Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Blefaroplastia Recuperação: saiba quais são os principais cuidados no pós-operatório

Atualizado em 20/07/2023 17:31

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a recuperação da blefaroplastia, e se você também gostaria de saber quais são os principais cuidados no pós-operatório, está no lugar certo!

Diversas mulheres passam anos imaginando como elas ficariam felizes se fizessem uma blefaroplastia, mas o medo do pós-operatório acaba falando mais alto.

Você já desejou ter um olhar mais jovial e bonito? A cirurgia de blefaroplastia é a única solução para quem sofre com o olhar caído devido ao excesso de pele nas pálpebras.

Mas será que a cicatriz da blefaroplastia fica muito aparente? O pós-operatório é dolorido? Quais são os principais cuidados na recuperação da blefaroplastia?

Iremos responder todas essas dúvidas nos tópicos abaixo! Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres em São Paulo. E, hoje, iremos te contar tudo sobre a recuperação da blefaroplastia. Confira!

Esclareça suas dúvidas!

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia costuma ser bastante tranquila, além de rápida. Nesse período, é comum o surgimento de edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxas) nas pálpebras. Independente da técnica usada pelo médico, os cuidados no pós-operatório são os mesmos e a liberação para voltar às atividades ocorre após 7 dias.

Mulher de meia idade sentada no sofá, com um notebook no colo pesquisando sobre a recuperação da blefaroplastia
Saiba como é a recuperação da cirurgia de pálpebras

A cirurgia de pálpebras costuma ser bastante segura, geralmente leva de 1 a 2 horas e são raras as complicações.

Normalmente, a alta é dada no mesmo dia, algumas horas após o procedimento, dependendo do tipo de anestesia que foi utilizada.

Neste momento, é comum que a paciente não consiga abrir os olhos e sinta o inchaço na região.

Quanto tempo leva a recuperação da blefaroplastia?

O tempo estimado da recuperação da blefaroplastia é de 15 dias. Porém, cada corpo reage de uma forma diferente. É comum ter leves desconfortos, inchaço e hematomas durante esse período. A liberação para o trabalho se dá após 7 dias, salvo casos em que a profissão exige muito esforço físico.

Imagem com fundo rosa e duas ilustrações representando a evolução da recuperação da blefaroplastia em duas semanas
A recuperação é uma das mais rápidas dentre todas as cirurgias

Entretanto, o tempo para desinchar após a cirurgia de blefaroplastia costuma ser de 15 dias.

Com apenas 2 meses após a cirurgia já é possível ver 80% do resultado final da blefaroplastia. Porém, é seguro afirmar que apenas após 3 meses podemos dizer que a paciente está 100% recuperada do procedimento.

Algumas recomendações da recuperação da blefaroplastia são:

  • Dirigir: a liberação ocorre após a região desinchar, o que pode levar cerca de 15 dias.
  • Atividades físicas: exercícios físicos devem ser evitados por pelo menos 1 mês. Isso para não elevar a pressão sanguínea, o que poderia gerar hematomas no local.
  • Academia: para voltar a fazer exercícios mais pesados, como musculação, você deve aguardar no mínimo 2 meses. Mas somente o cirurgião poderá orientar sobre a liberação para esse tipo de atividade.
  • Faça caminhadas leves: a falta de movimentação pode afetar a circulação sanguínea e causar TVP (Trombose Venosa Profunda). Ou seja, descanse, mas evite ficar o tempo todo na cama.

Sempre converse com o seu cirurgião plástico, ele avalia a sua evolução nesta fase pós-cirurgia e indica o tempo exato para você voltar às suas atividades.

Blefaroplastia recuperação, o que não fazer?

Existem algumas indicações que devem ser seguidas durante a fase de pós-operatório da cirurgia de ptose palpebral. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Não tomar sol: essa é uma indicação básica na recuperação da blefaroplastia que precisa ser seguida à risca. Isso porque, quando há um hematoma, o sol pode manchar a pele e até escurecer a cicatriz.Por isso, é importante evitar a exposição solar por pelo menos 30 dias após a blefaroplastia. Depois, é importante passar protetor solar e usar óculos escuros para cobrir bem a região. Isso por mais 1 ano, que é o tempo necessário para o fim do processo de cicatrização.
  • Fique longe do cigarro: na cirurgia de pálpebras, a recuperação também exige deixar de fumar. Porém, mais que isso, você também deve se manter afastada da fumaça para evitar escurecer a cicatriz. Isso por aproximadamente 30 dias.

Seguir essas recomendações garante que a recuperação seja ainda mais tranquila e que o resultado seja ainda melhor. 

