Otoplastia pós-operatório: 10 dicas para uma recuperação rápida e segura!

otoplastia recuperacao
Tudo sobre o pós-operatório da otoplastia!

 

Quem está infeliz com o formato das suas orelhas e sonha em corrigi-las, já deve ter parado para pensar: “como é o pós-operatório da otoplastia?” “Dói?”O que eu posso e não posso fazer?”.

 

Assim como na recuperação de qualquer cirurgia plástica, essas dúvidas são bem comuns. E, quanto mais informação e orientação você tiver, melhor!

 

Conhecer o tempo de recuperação da otoplastia, os cuidados que devemos ter ou por que usar a faixa para otoplastia, são exemplos de questões importantes e que vamos abordar com mais detalhes nas próximas linhas.

 

Tudo para que você possa realizar o procedimento de forma mais tranquila e dar adeus àquela sensação de que as suas orelhas estão monopolizando a atenção das pessoas.

 

Somos a Dream Plastic, Clínica de Cirurgia Plástica Especializada de São Paulo.

 

Preparamos este texto com base no conhecimento da nossa equipe médica experiente em pós-operatório de otoplastia.

 

Confira:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Como é o pós-operatório da otoplastia?

 

Na otoplastia, a recuperação é tranquila e não vai limitar tanto as  suas atividades. Isso comparado a outras cirurgias plásticas. A paciente recebe alta no mesmo dia e precisa seguir algumas recomendações básicas que vamos abordar a seguir.

 

Siga as recomendações da recuperação de otoplastia rigorosamente

 

Vale ressaltar que seguir todas as recomendações rigorosamente é fundamental. Já que o pós-operatório da otoplastia te possibilita evitar riscos, como ter uma cicatriz com queloide, e conquistar um resultado bonito.

 

Por isso, se você leva a sua cirurgia de orelha a sério, leia com muita atenção e siga as orientações do seu cirurgião plástico.

 

Por acreditar na importância desse período, criamos um passo a passo para você escolher uma clínica com uma estrutura de pós-operatório de otoplastia, IMPECÁVEL.

 

Continue lendo para se informar!

 

1 – Para que serve a faixa de otoplastia?

 

A faixa de otoplastia serve para ajudar na cicatrização, evitar um possível trauma na orelha, reduzir o inchaço (algo comum em cirurgias) e a induzir a orelha a permanecer no seu novo formato, ajudando a conquistar um melhor resultado.

 

faixa otoplastia
Entenda a importância do uso da faixa pós-cirúrgica!

 

É um acessório fundamental para a recuperação do seu procedimento. E, na grande maioria das vezes, a paciente já sai do centro cirúrgico com ela na cabeça.

 

A faixa compressora de otoplastia é elástica, com fecho de velcro para um melhor ajuste. Ela pode ser usada por baixo do queixo ou por trás da nuca, que é a forma mais comum.

 

Devo comprar a faixa de otoplastia sozinha?

 

Não é recomendado que a paciente compre a faixa sem o auxílio médico. Isso porque existem diferentes modelos e é importante saber escolhê-los, avaliando a qualidade e conforto.

 

Afinal, como você vai descobrir a seguir, a faixa compressora de otoplastia vai te acompanhar por certo tempo e, por isso, não deve ser apertada demais e nem folgada.

 

Na Dream Plastic, nós temos o protocolo de fornecer a faixa para nossas pacientes.

 

Selecionamos os melhores modelos e indicamos o tamanho correto. Assim, não há risco de você comprar uma peça que não poderá ser utilizada no dia da cirurgia.

 

Por quanto tempo usar a faixa de otoplastia?

 

No geral, a paciente permanece com a faixa para otoplastia em tempo integral por cerca de 10 dias. Depois, é preciso continuar usando apenas para dormir, isso por mais 50 dias.

 

2 – Como fica a cicatriz de otoplastia?

