Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Pomada cicatrizante: veja as principais opções disponíveis e outros tratamentos para melhorar a sua cicatrização

Atualizado em 08/09/2023 16:41

Como ficará a aparência da cicatriz é uma preocupação de todos que já passaram ou irão passar por uma cirurgia, ou até mesmo tiveram um corte mais profundo, não é mesmo? É aí que entra a pomada cicatrizante.

Em uma rápida pesquisa no Google, podemos encontrar milhares de opções, que prometem cicatrizações aceleradas ou resultados surpreendentes.

Mas, será que elas realmente funcionam? A pomada cicatrizante pode ser usada tanto para cicatrizes que estão em desenvolvimento quanto para melhorar aquelas que já estão completamente formadas?

É muito comum ficar com dúvidas como essas, afinal, todos iríamos preferir que as nossas marcas fossem as mais discretas possíveis, ainda mais quando estamos falando de uma cirurgia plástica.

Foi pensando nisso, que nós da Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres, criamos um conteúdo exclusivo falando da pomada cicatrizante e de diversos outros tratamentos, como cicatricure, cremes e laser para melhorar ou clarear a sua cicatriz. Venha conosco e descubra exatamente como ela funciona, quando e como usar com eficácia e muito mais.

Confira:

O que é a pomada cicatrizante?
Como funciona a pomada cicatrizante?
Quando usar uma pomada cicatrizante?
Quais são os principais tipos de pomadas cicatrizantes?
Quais as melhores pomadas cicatrizantes?
Rifocina serve para cicatrização?
Creme para cicatriz funciona?
Existe algum tipo de remédio caseiro para tirar cicatriz de cirurgia?
Qual o melhor remédio para cicatrização?
Laser melhora a cicatrização?
Tem como clarear cicatriz escura?
Qual a melhor maneira de ter uma cicatriz bonita e discreta?
Realize o seu sonho sem medo!

O que é a pomada cicatrizante?

As pomadas cicatrizantes são produtos feitos com componentes específicos que auxiliam o processo de cicatrização e regeneração da pele, ou que buscam deixar as marcas o mais discretas e estéticas possíveis. São muito buscadas por quem irá passar ou passou por procedimentos cirúrgicos, além de serem ótimos para lesões, queimaduras, pancadas ou cortes.

Mulher mostrando a mão direita, com pomada cicatrizante na ponta dos dedos
Saiba o que é!

Algumas pomadas para cicatrização também costumam ajudar a evitar infecções, que atrapalham o fechamento da lesão, também causando dores e podendo resultar em cicatrizes inestéticas.

No entanto, ela é um medicamento e, por isso, não deve ser usada por conta própria, é sempre necessário uma indicação e acompanhamento médico.

 Por que surgem as cicatrizes?

As cicatrizes surgem a partir da reação do corpo ao sofrer qualquer tipo de lesão, seja um corte, ferida ou queimadura, que precisa criar uma nova camada de tecido para reparar o trauma causado. Esse processo, dependendo do caso, pode resultar em uma marquinha feita por conta da regeneração celular, que é a cicatriz.

Dedo apontando para cicatriz
Por que aparecem as cicatrizes?

Para entender melhor o processo de cicatrização do corpo, é só clicar nesse link!

Como funciona a pomada cicatrizante?

A pomada cicatrizante funciona dependendo do estágio de cicatrização em que a lesão se encontra. Ela possui em sua composição ativos que auxiliam as células do tecido a se recuperarem e regenerarem, quando usada durante o processo de cicatrização. Já para cicatrizes completamente formadas, ela busca melhorar e suavizar a sua aparência.

Mulher passando pomada para cicatriz na barriga
Entenda como ela age

Ela pode ser usada para finalidades diferentes, existem pomadas para melhorar a cicatriz e pomadas que apenas desinfectam a ferida, como iremos ver em detalhes mais para a frente. 

Quando usar uma pomada cicatrizante?

