Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Perineoplastia: resgate da qualidade de vida feminina

Atualizado em 27/11/2023 16:29

A perineoplastia é uma das principais cirurgias para quem não se sente confortável com a sua região íntima.

Será que essa é a solução ideal para você? É isso que iremos te mostrar!

O que é perineoplastia?

A perineoplastia é um procedimento cirúrgico realizado na região do períneo, que é a área entre a vagina e o ânus nas mulheres. Esse procedimento é frequentemente realizado para reparar, remodelar ou fortalecer os músculos e tecidos do períneo, muitas vezes após o parto ou em casos de lesões ou enfraquecimento dessa região.

anatomia parte íntima feminina
Períneo feminino

Qual a função do períneo?

O períneo sustenta todos os órgãos íntimos da mulher como o útero, bexiga, reto e abdômen. Quando esse órgão não funciona da maneira esperada ou de forma estável, pode causar alguns problemas como a incontinência urinária.

Quando fazer perineoplastia?

A perineoplastia pode ser feita nas mulheres para reparar danos ou lacerações ocorridas durante o parto, melhorar a estética e a função do períneo, ou até mesmo para tratar a incontinência urinária quando a mesma está relacionada à fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.

Mulher com incontinência urinária
Períneo enfraquecido pode causar incontinência urinária

Fora isso, a cirurgia de períneo também é indicada, para situações em que o canal vaginal fica mais “alargado”, casos de eliminação de gases pela vagina e redução de sensibilidade em relações sexuais.

Como saber se você deve fazer a cirurgia de períneo?

Se você sentir um ou mais sintomas mencionados anteriormente é importante procurar um médico para ele examinar a sua região íntima. Se a causa for realmente o períneo enfraquecido é possível que ele te indique fisioterapia ou passe alguns exercícios para fortalecer o músculo pélvico.

Como é feita a cirurgia de perineoplastia?

Na cirurgia de períneo, o cirurgião sutura os músculos e reposiciona as estruturas que sofreram queda. Essas ações melhoram a força e contração muscular da região.

Mulher fazendo a cirurgia de perineoplastia
Cirurgia de perineoplastia

Fora isso, a cirurgia pode ser feita um pouco diferente em cada paciente, dependendo das necessidades individuais de cada uma. Mas, de forma geral o procedimento é realizado da seguinte maneira:

Anestesia: A paciente é anestesiada, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da extensão da cirurgia e necessidades da paciente.

Incisão: O cirurgião faz uma incisão na região do períneo, na parte interna da vagina.

Reparação dos tecidos: Se houver tecidos cicatriciais, lacerações ou enfraquecimento muscular, o cirurgião os repara. Isso pode envolver a remoção de tecido cicatricial, sutura de músculos enfraquecidos e reconstrução de tecidos para restaurar a estrutura e a função normais.

Fortalecimento muscular: Em alguns casos, são feitos procedimentos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, como a plastia perineal, que envolve o reforço dos músculos do períneo.

Sutura e fechamento: Após a reparação dos tecidos e dos músculos, as incisões são cuidadosamente suturadas para permitir a cicatrização.

Qual é o médico responsável pela cirurgia de períneo?

O médico responsável pela cirurgia de períneo é o ginecologista, pois o mesmo é especializado na região íntima feminina.

Fora isso, o médico é apto pelo Conselho Federal de Medicina a operar nesses tipos de casos.

Qual é o tempo de repouso da cirurgia de perineoplastia?

O tempo de repouso da perineoplastia é de uma semana. Porém é preciso evitar banhos quentes nos primeiros quinze dias e exercícios intensos por um mês. Manter a hidratação do corpo também é essencial nesse período.

Mulher no pós-operatório de perineoplastia
Repouso perineoplastia

Retorne à rotina aos poucos conforme orientação médica e faça leves caminhadas para evitar trombose.

A cirurgia de períneo dói muito?

É normal sentir dores e desconfortos depois da cirurgia de perineoplastia, principalmente nos primeiros dias. Mas, o médico pode passar remédios para aliviar as dores e sensação de mal-estar.

