Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Qual o melhor remédio para ginecomastia? Analisamos os 5 principais medicamentos para reduzir a mama masculina!

Atualizado em 28/07/2023 16:10

Será que remédio para ginecomastia funciona?

Diversos medicamentos prometem evitar ou reduzir o crescimento das mamas nos homens. Por isso, são muito buscados por homens que começaram a apresentar crescimento nos peitos, e por rapazes que estão começando a tomar anabolizantes, mas não querem ter efeitos colaterais.

Mas, será que o remédio para ginecomastia traz resultado? Será que é possível fazer tratamento da ginecomastia sem cirurgia?

É isso que você vai descobrir!

Analisamos os principais tipos de remédio para ginecomastia e vamos te dizer quais funcionam.

Preparado?

Antes, veja o que preparamos para você:

Bora descobrir quais desses remédios tem como diminuir a ginecomastia?

Quais são os principais remédios para ginecomastia?

Os principais remédios para ginecomastia são: Tamoxifeno, Letrozol, Anastrazol, Dostinex e Clomifeno. Esses medicamentos prometem eliminar e diminuir o crescimento das mamas nos homens, bem como evitar ginecomastia por esteróides ou medicamentos, algo comum em determinados casos.

medicamento ginecomastia
Saiba quais são os principais remédios.

A ginecomastia é o crescimento da glândula mamária nos homens. Além de deixar a mama grande, essa condição pode ser responsável por dores e inchaços na região do peito.

O crescimento da mama masculina ocorre quando o organismo transforma o excesso de testosterona do corpo masculino em estrogênio (hormônio feminino). Esse processo é uma reação química chamada de aromatização. E esse processo é viabilizado por uma enzima chamada aromatase.

A principal causa do crescimento da glândula em homens são os esteróides anabolizantes. Isso porque, eles provocam o aumento excessivo de testosterona no corpo. Porém, além dos esteróides, há outros fatores que podem causar esse distúrbio hormonal nos homens, como:

  • Determinados medicamentos;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Alguns antidepressivos;
  • Obesidade – quanto mais gordura houver na região mamária, maior será o processo de aromatização;
  • Tratamentos para câncer.

No tratamento para ginecomastia, os remédios podem ser indicados para estabilizar os hormônios que estão desregulados. Por isso, é comum ver homens que começaram a utilizar anabolizantes investindo em remédios contra ginecomastia como forma de prevenção, e outros usando como tratamento para diminuir a ginecomastia já existente. 

Você está em uma dessas duas categorias? 

Então continue lendo para descobrir qual remédio para ginecomastia é o mais indicado para o seu caso.

1. Tamoxifeno para homens com ginecomastia funciona?

Depende. O tamoxifeno, quando usado para prevenir o aumento de mama em homens que fazem uso de esteroides anabolizantes, pode trazer alguns resultados em pouco tempo. Porém, quando usado como medicamento para ginecomastia masculina em homens que já tem peito gordo, não é eficiente. E mais, pode trazer efeitos colaterais.

tamoxifeno ginecomastia
Saiba se o Tamoxifeno funciona.

O medicamento Tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer de mama em mulheres. 

Porém, como ele tem ação anti-estrogênica, ou seja, pode bloquear a ação do hormônio feminino (estrógeno) no organismo, muitos homens fazem seu uso com esperança de eliminar ginecomastia sem precisar de cirurgia. 

Entretanto, o medicamento não é a melhor opção para o crescimento da mama masculina. 

Em homens que desejam prevenir o aumento da glândula mamária ele pode funcionar por um tempo, porém, não é definitivo. 

E para homens que têm aumento da glândula mamária bem leve, é possível verificar apenas uma melhora superficial, mas não o total desaparecimento da mama masculina. 

Isso porque, o remédio não tem capacidade de reduzir ou desfazer a glândula mamária quando ela já está avançada. 

Mas, atenção: independentemente do uso, seja para prevenir o aumento da mama masculina, como para reduzir, o remédio pode trazer efeitos colaterais sérios, bem como diminuir a líbido.

Afinal, como dissemos acima, ele não é um medicamento próprio para mama masculina, mas sim para câncer de mama.  

Por isso, só deve ser utilizado se for indicado por um médico. 

2. Letrozol: para que serve?

O Letrozol é um medicamento utilizado para tratamento de câncer de mama inicial e em mulheres que já passaram pela menopausa. Esse remédio age como inibidor de aromatase. Ou seja, consegue reduzir o nível de estrogênio nos homens. 

dieta pre operatoria
Saiba mais sobre o Letrozol.

