O botox é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja suavizar rugas e conquistar um rosto com aparência mais jovem — sem precisar passar por cirurgia. Rápido, seguro e com resultados visíveis em poucos dias, ele se tornou o queridinho de mulheres que buscam realçar sua beleza de forma natural.
Atualmente a aplicação do botox é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no Brasil, representando aproximadamente 95% dos tratamentos.
Além da estética, também é utilizado para tratar diversas condições, como bruxismo, doenças neurológicas e até mesmo ortopédicas. Seu uso se popularizou devido à alta eficácia na redução de linhas de expressão e rugas— com a vantagem da praticidade e dos resultados rápidos.
Mas afinal, como funciona o botox? Para que serve? E quem pode fazer?
A Dream Plastic, clínica mais recomendada pelas mulheres, vai te explicar tudo sobre o que é e como funciona o botox.
O que é botox?
O botox é o nome popular da toxina botulínica, uma substância que impede a contração dos músculos. Utilizado também no tratamento de algumas doenças, o botox se popularizou na medicina estética por sua ação na redução de rugas, linhas finas e marcas de expressão.
Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica age paralisando a musculatura por meio da interrupção da ação entre o nervo motor e o músculo. Essa ação faz com que os músculos relaxem e deixem de se contrair. Com a interrupção dos movimentos, a pele para de formar vincos e as rugas dinâmicas desaparecem.
Apesar de um importante aliado para a saúde e a beleza, é fundamental que o procedimento seja realizado por profissionais qualificados e habilitados. Isso porque, se a aplicação for realizada de forma inadequada, podem ocorrer efeitos colaterais, como paralisação de um grupo muscular indesejado.
Como é e como funciona o botox no rosto?
O botox no rosto é aplicado por meio de pequenas injeções diretamente nos músculos responsáveis pelas linhas de expressão. Ele age bloqueando temporariamente os sinais nervosos, impedindo a contração muscular e suavizando rugas como os “pés de galinha”, linhas na testa e entre as sobrancelhas.

Infelizmente, não é possível evitar completamente as rugas e as linhas de expressão, pois elas fazem parte do processo natural de envelhecimento. No entanto, é possível tratá-las para retardar seu aparecimento com o uso do botox no rosto.
O resultado é um rosto com aparência mais lisa, natural e rejuvenescida, tudo isso sem necessidade de cirurgia.
O que é o botox full face?
O botox full face é o tratamento global com a toxina botulínica, ele trata diversas áreas do rosto ao mesmo tempo. Em vez de focar em uma única região, o botox full face trata múltiplas regiões da face, como ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas.
Esse tratamento permite um rejuvenescimento completo, suavizando vários pontos com linhas de expressão visíveis.
Antes e depois do botox: O que esperar?
Com o botox, a mudança no antes e depois e suavidade nas linhas de expressão é visível, porém, sutil. A pele fica mais lisa e o semblante mais descansado. As rugas na testa e entre as sobrancelhas perdem a profundidade, isso sem comprometer a naturalidade e expressão facial.
É possível ver uma mudança no movimento minutos após a aplicação, e o resultado é um rejuvenescimento leve e harmonioso, perceptível poucos dias após a aplicação.
O antes e depois completo é possível visualizar somente após 15 dias do procedimento. Veja mais sobre o antes e depois do botox neste conteúdo exclusivo.
Como funciona o botox preventivo?
O botox preventivo funciona como uma forma de evitar o surgimento de rugas antes que elas se tornem marcadas na pele. Ele age bloqueando temporariamente os sinais nervosos que causam a contração dos músculos faciais, o que impede a formação das chamadas “rugas dinâmicas” — aquelas que aparecem com as expressões repetitivas, como sorrir ou franzir a testa.
O objetivo não é paralisar o rosto, mas sim suavizar os movimentos em algumas regiões, como testa, glabela (entre as sobrancelhas) e ao redor dos olhos. Com isso, a pele se mantém lisa por mais tempo e o processo de envelhecimento visível é desacelerado.
Geralmente, o botox preventivo é indicado para pacientes a partir dos 25 anos, quando os primeiros sinais de expressão começam a surgir. Porém, a decisão depende da avaliação de um profissional especializado, que analisa o histórico, a genética e a força muscular de cada pessoa.
Qual é a melhor marca da toxina?
Existem diversas marcas de toxina botulínica no mercado, sendo as principais Allergan e a Dysport. No entanto, é fundamental realizar uma avaliação prévia com um especialista para identificar qual é a mais adequada e segura para o seu caso, e assim, não comprometer sua saúde.

Separamos as marcas mais famosas para você conhecer:
Botox Allergan
O Botox da marca Allergan é a versão original da toxina botulínica tipo A, considerada a mais segura, eficaz e estudada do mundo. Ele é indicado para suavizar rugas de expressão no rosto, como linhas na testa e glabela, com resultados naturais e seguros.
Produzido por um laboratório americano, o botox da marca Allergan é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e amplamente utilizado em procedimentos estéticos e terapêuticos.
Na Dream Plastic, utilizamos apenas o Botox original da Allergan, garantindo máxima segurança e resultados superiores para nossas pacientes.
Botox dysport
O Dysport é um medicamento a base de toxina botulínica do tipo A, com efeito semelhante ao do botox tradicional. Ele também é utilizado para suavizar rugas dinâmicas do rosto — como linhas na testa, pés de galinha e entre as sobrancelhas, promovendo uma aparência mais jovem e relaxada.