 

A cicatriz da otoplastia é bem discreta, pois se localiza na dobra atrás da orelha. Portanto, mesmo que você não tenha a tendência genética a ter uma boa cicatrização, saiba que ela não vai ficar em evidência.

 

otoplastia cicatriz
A cicatriz de otoplastia é bem discreta.

 

Um dos cuidados pós-operatório da otoplastia, é evitar a exposição solar nos primeiros 60 dias. Isso porque a cicatriz pode ficar manchada permanentemente.

 

Na otoplastia, a cicatriz vai se transformar durante algum tempo. Nos primeiros dias, ela pode ficar avermelhada, já nos seguintes, vai clareando, tornando-se fina e discreta.

 

6 meses é o tempo médio da orelha cicatrizar após a otoplastia.

 

3 – Otoplastia infeccionou: é normal?

 

É muito incomum a orelha infeccionar após a otoplastia. Mas, pode ocorrer por conta da má higienização da região operada. Caso aconteça, é recomendado buscar orientação médica. Normalmente o tratamento é feito com o uso de antibióticos.

 

otoplastia infeccionada
Entenda a relação entre infecções e a otoplastia!

 

Entre os sinais de otoplastia infeccionada, estão a febre e o pus (secreção amarela, viscosa, com odor fétido).

 

Na Dream Plastic, nós tomamos alguns cuidados preventivos para a paciente não ter nenhum problema com infecções.

 

Para você ter uma ideia, de imediato, a paciente não mexe nos curativos e na faixa de otoplastia. O que é feito somente no primeiro retorno de pós-operatório, momento no qual nossa equipe médica avalia a região e ensina a limpá-la devidamente.

 

4 – Fiz a otoplastia e a orelha voltou: e agora?

 

Fazer uma cirurgia para corrigir as orelhas de abano e, após o tempo de recuperação, elas voltarem, é uma situação bem incomum. Mas, pode ocorrer. Por conta de uma cicatrização da cartilagem diferente da prevista, quando há o uso incorreto da faixa compressiva ou quando a orelha volta a crescer.

 

Nesse caso, há a opção de realizar um retoque da otoplastia, mas, para isso, é necessário a indicação do cirurgião, que está condicionada à possibilidade ou não de ter melhora no resultado.

 

Vale ressaltar, que não se trata de um erro médico, mas sim de uma peculiaridade do próprio procedimento.

 

Fiz otoplastia e não gostei do resultado

 

 fiz otoplastia orelha voltou
Não gostar do resultado é raro, mas pode acontecer.

 

O antes e depois da cirurgia de orelha é bem previsível, ou seja, há poucas modificações que podem acontecer.

 

No geral, a orelha de abano que era aberta, fica mais fechadinha e voltada para trás.

 

O recomendado é sempre conversar com o cirurgião responsável pela cirurgia, sobre quais resultados você pode alcançar. Assim, futuras insatisfações são facilmente evitadas.

 

Caso você não goste do seu resultado, há a opção de realizar um retoque da otoplastia. Mas saiba que cada clínica segue uma política diferente sobre o tema.

 

Aqui na Dream, nós registramos em fotos toda a evolução do seu resultado.

 

Logo, em todas as suas consultas de antes e depois, você tira fotos e consegue acompanhar a mudança nas suas orelhinhas.

 

Assim, conseguimos evitar que a paciente se sinta confusa quanto a sua evolução e ainda temos provas, caso ela necessite fazer um retoque da cirurgia.

 

Tudo às claras, sem complicações.

 

5 – O que é o capacete cirúrgico?

 

O capacete cirúrgico é um tipo de curativo usado, na maioria das vezes, em crianças. Isso porque ele oferece mais proteção e evita que ela mexa na região operada. O uso desse acessório é indicado por, pelo menos, 24 horas. Mas alguns médicos preferem que o capacete seja mantido por cerca de 5 dias.

 

6 – Como lidar com os pontos da otoplastia?