Preciso fazer drenagem na cirurgia de pálpebras?

Na cirurgia de blefaroplastia, geralmente, não há a necessidade de realizar a drenagem linfática embaixo dos olhos, ou seja, ela não é obrigatória. Entretanto, a drenagem ajuda o corpo a eliminar a retenção de líquidos, além de auxiliar na circulação sanguínea. 

Mulher deitada realizando uma drenagem linfática no rosto
A drenagem nos olhos pode ser uma aliada na recuperação

Por isso, é interessante que a paciente realize algumas sessões de drenagem após a cirurgia de blefaroplastia. 

Em alguns casos, o cirurgião pode realizar a indicação do procedimento, caso ele note ser necessário.

Como fica a cicatriz da blefaroplastia?

A cicatriz da blefaroplastia é bem discreta, quase imperceptível. Na blefaroplastia superior, a cicatriz fica rente aos cílios, seguindo o desenho natural dos olhos. Já a cicatriz da cirurgia inferior costuma ser feita seguindo a linha dos cílios ou na parte interna da pálpebra.

Ilustração com fundo rosa e representação da cicatriz da blefaroplastia
Veja como fica a cicatriz da cirurgia de pálpebras

No dia da cirurgia, o cirurgião toma o cuidado de, ao desenhar onde será feita a incisão, seguir o desenho natural dos olhos, deixando a cicatriz praticamente imperceptível, sendo notada somente se a pessoa comentar. Veja os exemplos:

A blefaroplastia pode dar queloide?

Algumas pessoas possuem mais facilidade em desenvolver queloides. Essa predisposição para apresentar as cicatrizes hipertróficas deve ser discutida ainda no pré-operatório juntamente com as demais características familiares.

Então sim, é possível que ocorra queloide após a blefaro se a paciente estiver suscetível à suas aparições. Entretanto, caso essa cicatriz seja desenvolvida, existem algumas possibilidades de tratar essa condição.

Preciso usar pomada cicatrizante na blefaroplastia?

O uso das pomadas cicatrizantes na blefaroplastia só deve ser feito caso o seu cirurgião receite. Nunca se deve utilizar pomadas ou medicamentos que seu médico não prescreveu, principalmente na região dos olhos.

O uso de medicamentos e pomadas cicatrizantes sem a receita médica pode agravar o quadro da cicatrização e desenvolver complicações que poderiam ter sido evitadas.

Quando acontece a retirada de pontos na cirurgia de pálpebras?

A retirada dos pontos na blefaroplastia acontece dentro de 14 dias. Normalmente, os médicos utilizam pontos internos com fios absorvíveis que, como o nome sugere, são absorvidos pelo próprio organismo. Nesses casos, não é necessário fazer a retirada dos pontos.

Na imagem, uma médica orienta a paciente sobre a retirada dos pontos blefaroplastia
Sempre pergunte ao seu cirurgião qual a data de retorno para a remoção dos pontos

Na cirurgia de ptose palpebral podem ser usados 2 tipos diferentes de fios:

  • Não absorvíveis, que geralmente são usadas na blefaro superior, feitos de nylon, e que devem ser retiradas pelo seu médico em até 2 semanas;
  • Os absorvíveis, que são os mais usados na cirurgia de pálpebras e que são absorvidos com o tempo.

Na cirurgia plástica, a sutura é feita de forma interna, ou seja, os pontos são internos e apresentam somente as bordas que, se não absorvíveis, são removidas dentro de 14 dias.

O que é equimose após a blefaroplastia?

A equimose é uma reação esperada na cirurgia de pálpebras. Esse fenômeno apresenta manchas roxas e vermelhas ao redor dos olhos, que nada mais são do que sangue, que será absorvido novamente pelo organismo.

Imagem do rosto de uma mulher com equimose após blefaroplastia
Os hematomas já são esperados no pós-operatório

É importantíssimo que se evite a luz solar no período em que a equimose esteja presente, isso porque o contato com a luz pode manchar a pele.

Nos primeiros dias de hematomas da blefaroplastia, use compressas frias para ajudar a amenizar a dor e desinchar a área afetada. Ao se deitar, é interessante manter a cabeça levemente levantada para ajudar na irrigação sanguínea na área.

Caso seu médico prescrever, você pode usar cremes para ajudar na recuperação da blefaroplastia.

A equimose desaparece sozinha dentro de 2 a 3 semanas, mas se ela se manter após esse período, fale com seu médico.

Quais as complicações na recuperação da blefaroplastia?

