Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Lipomastia: saiba o que realmente funciona para eliminar a gordura no peito masculino!

Atualizado em 31/01/2024 11:39

Será que você tem lipomastia? 

A lipomastia é muito confundida com a ginecomastia, visto que ambas deixam as mamas masculinas excessivamente grandes e causam desconfortos nos homens, como baixa autoestima, isolamento e, por vezes, depressão.

Contudo, a forma de identificar a lipomastia é diferente, bem como o tratamento da lipomastia, o preço e os cuidados.

Quer descobrir se você tem essa condição? Quer saber como curar a lipomastia? Então venha conosco!

Fizemos um guia com tudo que você precisa saber sobre a lipomastia. Veja o que você encontrará aqui:

O que é lipomastia?

A lipomastia é o aumento das mamas nos homens, que acontece por causa do excesso de gordura na região. A lipomastia não traz dores, complicações médicas ou desconfortos físicos, contudo pode afetar a autoestima e o bem-estar dos homens.

Homem com lipomastia apertando a mama
Muitos homens deixam de fazer algo que gostam por conta desse volume no peito.

É comum ver homens que têm lipomastia:

  • Deixando de usar roupas mais apertadas;
  • Evitando sair com amigos;
  • Recusando convites para praias e campos;
  • Deixando de ter relações;
  • Com baixa autoestima;
  • Sentindo-se menos masculino;
  • Com depressão.

A lipomastia pode acontecer em qualquer idade: na infância, adolescência e, principalmente, em homens mais velhos.

O que é pseudoginecomastia?

A pseudoginecomastia, ou ginecomastia falsa, trata-se do aumento do volume do peito em homens. Porém não ocorre em decorrência do aumento da glândula mamária masculina, como é o caso da ginecomastia, mas, sim do aumento da gordura no peito masculino. Por isso é chamado de ginecomastia falsa, ou pseudoginecomastia.

Homem com gordura no peito masculino sem camisa, com as mãos embaixo da barriga
Portanto, se ouvir algum desses termos, não estranhe.

Geralmente, a pseudoginecomastia é causada pelo ganho de peso, acometendo não apenas homens obesos, mas também como sobrepeso. Ela pode ser identificada ao apalpar a região, que deverá ser mole, e não dura como é o caso da ginecomastia. 

E ela pode se manifestar de duas formas:

Pseudoginecomastia unilateral 

A pseudoginecomastia unilateral é quando o aumento da mama ocorre em apenas uma das mamas. É mais incomum de acontecer, porém, pode ocorrer.

Pseudoginecomastia bilateral

Pseudoginecomastia bilateral é quando o excesso de gordura se dá nas duas mamas. Ou seja, há aumento nos dois peitos. 

Qual a diferença entre lipomastia e ginecomastia?

A lipomastia é o aumento de gordura na região das mamas. Já a ginecomastia, ocorre devido ao aumento da glândula mamária, aquele órgão que, na mulher, é responsável pelo transporte de leite materno. Apesar de parecidas do ponto de vista visual, são bem diferentes na sua composição e causas. 

Duas fotos que mostram a diferença entre a ginecomastia e a gordura mamária (lipomastia)
Veja a comparação.

Como saber se tenho ginecomastia ou gordura?

É possível identificar se você tem gordura ou aumento da glândula por meio do exame físico e clínico. No exame físico, o médico avalia a consistência da região. A mama masculina com lipomastia costuma ter o tecido mole e maleável. Já o peito com hipertrofia glandular apresenta uma textura mais dura, como um caroço, e pode ficar dolorida. 

No entanto, para ter certeza do diagnóstico, o médico pode solicitar exame de ultrassom. O exame é capaz de mostrar se o crescimento anormal é devido à gordura, à glândula mamária ou aos dois. 

Ginecomastia mista: quando a mama tem ginecomastia e lipomastia

A glândula mamária tende a se desenvolver em casos em que há aumento do hormônio feminino ou gordura na região do peito. Portanto, quanto mais gordura subcutânea tiver na mama, maior a possibilidade de aumentar, também, a glândula mamária, desenvolvendo, além da lipomastia, a ginecomastia. 

Isso porque, o aumento da glândula mamária se dá em resposta ao aumento da produção de estrogênio. E boa parte dessa produção ocorre no tecido gorduroso. Desse modo, quanto mais gordura um homem tiver, maior a chance de ter também aumento na produção de estrogênio. E isso vai levar à hipertrofia mamária. 

Esse aumento de gordura e da glândula mamária se chama: ginecomastia mista.

