Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Cicatriz hipertrófica tem tratamento? Descubra o que é e como eliminar!

Atualizado em 06/06/2023 17:44

Você já teve uma cicatriz hipertrófica?

Aquelas altas e grossas, por vezes escuras, que causam medo em muita gente?

Até porque, imagine só, um simples cortinho ou uma cirurgia que precisava ser feita podem resultar em uma marca feia e saltada.

Essa é uma das principais preocupações das nossas pacientes, e sabemos bem que não são só elas que sofrem com esse medo todo.

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres e, foi pensando nisso, que iremos te ajudar a descobrir mais sobre as cicatrizes hipertróficas. 

Acredite se quiser, existe tratamento para elas, venha conferir!

Ah! Só para lembrar, esse conteúdo foi revisado por médicos especialistas!

Esclareça suas dúvidas!

O que é cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica é marcada pelo tamanho e grossura, ultrapassando o plano normal da pele e formando um relevo que pode, ou não, apresentar coloração diferente da tonalidade da derme. Essas cicatrizes podem apresentar um aspecto endurecido, visto que são formadas por um excesso de fibras e colágenos na região.

cicatrizes hipertroficas
Veja!

Uma boa notícia é que o fato de você ter cicatriz hipertrófica num determinado corte não significa que também aparecerá em outros ferimentos. Além disso, em muitos casos o aspecto pode melhorar sem nenhum tipo de tratamento depois de um ano. Mas saiba que este tipo também pode:

  • Coçar
  • Doer
  • Ficar avermelhada
  • Ganhar uma tonalidade mais escura

Muitas vezes essas cicatrizes são confundidas com queloides, contudo, por mais que se assemelham, são diferentes em diversos aspectos, dentre eles está a retração.

Mais abaixo falaremos melhor sobre as diferenças entre as cicatrizes hipertróficas e queloidianas.

A cicatriz hipertrófica desaparece?

A cicatriz hipertrófica pode regredir naturalmente com o tempo, esse processo dura de 6 a 16 meses após a cirurgia ou a lesão, mas não é uma certeza, já que varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Contudo, ela pode não chegar a desaparecer completamente.

tratamento cicatriz hipertrofica
Sim! É possível que elas diminuam com o tempo.

Mas de qualquer forma, há a possibilidade de retração, muitas vezes sumindo por completo, o que é uma notícia ótima para pessoas que sofrem com essas marcas.

Como se formam as cicatrizes hipertróficas?

A cicatriz hipertrófica é causada pelo desordenamento de colágeno durante o processo de cicatrização da ferida, podendo surgir em qualquer indivíduo ou região do corpo. Sua aparência é alta e grossa, mas respeitando os limites da borda da lesão, podendo, ou não, apresentar uma coloração diferente do restante da pele.  

que cicatriz hipertrofica
Veja como elas se formam.

Elas aparecem devido a hiperproliferação de sínteses de colágeno de forma desordenada durante o processo de cicatrização.

Nesse artigo explicamos mais sobre como funciona o processo de cicatrização, mas para sumarizar…

Em uma das etapas desse processo, há a necessidade de reparação das fibras de colágeno, que são responsáveis pela resistência e flexibilidade da pele.

Durante essa fase, nosso corpo passa a produzir essa fibra perdida e a produção desordenada dessa proteína causa as cicatrizes hipertróficas.

Elas são mais presentes em casos de cicatrização por segunda intenção, quando não há a aproximação das bordas da ferida por meio de suturas. 

Você sabia?

Alguns estudos apontam que, durante as fases iniciais, há uma presença maior de vasos sanguíneos em cicatrizes hipertróficas, podendo aparecer hematomas na região.

O que causa as cicatrizes hipertróficas?

As cicatrizes hipertróficas são causadas em resposta a lesões na pele, podendo ser de origem traumática ou cirúrgica, aparecendo quando há tensão na região da cicatriz, demora para o fechamento da lesão e infecção na ferida.

cicatriz cesarea hipertrofica
Elas são causa da superprodução de colágeno.

