Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Blefaroplastia: tudo sobre a cirurgia para rejuvenescer o olhar e tirar bolsa nos olhos

Atualizado em 27/02/2024 14:54

A blefaroplastia é um procedimento realizado com a intenção de remover o excesso de pele, músculo e gordura na região das pálpebras.

Essa intervenção cirúrgica, além de revitalizar o olhar e deixar o rosto com uma aparência mais jovial, é indicada para quem deseja se ver livre da bolsa nos olhos.

Não é nenhum segredo que a flacidez da pele e as bolsas de gordura acabam envelhecendo o rosto. Mas você sabia que o excesso de pele pode prejudicar a visão?

É por isso que além de ter finalidade estética, a blefaroplastia também pode ser realizada com o objetivo de melhorar a função das pálpebras superiores.

E são tantos tipos de blefaroplastia que fica até difícil saber qual escolher, não é mesmo? Blefaroplastia sem corte, a laser, superior e inferior, não cirúrgica…

Quer descobrir qual é a blefaro certa para você? Então continue a leitura! Nossos especialistas revelaram tudo sobre o procedimento e mais 4 cuidados para sua blefaroplastia ser um sucesso!

Somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo, e hoje vamos te explicar como funciona a cirurgia nas pálpebras.

Esclareça suas dúvidas!

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico realizado para remover o excesso de pele nas pálpebras inferiores e/ou superiores e, em algumas situações, músculo e gordura orbital. Do ponto de vista estético, a intervenção cirúrgica promove o rejuvenescimento do olhar e melhora o posicionamento das pálpebras.

Imagem mostrando o resultado de uma blefaroplastia realizada em uma paciente de 43 anos.
Regina M., 43 anos, paciente realizou uma blefaroplastia na Dream Plastic

Com o passar dos anos, a flacidez em excesso na região dos olhos pode acabar prejudicando o campo de visão, pois o peso acaba limitando a abertura das pálpebras. Consequentemente, a pessoa passa a ter a sensação de vista cansada.

Há outras consequências do excesso de pele na região dos olhos, como o enfraquecimento do músculo levantador das pálpebras. Essa condição é chamada de ptose palpebral  e tem como principal característica o aspecto de olho caído.

Dentre os motivos que levam as pessoas a buscarem pela blefaro, estão: flacidez em excesso nas pálpebras, acúmulo de gordura na região ocular, queda da pálpebra e assimetria nos olhos.

Todas essas insatisfações estéticas e funcionais podem ser resolvidas através da cirurgia nas pálpebras, e estudos comprovam que o resultado não é apenas físico, mas principalmente emocional, sobretudo entre as mulheres.

Um estudo realizado pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica com 49 pacientes submetidas a cirurgia de blefaroplastia (idades entre 30 e 40 anos), foi constatado uma melhora significativa na autoestima após o procedimento.

Veja só o relato de uma de nossas pacientes, Regina M., que realizou a cirurgia para eliminar o excesso de pele nas pálpebras e bolsas nos olhos:

“Estou muito feliz com o resultado. Ainda está um pouco inchado, mas a cada dia gosto mais!”, relatou a paciente após 28 dias de operada.

A blefaroplastia é indicada para bolsa nos olhos?

A blefaroplastia é indicada por cirurgiões plásticos e oftalmologistas como forma de corrigir as bolsas de gordura abaixo dos olhos. O procedimento é feito com anestesia e tem uma recuperação tranquila. A técnica pode ser feita com uma incisão rente aos cílios ou por dentro da pálpebra (transconjuntival).

Imagem de uma mulher com bolsa nos olhos com os dizeres: qual o melhor tratamento para bolsa nos olhos
A cirurgia nas pálpebras é indicada para tratar bolsa nos olhos

O que provoca bolsa nos olhos?

Os principais fatores para o aparecimento das bolsas nos olhos são predisposição genética e o envelhecimento. Essas bolsas se formam devido ao acúmulo de gordura na área dos olhos e podem aumentar de tamanho se houver retenção de líquidos. O tratamento mais indicado é a blefaroplastia inferior.

Blefaroplastia sem corte ou tradicional: qual é melhor?