A diferença principal entre ele e as demais marcas, é que o botox Dysport tende a se espalhar mais nas áreas aplicadas. Isso pode ser positivo em regiões maiores, como a testa, por exemplo. A durabilidade do produto também é cerca de 3 a 6 meses.
A escolha entre Botox e Dysport deve ser feita com orientação médica, de acordo com os objetivos estéticos e as características do rosto da paciente.
Qual é o preço do botox?
O preço do botox pode variar bastante conforme a clínica e a quantidade de toxina utilizada, mas geralmente fica a partir de R$ 2.000,00 (setembro/2025) por sessão. O valor em geral costuma incluir não somente o produto, como a experiência do profissional e técnica aplicada.
O orçamento precisa conter:
- A avaliação com o médico especialista;
- Quais os locais serão tratados (testa, glabela, olhos);
- O número de unidades necessárias de toxina botulínica tipo A;
- E o acompanhamento pós-aplicação, quando indicado.
Clínicas de referência também oferecem estrutura com segurança no manuseio do produto e profissionais experientes.
Quanto tempo dura o botox?
O botox dura geralmente de 4 a 6 meses, mas a duração exata depende de vários fatores e pode variar de pessoa para pessoa. Cada indivíduo processa a toxina botulínica de maneira diferente e isso pode influenciar tanto no resultado quanto na durabilidade do procedimento.
Além disso, a quantidade e a qualidade do produto, bem como o tipo de tratamento realizado, também interferem no tempo em que a toxina permanece ativa no organismo. No caso de tratamento para sudorese, por exemplo, o tempo de ação costuma ser diferente daquele observado em aplicações para rugas.
Outros fatores que impactam na durabilidade do tratamento incluem os hábitos diários do paciente, como o consumo de álcool e cigarro, que comprometem a qualidade da pele. Atividades físicas intensas, principalmente as que envolvem contrações musculares faciais, podendo acelerar a perda do efeito do botox.
Após 7 dias de aplicação
Após 7 dias da aplicação do botox, o efeito já começa a se tornar visível de forma mais clara. As rugas como pés de galinha, linhas da testa e glabela já estarão suavizadas, e o rosto ganha uma aparência mais leve, descansada e rejuvenescida.
O efeito começa após 24 horas do procedimento e é bem notável após 3 dias. Se necessário alguma complementação, esta deverá ser realizada 20 dias após a aplicação.
Entre 15 a 20 dias a toxina atinge seu pico de ação, com resultado quase completo. Pequenos ajustes, se necessários, costumam ser avaliados após esse prazo pelo profissional responsável.
A toxina botulínica é eficiente para bigode chinês?
Não, o botox não é o tratamento indicado para o “bigode chinês” (sulco nasogeniano). Ainda que o botox seja usado para suavizar rugas dinâmicas, o bigode chinês é geralmente tratado com preenchimento com ácido hialurônico para restaurar o volume perdido e suavizar a área.
Conheça o ácido hialurônico, o preenchimento que é muito utilizado em diversos locais do corpo.
Qual a relação da ptose palpebral e o botox?
Quando o botox é aplicado da forma incorreta na região frontal (testa), ele pode migrar ou afetar o músculo que eleva a pálpebra, causando uma ptose temporária. Esse efeito é raro, reversível e geralmente dura poucas semanas, até que a toxina perca seu efeito.
Isso pode acontecer quando a aplicação é feita próxima dos forames, o que pode acabar afetando a enervação que levanta a pálpebra. Como consequência, a pessoa tem uma ptose temporária, que dura cerca de três meses.
A ptose é a queda da pálpebra superior, que pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento ou por questões neurológicas e musculares. Esse problema pode ser congênito, ou seja, a pessoa já nasce com a pálpebra caída, mas é mais comum que a ptose seja adquirida após um trauma, que pode acontecer no próprio parto ou ao longo da vida.
Para evitar esse tipo de complicação, é fundamental que o procedimento seja realizado por um profissional especializado, com domínio na técnica.
Esteticista pode aplicar botox?
Não, esteticistas não estão legalmente autorizados a aplicar botox no Brasil. A aplicação da toxina botulínica é considerada um procedimento invasivo, e, segundo as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de intervenção só pode ser realizado por profissionais da área da saúde, como:
- Médicos (principalmente dermatologistas e cirurgiões plásticos);
- Dentistas (quando devidamente capacitados);
- Biomédicos ou farmacêuticos estetas (com especialização e conforme a legislação local).
A atuação do esteticista é voltada a procedimentos não invasivos, como limpeza de pele, massagens e cuidados estéticos superficiais. Por isso, é fundamental procurar um profissional habilitado e com formação específica para garantir a segurança e eficácia da aplicação do botox.
Quer rejuvenescimento sem exageros? Descubra com quem entende de beleza natural!
Ainda que seja um procedimento simples e pouco invasivo, a aplicação de botox exige experiência do profissional e um local adequado para ser realizada. Afinal, o produto causa relaxamento e trava muscular, sendo assim, é necessária técnica e cuidado.
Uma má aplicação pode resultar em danos para sua saúde e comprometer resultados.
Por isso que, na Dream Plastic, você conta com médicos experientes, ambiente seguro e tecnologia de ponta para conquistar resultados sutis e elegantes.
Se você deseja um cuidado especial com acompanhamento completo, equipe experiente e estrutura de ponta, agende sua consulta com um de nossos cirurgiões especialistas: Dr. Elrio, Dr. Strumiello, Dr. Murillo, Dr. Raphael ou Dr. Welison.
Revisado por Dr. Flávio Garcia | CRM 104.850