 

Os pontos da otoplastia são internos e reabsorvíveis, para fora ficam só as pontinhas, que serão retiradas em 2 semanas, o que normalmente é rápido e indolor.

 

pontos absorviveis otoplastia
Os cuidados pós-operatórios da otoplastia podem evitar problemas com os pontos.

 

É comum ocorrer a rejeição dos pontos internos na otoplastia, o que acontece quando o organismo os enxerga como um “corpo estranho” e começa a expulsá-los.

 

Mas isso não deve ser uma preocupação, pontos internos saindo não apresentam riscos, é algo esperado no decorrer da recuperação de otoplastia.

 

7 – Como dormir após a otoplastia?

 

No pós-operatório da otoplastia, é contraindicado dormir de lado (em cima da orelha) por cerca de 30 dias, porque essa posição pode causar um trauma nas orelhas recém operadas. Portanto, durma de barriga para cima, pelo tempo proposto pelo cirurgião plástico.

 

como dormir otoplastia
Existe uma posição correta para dormir após a cirurgia de orelha!

 

8 – O pós-operatório da otoplastia dói?

 

O pós-operatório da otoplastia é praticamente indolor. E, caso você sinta algum incômodo, ele será facilmente controlado com os analgésicos receitados pelo médico.

 

9 – É possível ter queloide no pós-operatório da otoplastia?

 

Queloide na otoplastia pode ocorrer, mas essa é uma condição relacionada com a predisposição genética da paciente. Por exemplo, caso você tenha tido alguma vez, ao colocar um piercing ou brinco, as chances de ter novamente são altas.

 

queloide otoplastia
Queloides podem surgir em qualquer cirurgia plástica.

 

Os cirurgiões costumam receitar corticoides e, em casos mais graves, a betaterapia para a prevenção e tratamento.

 

Vale ressaltar, que asiáticos e pessoas de pele negra têm maior tendência a ter uma cicatriz com queloide na otoplastia.

 

Saiba mais sobre o queloide na cirurgia plástica!

 

10 – Quanto tempo dura o pós-operatório da otoplastia?

 

Veja o tempo médio de retorno para as principais atividades após a otoplastia:

 

  • Utilize a faixa de otoplastia por, no mínimo, 02 semanas ou pelo tempo determinado pelo cirurgião
  • Não durma de lado por 30 dias
  • Evite praticar atividades físicas por 02 semanas
  • Não pratique esportes de contato (Lutas) por 02 meses
  • Evite Sol, mar e piscina por 60 dias

 

Bônus: 5 dicas para a recuperação da otoplastia

 

E para reforçar, leia mais 6 dicas para o seu pós-operatório de otoplastia ser SEM DEFEITOS!

 

  1. Tenha muito cuidado para não sofrer traumas no local nesse mesmo período.
  2. Tome apenas os medicamentos indicados pelo seu cirurgião, obedecendo a quantidade e os horários previamente estabelecidos.
  3. Mantenha o curativo de otoplastia conforme orientação do seu médico. Seja paciente e não tire só para ver como ficou.
  4. Compareça em todas as consultas de pós-operatório otoplastia. Em média, você passa por 5 consultas dessas, podendo variar conforme sua evolução.
  5. Alimente-se bem! Apesar de não ter restrições, após o segundo dia, é recomendável fazer refeições ricas em proteínas e vitaminas.

 

Pós-operatório de otoplastia: como ser seguro?

 

otoplastia pos operatório
Leias as melhores dicas para a sua recuperação ser tranquila.

 

O pós-operatório de otoplastia tem tudo para ser seguro, rápido e tranquilo. Sem dores de cabeça. Mas, para que isso aconteça, você deve seguir alguns critérios.

 

Lembre-se que a recuperação é um período fundamental, e você precisa ter o melhor suporte nesse momento, de uma equipe que saiba te orientar corretamente.

 

Veja a seguir 3 dicas que vão fazer a recuperação da sua otoplastia dar certo!