A blefaroplastia sem corte é um procedimento estético realizado com laser ou plasma com o objetivo de reduzir a flacidez nas pálpebras. Já a blefaroplastia tradicional é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele nas pálpebras. Logo, apesar dos nomes serem parecidos, são tratamentos diferentes.

É importante ter em mente que quem opta por uma blefaroplastia sem corte ou outro procedimento não cirúrgico, não tem o mesmo resultado que a cirurgia plástica nas pálpebras. Ou seja, esse tipo de tratamento não serve para todos os casos.

Para quem a blefaroplastia sem cortes é indicada?

A blefaroplastia sem cortes é indicada para pessoas que apresentam os primeiros sinais de envelhecimento e desejam revitalizar o olhar. Já a cirurgia de blefaroplastia é indicada para graus mais elevados de flacidez nas pálpebras e bolsas de gordura abaixo dos olhos.

Inclusive, em um estudo da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica utilizando laser para rejuvenescimento facial, foi constatado uma melhora significativa das rugas e linhas de expressão. Entretanto, nada consta sobre os benefícios para quem possui bolsa nos olhos ou flacidez nas pálpebras.

Então, se o que você procura é um procedimento que lhe proporcione mudanças mais efetivas e definitivas, a blefaroplastia sem corte não é a mais indicada.

E até mesmo para tratar as rugas ao redor dos olhos há opções mais eficazes, como a aplicação do botox a cada 6 meses, por exemplo.

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Os principais tipos de blefaroplastia são:

  • Blefaroplastia superior
  • Blefaroplastia inferior
  • Blefaroplastia completa
  • Blefaroplastia tradicional
  • Blefaroplastia lateral
  • Blefaroplastia sem corte
  • Blefaroplastia a laser
  • Blefaroplastia com jato de plasma
Ilustração mostrando os diferentes tipos de blefaroplastia, cirúrgica e não cirúrgica
Entenda qual é o melhor tipo para o seu caso!

Algumas nomenclaturas fazem referência ao mesmo tipo de blefaroplastia, como a completa e tradicional. Ambas estão se referindo à cirurgia plástica convencional na região das pálpebras.

Já a blefaroplastia sem cortes, a laser e com jato de plasma é na verdade um tratamento estético não cirúrgico, ou seja, não se trata de um procedimento para remover por completo o excesso de pele e bolsa nos olhos.

Agora, sobre a blefaroplastia superior, inferior e lateral, realmente há diferenças na técnica de cada uma delas. Entenda melhor sobre os tipos de blefaro abaixo:

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é indicada para corrigir a ptose palpebral, o excesso de pele e a gordura acumulada na parte superior dos olhos. Além da melhora funcional, a cirurgia rejuvenesce o olhar e ameniza o aspecto de cansaço e velhice.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior é indicada especificamente para quem deseja remover a bolsa nos olhos e o excesso de pele. O tratamento ajuda a amenizar as rugas e linhas de expressão acumuladas na área dos olhos.

Blefaroplastia lateral

A blefaroplastia lateral (ou cantopexia) também é conhecida como cirurgia para aumentar os olhos. Durante o procedimento, o médico faz a correção do canto do olho, levantando a pálpebra inferior. A cirurgia é indicada para corrigir a frouxidão das pálpebras, amenizar o olhar caído e mudar o formato dos olhos.

Para compreender melhor sobre essa técnica que aumenta os olhos, clique no link e saiba como funciona a cantopexia.

Como é feita a blefaroplastia?

A cirurgia de blefaroplastia é feita por meio de incisões nas pálpebras (superiores e/ou inferiores). Para isso, é aplicado anestesia local com sedação. Durante o procedimento, é feita a retirada do excesso de pele, gordura orbital e caso necessário, de músculo. Por último, são feitas as suturas.

Ilustração mostrando o passo a passo da cirurgia nas pálpebras
Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia nas pálpebras!

A blefaroplastia geralmente é feita com anestesia local, mas alguns pacientes têm preferência pela anestesia geral. Essa decisão deve ser tomada previamente entre paciente e anestesista.

Já no centro cirúrgico, após a anestesia fazer efeito, o cirurgião irá realizar as marcações nas pálpebras, exatamente onde será removido o excesso de pele, respeitando o formato natural dos olhos.