Quais as causas da pseudoginecomastia?

Entre as principais causas da lipomastia está o aumento de peso, a obesidade, o excesso de gordura localizada – para quem tem tendência a acumular gordura na região das mamas -, o alcoolismo, o sedentarismo, o envelhecimento e algumas doenças ligadas ao sobrepeso, como diabetes e hipotireoidismo. 

Homem com obesidade, uma das causas da pseudoginecomastia, sentado na beirada da cama
São fatores que provocam o acúmulo de gordura na região do peito.

Como eliminar gordura da mama?

Exercícios, criolipólise, diminuição do álcool e dietas prometem eliminar a pseudoginecomastia, deixando a região da mama masculina mais reta. Essas alternativas surgem como uma opção para pessoas que buscam preços mais em conta e resultados rápidos. Porém, não são as estratégias mais adequadas para perder a lipomastia. 

Homem sentado no sofá fazendo exercícios para lipomastia
Vamos te dizer o porquê.

Exercícios para lipomastia funcionam?

Alguns exercícios aeróbicos, como corrida, prometem eliminar a lipomastia em homens. Porém, este é um método extremamente demorado, e que não traz resultados substanciais. 

Ao fazer exercício aeróbico, a pessoa perde gordura do corpo todo. Não tem como perder apenas a gordura do peito masculino.

E para piorar, perder gordura na região das mamas é ainda mais difícil, como mostra essa matéria da UOL.

Para ter algum efeito, você precisa persistir por muito mais tempo com os treinos. E nem sempre o resultado é o esperado. 

Para as mamas com pouca gordura, uma leve lipomastia, é até possível ter como perder a gordura do peito masculino. Porém, mamas com lipomastia mais perceptível têm resultados bem limitados.

Além disso, para quem tem lipomastia e ginecomastia, exercícios não trarão resultado algum, pois os mesmos não são capazes de reduzir ou eliminar a glândula mamária.

Lipomastia: dieta ajuda a reduzir as mamas?

Algumas pessoas acreditam que mudar a alimentação pode eliminar a lipomastia em homens. Porém, não é bem assim que funciona. 

Da mesma forma que os exercícios, dieta para lipomastia é um método bem demorado. E muitas vezes não traz resultado. O que a dieta pode fazer é evitar que se desenvolva o aumento das glândulas.

Isso porque, homens com obesidade ou sobrepeso, têm maiores possibilidades de desenvolver hipertrofia das glândulas mamárias. Portanto, se deixarem de acumular gordura evitam que o caso fique mais grave e passe a ser uma ginecomastia.

Então, de um modo geral, somente uma dieta muito rigorosa poderia ajudar a reduzir a lipomastia.

Criolipólise funciona para lipomastia?

A criolipólise promete eliminar a lipomastia por meio de baixas temperaturas. A técnica utiliza um aparelho que fica -5ºC, o que permite quebrar as células de gordura. Porém, esse é um processo bem demorado e extremamente dolorido que não traz resultados significativos. Além disso, não há comprovação científica atestando a eficácia da criolipólise para lipomastia. 

O único método realmente eficaz para eliminar gordura do peito masculino é a cirurgia de lipomastia.

Cirurgia de lipomastia

A cirurgia de lipomastia é capaz de eliminar definitivamente a gordura mamária, deixando o peitoral masculino reto, baixo e natural. Este é um método muito mais rápido, seguro e eficaz do que exercícios, dietas e criolipólise. Isso porque, ele traz resultados em pouco tempo (em 2 meses você já consegue ver resultados) e tem eficácia cientificamente comprovada. 

Como é feita a cirurgia que tem como acabar com lipomastia?

Para fazer a cirurgia de lipomastia, inicialmente é feita a anestesia. Em seguida, o cirurgião faz um pequeno corte ao redor da aréola, de 1 cm. Por meio deste corte, ele introduz uma cânula, que faz o processo de sugar a gordura da região, como em uma lipoaspiração. 

Caso o paciente apresente hipertrofia da glândula mamária, o cirurgião faz também a sua retirada por meio de um bisturi.

Como é a anestesia?

Normalmente, na cirurgia de pseudoginecomastia, é aplicada anestesia local com sedação. Porém, podem ser aplicadas também peridural com sedação. 

Quando os cirurgiões não contam com uma equipe própria de anestesistas (experientes em cirurgia plástica), e utilizam da equipe do próprio hospital, é bem provável que a anestesia escolhida seja a geral.

O ponto negativo é que a anestesia geral é mais invasiva e pode trazer alguns efeitos colaterais, como um pós-operatório mais dolorido e, em alguns casos, trombose. Portanto, procure clínicas que tenham anestesistas próprios. 

A cirurgia de pseudoginecomastia costuma durar cerca de 1h, e a cicatriz é praticamente imperceptível, tendo o tamanho do corte feito para a entrada da cânula.

Pós-operatório da lipomastia

Durante o pós-operatório de lipomastia, podem surgir hematomas e inchaços na região. Porém, em pouco tempo e utilizando os medicamentos indicados pelo médico, eles tendem a desaparecer. Para ter uma boa recuperação é essencial tomar os remédios indicados pelo seu cirurgião e seguir todas as orientações.

Alguns desses cuidados são:

  • Usar cinta compressiva por 30 dias;
  • Evitar academia por 2 meses;
  • Dirigir depois de duas semanas;
  • Trabalhar após 5 dias;
  • Tomar sol na cicatriz só após 1 ano.

Como a recuperação da lipomastia é muito semelhante com a da ginecomastia, você pode conferir algumas dicas extras para o seu pós em: pós-operatório de ginecomastia.

Lipomastia: preço da cirurgia

O preço da lipomastia varia de R$9.870,00 a R$17.380,00 (Fevereiro/2024). Essa é uma média com os valores cobrados pelas principais clínicas de cirurgia plástica de São Paulo. O preço da lipomastia pode alterar conforme a experiência do médico, o local onde a cirurgia será realizada, os cuidados pós-operatórios e o que está incluso. 

Homem de camisa azul segurando sua carteira aberta, para pagar o preço da lipomastia
O preço definitivo só pode ser consultado após avaliação médica.

Nos casos em que a cirurgia é mista, ou seja, será tirada tanto a gordura quanto a  glândula mamária, o preço cobrado é o da ginecomastia. Veja o link!

Mas, atenção, só dá para saber o valor total da cirurgia, após consulta com um cirurgião plástico. Isso é uma determinação do  Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois cada caso é único e apenas com a avaliação do médico é possível identificar qual o melhor procedimento para você e o que será necessário para a operação.

Mas você deve se atentar… 

Valores abaixo da média, podem indicar que a clínica escolhida não tem a qualidade necessária e a segurança para te atender.

Geralmente, um cirurgião só oferece um preço da cirurgia de lipomastia abaixo do mercado em casos que:

  • É recém-formado e não tem experiência no ramo;
  • Não tem resultados positivos;
  • Faz a cirurgia no próprio consultório. O que é um risco, pois cirurgia plástica deve ser feita apenas em hospital.

Mas, também não significa que você deve procurar a clínica com o valor mais alto do mercado. Afinal, existem médicos que cobram muito caro e no fim não oferecem segurança e qualidade.

Por isso, pondere, veja o que a clínica disponibiliza e seu histórico de resultados para só assim decidir fechar contrato.

Elimine definitivamente a gordura no peito masculino

Homem de bermuda na praia, sorrindo feliz depois do tratamento da lipomastia
Conquiste o peitoral que você deseja!

Se você quer eliminar definitivamente a lipomastia, então você deve fazer uma cirurgia plástica. Esse é o único método capaz de remover completamente a gordura da mama e glândula mamária.

Porém, lembre-se: você não deve fazer a sua cirurgia em qualquer lugar. 

Procure uma clínica que:

  • Ofereça diversos cirurgiões plásticos experientes e que tenha resultados comprovados;
  • Trabalhe com médicos anestesistas e equipe de enfermagem;
  • Faça cirurgias apenas em hospitais (se for um hospital voltado para cirurgia plástica, melhor ainda);
  • Ofereça uma estrutura completa do pré ao pós-operatório;
  • Entregue suporte via telefone, para que o paciente não precise sair de casa;
  • Tenha serviço de urgência e emergência 24h;
  • Seja amplamente recomendada pelas pessoas.

Sabe qual clínica atende todos esses requisitos? A Dream Plastic!

avaliação dream
Avaliação dos pacientes

Se você quer eliminar pseudoginecomastia, a lipomastia mista ou ginecomastia com segurança, qualidade e atendimento exclusivo, esse é o lugar certo.

Marque uma consulta com nossos cirurgiões e tire todas as suas dúvidas sobre a lipomastia! Basta clicar no ícone do WhatsApp e agendar um horário. 

Estaremos te esperando!

Você gostou do artigo de lipomastia? Então clique nos ícones abaixo e compartilhe com mais pessoas.