Da mesma forma que sua causa é a desordem das fibras, a cicatriz hipertrófica também apresenta irregularidade quanto a sua aparição, ou seja, uma pessoa que apresenta essa cicatrização uma vez, nem sempre irá apresentar novamente.

Isso somado ao fato de que elas tendem a diminuir de tamanho, faz com que as pessoas que apresentam essas cicatrizes, nem sempre procurem saber mais sobre.

Portanto, ainda existem estudos para saber, de fato, o que causa essa desordem nas fibras de colágenos que tornam as cicatrizes saltadas e grossas.

Além da cicatriz hipertrófica, que ocorre quando o corpo produz colágeno de forma desorganizada e deixa uma marca mais elevada em relação à pele ao redor, as cicatrizes podem ser classificadas como:

  • Atróficas: quando há perda de estruturas que oferecem apoio e firmeza à pele, comum após acidentes e em casos de acnes.
  • Queloides: caracterizada pelo excesso de produção de colágeno, é evidente porque consegue ultrapassar os limites iniciais da lesão.
  • Normotrófica: acontece quando a pele recupera a aparência de antes do ferimento, comum em machucados leves.

Como fica a cicatriz hipertrófica na cirurgia plástica?


Na cirurgia plástica, o aparecimento de cicatrizes hipertróficas é possível, já que se trata de uma resposta do organismo da própria paciente, portanto, ocorrendo fora do controle do médico. Entretanto, é improvável que ocorra, já que o cirurgião toma diversos cuidados para que a cicatrização seja a ideal.

cicatrizacao hipertrofica
Veja como ela fica.

Logo, o corte, a sutura e os cuidados na recuperação da cirurgia são pensados para que a paciente tenha uma marca mais bonita, sendo comum a indicação de pomadas e fitas de silicone para impedir a formação da cicatriz hipertrófica.

Além disso, na cirurgia plástica é feito um tipo diferente de sutura, a intradérmica, que é específica para deixar a cicatriz mais bonita e discreta possível.

Justamente por haver esses cuidados, o surgimento dessas cicatrizes altas e inestéticas são raras na cirurgia plástica.

Como fica a cicatriz hipertrófica na cesárea? 

A cicatriz de cesárea hipertrófica fica parecida com a de outras cirurgias. Ela pode ocorrer, porém não é uma regra. Para evitar o aparecimento das cicatrizes inestéticas, a paciente deve tomar alguns cuidados fundamentais nos primeiros meses após o procedimento, seguindo todas as recomendações direitinho.

cicatriz hipertrofica cesarea
Essa é uma cirurgia bem propensa ao aparecimento dessas marcas.

Por ser causada por uma desordem na síntese de colágeno é possível que, com o uso da fita de silicone para cicatriz hipertrófica, pomadas e injeções, se impeça a presença dessa cicatriz. 

Além disso, da mesma forma que acontece com as cirurgias plásticas, o cirurgião poderá tomar alguns cuidados para evitar que as cicatrizes fiquem feias, como suturar de forma intradérmica.

Qual a diferença entre queloide e cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica é frequentemente confundida com o queloide, sendo a principal diferença que a primeira não ultrapassa a borda da cicatriz, enquanto o queloide continua crescendo de forma totalmente irregular. Além disso, as hipertróficas podem retrair, já o queloide não.

diferenca entre queloide cicatriz hipertrofica
Veja!

Há também outras diferenças, como:

QUELOIDECICATRIZ HIPERTRÓFICA
Geralmente aparece em negros e asiáticos ou devido à genéticaPode aparecer em qualquer pessoa
Estende-se além dos limites da cicatrizCresce somente no local da cicatriz
É mais comum surgir no ombro, tórax e orelhaPode surgir em qualquer região do corpo
Não regride com o tempoPode regredir com o tempo

Enquanto as queloides são causadas por fatores étnicos e genéticos, as cicatrizes hipertróficas são causadas por questões de fora, como os descuidos durante a recuperação e a deiscência de pontos.