Uma pomada cicatrizante pode ser usada em momentos diferentes, dependendo de sua finalidade. Ela pode ser aplicada para a assepsia de ferimentos, outras para melhorar o processo ainda na fase inicial e evitar a formação de uma marca inestética ou para clarear ou melhorar a aparência de cicatrizes que ficaram ruins.

No entanto, assim como qualquer medicamento, é necessário buscar a indicação de um médico antes de iniciar o seu uso.

Para entender melhor qual e quando usar uma pomada para cicatriz, precisamos compreender melhor o que a influencia.

A aparência da cicatriz dependerá de alguns fatores, como se o ferimento segue as linhas de tensão da pele. Chamadas de linhas Langer, elas são linhas imaginárias que servem para guiar os cortes cirúrgicos, de modo que a incisão siga paralelamente a direção natural das fibras da pele.

Dessa maneira, a área cicatriza melhor, pois sofrerá menos tensão da pele ao seu redor e terá menores chances de alguma complicação, como a abertura dos pontos.

Apesar disso, a incisão só é feita dessa maneira quando falamos de cirurgias plásticas, que têm um resultado esteticamente bonito como objetivo. Quando falamos sobre outros tipos de cirurgias, como uma operação cardíaca, essa não será, e nem deve, ser a prioridade do cirurgião.

Outro fator que poderá influenciar na aparência da cicatriz, é o tipo de ponto dado durante o procedimento. Por via de regra, um cirurgião plástico irá usar o ponto intradérmico, para um resultado mais bonito. No entanto, ele não costuma ser feito em outras áreas, por ser mais trabalhoso.

Quando o corte é traumático, ou seja, uma lesão causada por algo fora de nosso controle, como uma queda, acidente com faca ou algo do tipo, a ferida pode ser feita em qualquer direção, gerando uma reparo cicatricial um pouco mais difícil.

A genética da pessoa também influencia muito em como a cicatriz irá ficar. Quem tem tendência a queloides, por exemplo, pode fazer um tratamento específico durante a cicatrização, para que ela não apareça.

Já a cicatriz hipertrófica, não pode ser prevista, mas pode ser evitada com certos cuidados, como falamos nessa matéria, para saber mais é só clicar no link.

Quais são os principais tipos de pomadas cicatrizantes?

Os principais tipos de pomadas para cicatrização são:

  • Pomadas cicatrizantes hidratantes: manter a hidratação é extremamente importante para que a pele tenha uma boa qualidade durante o processo de cicatrização;
  • Pomadas com corticoide: são indicadas para diminuir inflamações e para pessoas com a pele muito sensível, ou que tenham tendência a queloides;
  • Pomadas com antibiótico: muito usadas para tratar ou prevenir infecções, sendo bastante indicadas para pontos cirúrgicos, feridas mais profundas e tatuagens.
4 embalagens de pomadas para cicatriz de cirurgia diferentes
Conheça cada uma

Como pode ver, existem vários tipos de medicamento. Por isso, a indicação de um especialista é tão importante, afinal, uma pomada para cicatriz de cirurgia plástica não será a mesma de uma pomada para remover cicatriz.

Quais as melhores pomadas cicatrizantes?

As melhores pomadas cicatrizantes são as que contém os seguintes componentes:

  • Sulfato de cobre e zinco;
  • Dexpantenol;
  • Desoximetasona;
  • Fibrinolisina;
  • Acetato de clostebol com sulfato de neomicina;
  • Colagenase.
Mulher na farmácia, procurando pela melhor pomada para cicatriz na prateleira
Conheça as melhores pomadas

Se você busca por uma pomada que ajuda na cicatrização, todas elas podem ser ótimas opções. No entanto, caso queira melhorar a aparência de uma cicatriz já completamente amadurecida, outros tratamentos devem ser feitos.

Todas essas pomadas que citamos, são os nomes de seus compostos ativos. Agora, vamos dar uma olhadinha nas mais famosas, pelo seu nome comercial?