Algumas pessoas acreditam que o Letrozol para homens consegue acabar com o crescimento da mama em homens ou mesmo evitar que haja o aumento do peito.

Porém, assim como o Tamoxifeno, o Letrozol não é um remédio para curar ginecomastia. Sendo assim, esse medicamento NÃO vai alcançar o efeito desejado por homens com peito grande.

E mais, usado incorretamente, o Letrozol para homens pode trazer efeitos colaterais, como vômitos, diarreia, cansaço, aumento da transpiração, osteoporose, entre outros. 

3. Como funciona o Anastrozol para ginecomastia?

O Anastrozol é um medicamento para tratamento de câncer. Porém, como ele reduz o nível de estrogênio, hormônio feminino responsável pelo crescimento da glândula mamária, algumas pessoas tendem a usar o Anastrozol para ginecomastia. Mas, isso é perigoso!

diminuir ginecomastia
O Anastrozol funciona?

Usar o medicamento sem orientações médicas pode trazer reações adversas, como náuseas, cefaleia, artrite e dor de cabeça. 

Além disso, o Anastrozol não tem como acabar com o crescimento da mama masculina. Portanto, mesmo que você utilize, seu efeito não será o que você espera: um peito reto e sem elevações. 

4. Para que serve o remédio Dostinex?

O Dostinex é um medicamento usado por mulheres para impedir a produção da prolactina. Quando em excesso, a prolactina pode causar infertilidade e alterações no ciclo menstrual. Porém, como o medicamento é capaz de bloquear os estrógenos, acaba sendo muito utilizado por homens que procuram como diminuir ginecomastia. 

como acabar ginecomastia
Descubra se o Dostinex funciona.

Porém, assim como nos casos anteriores, não é recomendado o uso do Dostinex para reduzir a ginecomastia, ou mesmo impedir que ela venha a acontecer. 

Isso porque, mesmo que traga resultados, serão mínimos comparados com os efeitos colaterais que o medicamento pode trazer para a sua saúde e seu corpo. 

5. Clomifeno para homens funciona?

O Clomifeno para ginecomastia pode trazer resultados, porém serão mínimos, e visíveis apenas em casos de aumento de glândula mamária leve, que seja bem recente. Isso porque, o objetivo do Clomifeno não é diminuir o peito masculino, e sim, combater o câncer de mama em mulheres. 

clomifelo homens tomar
Será que o Clomifeno funciona em homens?

Porém, devido a sua capacidade de bloquear o hormônio feminino, alguns homens passaram a aderir a esse medicamento para evitar e tratar ginecomastia masculina. 

No entanto, por se tratar de um medicamento para câncer de mama, pode trazer consequências para o homem. Principalmente se usado sem recomendação médica. 

Atenção: de modo geral, os remédios não podem acabar com o peito grande em homens… O único efeito que medicamentos trazem no corpo masculino, é impedir que o peito continue a crescer. 

Eles podem ser indicados pelos médicos em casos iniciais de crescimento da glândula mamária em homens, quando a mama ainda está bem pequena, para que ela não se desenvolva para um quadro mais sério. 

Mas, você deve tomar apenas os medicamentos prescritos pelo médico. Jamais deve se automedicar!

Quais remédios que causam ginecomastia?

Alguns remédios são conhecidos por causar ginecomastia, é o caso do espironolactona, finasterida, e dutasterida. Geralmente são medicamentos utilizados para tratar outros problemas, calvície, aumento da próstata e hipertensão. Você pode entender melhor sobre eles abaixo. 

ginecomastia medico procurar
Saiba como acabar com as mamas masculinas definitivamente.

Espironolactona causa ginecomastia?

Quando usado em doses altas e com frequência, o medicamento espironolactona pode causar ginecomastia. Este medicamento é um diurético usado para tratamento de hipertensão, calvície e próstata. Porém, ele faz com que a produção de estrogênio aumente.

Em casos iniciais, ao parar o tratamento com o espironolactona, é possível reverter o aumento da mama. Porém, em casos mais avançados da ginecomastia dificilmente é possível reverter o crescimento do peito. 

Finasterida pode causar ginecomastia?

