Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Silimed: tudo o que você precisa saber sobre essa marca de prótese de silicone!

Atualizado em 18/12/2023 14:30

“A Prótese de Silicone Silimed é boa?” Essa é uma dúvida comum de quem decide dar aquela turbinada nos seios.

Afinal, o implante ficará dentro do nosso corpo por um longo período. Logo, saber o que as marcas de prótese de silicone têm a oferecer é fundamental para uma cirurgia mais tranquila.

Mas, como saber se uma prótese é boa?

Quando pesquisamos o Silicone Silimed encontramos informações boas e ruins.

E, para você ter um panorama das questões mais importantes, reunimos neste artigo tudo o que é preciso saber antes de escolher e colocar a Prótese de Silicone da Silimed. Vamos falar…

Quem é a Silimed?

A prótese mamária da marca Silimed, uma empresa brasileira, está no mercado desde 1978. Em seu portfólio de produtos há: a linha de implantes mamários, de glúteos e de panturrilha, próteses de mento, fitas de gel de silicone para cicatrizes e expansores de tecidos.

mulher segurando prótese da silimed com o logo da marca ao canto da imagem
A prótese mamária da marca está no mercado desde 1978.

Presente há mais de 40 anos no mercado brasileiro, a Silimed se tornou a maior fabricante de implantes da América Latina.

Todas as próteses de silicone Silimed são feitas com matéria prima de alta qualidade. Inclusive, a marca desenvolveu uma tecnologia de silicones revestidos com espuma de poliuretano vulcanizada.

Mais da metade do seu faturamento anual está relacionado à prótese mamária. O restante da produção refere-se a implantes de glúteo, panturrilha, peitoral masculino, peniana, testiculares, entre outras.

Aqui na Dream Plastic nós utilizamos as próteses de glúteo e também os implantes de mento (silicone de queixo). Temos boas experiências com esses materiais.

A fábrica de prótese de silicone da Silimed está localizada no Rio de Janeiro. E, por isso, é um dos principais estados que comercializam o silicone da marca.

Quais são os tamanhos da prótese silicone Silimed?

A prótese de silicone Silimed disponibiliza 2 linhas de implantes mamários, com 3 opções de texturas, 4 tipos de perfil e diferentes tamanhos. Essa variedade de implantes serve para atender as expectativas de resultado de cada paciente, além de suas particularidades corporais.

médica segurando diferentes tamanhos da prótese de silicone da Silimed
Conheça as linhas de próteses de silicone.

Segundo informação do Portal G1, os tamanhos de prótese silicone Silimed mais vendidos são em torno de 305 ml.

Na Dream Plastic, os tamanhos de implantes mais utilizados estão entre 300 ml e 350 ml. Então, realmente, essa é a opção preferida das mulheres!

O que define a escolha pelo melhor formato de prótese é, principalmente, o tamanho do tórax, a espessura da pele e as expectativas de resultado.

Por exemplo, a opção de prótese Silimed perfil super alto será indicado para pacientes com o diâmetro do tórax mais estreito. O resultado proporcionará seios com maior projeção, colo alto e mamas volumosas.

Já a linha ENHANCE da Silimed apresenta próteses em formato gota, com o diferencial de ter o polo superior mais volumoso. Essa opção é indicada para mulheres altas, magras e com tórax estreito.

Conheça aqui outros formatos do silicone Silimed!

Se você busca resultados de diferentes tamanhos e formatos de prótese de silicone, o grupo da Dream Plastic é perfeito para você! Lá você encontra mais de 120 mil mulheres que compartilham diariamente as suas experiências com a cirurgia plástica, você poderá tirar dúvidas, ver antes e depois e saber mais sobre as próteses de silicone em um ambiente seguro e monitorado.

Basta clicar no botão abaixo!

Silimed

A Prótese Silimed tem certificação da ANVISA?

A prótese de mama da Silimed tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E a autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para comercialização dos implantes. Essa medida é importante para analisar a composição química dos materiais utilizados, a resistência e a biodegradação dos implantes.

Para a segurança das pacientes, a comercialização de próteses deverá acontecer somente com a autorização da ANVISA.

E após a verificação e certificação do Inmetro. Todas as condições ambientais das fábricas, além das técnicas produtivas, são controladas por esses órgãos.

Qual o preço da prótese de silicone Silimed?

O preço da prótese Silimed custa em média R$3.000,00 (Janeiro/2024), mas esse valor pode variar de acordo com o modelo dos implantes. É importante dizer que não vale a pena a paciente comprar por conta própria o silicone já que as clínicas conseguem desconto devido à grande quantidade adquirida.

mulher em um fundo laranja segurando notas de 100 reais com o preço da prótese de silicone da silimed
Conheça o preço da prótese de silicone.

As linhas especiais, como é o caso da prótese de poliuretano, o preço pode ser ainda mais caro. Afinal, trata-se de uma tecnologia exclusiva da marca.

Qual a garantia de prótese de silicone Silimed?

A garantia de prótese de silicone Silimed é na verdade chamada de programa de substituição de prótese. Ela oferece a troca dos implantes preenchidos com gel de silicone e revestidos nas superfícies texturizada ou poliuretano. A substituição é feita nos casos de defeito de fabricação, ruptura ou de contratura capsular, nos graus Baker III ou IV.

Ou seja, de acordo com a intensidade de rejeição da prótese no organismo da paciente. Essa informação do grau de intensidade, geralmente aparece no resultado do exame de mamografia.