Nesse momento, o cirurgião plástico toma bastante cuidado para manter as cicatrizes o mais discretas possíveis. Depois, chegou a hora de fazer as incisões acima da dobra do olho e contornar a marcação.

É muito importante que seja respeitado 2 centímetros da pálpebra para manter a mobilidade dos olhos. Feita a incisão, o cirurgião plástico irá remover o excesso de pele, a bolsa nos olhos e/ou músculo estabelecido.

Como é feita a blefaroplastia inferior?

A blefaroplastia inferior é feita por meio de incisões na parte exterior da pálpebra (técnica transcutânea) ou por dentro da pálpebra (transconjuntival). Essa cirurgia é considerada bastante delicada e deve ser realizada por um cirurgião plástico experiente.

Ilustração com o passo a passo da blefaroplastia inferior
A cirurgia na pálpebra inferior elimina completamente as bolsas de gordura

Assim como na blefaroplastia superior, os motivos dessa cirurgia são os mesmos, seja o enfraquecimento do músculo e da membrana, ou a perda do colágeno na pele. Entretanto, existem dois tipos de cirurgia de pálpebra inferior, a por via interna ou externa.

A blefaroplastia transcutânea inferior é a ideal para as pessoas que tiveram uma queda na pálpebra inferior devido à frouxidão da pele e músculo da pálpebra. Esta cirurgia é feita por via externa, isto é, a incisão é feita do lado de fora da pálpebra.

Já a blefaroplastia transconjuntival é a técnica por via interna. Envolve uma única incisão na membrana fina da parte interior da pálpebra, denominada conjuntiva. Esse método é o ideal para pacientes com excesso de gordura e pouco, ou nenhum, excesso de pele nas pálpebras.

Em ambos os casos, para preservar os olhos, são utilizados protetores oculares semelhantes a lentes de contato, e a anestesia utilizada também é a local com sedação. 

bolsa de gordura abaixo dos olhos
Veja como é feita a retirada da bolsa nos olhos

Na cirurgia de via externa, o desenho e o corte são feitos logo abaixo da linha dos cílios para que a cicatriz fique imperceptível. A incisão chega até o músculo orbicular, e logo em seguida é feita mais uma incisão no músculo e na membrana, dando acesso à bolsa de gordura.

A gordura é removida ou reposicionada, e o excesso de pele e músculo são removidos e é feito o lifting das pálpebras. A incisão é fechada com suturas que podem ou não serem absorvidas.

Já no caso da via interna, a transconjuntival, o cirurgião afasta a pálpebra inferior delicadamente, e faz uma pequena incisão na conjuntiva, que dá acesso direto às bolsas de gordura. Essa gordura é removida para reduzir o aspecto de pálpebra inferior inchada. A incisão é fechada com fios ou com uma cola cirúrgica.

Em ambos os casos é normal sentir inchaço e desconforto nos dias seguintes, e no caso das suturas não absorvíveis, os pontos são retirados após 1 semana. O uso de compressas frias é recomendado para diminuir o inchaço na região. 

Fazer blefaroplastia pode prejudicar a visão?

De forma geral, a blefaroplastia não prejudica em nada a visão. Pelo contrário, a cirurgia ajuda a melhorar a saúde ocular, uma vez que ela remove a sobra de pele nas pálpebras.

Além disso, o globo ocular fica bem protegido pela cavidade óssea e por camadas de músculos, ou seja, fica bem longe de onde a cirurgia é feita (área palpebral).

Como é realizada a anestesia?

A anestesia utilizada na blefaroplastia geralmente é a local com sedação. Primeiro, o anestesista faz a aplicação de um sedativo, e logo em seguida um anestésico diretamente no local da operação.

Em alguns casos, a paciente ou o médico pode ter preferência pela anestesia geral, mas nem sempre essa é a melhor escolha.

O uso desnecessário da anestesia geral aumenta os riscos do procedimento e de uma possível trombose venosa profunda.

No caso da anestesia local com sedação, a paciente consegue relaxar e dormir durante toda a cirurgia, e a área ao redor dos olhos é completamente anestesiada.

Durante todo o processo, o anestesista é responsável por monitorar os sinais vitais e garantir que a paciente esteja sedada e com a área completamente anestesiada.

Para compreender melhor o uso da anestesia em cirurgias plásticas, leia o nosso artigo completo sobre o tema.