Contudo, ambas são consideradas um distúrbio fibropatogênico e possuem os mesmos sintomas, como coceira e vermelhidão.

Nesse artigo, nós explicamos tudo sobre o queloide e como identificar.

Quais os principais tratamentos para cicatriz?

Os principais tratamentos para a cicatriz hipertrófica, que também funcionam como prevenção, são: fitas de silicone, pomadas e injeções com corticoides. No caso de uma cicatriz bem estabelecida, é necessário fazer a remoção desta, seguido pelo tratamento indicado.

cicatriz hipertrofica tratamento
Veja quais os principais tratamentos.

O grande objetivo do tratamento para a remoção dessas cicatrizes é impedir que elas se formem.

Diferentemente dos queloides, a cicatriz hipertrófica nem sempre irá crescer de volta, sendo necessário uma análise médica para verificar a necessidade da prevenção – que normalmente é feita.

Como funciona a fita de silicone para cicatriz hipertrófica?

A fita de silicone serve como uma barreira física para impedir que ocorra o crescimento desenfreado da cicatriz. Esse método funciona bem contra as cicatrizes hipertróficas se usada da forma correta e desde o início do tratamento.

fita silicone cicatriz hipertrofica
Será que funciona?

Uma das maiores vantagens das fitas de silicone é que elas são enriquecidas com óleo mineral que amenizam a coceira e hidratam a pele.

Seu uso é indicado até o fechamento total da cicatriz, que pode levar cerca de 3 meses.

Pomada para cicatriz hipertrófica funciona?

As pomadas para cicatrizes hipertróficas, como a contractubex, podem funcionar dependendo da intensidade da cicatrização hipertrófica e se usadas de forma correta. Isso porque o creme com corticoide para cicatriz impede a proliferação irregular do colágeno, ou seja, inibe o crescimento das cicatrizes.

pomada cicatriz hipertrofica
Esse é o melhor tratamento?

Porém, esse método deve ser indicado por um médico, já que precisam de alguns cuidados como não ter a região exposta pelo sol.

Mesmo que o creme com corticoide para cicatriz funcione em algum grau, ainda não é o tratamento mais indicado, outros são mais eficazes.

Vamos descobrir quais são?

Como é a aplicação de corticóide para cicatriz hipertrófica?

A aplicação de corticoides para impedir a cicatriz hipertrófica é a forma mais eficaz para combater essa anomalia. Ministrada através de injeções, essas aplicações inibem a proliferação de fibroblastos e de colágeno, impedindo assim o crescimento desordenado da cicatriz.

como tratar cicatriz hipertrofica
Há bons resultados com esse método.

A injeção de corticoide para cicatriz hipertrófica mais usada é a triancil, que além de impedir a hipertrofia da cicatriz ainda ajuda a amenizar os sintomas desagradáveis, como coceira e dor. 

Por ser um medicamento injetado, é indicado que seja ministrado por um profissional da área da saúde e que seu tratamento se inicie o quanto antes.

Essa indicação é necessária porque a aplicação de triancil para cicatriz hipertrófica pode causar efeitos adversos, como a retração da pele, levando a uma cicatriz atrófica.

Você sabia?

Corticóides são hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais e têm forte ação anti-inflamatória. O corticóide injetável é aplicado no local da cicatriz e é reaplicado em algumas sessões em um intervalo de poucos meses. Por ser um pouco dolorida no caso das cicatrizes mais maduras, recomenda-se o uso de uma pomada anestésica no local.

Como eliminar a cicatriz hipertrófica?

