1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)


O que é IMC?


o que é IMC

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, medida internacional para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal. Ela foi desenvolvida pelo belga Lambert Quételet no final do século XIX e é usada até hoje como um medidor de obesidade pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Como fazer o cálculo para descobrir o IMC

 

Descobrir seu IMC é simples. Afinal, ele é determinado através de um cálculo fácil de fazer, que utiliza a massa em quilogramas e a altura em metros, como no exemplo a seguir:

IMC = massa ÷ (altura x altura)

Para uma pessoa que mede 1,60m e pesa 55kg, por exemplo, o seu IMC será calculado da seguinte forma:

IMC = 55 ÷ (1,60 x 1,60) = 55 ÷ 2,56 = 21,48

Com o resultado em mãos, você deve analisar a tabela de IMC para poder identificar em qual classificação está enquadrado. No caso do exemplo acima, essa pessoa se enquadraria na classificação de “saudável”. Conheça a tabela:

 

IMCClassificação
< 18,5Magreza
18,5 – 24,9Saudável
25,0 – 29,9Sobrepeso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0Obesidade Grau III (mórbida)

   

O IMC influencia na realização de uma cirurgia plástica?

 

Sim. Muitas pessoas se enganam em pensar que a cirurgia plástica é uma opção para quem quer emagrecer. Mas, na verdade esses procedimentos não podem ser encarados com esse ideal, afinal uma cirurgia plástica pode ter como objetivo remodelar o corpo, eliminar flacidez, ptose e outros incômodos, o que é buscado, geralmente, por pessoas que já perderam peso mas não conseguem se livrar desses fatores.

 

Portanto, quem tem um IMC a partir de 30,0, ou seja Obesidade Grau I, e tem o desejo de fazer uma cirurgia plástica, deve primeiro reduzir seus índices de massa corpórea para poder realizá-la. Os motivos são simples. Uma pessoa que ainda tem um nível de gordura corporal alta pode não ter resultados positivos com os procedimentos, até mesmo ficar ainda mais insatisfeito com a aparência. Além disso, fazer uma cirurgia plástica nestas circunstâncias não é muito indicado, para preservar a saúde do paciente. Um procedimento como a lipoaspiração, por exemplo, pode retirar, no máximo, 7% da gordura corporal de uma pessoa.

 

Calcule o seu IMC e veja em qual classificação está. Se tiver o sonho de fazer uma cirurgia plástica, venha fazer uma avaliação com um de nossos cirurgiões plásticos e saiba se o procedimento é ou não indicado para você. Conte com a Dream Plastic no que precisar.

 

 

 

Pergunta O que é IMC?

 

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!