4 cuidados para sua blefaroplastia ser um sucesso!

Ilustração com 4 cuidados para uma blefaroplastia de sucesso.A imagem comunica a importância de escolher a clínica e equipe médica certa, passar em avaliação pré-anestésica, operar somente em hospitais e planejar o pós-operatório antes de operar.
Seguindo esses passos você terá muito mais resultado e segurança!

Agora que você já sabe quase tudo sobre a blefaroplastia, chegou a hora de descobrir quais são os fatores que influenciam diretamente no RESULTADO e SEGURANÇA de uma cirurgia plástica!

Pensando nisso, separamos os principais cuidados que você precisa ter para que sua cirurgia seja maravilhosa e para que seu resultado fique exatamente como sempre sonhou.

Saiba agora quais são os 4 cuidados essenciais para sua blefaro ser um sucesso!

1. Atenção à experiência da clínica e da equipe médica

experiencia clinica equipe medica
Saiba qual é a importância de escolher um cirurgião plástico experiente

Escolher uma clínica e uma equipe médica experiente faz toda a diferença para quem busca um resultado de excelência. Afinal, quanto mais habilidoso o médico é, melhor serão os seus resultados, e o mesmo vale para as clínicas que possuem um longo histórico de resultados.

Pense bem, você prefere operar em uma clínica que já tem experiência no assunto ou em uma clínica que nunca realizou uma blefaroplastia antes? Provavelmente, você prefere a primeira opção, e essa é, sem dúvidas, a melhor escolha a se fazer.

Aqui na Dream, nossas pacientes contam com uma grande facilidade, que é o nosso grupo no Facebook. Nele, você encontrará os resultados transformadores de mulheres que já operaram conosco e poderá avaliar o antes e depois de diversas cirurgias.

Você não vai ficar de fora, né? Para participar basta clicar no banner abaixo e responder um pequeno questionário de verificação de perfil. Nossos moderadores estão sempre em alerta para evitar a entrada de perfis masculinos e fakes.

Afinal, nosso grupo é EXCLUSIVO PARA MULHERES. Clique agora mesmo no banner abaixo e faça a sua solicitação!

Blefaroplastia

2. Passe em avaliação pré-anestésica com um especialista

avaliacao pre anestesica
Não abra mão da sua consulta com o anestesista!

A avaliação pré-anestésica é um direito de toda paciente que irá passar por uma cirurgia, seja ela estética ou reparadora. Porém, poucas clínicas divulgam essa informação e poucas oferecem essa avaliação gratuitamente, pois isso seria um custo a mais.

Aqui na Dream, isso não acontece! Todas as nossas pacientes, assim que marcam uma data para realizar a cirurgia, passam em avaliação com o anestesista para que ele conheça o quadro clínico desta paciente e esclareça todas as dúvidas em relação à anestesia que será utilizada durante a cirurgia.

Essa é uma medida de segurança tanto para a paciente quanto para o médico, que não será pego de surpresa na hora da cirurgia. Por todos esses motivos, sempre desconfie de clínicas que não oferecem uma avaliação pré-anestésica!

3. Nunca opere fora do hospital! Escola o local certo para sua cirurgia

cirurgia plastica hospital
ATENÇÃO: Toda cirurgia plástica deve ser realizada em ambiente hospitalar!

É verdade que certos tipos de cirurgias podem ser realizadas dentro da clínica, e elas são chamadas de pequenas cirurgias. Porém, no caso de uma blefaroplastia, que apesar de simples, é uma cirurgia delicada, o ambiente mais adequado é o hospital.

Por isso, nada de operar dentro de uma clínica para pagar um valor mais barato. A região dos olhos é uma área bastante delicada e somente em um hospital o médico terá todos os recursos necessários caso ocorram complicações durante a sua cirurgia.

E se você optar por fazer uma blefaroplastia junto de outra cirurgia no rosto, é ainda mais importante que todo o procedimento seja realizado dentro de um centro cirúrgico, em um hospital devidamente equipado para isso.

4. Planeje o seu pós-operatório antes de operar

Imagem do ambiente interno da clínica Dream Plastic, exemplificando a infraestrutura de pós-operatório
O planejamento do seu pós-operatório é algo essencial!