Como fica o antes e depois do cicatricure para cicatriz?

O antes e depois do cicatricure para cicatriz é uma pele mais hidratada, com uma leve melhora na cor, tamanho e textura da marca. Por ser um produto umectante, ou seja, que ajuda a pele a reter a água, ele possui maior eficácia quando usado durante a cicatrização.

Barriga com cicatriz antes e depois do cicatricure
O resultado é bem discreto

O cicatricure é conhecido por muita gente como uma pomada para sumir cicatriz, no entanto, ele não entrega um resultado satisfatório, seja para cicatrizes de cirurgia, acne ou feridas.

O cicatricure não tira cicatriz antiga (nenhum tratamento é capaz de fazer isso), mas pode ajudar que uma estética se forme no lugar.

Bepantol ajuda na cicatrização?

Bepantol ajuda na cicatrização, além de contar com um alto poder hidratante, o que também auxilia na regeneração da pele, devido ao dexpantenol, seu principal princípio ativo. No entanto, ele é eficaz apenas durante o processo de cicatrização da lesão, e não depois que a cicatriz já está formada.

Mulher com o dedo indicador esquerdo no queixo, pensando se o bepantol ajuda na cicatrização
Essa é uma ótima pomada cicatrizante!

Também é importante mencionar que a linha possui vários produtos diferentes, e que cada um tem uma finalidade. A pomada de bepantol cicatrizante é diferente do bepantol para restauração da pele facial durante a noite, por exemplo.

Kelo cote melhora a cicatrização?

Kelo cote melhora a cicatrização e auxilia na hidratação da região, por ter corticoides em sua composição, contudo, ele só deve ser usado depois que a pele estiver completamente fechada e sem pontos, mas antes que a cicatriz esteja madura.

Mulher passando kelo cote na barriga
Saiba quando usar!

Essa pomada para cicatriz é muito usada por pessoas que têm predisposição a ter queloides, como uma forma de prevenção.

O tempo de tratamento irá depender da idade da marca, quanto mais antiga, mais tempo levará, mas, entre 30 e 90 dias é possível ver um antes e depois da cicatriz com Kelo cote considerável, com uma cicatriz mais fina e discreta.

No entanto, depois de completamente formada, a pomada não consegue agir de forma eficaz na cicatriz.

Nebacetin é cicatrizante?

Nebacetin é cicatrizante, devido ao seu poder antibactericida, que ajuda na cicatrização de feridas, queimaduras e cortes, além de evitar infecções. Ao contrário da maioria, essa pomada pode ser passada enquanto a lesão ainda está aberta. 

Menina passando Nebacetin no joelho
Nebacetin pode ser passada em lesões e cortes

Rifocina serve para cicatrização?

Rifocina serve para cicatrização de lesões, feridas e queimaduras, pois é um medicamento antibacteriano. Em forma de spray, deve ser reaplicado a cada 6 ou 8 horas, para evitar inflamações, o que pode causar o retardamento ou formação de uma cicatriz inestética durante o processo de cicatrização.

Mãos com luvas azuis passando Rifocina nos dedos de mulher
O spray é antibacteriano

A rifocina é cicatrizante, porém esse não é o seu principal objetivo, e sim ser um antisséptico.

Creme para cicatriz funciona?

Creme para cicatriz pode funcionar, desde que a marca não esteja completamente madura. Ele é eficaz para evitar que a lesão infeccione e cause maiores complicações, além de evitar que ela evolua para uma cicatriz inestética. Porém, depois de formada, o creme dificilmente trará uma melhora considerável.

Mulher de toalha branca, passando creme para cicatriz no braço
O creme para cicatriz funciona enquanto ela ainda está sendo formada

Existe algum tipo de remédio caseiro para tirar cicatriz de cirurgia?