O frequente é que com os dias o desconforto passe, entretanto se você continuar sentindo dores muito fortes, procure o médico o quanto antes.

Como é o antes e depois da perineoplastia?

O antes e depois da perineoplastia garante uma maior liberdade para a mulher, a mesma dá um melhor bem-estar físico e íntimo para a paciente. A região do períneo fica mais apertada, assim como na entrada do canal vaginal. Os problemas de incontinência urinária também acabam, assim como falta de sensibilidade durante contato íntimo.

Resultado da perineoplastia
Antes e depois da perineoplastia

Encontrar fotos de antes e depois da perineoplastia não é fácil. Pois, é uma região íntima e devido a esse fator as mulheres sentem mais vergonha de se expor.

Entretanto, caso você queira ter acesso a um antes e depois, tente conversar com uma mulher que já tenha feito a cirurgia. E principalmente converse com um médico e discuta sobre as suas expectativas de resultado.

Quanto custa uma cirurgia de períneo?

O preço da cirurgia de perineoplastia varia de R$9.950,00 a R$19.930,00 (novembro/2023). Essa é uma média dos valores praticados pelos principais ginecologistas de São Paulo. Para saber qual o valor exato da  cirurgia de perineoplastia para você é necessário passar em consulta médica.

Mulher com um cartão para pagamento da cirurgia de períneo
Saiba o preço da cirurgia de perineoplastia

Esse valor é bem próximo do que é praticado nas outras cirurgias íntimas.

A perineoplastia é a cirurgia ideal para você?

Antes de concluir que você precisa de uma perineoplastia, mesmo que tenha corrimentos, ou até mesmo dores durante as relações sexuais, é preciso passar em uma avaliação com médico. Isso porque esses problemas podem ter sido causados por algum outro fator.

Mulher pensando na cirurgia de perineoplastia
Será que é a cirurgia certa para você?

Por exemplo, muitas mulheres que têm corrimento sofrem com pequenos lábios vaginais hipertrofiados. E a solução ideal no caso na verdade seria outro tipo de cirurgia íntima, a de labioplastia. A mesma corrige formato dos lábios vaginais da mulher e devolve um funcionamento normal para a região.

Ou então, quando o problema é o incômodo na região íntima, outro fator que pode ocasionar essa situação é o tamanho excessivo do monte púbico e o que resolveria essa questão é uma cirurgia de redução do monte de vênus.

Então, ao sentir dores ou desconfortos na região íntima, sempre procure um ginecologista ou cirurgião plástico para analisar a situação.

Escolha a cirurgia íntima certa!

Se você começou a se aprofundar agora no universo das cirurgias íntimas, busque mais informações sobre cada um dos procedimentos existentes, para saber exatamente qual é o melhor para você e o que trará mais resultados.

Mulher confortável com a sua região íntima
A cirurgia íntima pode ser a solução ideal!

É possível conhecer todas clicando nesse link: cirurgia íntima.

E temos mais uma dica para a sua jornada… No grupo da Dream Plastic você vai encontrar mulheres que fizeram os mais variados tipos de cirurgia feminina. Faça parte do grupo e fale com elas!

Temos certeza de que essa conversa será muito importante para ajudar na sua decisão. 😉

Cirurgia de perineoplastia

Agora, se você quiser ter a avaliação de um médico especialista em cirurgias íntimas e perineoplastia, marque uma avaliação aqui na Dream!

Na consulta você poderá tirar todas as suas dúvidas com o médico e ainda vai saber qual é o procedimento ideal para solucionar o seu caso e devolver a sua saúde íntima.

Para falar com nossa equipe especializada, basta marcar uma consulta pelo nosso WhatsApp!

Quanto mais rápido você descobrir o que está te deixando com dores e desconfortável, de forma mais ágil você poderá solucionar esse problema e viver uma vida mais leve, sem medo da incontinência urinária, dores durante as relações e sem  incômodos com a aparência da sua região íntima. 🌸