Após realizar a sua cirurgia nas pálpebras, é fundamental poder contar com o apoio e o suporte de uma clínica de confiança. Afinal, durante o período de recuperação é preciso comparecer em algumas consultas de retorno.

Caso ocorra algum problema durante a sua recuperação, é importante que a clínica responsável pela sua cirurgia tenha uma excelente estrutura de pós-operatório, mas para isso a clínica precisa ter:

  • Equipe de enfermagem especializada;
  • Canais de atendimento de fácil acesso;
  • Ouvidoria e canal de atendimento para emergências.

Aqui na Dream, por exemplo, todas as nossas pacientes em pós-operatório possuem contato direto conosco através do Disk Enfermagem, que é um canal específico para o esclarecimento de dúvidas e orientações de saúde.

Além disso, até o momento da alta médica, nossas pacientes são acompanhadas de perto, pois somente assim é possível garantir o RESULTADO e a SEGURANÇA que elas tanto merecem.

Qual médico faz blefaroplastia?

Os profissionais mais indicados para realizar a blefaroplastia são cirurgiões plásticos e oftalmologistas com especialização em plástica ocular (oculoplástica). Esses dois especialistas estão aptos para realizar a cirurgia de pálpebra prezando pela integridade da saúde ocular.

Como é o pós-operatório da blefaroplastia?

O pós-operatório da blefaroplastia é bastante tranquilo e dificilmente ocorrem complicações. Porém, logo após a cirurgia, é comum que os olhos fiquem inchados. Pode ocorrer a sensação de “areia” dentro dos olhos, mas o sintoma tende a desaparecer em poucos dias. A cicatrização total ocorre em até 12 meses.

Imagem de uma mulher cuidando da cicatrização após a cirurgia nas pálpebras
A cicatrização total ocorre após 1 ano do procedimento!

De modo geral, a recuperação da cirurgia é idêntica na blefaroplastia superior e inferior, e esse é um dos motivos para que as técnicas, geralmente, sejam feitas em conjunto.

E a notícia boa é: a recuperação é bem tranquila.

A alta médica é dada poucas horas após a cirurgia. Nas primeiras 72h é indicado colocar uma compressa fria nos olhos para diminuir o inchaço e os hematomas que aparecem nessa fase.

Ah, é importante mencionarmos que é super comum que surjam hematomas (manchas roxas) após a cirurgia, então não se preocupe!

Além disso, existem algumas recomendações após a blefaroplastia:

  • Não fazer exercícios pesados por aproximadamente 60 dias;
  • Evitar a exposição solar por pelo menos 30 dias;
  • Sempre que sair ao sol, utilize óculos escuros;
  • Evite o cigarro tanto no pré quanto no pós-operatório.

Para conferir todos os cuidados que você deve tomar nessa fase, confira o nosso post completo sobre o pós-operatório da blefaroplastia.

Como fica o resultado da blefaroplastia?

Após a blefaroplastia, o resultado é um olhar mais jovial, sem aquele aspecto cansado ou com excesso de pele sobrando nas pálpebras. Além de todos os benefícios estéticos, também há uma melhora significativa na visão, uma vez que a pele que atrapalha a abertura do olho é removida.

Imagem mostrando o resultado de uma blefaroplastia realizada em uma paciente de 52 anos.
Nilda R., 52 anos, paciente realizou uma blefaroplastia na Dream Plastic

O resultado acima é de uma de nossas pacientes que realizou a blefaroplastia para corrigir a pálpebra caída e rejuvenescer o olhar.

Veja só o que ela falou um mês depois da operação:

“Estou amando o resultado! Não senti quase nada de dor, bem pouco inchaço e a cicatrização está ótima.”

Um dos pontos mais importantes da blefaroplastia é saber o que esperar do resultado e ter em mente que cada resultado é único.

Essa visão é passada lá na consulta de avaliação feita pelo cirurgião. Nela ele fala, de forma realista, o que a paciente pode esperar da cirurgia, os limites e possível resultado.

Nessa consulta, a paciente também pode solicitar fotos de resultados para o médico ou após a consulta, para a clínica de cirurgia plástica. Assim é possível avaliar o histórico de resultados da clínica e ainda ter uma noção do que esperar da cirurgia.