Sim, um dos efeitos colaterais do Finasterida é a ginecomastia. O medicamento é utilizado para tratar calvície e próstata. Porém sua ação no organismo faz com que a produção de estrogênio aumente, o que provoca o aumento da mama. Uma boa alternativa é falar com seu médico para que ele possa prescrever outro remédio para combater a ação do Finasterida na mama.

Dutasterida promove a ginecomastia?

Sim! O Dutasterida tem um mecanismo de ação parecido com o do Finasterida, ou seja, ele provoca o aumento do estrogênio no corpo, o que leva ao crescimento do peito em homens. 

O Dutasterida é um medicamento usado para tratamento de próstata, e, além de causar aumento da mama, ele pode provocar a perda da líbido no homem.

Infelizmente, uma vez tendo adquirido ginecomastia por meio do Dutasterida, é mais difícil reverter. 

Durateston causa ginecomastia?

Sim! A Durateston é um dos principais causadores de ginecomastia em homens. Isso porque, se trata de um anabolizante que aumenta a quantidade de testosterona no corpo. Uma parte dessa testosterona será convertida em estrogênio, causando então o aumento da glândula mamária. 

Na realidade, todos os esteróides anabolizantes vão levar ao aumento do peito masculino, se forem usados por tempo prolongado. Entre os anabolizantes mais conhecidos e usados, além do Durateston, estão Oxandrolona, Stanozolol, Deposteron e Deca Durabolin.

Infelizmente, muitos homens passam a utilizar anabolizantes para facilitar o crescimento dos músculos. Porém, isso é perigoso!

Os anabolizantes podem trazer diversos efeitos colaterais além do aumento do peito em homens, como: acnes, calvície, retenção de líquido, tumores e trombose

Por isso, o mais recomendado é parar de usar anabolizante. 

Como diminuir a ginecomastia definitivamente?

O único método de como eliminar ginecomastia definitivamente, ou mesmo evitar o aumento do peito masculino, é com a cirurgia de ginecomastia. O procedimento cirúrgico é o único capaz de retirar completamente a glândula mamária.

Remédios para acabar com a ginecomastia, exercícios, dietas e outros tratamentos para ginecomastia naturais não funcionam para evitar o crescimento das mamas ou diminuí-las. Isso porque, o efeito destes métodos no organismo é apenas impedir que a mama continue a crescer.

Eles não têm como desfazer a glândula mamária ou cortá-la fora. Apenas a cirurgia tem como diminuir o peito masculino…

Se, além da glândula hipertrofiada, existir excesso de volume na mama, o paciente poderá tratar com a cirurgia de lipomastia. Clique no link para saber como funciona. 

Cirurgia para diminuir a mama masculina: o verdadeiro remédio para ginecomastia

O melhor remédio para a mama masculina grande é definitivamente a cirurgia plástica. Tanto para quem tem o peito grande, como para quem deseja evitar o crescimento das mamas.

ginecomastia eliminar
Acabe de vez com a mama masculina.

Para quem já tem peito grande…

O cirurgião faz a retirada definitiva da glândula mamária por meio de um bisturi. Assim, o paciente já consegue ter resultados imediatamente. 

A mama fica mais reta, sem protuberâncias, dores, ou pedras no local. E o melhor, a cicatriz é praticamente imperceptível, o que faz parecer que você nunca teve peito grande. 

Veja aqui alguns antes e depois da ginecomastia para saber como fica o peito após a cirurgia.

Para quem deseja evitar o crescimento da mama masculina…

Ao retirar a glândula mamária, você:

  • Não precisa se preocupar com a possibilidade da mama ficar grande ao tomar determinados medicamentos ou esteroides anabolizantes; 
  • Não precisa procurar remédio para ginecomastia.

Ainda assim, nossa orientação é que o homem não faça uso de esteroides anabolizantes. Afinal como comentado mais acima, eles poderão trazer outros efeitos. 

Isso porque, independente do que você tomar, o peito não crescerá mais. Afinal, você não terá glândula para crescer.  

E o melhor, você não precisará se preocupar com efeitos colaterais, pois ao contrário do remédio para ginecomastia, a cirurgia não tem efeitos adversos no corpo.

E então, o que está esperando para conhecer esse método definitivo, rápido e eficaz de como diminuir o peito masculino?

Diga adeus à preocupações, estresses, baixa autoestima, vergonha, medos e insegurança!

Basta clicar no ícone do WhatsApp e conversar com uma de nossas consultoras para passar em uma avaliação com os nossos cirurgiões especializados.

Estaremos te esperando!