Para eliminar a cicatriz hipertrófica é necessário fazer a remoção dela através da exérese (retirada) do tecido cicatricial hipertrofiado. Após a remoção, é indicado iniciar um tratamento para prevenir que uma nova nasça no lugar.

cicatriz hipertrofica como eliminar
Veja como remover.

Por meio de uma cirurgia simples, o cirurgião plástico é capaz de remover a cicatriz indesejada. Ele usa uma técnica apurada para um novo processo de cicatrização, e a paciente é orientada à prevenção deste tipo de ocorrência.

Diferente dos queloides, na cicatriz hipertrófica não existe certeza de que uma nova anomalia nasça no lugar.

Porém, os tratamentos para cicatrizes podem acontecer como uma forma de inibir o surgimento. 

Como é a cirurgia para cicatriz hipertrófica?

A cirurgia para remover a cicatriz hipertrófica começa com a aplicação da anestesia local seguida por uma incisão nas bordas da cicatriz em formato de fuso. Após a abertura, é feita a cauterização dos vasos sanguíneos e, então, uma nova sutura intradérmica, seguida pela assepsia da região.

tratamento cicatriz hipertrofica
Veja!

A complexidade da cirurgia depende do tamanho e profundidade da cicatriz, mas de forma geral, é uma operação bem tranquila e rápida, podendo ser feita mesmo dentro da clínica e com anestesia local.

Mas atenção: Nos casos mais complexos, a cirurgia de exérese de cicatrizes só deverá ser feita em ambiente hospitalar e com o uso de anestesia peridural. E quem irá determinar isso é o cirurgião especialista.

Por isso, é necessário visitar um cirurgião plástico experiente!

Como fica o antes e depois do tratamento de cicatriz hipertrófica?

No antes e depois da cicatriz hipertrófica o tecido grosso e em relevo é removido, dando lugar a uma nova sutura que receberá os devidos cuidados para impedir o aparecimento de uma nova hipertrofia, resultando em uma cicatriz normotrófica e fina.

como prevenir cicatriz hipertrofica
Veja o antes e depois.

Em suma:

  • Depois da remoção da cicatriz anômala, é iniciado um tratamento para impedir que uma nova se forme no lugar;
  • Essa correção permite que o organismo se regenere da maneira normal e esperada;
  • E o resultado deste tratamento é uma cicatriz bonita e normotrófica, que é o ideal.

A gente sabe bem que imagens dizem tanto quanto palavras, mas que, no caso da exérese de cicatrizes, resultados e fotos dessa cirurgia nem sempre são divulgados.

Por isso, a Dream Plastic reuniu mais de 110 mil mulheres no maior grupo de cirurgia plástica do país lá no Facebook!

Nele nossas pacientes compartilham fotos, depoimentos e dicas de como ter uma cicatrização incrível, veja:

Cicatriz hipertrófica

ATENÇÃO! Esse grupo é exclusivo para mulheres e, para participar, é necessário responder algumas questões e passar por um processo de avaliação de perfil. Dessa forma, nós impedimos a entrada de fakes, homens e crianças, tornando o grupo um espaço 100% seguro e confortável.

Remover sua cicatriz hipertrófica é mais fácil do que parece!

Agora você já viu que tratar as cicatrizes hipertróficas não é lá um “bicho de sete cabeças”, muito pelo contrário, a cirurgia é bem simples e o tratamento possível.

cicatrizes hipertroficas
Veja!

Mas onde fazer o tratamento para cicatriz hipertrófica? Será que essa é a cirurgia certa para você?

Essa e outras perguntas são melhores respondidas por um cirurgião especializado, por isso, o ideal é passar em uma consulta para saber exatamente como melhorar a sua cicatriz.

Fale com um de nossos cirurgiões para saber mais sobre! É bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e agendar um horário, estamos te esperando!

Esclareça suas dúvidas!

Gostou de saber mais sobre a cicatriz hipertrófica? Então compartilhe esse conteúdo com uma amiga!