Lipomastia: saiba o que realmente funciona para eliminar a gordura no peito masculino!


Será que você tem lipomastia

 

A lipomastia é muito confundida com a ginecomastia, visto que ambas deixam as mamas masculinas excessivamente grandes e causam desconfortos nos homens, como baixa autoestima, isolamento e, por vezes, depressão.

 

Contudo, a forma de identificar a lipomastia é diferente, bem como o tratamento da lipomastia, o preço e os cuidados.

 

Quer descobrir se você tem essa condição? Quer saber como curar a lipomastia? Então venha conosco! 

 

Fizemos um guia com tudo que você precisa saber sobre a lipomastia. Veja o que você verá aqui:

 

 

Somos a Dream Plastic, a maior clínica de cirurgia plástica do Brasil, e conversamos com profissionais experientes para trazer informações seguras e confiáveis para você.

 

O que é lipomastia?

 

A lipomastia é o aumento das mamas nos homens, ocorrida pelo excesso de gordura na região. A lipomastia não traz dores ou desconfortos físicos, contudo pode afetar a autoestima e o bem-estar dos homens.

 

É comum ver homens que têm lipomastia:

 

  • Deixando de usar roupas mais apertadas
  • Evitando sair com amigos
  • Recusando convites para praias e campos
  • Deixando de ter relações
  • Com baixa autoestima
  • Sentindo-se menos masculino
  • Com depressão

 

A lipomastia pode acontecer em qualquer idade: na infância, adolescência e, principalmente, em homens mais velhos. 

 

O que é pseudoginecomastia?

 

A pseudoginecomastia, ou ginecomastia falsa, trata-se do aumento do volume do peito em homens. Porém não ocorre em decorrência do aumento da glândula mamária masculina, como é o caso da ginecomastia, mas, sim em decorrência do aumento da gordura no peito masculino. Por isso é chamado de ginecomastia falsa, ou pseudoginecomastia.

 

E ela pode se manifestar de duas formas:

 

Pseudoginecomastia unilateral 

 

A pseudoginecomastia unilateral é quando o aumento da mama ocorre em apenas uma das mamas. É mais incomum de acontecer, porém, pode ocorrer.

 

Pseudoginecomastia bilateral

 

Pseudoginecomastia bilateral é quando o excesso de gordura se dá nas duas mamas. Ou seja, há aumento nos dois peitos. 

 

Qual a diferença entre lipomastia e ginecomastia?

 

A lipomastia é o aumento de gordura na região das mamas. Já a ginecomastia, ocorre devido ao aumento da glândula mamária, aquele órgão que, na mulher, é responsável pelo transporte de leite materno. Apesar de parecidas, do ponto de vista visual, são bem diferentes na sua composição. 

 

Como saber se tenho ginecomastia ou gordura?

 

É possível identificar se você tem gordura ou aumento da glândula por meio do exame físico e clínico. Por meio do exame físico, o médico busca avaliar a consistência da região. Mama masculina com lipomastia costuma ter o tecido mole e maleável. Já o peito com hipertrofia glandular apresenta uma textura mais dura, como um caroço, e geralmente vem acompanhada de dores. 

 

No entanto, para ter certeza do diagnóstico, o médico pode solicitar exame de ultrassom.

 

O exame é capaz de mostrar se o crescimento é devido à gordura, à glândula mamária ou aos dois. 

 

Ginecomastia mista: quando a mama tem ginecomastia e lipomastia

 

A glândula mamária tende a se desenvolver em casos em que há aumento do hormônio feminino ou gordura na região do peito. Portanto, quanto mais gordura subcutânea tiver na mama, maior a possibilidade de aumentar, também, a glândula mamária, desenvolvendo, além da lipomastia, a ginecomastia. 

 

Isso porque, o aumento da glândula mamária se dá em resposta ao aumento da produção de estrogênio. E boa parte dessa produção ocorre no tecido gorduroso. Desse modo, quanto mais gordura um homem tiver, maior a chance de ter também aumento na produção de estrogênio. E isso vai levar à hipertrofia mamária. 

 

Esse aumento de gordura e da glândula mamária se chama: ginecomastia mista. 

 

Quais as causas da pseudoginecomastia?

 

Entre as principais causas da lipomastia está o aumento de peso, a obesidade, o excesso de gordura localizada – para quem tem tendência a acumular gordura na região das mamas -, o alcoolismo, o sedentarismo, o envelhecimento e algumas doenças ligadas ao sobrepeso, como diabetes e hipotireoidismo. 

 

Como eliminar gordura da mama?

 

Exercícios, dietas e o tratamento com criolipólise prometem ter como eliminar a pseudoginecomastia, deixando a região da mama masculina mais reta. Essas alternativas surgem como uma opção para pessoas que buscam preço baixo e resultados rápidos. Porém, não são as estratégias mais adequadas para perder lipomastia

 

Exercícios para lipomastia funcionam?

 

Alguns exercícios aeróbicos, como corrida, prometem eliminar a lipomastia em homens. Porém, este é um método extremamente demorado, e que não traz resultados substanciais. 

 

Ao fazer exercício aeróbico, a pessoa perde gordura do corpo todo. Não tem como perder a gordura do peito masculino especificamente. 

 

E para piorar, perder gordura na região das mamas é ainda mais difícil, como mostra essa matéria da UOL.

 

Para ter algum resultado, você precisa persistir por muito mais tempo com os treinos. E nem sempre o resultado é o esperado. 

 

Para as mamas com pouca gordura, uma leve lipomastia, é até possível ter como perder a gordura do peito masculino. Porém, mamas com lipomastia mais perceptível têm resultados bem limitados.

 

Além disso, para quem tem lipomastia e ginecomastia, exercícios não trarão resultado algum, pois não são capazes de reduzir ou eliminar a glândula mamária. 

 

Lipomastia: dieta ajuda a reduzir as mamas?

 

Algumas pessoas acreditam que mudar a alimentação pode eliminar a lipomastia em homens. Porém, não é bem assim que funciona.

 

A maioria dos homens que têm pseudoginecomastia estão acima do peso ou são obesos. Portanto, acreditam que se fizer dieta e emagrecer, terão como tratar a pseudoginecomastia. 

 

É mais fácil falar do que fazer. 

 

Assim como os exercícios, dieta para lipomastia é um método bem demorado. E muitas vezes não traz resultado. O que ele pode fazer é, no caso de homens que tem apenas lipomastia, evitar que venha a se desenvolver o aumento das glândulas. 

 

Lembra o que dissemos lá em cima? Homens com obesidade ou sobrepeso, têm maiores possibilidades de desenvolver hipertrofia das glândulas mamárias.E, portanto, se deixarem de acumular gordura evitam que se desenvolva até esse nível. 

 

Então, de um modo geral, somente uma dieta muito rigorosa poderia ajudar a reduzir a lipomastia.

 

Criolipólise funciona para lipomastia?

 

A criolipólise promete eliminar a lipomastia por meio de baixas temperaturas. A técnica utiliza um aparelho que fica -5ºC, o que permite quebrar as células de gordura. Porém, esse é um processo bem demorado e extremamente dolorido que não traz resultados significativos. Além disso, não há comprovação científica atestando a eficácia da criolipólise para lipomastia

 

O único método realmente eficaz para eliminar gordura do peito masculino é a cirurgia de lipomastia

 

Cirurgia de lipomastia

 

A cirurgia de lipomastia é capaz de eliminar definitivamente a gordura mamária, deixando o peitoral masculino reto, baixo e natural. Este é um método muito mais rápido, seguro e eficaz do que exercícios, dietas e criolipólise. Isso porque, ele traz resultados em pouco tempo (em 2 meses você já consegue ver resultados) e tem eficácia cientificamente comprovada. 

 

Como é feita a cirurgia que tem como acabar com lipomastia?

 

Para fazer a cirurgia de lipomastia, inicialmente é feita a anestesia. Em seguida, o cirurgião faz um pequeno corte ao redor da aréola, de 1 cm. Por meio deste corte, ele introduz uma cânula, que faz o processo de sugar a gordura da região.

 

Caso o paciente apresente hipertrofia da glândula mamária, o cirurgião faz também a retirada da mesma por meio de um bisturi. 

 

Como é a anestesia?

 

Normalmente, na cirurgia de pseudoginecomastia, é aplicada anestesia local com sedação. Porém, podem ser aplicadas também peridural com sedação. 

 

Cirurgiões que não contam com equipe própria de anestesistas (experientes em cirurgia plástica), e se utilizam da equipe do própria do hospital, é bem provável que a anestesia escolhida seja a geral.

 

O ponto negativo é que a anestesia geral é mais invasiva e pode trazer alguns efeitos colaterais, como mais dores e, em alguns casos, trombose. Portanto, procure clínicas que tenham anestesistas próprios. 

 

A cirurgia de pseudoginecomastia costuma durar cerca de 1h, e a cicatriz é praticamente imperceptível, tendo o tamanho do corte feito para a entrada da cânula.

 

Pós-operatório da lipomastia

 

Durante o pós-operatório de lipomastia, podem surgir hematomas e inchaços na região. Porém, em pouco tempo, e utilizando os medicamentos indicados pelo médico, eles tendem a desaparecer. Para ter uma boa recuperação é essencial tomar os remédios indicados pelo seu cirurgião e seguir todas as orientações.

 

Alguns desses cuidados são:

 

  • Usar cinta compressiva por 30 dias
  • Evitar academia por 2 meses
  • Dirigir depois de duas semanas
  • Trabalhar após 5 dias
  • Tomar sol na cicatriz após 1 anos

 

Como a recuperação da lipomastia é muito semelhante com a da ginecomastia, você pode conferir algumas dicas extras para o seu pós em: pós-operatório de ginecomastia

 

Lipomastia: preço da cirurgia

 

O preço da Lipomastia varia de R$8.650,00 a R$17.380,00 (Novembro/21). Essa é uma média com os valores cobrados pelas principais clínicas de cirurgia plástica de São Paulo. O valor da lipomastia varia conforme a experiência do médico, o local onde a cirurgia será realizada, os cuidados pós-operatórios, o que está incluso e muito mais. 

 

Infelizmente clínicas e cirurgiões não podem divulgar o preço da lipomastia. Essa é uma determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Por isso, o valor definitivo só pode ser conferido após consulta médica.

 

O valor da lipomastia é o mesmo de uma lipo de região, visto que, a cirurgia é uma lipoaspiração em uma região específica. Você pode conferir o preço em: quanto custa uma lipo.

 

Já o preço para retirada da glândula mamária você pode conferir aqui.

 

E o preço da lipo mista, é o valor da ginecomastia. Confira no link!

 

Mas você deve se atentar… 

 

Valores abaixo das médias que apresentamos nos links acima, podem indicar que a clínica escolhida não tem a qualidade necessária e a segurança para te atender. 

 

Geralmente, um cirurgião só oferece valores abaixo do mercado porquê:

 

  • É recém-formado e não tem experiência no ramo;
  • Não tem resultados positivos;
  • Faz a cirurgia no próprio consultório. O que é um risco. Cirurgia plástica deve ser feita apenas em hospital. 

 

Mas não significa que você deve procurar a clínica com o preço mais alto do mercado. Afinal, também existem médicos que colocam o preço lá em cima e no fim não oferecem segurança e qualidade. 

 

Portanto, se atente na hora de escolher a clínica médica. Nos links acima trouxemos algumas dicas para você saber como escolher o melhor lugar para a sua cirurgia. 

 

Elimine definitivamente a gordura no peito masculino

 

Se você quer eliminar definitivamente a lipomastia, então você deve fazer uma cirurgia plástica. Esse é o único método capaz de eliminar completamente a gordura da mama e glândula mamária. 

 

Porém, como dissemos acima, você não deve fazer a cirurgia em qualquer lugar. Procure uma clínica que:

 

  • Ofereça diversos cirurgiões plásticos experientes e que tenha resultados comprovados
  • Trabalhe com médicos anestesistas e equipe de enfermagem
  • Faça cirurgias apenas em hospitais (se for hospital votado para cirurgia plástica, melhor ainda)
  • Tenha estrutura completa
  • Entregue suporte via telefone, para que o paciente não precise sair de casa
  • Tenha serviço de urgência e emergência 24h
  • Seja amplamente recomendada pelas pessoas

 

Sabe qual clínica atende todos esses requisitos? A Dream Plastic! 

 

Se você quer eliminar pseudoginecomastia, a lipomastia mista ou ginecomastia com segurança, qualidade e atendimento exclusivo, esse é o lugar certo. 

 

Não acredita?

 

Então marque uma consulta com nossos cirurgiões e comprove! Clique no ícone do WhatsApp, no topo da tela. 👆

 

Você gostou do artigo de lipomastia? Então clique nos ícones abaixo e compartilhe com mais pessoas. 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!