São raras as complicações na blefaroplastia. Geralmente, as mais comuns são pequenas intercorrências em pós-operatório, como hematomas e inchaço. Já os riscos como infecções e olhos secos são raros e, quando acontecem, são por inexperiência do médico ou a realização da cirurgia em locais inapropriados.

Na imagem, uma médica está orientando a paciente sobre as complicações da blefaroplastia
Conheça as principais complicações da cirurgia nas pálpebras

Essas intercorrências podem ser facilmente evitadas ao escolher profissionais experientes e locais com um excelente padrão de qualidade e segurança.

Depois da blefaroplastia o olho não fecha, e agora?

“Após a blefaroplastia o olho não fecha, o que fazer?”

Essa complicação acontece com pouca frequência entre os médicos mais experientes. Isso porque, geralmente, quando os olhos não fecham após a blefaro significa que o cirurgião tirou mais pele do que ele deveria.

A retirada em excesso é coisa pouca, com cerca de 1mm a mais de pele que foi retirada já é possível ter essa intercorrência. 

Nesses casos, dependendo da quantidade de pele removida, é complicado realizar uma reversão, mas é possível.

Entretanto, existe outra possibilidade que pode acarretar nos olhos não fecharem após a cirurgia de pálpebras. Uma reação cicatricial que causa a retração da pálpebra. É um tipo de fibrose que acarreta esse encolhimento da pálpebra.

Neste último, não é uma complicação causada pela inexperiência do médico, mas sim, uma reação do organismo da pessoa.

Porém, acompanhamos um relato de caso de uma paciente que apresentava uma retração unilateral da pálpebra após a cirurgia de blefaro. Durante meses ela voltou ao médico e diversos retoques foram feitos, mas nada parecia funcionar.

Foi, então, levantada a hipótese de uma doença da tireoide cujo um dos sintomas é a retração da pálpebra, a doença de Graves. A hipótese foi descartada após exames e a paciente está bem e saudável. Mas, por via das dúvidas, é sempre importante descartar todas as opções.

O que queremos dizer é, caso após a sua cirurgia de blefaroplastia você sinta que seus olhos não conseguem fechar em sua totalidade, busque a orientação do seu cirurgião!

Olhos secos pós-cirurgia de pálpebras, o que fazer?

Este sintoma, quando notado após a blefaro, está associado a uma complicação que impede o fechamento da pálpebra. Ao se fechar, ela umedece nossos olhos e os hidrata, portanto, se ela não consegue atingir a extremidade, o ar passa e o ressecamento acontece.

Ao sentir os olhos secos após a blefaro é importante procurar o seu médico. Até porque eles podem causar visão turva, desconforto e irritabilidade. 

Entretanto, em outro estudo de caso que encontramos, foi acompanhado um grupo de pacientes que sofriam com os olhos secos antes da blefaroplastia, e ao realizarem a cirurgia, em um dos casos, houve uma melhora no quadro. Contudo, serão realizadas novas pesquisas. 

Como fica o resultado da blefaroplastia?

O resultado da blefaroplastia é um olhar mais jovial e bonito. Com uma cicatriz discreta e com grandes mudanças.

Imagem com o antes e depois da atriz Cameron Diaz após a blefaroplastia
A musa foi uma das famosas que passaram pela blefaroplastia

A atriz Cameron Diaz é uma das inúmeras famosas que passaram pelo procedimento de blefaroplastia, sua recuperação foi perfeita e, até os dias de hoje, ela é considerada uma das mulheres mais bonitas de Hollywood. 

Veja mais resultados da blefaroplastia!

Aqui na Dream Plastic nós criamos um grupo no Facebook com mais de 100 MIL mulheres, onde elas postam diariamente seus resultados e dicas de recuperação da blefaroplastia.

Recuperação da Blefaroplastia

Com a blefaroplastia, seu olhar cansado, triste e pesado se torna um olhar jovem, brilhante e alegre. Já foi constatado que a cirurgia de pálpebras aumenta a autoestima das mulheres e garante uma melhor qualidade de vida.

A transformação da cirurgia de pálpebras é visível para todos ao seu redor, não somente pela mudança externa dos olhos, mas é perceptível que a mulher fica mais confiante e feliz, se sentindo ainda mais bonita.

Já pensou em mudar a sua vida, aumentar a confiança e relembrar a sua beleza? Aqui na Dream Plastic nós transformamos o sonho de milhares de mulheres em realidade, devolvendo a beleza e a autoestima.

Converse com uma de nossas consultoras e agende uma avaliação com o especialista! Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela e escolher a melhor data e horário da sua consulta com o cirurgião plástico.

Nós te esperamos na clínica! 🙂

Esclareça suas dúvidas!