No site da marca é possível encontrar as informações sobre o Programa de Substituição de Produto Silimed, onde são respondidas as principais dúvidas sobre o programa e como entrar em contato caso a sua prótese apresente algum problema.

Por mais que a Dream Plastic recomende as próteses da Silimed, nós preferimos não utilizá-las, isso porque preferimos outras alternativas, que ofereçam maiores benefícios para nossas pacientes.

Qual a vantagem da prótese de silicone Silimed poliuretano?

A prótese poliuretano da Silimed é feita com uma espuma que apresenta maior aderência aos tecidos vizinhos. Essa tecnologia diminui as chances de rotação interna do implante, deslocamentos e reduz a taxa de contratura capsular. Mas, essa tecnologia não é exclusiva da marca!

ilustração da Prótese de silicone Silimed de poliuretano
Conheça os diferenciais da prótese de silicone de poliuretano

A prótese da Silimed de poliuretano é exclusiva dessa marca. Porém, há outras fabricantes de próteses de silicone com tecnologias que cumprem o mesmo papel.

Um exemplo disso é a marca Lifesil, que desenvolveu a linha de implantes mamários chamada de ADHERENCE. Seu material é similar às próteses recobertas com espuma do silicone de poliuretano.

Segundo a marca, a prótese de poliuretano é indicada para:

  • Pacientes que já tiveram contratura capsular, pois o seu material reduz o risco de ter essa condição novamente;
  • Evitar intercorrências de rotação ou do deslocamento da prótese;
  • Pacientes que passaram por uma mastopexia com prótese de silicone, mas meses depois tiveram a queda da mama. O médico pode optar pela prótese de poliuretano para ter uma aderência melhor.

A textura diferenciada do silicone de poliuretano funciona como um tipo de velcro. Ou seja, a prótese fica bem fixada no tecido ao seu redor.

Isso pode ser positivo em alguns casos e negativo em outros. Como o excesso de aderência que dificulta a retirada da prótese numa eventual troca. Já que será difícil separar a prótese do tecido, tendo que retirar parte dele junto.

De acordo com nossa experiência de mais de 18 anos, este modelo é aconselhável em pacientes com flacidez precoce nas mamas.

No caso da contratura capsular, vale dizer que a Dream Plastic não encontrou nenhuma literatura médica que comprovasse a eficácia da prótese de poliuretano para evitar contraturas.

Quais os problemas da prótese Silimed?

No final de 2015 a Silimed foi interditada. Isso aconteceu após uma inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

mulher segurando os seios pensando nos problemas da prótese Silimed
Entenda os problemas da prótese ao longo dos anos.

De acordo com a matéria publicada na Veja, foram encontradas partículas nas superfícies das próteses mamárias de silicone.

O problema foi identificado por uma empresa alemã responsável pela certificação de dispositivos médicos na Europa, que também suspendeu o uso da marca por lá.

Por haver suspeitas de que as partículas encontradas poderiam prejudicar a saúde das pacientes, a comercialização e o uso de todos os implantes da Silimed Brasil foram proibidos.

Na época, a marca foi banida de vários países, como nos da União Europeia, na Austrália e Nova Zelândia. O que gerou uma grande preocupação entre as mulheres que já tinham a prótese de silicone da marca.

Três meses depois, a ANVISA liberou a comercialização dos implantes no Brasil.

Apesar do receio de muitas pacientes, em nota oficial a agência afirma que as partículas encontradas nas próteses não oferecem risco adicional à saúde.

A prótese de silicone Silimed é boa?

Antes de perguntar se a Silimed é boa, você deve entender o que está por trás de uma prótese de qualidade. A partir disso, será possível identificar qual a melhor marca de silicone no Brasil.

  • Avalie se a empresa traz segurança e informações claras.
  • Verifique se a marca de silicone tem o selo de qualidade do INMETRO e a aprovação da ANVISA.
  • Considere as taxas de complicações e os relatos das pacientes que utilizam os implantes mamários de determinada marca. Inclusive, você pode conferir o reclame aqui Silimed.
  • Identifique os benefícios de utilizar esses implantes e se eles se adequam às suas particulares de resultados.
  • Veja se a marca oferece uma garantia de troca para as próteses com defeitos ou em casos de rupturas.
mulher com seios pequenos pensando em colocar prótese de silicone Silimed
Veja a nossa avaliação da prótese de silicone.

Portanto, apesar de a Dream Plastic preferir não utilizar as próteses de silicone da Silimed, nós acreditamos que seja uma boa marca. Em especial, para casos específicos que elas podem ser utilizadas.

Por exemplo, quando a paciente exige a colocação de uma prótese dessa marca. Mas, esta situação não é comum, atinge apenas 1% das pacientes operadas. Outra exceção é nos casos de implantes de glúteos, já que a Silimed Brasil é uma das únicas fabricantes desse tipo de prótese.

Agora que você já sabe de tudo isso, poderá avaliar se a marca é realmente boa. Por isso, o próximo passo é descobrir qual é a melhor para você…

Para isso, o ideal é conversar com um cirurgião plástico experiente que possa tirar todas as suas dúvidas e indicar qual a melhor prótese para seu caso.

É bem simples, agende uma consulta sem compromisso com um de nossos cirurgiões e tire tooodas as suas dúvidas sobre a melhor prótese de silicone para seu caso.

Você não vai se arrepender! Clique AGORA no ícone do WhatsApp que aparece na tela e agende um horário com os cirurgiões mais experientes de São Paulo. Mas corre, nossa agenda é beeeem lotada e você não vai querer deixar para o mês que vem.

Estamos esperando você para realizar o seu sonho!