 

Se você quer segurança e resultado bonito, se liga:

 

O cirurgião plástico deve ser experiente

 

Quando o assunto é cirurgia plástica, a experiência se traduz no número de cirurgias realizadas, que são equivalentes ao número de pós-operatórios de otoplastia conduzidos. Ou seja, quanto maior for esse número, melhor o médico é.

 

Com essa experiência, o cirurgião consegue te prevenir de diferentes tipos de intercorrências, e de tratá-las caso ocorra algum imprevisto.

 

Também é fundamental que ele seja certificado pela SBCP (isso significa que ele tem pelo menos 11 anos de estudos e aprovação para operar), e que tenha avaliações positivas e recomendações na internet.

 

Também é importante que a equipe de cirurgiões seja extensa, porque caso haja algum imprevisto e o seu médico não esteja disponível, haverá outros profissionais tão qualificados quanto, para te auxiliar.

 

Os cuidados de enfermagem na mamoplastia são importantes

 

A equipe de enfermagem vai acompanhar toda a recuperação da sua otoplastia, trocando os curativos, ensinando alguns cuidados e esclarecendo dúvidas.

 

Por exemplo, aqui na Dream Plastic temos o serviço de Disk Enfermagem, que é uma linha de contato direta com nossas enfermeiras para dúvidas, urgências e emergências.

 

Também é importante se certificar de que haja uma vasta equipe de enfermeiras.

 

Pois muitos consultórios contam apenas com uma, ou usam a própria secretária para fazer os cuidados de enfermagem, sem ter a formação e experiência necessária.

 

Dizemos isso, pois o pós-operatório é realmente muito importante, e não deve ser deixado de lado.

 

A estrutura de pós-cirúrgico precisa ser profissional

 

Uma estrutura profissional de pós-operatório é aquela que:

 

  • Tem registro na ANVISA
  • Utiliza materiais de primeira linha
  • Segue todas as regras de higienização
  • Tem uma equipe médica ampla, com enfermagem, fisioterapia, cirurgiões plásticos e recepção
  • Possui serviço de atendimento 24hrs para emergências
  • Conta com uma equipe de Ouvidoria para resolver impasses entre médico e paciente

 

Nós sabemos disso, porque temos mais de 15 anos de experiência e atendemos entre 1500 a 2000 mil consultas de pós-operatório por mês.

 

E, é claro, seguimos todos esses critérios.

 

Sabemos exatamente o que deve e não deve ser feito, o que dá certo e o que não dá e como te prevenir de possíveis riscos.

 

Se você quer conquistar um resultado bonito, com segurança e sem preocupações, é só seguir as nossas dicas e se preparar para curtir uma vida mais leve, sem o incômodo das orelhas de abano.

 

Veja fotos e depoimentos de como é o pós-operatório da Dream Plastic

 

otoplastia recuperacao
Participe do maior grupo com pacientes de cirurgia plástica do Brasil.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o pós-operatório da otoplastia, que tal ver fotos do antes e depois e conferir o depoimento de pessoas reais, sobre como é passar pela recuperação com uma estrutura como a da Dream?

 

Mas, é claro, se restar alguma insegurança sobre a recuperação de otoplastia, é só entrar em contato com a gente. ❤

 

No grupo Dream Plastic – Plástica do Sonho, você tem a oportunidade de conhecer ex-pacientes da clínica e ver resultados de cirurgia plástica em um local totalmente seguro.

 

Para manter a privacidade do grupo, nós fazemos uma monitoria para barrar perfis fakes e homens.

 

Por isso, antes de enviar a sua solicitação, é necessário responder a 3 perguntinhas que servem de análise de perfil para participar da nossa comunidade.

 

Comece clicando no banner abaixo para enviar a sua solicitação:

 

Otoplastia Pós-Operatório

 

E, quem sabe, um dia nos vemos na Dream. ❤

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre Otoplastia Pós-Operatório? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!