Ah! É dever da clínica manter registros fotográficos de todas as pacientes antes da cirurgia e em cada etapa do pós-operatório, até a retirada da foto com o resultado final.

Outra forma de garantir que os resultados da clínica são bons é conversar com outras pessoas que passaram por ela, isso pode ser feito através do contato por redes sociais ou, ainda melhor, através de grupos fechados onde as pacientes costumam postar o antes e depois da cirurgia de pálpebras.

Como é o caso do grupo no Facebook da Dream Plastic, onde as nossas pacientes postam, de forma voluntária, os resultados de diversas cirurgias plásticas.

Blefaroplastia

Lembra de tudo que falamos ao decorrer deste texto, como a experiência da clínica e da equipe médica, consulta pré-anestésica e estrutura de pós-operatório? Tudo isso você encontra aqui na Dream Plastic!

Isso porque a nossa maior missão é realizar o sonho das nossas pacientes, e para que possamos fazer isso, precisamos ter uma estrutura completa, que ofereça resultado e segurança.

O que a blefaro não corrige?

É bom você saber: a cirurgia de blefaroplastia visa retirar o excesso de pele ou gordura na região dos olhos e corrigir a queda da pálpebra.

Porém, caso a paciente queira um tratamento capaz de tirar a flacidez em todo o rosto, a cirurgia nas pálpebras deve ser associada a outros procedimentos, como o lifting de rosto, por exemplo.

Então, vale a pena reforçar que o grande objetivo da cirurgia de pálpebras é retirar o excesso de pele, eliminar a bolsa nos olhos e as rugas que se formam nesta região.

Pode fazer ritidoplastia com blefaroplastia?

A blefaroplastia pode ser feita em conjunto com a ritidoplastia (ou lifting facial, como é mais conhecida). Inclusive, é muito comum que as duas cirurgias sejam combinadas, já que ambas promovem o rejuvenescimento do rosto. Além disso, ao realizar os procedimentos em conjunto, a paciente passa por um único pós-operatório.

Há alguns benefícios em fazer a ritidoplastia com blefaroplastia, como o fato da paciente acabar economizando com as taxas hospitalares, que ao invés de duas cirurgias serão de apenas uma, e ser necessário passar por um único pós-operatório.

Se você ainda não sabe o que é a cirurgia de ritidoplastia, recomendamos ler o nosso artigo completo.

Onde fazer uma blefaroplastia em São Paulo?

O local onde você irá realizar a sua cirurgia plástica impacta diretamente no resultado final do seu procedimento. Afinal, a blefaroplastia é uma cirurgia delicada, que precisa ser realizada por um cirurgião plástico experiente. Dito isso, sempre priorize Clínicas de Cirurgia Plástica que já são reconhecidas no mercado.

onde fazer blefaroplastia sao paulo
Escolhendo a clínica mais elogiada pelas mulheres não tem erro!

Agora, nada mais justo do que conhecer a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo, que é a Dream Plastic!

E não é à toa que recebemos esse título! Ao todo, já são mais de 17 anos transformando sonhos em realidade, e mais de 300 mil atendimentos realizados.

Somente no Google Review, contamos com uma das avaliações mais altas (4,9 estrelas) já recebidas por uma Clínica de Cirurgia Plástica.

Imagem mostrando a avalição de 4,9 estrelas da clínica Dream Plastic no Google Review
O lugar certo para fazer a sua blefaro!

E você já sabe, né? O melhor lugar para se realizar uma blefaroplastia é em uma clínica especializada e com ampla experiência no assunto.

Inclusive, caso você tenha curiosidade, nós temos um post exclusivo com todas as informações sobre o preço da blefaro. Descubra o valor médio praticado pelas principais clínicas de São Paulo.

E caso você queira receber um orçamento personalizado, é muito simples! Basta agendar uma consulta com um dos nossos especialistas, e passar em avaliação sem qualquer compromisso.

Assim, você esclarece todas as suas dúvidas direto com o cirurgião plástico e já sai da clínica com o seu orçamento em mãos.

Para agendar uma consulta conosco, você só precisa clicar no ícone do WhatsApp aparecendo na sua tela. Converse com uma de nossas atendentes, escolha o melhor dia e horário para a sua avaliação.

Nós te esperamos na clínica!  🙂

Esclareça suas dúvidas!