Rinoplastia


O que é rinoplastia?


Conhecida também como a cirurgia plástica do nariz, a rinoplastia tem como objetivo modelar o nariz para que ele fique com um formato mais harmonioso.
A rino é capaz de modificar o tamanho ou formato do nariz, alterar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e corrigir problemas estruturais, como o desvio de septo.
Descubra as principais informações sobre a cirurgia de Rinoplastia

Qual o tempo de internação?


São 12 horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local e sedação. E 24 horas para anestesia geral.

A Rinoplastia deixa cicatrizes?


Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos (rinoplastia aberta), uma cicatriz quase imperceptível é colocada na ”columela” (parte inferior do nariz).

A Rinoplastia pode ser associada a outra cirurgia plástica?


Pode. É comum a associação da rinoplastia com cirurgia do septo nasal ou outras cirurgias plásticas, como prótese de mamas, lipo, lifting facial. A viabilidade da associação será discutida com o cirurgião durante a consulta.

Como a rinoplastia corrige o desvio de septo?


A cirurgia que combina a correção estética do nariz com a correção estrutural é chamada de rinosseptoplastia.
Normalmente esse problema é somente interno, interferindo na respiração da paciente. Mas em algumas pessoas, pode se tornar externo também, deixando o nariz torto.
Para resolver, a cirurgia pode ser feita de forma aberta ou fechada. O cirurgião plástico é o responsável por analisar cada caso e decidir o que é melhor.

O que é rinoplastia aberta?


A rinoplastia consiste em duas técnicas cirúrgicas para modificar o nariz: a rinoplastia aberta e a fechada. Na Rinoplastia aberta o médico faz pequenas incisões no tecido que separa as duas narinas, chamado de columela.
Em seguida, a pele é erguida e a parte interior do nariz é exposta. Desse modo, o cirurgião plástico consegue examinar a estrutura interna e remodelar o nariz.
Ou seja, a técnica proporciona melhor visão para que o médico faça os ajustes com mais clareza. Ela é ideal para remover ou acrescentar cartilagem e tecidos. Além de.
A cicatriz da rinoplastia aberta fica próxima à columela. O resultado das pequenas incisões é uma cicatriz quase imperceptível.
Veja aqui o passo a passo da técnica de rinoplastia aberta

O que é rinoplastia fechada?


A técnica de rinoplastia fechada é feita sem levantar a pele, como acontece na aberta. As incisões são realizadas no interior das narinas, por isso a cicatriz não fica visível. Isto porque as incisões são feitas nos sulcos do nariz, permitindo que a cicatriz fique totalmente escondida dentro das narinas.
O médico vai alterar o aspecto do nariz, também acrescentando ou retirando tecidos e cartilagem, mas sem poder alterar a estrutura óssea.
Veja aqui imagens ilustrando o procedimento da rinoplastia fechada

Qual a anestesia é utilizada durante a rinoplastia?


Existem duas opções quando se trata da anestesia em rinoplastia. Procedimentos menores e mais simples podem ser feitos com a anestesia local e sedação.
Caso contrário, a cirurgia de rinoplastia é feita usando anestesia local e sedação combinada com uma anestesia geral leve.

Quem pode fazer uma rinoplastia?


O candidato ideal para a rinoplastia deve ter no mínimo 15 anos de idade, uma vez que, após a adolescência o nariz está totalmente desenvolvido.
As pessoas procuram a rinoplastia porque se queixam do tamanho do nariz, do formato da ponta – larga ou caída –, do osso protuberante ou das narinas dilatadas.
Além disso, os pacientes podem apresentar dificuldades para respirar, devido a um desvio de septo ou carne esponjosa no nariz.

Com a cirurgia plástica do nariz, poderei escolher a forma que eu desejar?


Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade da face. Cada caso é estudado minuciosamente, para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível.

Como funciona a rinoplastia para nariz largo?


A rinoplastia para nariz largo ou nariz de batata como também é chamada, consiste em remodelar a estrutura para deixá-la com um aspecto mais fino. As técnicas de rinoplastia são utilizadas para diminuir a extensão da base do nariz. Além de fazer enxertos de cartilagem na ponta, para levantá-lo.
Conheça aqui algumas fotos de famosas que fizeram uma rino.

