Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Conheça os tipos de diástase e o porquê ela acontece

Publicado em 04/06/2024 11:53

Você sabia que existem alguns tipos de diástase? É isso mesmo, apesar da diástase abdominal ocorrer sempre na região da barriga, ela pode aparecer de algumas formas diferentes. 

E esse é um dos motivos que as mulheres que possuem diástase nem sempre percebem que os sintomas que estão sentindo são relacionados a ela.

O afastamento dos músculos do abdômen é uma condição comum, principalmente após uma gestação ou parto, gerando de dor na lombar até a flacidez da pele da barriga.

Se desconfia que é o seu caso, você precisa ler essa matéria!

Nós somos a Dream Plastic, e hoje vamos te contar tudo sobre os tipos de diástase pós-parto ou causados por outros motivos (que também vamos falar, não se preocupe).

Bora lá?

Quais são os tipos de diástase?

Os principais tipos de diástase abdominal são:

  • Infraumbilical: quando a separação do músculo reto acontece na região abaixo do umbigo;
  • Umbilical: neste caso, o distanciamento muscular ocorre na região ao redor do umbigo;
  • Supraumbilical: aqui, a diástase afeta a região acima do umbigo, na parte superior do abdômen;
  • Total: acontece quando os músculos abdominais são afastados em toda a parede abdominal, afetando todas as regiões citadas acima. 
Ilustração que mostra como fica o músculo abdominal em cada um dos tipos de diástase
Conheça os tipos de barriga com diástase e sem

Como mencionamos, essa condição é mais comum em mulheres grávidas, aparecendo em até 60% dos casos, para que o corpo possa e os músculos devem retornar ao normal em até 6 meses.

No entanto, às vezes não é isso que acontece, sendo preciso um tratamento. 

A diástase pode levar a sintomas como fraqueza muscular, dor lombar, elevações na barriga, prisão de ventre,excesso de pele flácida, incontinência urinária e até prisão de ventre. 

Ou seja, a saúde e autoestima da mulher é diretamente afetada, ela deixa de sair de casa por vergonha da aparência e por medo de passar mal, recusando passeios, promoções no trabalho e várias outras coisas!

Caso você tenha se identificado, não se preocupe, pois a diástase abdominal tem tratamento, vamos falar quais são mais para baixo!

Como saber se tenho gordura sobrando ou diástase?

Muitas mulheres possuem essa dúvida. Assim como existem diferentes tipos de diástase, também há sintomas diversos. Em alguns casos, aquela pochete na barriga pode ser o único sinal, o que pode ser confundido com gordura, depois de uma gravidez ou ganho de peso, ou ainda excesso de pele flácida depois de emagrecer.

Uma das formas de diferenciar, é que a diástase não desaparece com o emagrecimento, ao contrário da gordura. 

E você também pode fazer um autoexame da diástase bem rápido e fácil, ensinamos o passo a passo nessa matéria (colocar o link), clique no link e corre lá.

O médico também pode solicitar exames de imagem, para entender melhor o seu caso, antes de recomendar um tratamento. 

Quais as formas de tratamento?

As formas de tratamento são recomendadas de acordo com a localização e grau do afastamento do músculo do reto abdominal. Em casos mais leves, são indicados exercícios e fisioterapia. Já para graus mais avançados, a cirurgia é a única solução definitiva. 

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica em que a diástase é corrigida, através da aproximação e plicatura dos músculos retos abdominais na posição em que deveriam estar, além do médico remover o excesso de pele flácida. 

Mas será que ela serve para todos os tipos de diástase? A resposta é sim! Vamos dar uma olhada melhor na cirurgia. 

Quais tipos de abdominoplastia servem para diástase abdominal?

Alguns tipos de abdominoplastia diferentes servem para diástase, dependendo da localização da separação dos músculos. A abdominoplastia tradicional, é indicada para os tipos de diástase Infraumbilical e Umbilical, já a abdominoplastia reversa é recomendada para a diástase Supraumbilical.

A abdominoplastia ainda corrige casos de deformidade aparentes, melhora o contorno corporal e remove estrias na região abaixo do umbigo, deixando a barriga lisinha. 

Conquiste a barriga dos sonhos

Mulher de biquíni vermelho e fone de ouvido, feliz depois de ter feito a cirurgia de abdominoplastia para corrigir a diástase
Viva a vida que você merece!

Agora que você descobriu que a abdominoplastia é a única solução definitiva para corrigir a diástase, chegou a hora de descobrir como ter uma cirurgia segura e um resultado lindo. 

Afinal, não é qualquer cirurgia que te entrega isso, você precisa fazer algumas escolhas para isso!

Não sabe quais são? Nós já vamos explicar. Veja abaixo quais os fatores essenciais:

  • Clínica especializada em Cirurgia Plástica e com muita experiência, que possua aprovação da Anvisa;
  • Médico cirurgião com muita experiência realizando cirurgias plásticas na barriga, e com muitos resultados comprovados de sucesso, além de ter seu CRM ativo;
  • Realizar sempre a Avaliação Pré-Anestésica, uma consulta com o anestesista antes da cirurgia, para que ele conheça todo o quadro de saúde da paciente e escolha a melhor técnica;
  • A clínica precisa ter uma estrutura completa de pós-operatório, para que a recuperação seja tranquila e eficaz.

Atentando-se a estes pontos, você garante uma experiência incrível!

E foi pensando na importância desses fatores, que a Dream Plastic oferece todos e muito mais. Aqui, nossas pacientes recebem atendimento de primeira, a preços acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, como a modalidade única de 15% de entrada mais 24x no boleto ou até 18x no cartão de crédito. 

Ainda ficou com alguma dúvida?

Então entre em contato com uma de nossas atendentes clicando no botão do WhatsApp e venha conversar com um cirurgião especialista, dessa forma, você descobre exatamente qual o seu tipo de diástase e como tratar. É fácil, rápido e sem compromisso. 

Te esperamos na Dream!