Os remédios caseiros para tirar cicatriz de cirurgia mais usados são:

  • Mel
  • Babosa
  • Cataplasma de calêndula
  • Óleo de coco
  • Compressas de camomila
  • Óleo de rosa mosqueta
  • Cúrcuma
  • Óleo de melaleuca
Mão pegando mel com colher de madeira, um dos remédios caseiros para tirar cicatriz
Ajudam durante o processo de cicatrização

Todos esses ingredientes possuem altos fatores anti-inflamatórios e hidrantes, sendo grandes aliados durante o processo de cicatrização, auxiliando como antissépticos e cicatrizantes naturais. No entanto, depois que a cicatriz está amadurecida, não terão efeitos satisfatórios.

Qual o melhor remédio para cicatrização?

O melhor remédio para cicatrização vai depender do estágio que a ferida se encontra e do tipo de ação necessária, como hidratante, anti-inflamatória ou antisséptica. Também existem produtos específicos para melhorar a cor, tamanho ou aparência de cicatrizes totalmente maduras.

No entanto, a melhor opção para a cicatrização, desde que ela esteja ocorrendo de maneira normal, é deixar que a natureza siga o seu curso e seu corpo realize o processo de forma orgânica, caso também não haja nenhuma predisposição genética que afete a cicatrização de feridas.

O melhor a se fazer é manter a lesão sempre bem limpa e ter uma dieta balanceada, rica em proteínas.

A realidade é que uma pessoa saudável não precisa de ajuda externa, como a de uma pomada cicatrizante pós-cirurgia, desde que siga todas as recomendações pós-operatórias, como não tomar sol e fumar.  

Agora, como já falamos acima, caso a pessoa tenha tendências para o surgimento de uma cicatriz anormal, como um queloide, ou alguma doença como diabetes, que dificulta a cicatrização e pode causar a abertura dos pontos, ela deve sim, realizar um tratamento específico com uma pomada boa para cicatrização.

Lembrando, que é sempre importante ter um acompanhamento médico! 

Se a cicatriz já estiver madura, mas ter aspectos nela que te incomodam, também é possível mudar a sua aparência com algumas técnicas e tratamentos, e deixá-la o mais discreta possível.

Laser melhora a cicatrização?

O laser acelera a cicatrização, pois tem ação anti-inflamatória e auxilia a síntese de colágeno, estimulando a atividade celular e regeneração do tecido lesionado, consequentemente também diminuindo a dor, quando é usado um aparelho de baixa potência, também conhecido por laserterapia ou fototerapia.

Paciente em sessão de laser na barriga, aliada a pomada cicatrizante
Alguns lasers aceleram a cicatrização

Um tratamento com o laser de CO2 para cicatriz também é uma opção para quem deseja melhorar a aparência de uma marca já madura, como em casos de queloide, cicatriz hipertrófica ou hipocrômica.

No entanto, é um procedimento mais invasivo, são necessárias muitas sessões e nem sempre o resultado é satisfatório, além de ser um tratamento demorado e bem caro.

Para se ter uma ideia, apenas uma sessão sai em média R$ 800,00.

Tem como clarear cicatriz escura?

Tem como clarear cicatriz escura através de sessões de laser ou luz intensa pulsada (LIP), além do uso de pomada e creme clareador de cicatriz. A pele pode ficar escura por diversos motivos, como exposição solar, falta de hidratação, inflamação e genética. Por isso, é essencial a avaliação de um profissional.

Mulher fazendo sessão de luz pulsada para clarear cicatriz escura no rosto
O tratamento certo irá depender do caso!

O tratamento para cicatriz escura, também chamada de cicatriz hipocrômicas, dependerá de seu tamanho, profundidade, idade e do próprio organismo da pessoa. Algumas vezes, um creme clareador será o suficiente, outras vezes é necessário um procedimento mais extenso como o LIP, e que nem sempre será capaz de entregar um bom resultado.

Qual a melhor maneira de ter uma cicatriz bonita e discreta?

A melhor maneira de ter uma cicatriz bonita e discreta irá depender do estágio de cicatrização em que se encontra. Enquanto ela ainda está se formando, o mais indicado é que busque por um dermatologista caso note algo diferente, para que possa iniciar um tratamento preventivo se necessário.

Mulher conversando com o médico se a melhor forma de ter uma cicatriz bonita é a pomada cicatrizante
Sempre consulte um profissional!

Caso ela já esteja madura, um cirurgião plástico é a melhor escolha, pois ele pode removê-la e criar uma mais estética em seu lugar. Uma cicatriz anormal, como o queloide, é um problema anatômico e, para resolver esse tipo de quadro, apenas uma cirurgia plástica é capaz de entregar um resultado rápido e eficaz.

Agora, tanto para quem está querendo melhorar a aparência de sua cicatriz com uma cirurgia de remoção tanto para quem deseja fazer uma cirurgia plástica, como uma abdominoplastia ou implante de silicone, e já está pensando em sua recuperação e como ficará a cicatriz (o que está certíssimo) é importante levar alguns fatores em consideração logo no início.

A clínica e o cirurgião plástico devem ser especializados em plástica e ter muita experiência, assim você garante que a melhor técnica será utilizada, além de estarem melhor preparados para qualquer tipo de intercorrência.

A clínica também deve oferecer a APA (avaliação pré-anestésica), com o médico anestesista, para que ele conheça seu histórico e organismo, e faça as melhores escolhas para você. Esse também é um ótimo momento para tirar dúvidas, o que te deixará mais tranquila para o dia do procedimento!

A operação deve ser feita em um hospital, pois apenas esse local é equipado com todo o necessário para garantir a sua segurança. Se o hospital for voltado para cirurgias plásticas, ainda melhor! Dessa forma, os riscos de infecção (que poderiam causar problemas internos sérios e externos na sua cicatrização) diminuem drasticamente, quando comparados a um hospital geral.

E por fim, a estrutura de pós-operatório deve ser completa. É nessa hora que o seu resultado está sendo formado, por isso, é extremamente importante que a clínica tenha os melhores protocolos, apenas use equipamentos e materiais de primeira linha, com a aprovação da Anvisa.

Além disso, uma equipe especializada completa, de médicos e enfermeiras, pronta para atender todas as suas necessidades, garante que a sua recuperação seja rápida e tranquila, e que problemas de cicatrização sejam notados e tratados rapidamente.

E como você descobre tudo isso?

É fácil, busque pelos comentários e indicações de pacientes reais que passaram pela clínica e médico!

Nós temos lá no Facebook, um grupo fechado apenas para pacientes e mulheres que desejam fazer uma plástica, trocando recomendações, dicas, fotos de resultado e muito mais.

Você não pode ficar de fora! Clique no banner abaixo e encontre mais de 110 mil mulheres que compartilham o mesmo sonho que você!

Pomada cicatrizante

Realize o seu sonho sem medo!

Mulher tomando sol de biquíni na praia, depois de um tratamento com pomada cicatrizante
É possível!

Depois de tudo isso você já deve estar confiante que, com os cuidados certos, a sua cicatrização pode ser despreocupada e leve, culminando em um resultado lindo.

Por isso, não deixe para realizar o seu sonho depois, apenas tenha em mente todas as dicas que demos e vá sem medo!

Se você está pensando ou deseja realizar uma cirurgia plástica, você precisa nos conhecer. Nós cumprimos todos os requisitos e muito mais, ainda oferecemos às nossas pacientes diferenciais como fisioterapeutas especializadas e disk enfermagem, um canal de comunicação direto que você pode usar para tirar dúvidas e receber orientações a qualquer momento, sem sair de casa.

Não é à toa que somos a clínica mais recomendada entre as mulheres, e já temos mais de 200 mil seguidores no Instagram!

Para marcar uma consulta é bem fácil, basta clicar no botão do WhatsApp e agendar o horário perfeito para a sua agenda. Venha conhecer nossa clínica, seja avaliada por um cirurgião plástico especialista e receba um orçamento especializado sem compromisso nenhum.

Te esperamos na Dream!