A rinoplastia para tirar a giba é muito comum?


Sim, é uma das principais queixas. A giba é aquele osso mais elevado que forma uma protuberância. Ele incomoda, principalmente, nas fotos de perfil.
Para remover a giba dorsal, o médico opta pela rinoplastia aberta, a fim de ter uma visão melhor da estrutura nasal. Então, o cirurgião começa a esculpir as áreas de cartilagem e o osso até eliminar o volume, deixando o nariz reto de cima abaixo.

Quanto custa uma rinoplastia?


Não há um valor tabelado para o preço de rinoplastia, inclusive, ele pode variar dependendo da complexidade da cirurgia. Isso também reflete no tempo total da cirurgia e no tipo de anestesia.
Obviamente, que o cirurgião plástico precisa avaliar pessoalmente cada paciente antes de dizer quanto custa uma rinoplastia. Mas lembre-se: nem sempre o mais barato é o melhor! Desconfie sempre de preços muito baixos.
Para entender o que está incluso no preço da cirurgia, clique aqui.

Como ficará minha respiração após a Rinoplastia?


Há um pequeno desconforto nas primeiras semanas do pós-operatório. Isto se deve ao fato do inchaço também existir na parte interna do nariz. Além disso, o movimento de "válvula respiratória" fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Mas com o tempo a estrutura tende a normalizar-se.

Quando devo recorrer a uma rinoplastia secundária?


Geralmente, a rinoplastia secundária é indicada para pacientes que já fizeram uma rinoplastia, porém o procedimento foi mal sucedido ou com resultado insatisfatório.
A rinoplastia secundária tem como objetivo melhorar a funcionalidade e o aspecto do nariz, corrigindo resultados indesejados.
Conheça aqui os detalhes sobre a rinoplastia secundária

Posso confiar no simulador de rinoplastia?


Não, esses programas não têm a capacidade de mostrar um resultado real. Muitas vezes a paciente se iludir, acreditando na imagem criada. Porém, não dá para medir o resultado da rinoplastia por meio desses aplicativos, já que cada organismo tem as suas limitações e características.

Quando é possível avaliar o resultado da rinoplastia?


O resultado de rinoplastia pode ser avaliado de 6 meses a 1 ano após a cirurgia.

Quais são os principais cuidados do pós-operatório de rinoplastia?

Dias após a cirurgia de rino é normal parecer inchaço na ponta do nariz e nas regiões próximas a ele. Assim como alguns hematomas no local. Lembre-se: você deve seguir todas as orientações médicas para não ter complicações nesse período. Por isso, saiba que:
•O incômodo dura de 1 a 2 dias
•O nariz vai desinchar ao longo dos 6 meses
•Os hematomas somem após 2 semanas
•O curativo e a tala são removidos após 7 dias
•O retorno ao trabalho deve acontecer depois de 7 dias

Clique aqui e conheça outros cuidados de rinoplastia

Após a rinoplastia são utilizados curativos?


Ao terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com curativo de acrílico. Esse curativo permanece por cerca de 7 a 10 dias, depois é retirado no próprio consultório. Poderá ou não ser utilizado o tampão nasal (com gases vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas. Após a primeira semana pode-se usar um curativo de fita adesiva, por mais 7 dias.

O nariz sangra nos primeiros dias?


Sim, existe um pequeno sangramento que é normal nas primeiras 48 horas. Mas isso não deve ser motivo de preocupação, pois o curativo vai cessar esse sangramento.

Há dor no pós-operatório da cirurgia plástica do nariz?


Geralmente não. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que serão receitados pelo seu cirurgião.

Qual a posição de dormir nos primeiros dias?

Sempre com a cabeça discretamente elevada do travesseiro. Mantendo-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente) para não encostar o nariz no travesseiro.

Quando poderei tomar sol?


Para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias, devido ao inchaço presente nesta fase.

Quando poderei fazer exercícios físicos após a rino?


Os exercícios poderão ser realizados a partir de 1 mês. Esportes de contato devem esperar no mínimo 2 meses.
Rinoplastia
5 (100%) 3 votes

Rinoplastia


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog