otoplastia pelo SUS

É verdade que algumas pessoas, de fato, conseguem fazer a otoplastia pelo SUS. Mas, para isso, é importante estar ciente de algumas coisas…

Otoplastia pelo SUS demora

A otoplastia pelo SUS demora, no mínimo, 1 ano para acontecer. Porém, ainda assim essa é uma perspectiva bastante positiva.

Como o Sistema Único de Saúde vê a cirurgia para corrigir orelha de abano como estética, tende a passar todos os outros procedimentos mais urgentes ou reparadores na frente.

Então, se você tiver que esperar 5 ou 10 anos para a sua cirurgia plástica na orelha pelo SUS, não se surpreenda. Isso, não só pode acontecer, como é o mais provável.

Por isso, pergunte-se: será que realmente compensa esperar tanto tempo para se livrar de algo tão incômodo? Vale a pena aguardar ou é melhor buscar outra alternativa?

O resultado pode não ficar bom

O ideal é que cirurgias plásticas sejam feitas por cirurgiões experientes. Quanto mais cirurgias eles tiverem realizado, melhor é a sua técnica cirúrgica e o andamento do procedimento.

No entanto, as cirurgias plásticas realizadas pelo SUS são feitas por médicos recém-formados em fase de residência médica. Ou seja, não são especialistas e não têm tanta experiência, ainda estão em treinamento.

Claro, tudo com a supervisão de um cirurgião especialista. Porém, há uma grande possibilidade do resultado ficar abaixo do que seria possível, caso a cirurgia fosse realizada por um médico experiente.

O risco de infecção é maior 

Para diminuir o risco de uma infecção hospitalar, o ideal é que o procedimento seja realizado em hospitais especializados em Cirurgia Plástica, onde a paciente não terá contato com outras doenças e procedimentos, já que apenas pessoas 100% saudáveis podem realizá-la.

Contudo, quando a otoplastia é feita pelo SUS, a cirurgia tende a ser realizada em Hospitais Escola, que são locais que atendem e operam todo tipo de problema, incluindo doenças infecciosas.

Não tem assistência completa no pós-operatório

Durante a recuperação, além de seguir as orientações que o médico passou para o pós-operatório da otoplastia, a paciente deve receber assistência completa por telefone ou presencial. Afinal, cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final.

Todavia, na otoplastia pelo SUS, a paciente corre grandes riscos de ficar sem suporte. Para receber assistência ou tirar dúvida precisa ir até o Hospital Escola e esperar em filas longas até receber o atendimento.

Plano de  saúde cobre otoplastia?

Normalmente, os planos de saúde não cobrem a cirurgia de otoplastia, visto que ela não está no ROL de cirurgias cobertas pela ANS. Assim como o SUS, os convênios médicos tendem a ver a otoplastia como um procedimento puramente estético, o que dificulta sua liberação. 

Mão entregando um cartão de convênio médico para outra mão
Entenda quais casos de otoplastia o convênio cobre

Um modo de conseguir a liberação para o procedimento é comprovando que a orelha de abano traz danos severos e comprovados para a sua vida, como bullying e distúrbios psicológicos, por exemplo.

Neste caso, o plano de saúde cobre a cirurgia de otoplastia. Porém, é importante verificar com seu plano se ele oferece cobertura.

De todo modo, esse tende a ser um processo demorado, burocrático e muito estressante, necessitando por vezes de briga na justiça, o que pode torná-lo caro e ainda mais demorado.

Tem como fazer cirurgia de otoplastia pela Unimed?

Geralmente, não é possível fazer a cirurgia de otoplastia pela Unimed. Porém, se for comprovado que o paciente precisa da cirurgia para melhorar seu bem-estar psicológico, é possível conseguir a liberação. Porém, esse é um processo um tanto quanto burocrático e pode levar muito tempo até que o cliente do plano consiga.

O plano de saúde Amil cobre otoplastia?

O plano de saúde Amil cobre otoplastia apenas se houver uma guia médica expedida por um cirurgião conveniado pedindo a liberação do procedimento. Para isso, é necessário que a paciente comprove que a orelha de abano está interferindo gravemente na sua vida e no seu bem-estar.

Neste caso, pode ser de que o procedimento de otoplastia seja coberto pelo plano de saúde.

O plano de saúde Bradesco cobre otoplastia?

O plano de saúde Bradesco cobre a otoplastia sob os mesmos critérios da Unimed e da Amil. É necessário apresentar guia médica e confirmação da necessidade da cirurgia para a sua saúde mental. Caso contrário, o pedido não será liberado, pois o procedimento não é previsto no Rol da ANS.

