Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide?

26 de julho de 2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

cicatriz hipertrófica e queloide

 

Tanto a cicatriz hipertrófica quanto o queloide são cicatrizações anormais da pele.

Após um machucado, um corte de cirurgia plástica ou uma queimadura, a pele logo se encarrega de formar um novo tecido para curar a ferida daquele lugar lesionado. Mas nem sempre a cicatriz formada ocorre como o esperado: bonita, fininha e discreta.

Em alguns casos, devido às condições genéticas e até mesmo ao tom da pele, as alterações como a cicatriz hipertrófica e queloide podem surgir.

Mas você sabe diferenciar esses tipos de cicatriz?

Se você ficou na dúvida, não se preocupe, é normal as pessoas confundirem. Por isso separamos as principais características, definições e tratamentos para você desvendar, de uma vez por todas essas duas cicatrizes.

 

Conheça a diferença entre cicatriz hipertrófica e cicatriz com queloide

 

cicatriz queloide e hipertrofica

 

Os dois tipos apresentam vermelhidão, coceira e elevação na pele, mas você já  parou para pensar quais são as suas diferenças? Muitas pessoas confundem a cicatriz hipertrófica com queloide, porém elas são bem distintas.

A cicatriz hipertrófica tem uma aparência elevada ou alargada na pele, entretanto, não invade a pele ao redor da cicatriz. A hipertrófica surge devido à produção desordenada de colágeno em relação ao restante do tecido.

 

O que é queloide?

O queloide é uma cicatriz que ultrapassa os limites do corte ou ferimento inicial, tende a crescer, expandir e só aumentar com o passar dos anos. Isso porque há uma produção excessiva de colágeno pelo organismo, que interfere no funcionamento normal da cicatrização.

Por conta disso, ela pode se tornar muito desagradável e apresentar sintomas como: dor, coceira e elevação da região.

 

As principais diferenças entre queloide e cicatriz hipertrófica

QUELOIDE

CICATRIZ HIPERTRÓFICA

Geralmente aparece em negros e asiáticos ou devido à genéticaPode aparecer em qualquer pessoa
Estende-se além dos limites da cicatrizCresce somente no local da cicatriz
É mais comum surgir no ombro, tórax e orelhaPode surgir em qualquer região do corpo
Não regride com o tempoPode regredir com o tempo

 

Quais são as características da cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica é menos intensa que o queloide e o seu surgimento acontece em torno de 2 semanas após a cirurgia.

A cicatriz hipertrófica pode regredir naturalmente com o tempo, esse processo dura de 6 a 16 meses após a cirurgia, mas não é uma certeza, porque varia dependendo do organismo de cada pessoa.

 

Como é a aparência da cicatriz queloideana?

No queloide, a elevação se estende pela pele ao redor da cicatriz, deixando a região maior e até mesmo com nódulos. Ela não regride e com o tempo pode crescer e escurecer.

Jovens, mulheres (principalmente durante a gestação), afrodescendentes, asiáticos e hispânicos possuem mais chances de desenvolver queloide.

Entretanto a aparição dessa cicatriz está relacionada, principalmente, à condição genética, por isso depende das particularidades de cada pessoa.

 

Queloide e cicatriz hipertrófica após uma cirurgia plástica

 

queloide tratamento

 

É importante deixar bem claro que caso surja uma dessas cicatrizes após a plástica, isso não é considerado como um erro médico e nem falha no pós-operatório, já que se trata apenas de uma predisposição do organismo.

No caso da cicatriz hipertrófica, que pode aparecer em qualquer pessoa, se for identificada no começo do pós-operatório, o médico acompanhará o desenvolvimento da cicatriz e pode até recomendar um tratamento mais específico.

no queloide o tratamento é mais intenso, por isso será preciso uma avaliação médica. O cirurgião plástico indicará o tratamento para queloide ou até mesmo um novo procedimento cirúrgico para eliminá-la.

 

Como tirar cicatrizes?

Com a cirurgia pode-se tentar reduzir as chances de surgimento do queloide, mas não há garantias. Na realidade, somente um cirurgião competente, que conhece seu histórico de saúde, saberá dizer quais as chances de desenvolver e tratar os problemas como a cicatriz hipertrófica ou queloideana.

Para reduzir a produção de colágeno, pode-se tentar o uso de:

  • Pomada cicatrizante
  • Fita de silicone para cicatriz
  • Corticoide injetável

Mas lembre-se: o tratamento deve ser acompanhado por um médico especialista.

Quer conhecer os tratamentos para corrigir uma cicatriz? Então leia esse texto, clique no link.

 

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas cicatrizes, fica mais fácil conversar com seu cirurgião plástico sobre suas chances de desenvolvê-las. Conte com os profissionais especialistas e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da Dream Plastic para garantir a segurança de seu procedimento! Marque uma consulta, ligue para:

 

Marcar consulta queloide e hipertrófica

 

 

Post publicado em 02 de junho de 2017 e atualizado em 26 de julho de 2017.

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide?
Nome do artigo
Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide?
Descrição
Conheça a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide, as duas alterações que podem ocorrer durante a cicatrização. Veja como tirar cicatrizes!
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide? Atualizado em: fevereiro 8th, 2018 por Dreamplastic



 

Deixe um comentário

Notificar-me de
wpDiscuz
Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo