Muitos homens sofrem com os peitos grandes. Essa característica pode fazer com que se sintam mal com a sua aparência e evitem usar determinadas roupas ou até mesmo ir à praia. Por isso, se você passa por essa condição, saiba que o tratamento para ginecomastia pode ser a solução para os seus problemas.
Existem diversos fatores que prometem curar a ginecomastia naturalmente. Mas será que o tratamento sem cirurgia, com exercícios, gelos e ervas realmente podem ajudar?
É isso que você vai descobrir aqui!
Mostraremos quais os tipos de tratamentos para ginecomastia que existem, o que realmente é efetivo e o que não é. Veja quais fatores analisaremos:
- Como acabar com a ginecomastia naturalmente?
- Qual o melhor tratamento natural para ginecomastia?
- Qual médico trata ginecomastia?
- Quais são os exercícios para ginecomastia masculina?
- Existe tratamento para ginecomastia infantil?
- Qual o tratamento para ginecomastia na adolescência?
- Quais são os alimentos que ajudam a tratar ginecomastia?
- A dieta para ginecomastia funciona?
- Tem como acabar com a ginecomastia de forma natural usando gelo?
- Remédios para ginecomastia
- Diga adeus para a ginecomastia!
Bora conferir?
Como acabar com a ginecomastia naturalmente?
Existem vários métodos que prometem eliminar a ginecomastia naturalmente por meio de exercícios, dietas, temperos (há indícios de que açafrão cura ginecomastia) e remédios. Todos trazem a promessa de curar as mamas femininas em homens, deixando-as retinhas, sem caroços ou protuberâncias.
Mas, será que esses métodos realmente funcionam?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% dos homens sofrem com a ginecomastia. Essa condição deixa as mamas maiores, proeminentes, aparecendo sob as roupas e em alguns casos, semelhantes às mamas femininas.
Isso afeta tanto a autoestima do homem como seu bem estar. Só quem sofre com ginecomastia sabe como é passar por isso.
Alguns homens, por exemplo, por vergonha do peito ou por se sentirem menos masculinos, deixam de ir para a praia com amigos, de usar blusas mais coladas (como as de academia) ou mesmo de ter relações.
É inevitável. Logo que o homem com ginecomastia se olha no espelho, já vem o pensamento: “Será que vão rir de mim?”, “Vão achar que tenho peitos de mulher?”.
Sem mencionar que, em alguns casos, a mama grande pode causar dores e desconfortos.
Se você se identificou, fique calmo, pois a notícia boa é que tem como tratar ginecomastia.
Qual o melhor tratamento natural para ginecomastia?
O primeiro passo para tratar a ginecomastia de forma natural é eliminar o fator de causa. Ou seja, o que fez você ficar com as mamas grandes. Existem dois tipos de agentes, o desequilíbrio hormonal, com o aumento de estrogênio e a obesidade.
O que faz as mamas crescerem são os hormônios femininos. Quando em excesso nos homens, fazem com que a glândula mamária (aquele órgão que, na mulher, é responsável pela produção do leite) aumente, deixando o peito masculino mais proeminente.
Então, antes de iniciar qualquer tratamento de ginecomastia, você deve eliminar os fatores que fazem com que os hormônios femininos cresçam.
Normalmente, obesidade e anabolizantes são as principais causas do crescimento das mamas nos homens. Mas, não são as únicas, estresse e tumores, por exemplo, podem gerar isso.
Entretanto, atenção: eliminar o fator de causa não reduzirá ou acabará com a ginecomastia de forma natural. Seu único efeito no corpo é fazer com que a mama pare de crescer e até desinche um pouco.
Por isso, esse é o primeiro passo para o tratamento da ginecomastia.
Inicialmente, você deve eliminar o que está aumentando a mama, para que ela pare de continuar a crescer. Em seguida, você deve buscar o tratamento definitivo.
Qual médico trata ginecomastia?
O médico responsável por identificar a ginecomastia e o seu fator de causa de forma clínica é o endocrinologista. O profissional avalia o paciente e a sua rotina para entender o que pode estar provocando o aumento do peito masculino.
Ao identificar a causa, já é possível saber o que eliminar do dia a dia, para evitar que a mama continue a aumentar.
Já, nos casos em que há necessidade de intervenção cirúrgica para a redução das mamas masculinas, o médico responsável pelo tratamento da ginecomastia é o cirurgião plástico.
Quais são os exercícios para ginecomastia masculina?
A combinação de exercícios aeróbicos e musculação prometem reduzir o peito masculino. Uma boa alternativa é fazer corridas, caminhadas, levantamento de peso e flexões. Os exercícios podem contribuir para reduzir a obesidade e a proporção de tecido gorduroso no organismo.
Além disso, todos esses exercícios farão com que o processo de conversão da testosterona em estrogênio seja reduzido, impedindo a mama de continuar a crescer.
Abaixo separamos algumas opções de exercícios que prometem reduzir a mama masculina:
Supino com Halteres
Para fazer esse exercício, eleve os halteres até que fiquem posicionados sobre a linha do peitoral. Depois, traga-os em direção aos mamilos. Ao tocar na região, movimente novamente para cima, repetindo o movimento.
O ideal é começar levantando 2kg em cada braço. Você deve aumentar a carga conforme o tempo for passando.
Corrida e caminhada
Esses são excelentes aliados para a perda de gordura. E o melhor, você não precisa ir para a academia para fazer.
Você pode fazer 15 minutos de corrida ou caminhada todos os dias. E se quiser aumentar mais a dificuldade, pode trocar exercícios por descer e subir escadas também.
Crossover
Para esse exercício puxe as polias para frente do corpo até que as mãos se toquem. Depois retorne as mãos até a linha dos ombros.
Repita esse movimento.
Esses são alguns dos exercícios que prometem eliminar a ginecomastia. Mas, será que eles realmente trazem o resultado esperado?
Exercícios para ginecomastia funcionam?
Exercícios para diminuir a ginecomastia não são eficazes. Isso porque, o objetivo dos exercícios é eliminar a gordura e definir o corpo. Porém, a glândula mamária não é gordura. Portanto, não pode ser eliminada apenas com exercícios físicos.
Algumas pessoas acreditam que tem como reduzir a mama masculina com musculação, ou mesmo usar exercícios para diminuir a ginecomastia. Porém, isso não é possível. Na verdade, se você definir o peitoral, a glândula pode ficar ainda mais destacada na pele esticada, mesmo em ginecomastia leve.
Exercícios podem apenas ajudar a diminuir a lipomastia, se for de grau bem leve.
Lipomastia é o excesso de gordura na mama. Normalmente ela é confundida com ginecomastia, visto que também deixa a mama grande.
Porém, mesmo sendo gordura, existe uma grande dificuldade em eliminá-la do peito. A gordura da mama masculina é a mais árdua de perder. Em uma hierarquia, ela era a última do corpo a reduzir.
Portanto, para ter algum resultado, você precisaria treinar e se exercitar muito, por um longo tempo, perdendo gordura de modo geral para, só então, perder a gordura no peito. Lembrando que, mesmo assim, a quantidade reduzida pode não ser suficiente para o resultado que você espera.
Além disso, se você tiver gordura na mama e excesso de glândula mamária, apenas exercícios para diminuir a ginecomastia e a lipomastia não serão eficazes.
Existe tratamento para ginecomastia infantil?
Cerca de 60 a 90% dos bebês desenvolvem ginecomastia. Nesses casos, não é preciso se preocupar em procurar como curar a ginecomastia infantil, pois em recém-nascidos ela tende a desaparecer em 1 mês, no máximo.
Porém, você pode ir a um pediatra para que ele avalie a situação e veja se, realmente, não há necessidade de iniciar algum tratamento para ginecomastia.
Qual o tratamento para ginecomastia na adolescência?
Na adolescência, normalmente é possível eliminar ginecomastia de forma natural. Assim como em crianças, a ginecomastia tende a se desenvolver em boa parte dos adolescentes. Ela surge aos 14 anos e tende a desaparecer em torno dos 17/19 anos.
Porém, cerca de 5 a 15% dos meninos continuam com a ginecomastia mesmo após passar pela idade limite. Neste caso, pode ser necessário procurar um tratamento para ginecomastia, pois ela não vai mais desaparecer naturalmente.
Quais são os alimentos que ajudam a tratar ginecomastia?
Algumas ervas prometem eliminar a glândula mamária. É o caso do tempero indiano para ginecomastia, açafrão da terra e cúrcuma. Esses alimentos são funcionais, o que pode ajudar a reduzir o estrogênio. Portanto, podem evitar que a mama continue a aumentar. Porém, não podem eliminar a glândula mamária.
Fora isso, uma atenção especial deve ser dada na relação da ginecomastia com a soja!
Isso porque, de certo modo, a “soja dá ginecomastia”. O grão possui em sua composição alguns elementos que promovem a produção de estrogênio (hormônio feminino). E, como dissemos antes, este hormônio leva à ginecomastia.
Então, quanto mais soja você consumir, maior a chance de desenvolver glândula mamária.
A dieta para ginecomastia funciona?
A dieta para ginecomastia, assim como exercícios aeróbicos, vai reduzir a gordura. E como sabemos, a glândula mamária não é gordura. Portanto, por mais que você emagreça e perca gordura na região da mama, ela não será eliminada.
O tratamento para ginecomastia com dieta pode funcionar para casos bem leves de lipomastia apenas. Ou seja, quando há um leve acúmulo de gordura na mama.
A dieta é um dos principais tratamentos para a obesidade. Portanto, pode ajudar a evitar que o quadro de ginecomastia piore.
Tem como acabar com a ginecomastia de forma natural usando gelo?
Não tem como tratar ginecomastia com gelo. Algumas pessoas acreditam que ao utilizar o gelo, é possível quebrar as células de gordura e diminuir a mama. Porém, isso não é possível, mesmo com aparelhos como a criolipólise, que usam temperaturas abaixo de 5º C para congelar a gordura. Afinal, a glândula é um órgão, não tecido gorduroso.
Porém, na ginecomastia, o tratamento com gelo pode ajudar a reduzir as dores e desconfortos causados pela glândula mamária.
Portanto, se estiver com dor, aplique compressas frias na região. Os tecidos serão contraídos e a dor será reduzida.
Remédios para ginecomastia
Em alguns casos tem como curar ginecomastia naturalmente com remédio. Ao identificar o crescimento das mamas, o médico pode receitar alguns medicamentos para tentar reduzir o tamanho. Normalmente, é indicado apenas para casos em que a ginecomastia seja bem leve e inicial.
Porém, na maioria dos casos, o tratamento com remédios para ginecomastia não funcionam para a solução total do problema e levam a resultados mínimos.
O método definitivo para eliminar a ginecomastia!
A cirurgia de ginecomastia é o tratamento certo para quem deseja eliminar de vez a glândula mamária e conquistar o peitoral masculino. Isso porque, ao contrário dos outros métodos, que apenas vão reduzir a gordura do corpo, a cirurgia é capaz de remover completamente a glândula mamária, o que, inclusive, impede que ela volte a aparecer.
Para fazer a cirurgia de ginecomastia, o cirurgião faz um pequeno corte na região da aréola. Em seguida, com a ajuda de um bisturi, ele retira a glândula mamária do corpo. Para finalizar, é feita a sutura na região e os curativos são adicionados.
Nos primeiros dias após a cirurgia, a região das mamas pode ficar um pouco mais inchada e com hematomas. Mas, tomando os medicamentos prescritos pelo médico no pós-operatório da ginecomastia, eles tendem a desaparecer em poucas semanas.
O resultado da ginecomastia aparece definitivamente após o segundo mês. O peito fica reto e baixo sem caroços ou elevações.
Porém, além da melhora na estética, há outras mudanças positivas que esse tratamento para ginecomastia traz: os incômodos, as dores, o desconforto ao colocar determinadas roupas, o medo e a vergonha deixam de existir completamente.
Diga adeus para a ginecomastia
Agora que você já sabe que métodos como dietas, exercícios, criolipólise ou até mesmo medicamentos não são totalmente efetivos para o tratamento da ginecomastia, invista no que realmente trará resultados.
A cirurgia de ginecomastia pode ser a solução ideal para você se sentir bem novamente e perder a vergonha de ficar sem camisa ou usar determinadas roupas.
Faça essa transformação por você e pelo seu bem estar! Na Dream Plastic conseguimos te ajudar a transformar esse sonho em realidade, com suporte e acompanhamento de qualidade.
Marque uma consulta com um dos nossos médicos e receba o diagnóstico correto do seu caso, para saber se possui ginecomastia ou não e qual o melhor tratamento para a sua situação.
Basta clicar no ícone do WhatsApp e agendar a sua consulta. 😉
Estamos te esperando!