O que compensa mais para a sua otoplastia?

Como vimos anteriormente, fazer uma cirurgia plástica na orelha gratuita, seja pelo plano de saúde ou SUS, pode ser um processo estressante, demorado e, por vezes, pode trazer mais problemas do que benefícios, como um mau resultado, por exemplo. E não é isso que você quer, certo?

Mulher passando em consulta com médico para realizar a sua otoplastia particular
Avalie bem e tome a melhor decisão para a sua autoestima!

Boa parte das pessoas que sofrem com as orelhas proeminentes apenas querem se sentir bem ao sair na rua de cabelo preso, sem medo do que vão falar, sem estresse, sem demora, sem complicações…

Porém, a única forma de conseguir realizar esse sonho agora, com segurança e com chances de ter um resultado perfeito, é fazendo a sua otoplastia em uma clínica médica.

Ah, mas o preço é alto!

Calma! Foi-se o tempo em que a cirurgia plástica era inacessível, hoje, não apenas tem valores mais justos – veja quanto custa em média a otoplastia –, como também diversas formas de pagamento, por meio de:

  • Pix
  • Cartão de crédito (podendo dividir em dois cartões, inclusive)
  • Boleto bancário
  • Financiamento
  • Cartão de crédito

Com tantas opções fica muito mais fácil encontrar uma que caiba no seu bolso, concorda?

E aqui na Dream Plastic podemos encontrar o formato que fique mais acessível para você, afinal, nosso diferencial é que entregamos cirurgias de nível internacional por valores acessíveis, podendo parcelar em até 21x.

E como fica o resultado?

O resultado de uma otoplastia particular costuma ser muito superior do que uma cirurgia feita pelo SUS. Isso ocorre porque, normalmente, quando uma pessoa faz o procedimento em uma clínica particular, ela pode escolher seu cirurgião plástico por seu histórico de resultados

Isso significa que, quanto mais experiente for o cirurgião, melhor será o resultado das cirurgias realizadas por ele. E se você ainda não tem uma noção de como ficará o seu procedimento, descubra agora o resultado das famosas, veja o antes e depois da otoplastia.

E falando em histórico de resultados…

Aqui na Dream Plastic as nossas pacientes contam com um grupo fechado no Facebook. Ao todo, já são mais de 120 mil participantes e a comunidade é EXCLUSIVA PARA MULHERES. 

Você não vai ficar de fora dessa, né?

Para participar, basta clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas rápidas para verificação de perfil. 

Nós te esperamos no grupo! 🙂

Otoplastia pelo SUS

Faça a sua melhor escolha!

Você pode optar por fazer a cirurgia de otoplastia pelo SUS e pelo plano de saúde, correndo o risco de:

  • Esperar anos e anos;
  • Não ter um resultado tão bom;
  • Pegar alguma infecção hospitalar;
  • Passar muito estresse;
  • Não receber apoio completo no pós-operatório.
Mulher sentada em uma cadeira de balanço feliz pois fez sua otoplastia em clinica particular
Conquiste o resultado dos sonhos!

Ou você pode fazer a sua otoplastia aqui na Dream Plastic, tendo a garantia de ser operada:

  • Com rapidez e tranquilidade;
  • Com cirurgiões experientes, que tenham resultados comprovados de boas cirurgias;
  • Em hospitais especializados em Cirurgia Plástica;
  • Contando com suporte para o pós-operatório via telefone, o Disk Enfermagem;
  • Tendo uma ampla equipe de cirurgiões, anestesistas, enfermeiras e fisioterapeutas pronta para te atender;
  • Com serviços de urgências e emergências 24h;
  • E consultas ilimitadas até sua alta médica.

Faça a sua otoplastia com um de nossos cirurgiões e conquiste a liberdade que você tanto deseja para sair na rua sem medo de ser julgada ou passar por aquela sensação horrível de que todos estão te encarando, sem medo de aparecer em fotos, sem precisar ficar usando faixas e colas na orelha. 

Clique no ícone do WhatsApp e marque agora a sua consulta. 

Ah, e aproveite a consulta para descobrir as opções de pagamento facilitadoras que temos para você. 

Temos certeza que vamos encontrar a melhor alternativa para você realizar o seu sonho sem “entrar no vermelho”.

Rápido, fácil e sem burocracia!

Esclareça suas dúvidas!