Cirurgia Plástica pelo SUS ou pelo plano de saúde: saiba como conseguir uma plástica gratuita

cirurgia plastica pelo sus
Saiba como fazer uma plástica gratuita!

 

Você já pensou em fazer sua cirurgia plástica pelo SUS? E pelo plano de saúde

 

Muitas mulheres que, depois de descobrirem que tem coisas que só a plástica resolve, passam a procurar alternativas para realizarem seus sonhos sem gastar uma fortuna.

 

Até descobrirem que existem formas de fazer seus procedimentos de graça.

 

Através do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

Mas será que é isso mesmo? Será que vale a pena?

 

Grande parte das mulheres acredita que realizar uma cirurgia gratuitamente é a melhor opção e, em alguns casos, pode até ser. 

 

Porém, se engana quem acha que a plástica é algo reservado só para a elite e que a grande massa não conseguiria arcar com o valor de um procedimento de qualidade e segurança.

 

A Kelly era assim, a pedagoga de 29 anos acreditava que não conseguiria pagar para realizar seu sonho. Que a sua única opção era conseguir a plástica pelo Sistema Único de Saúde.

 

Será que é mesmo?

 

Nós somos a Dream Plastic, e há 15 anos trabalhamos para realizar o sonho de milhares de mulheres. Hoje iremos te falar tudo sobre os procedimentos estéticos pelo SUS e pelos convênios.

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

É possível  fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?

 

É possível sim, fazer uma plástica pelo SUS. Desde que sejam cirurgias reparadoras, ou seja, aquelas que visam melhorar o bem-estar físico e psicológico da paciente que sofre com alguma patologia ou deformidade severa. Porém, a fila é longa e os procedimentos são feitos visando o treinamento de médicos recém-formados.

 

cirurgia plastica gratuita
É possível!

 

Atualmente, a maioria das pacientes buscam operações para fins estéticos.

 

Logo, essa looonga fila de espera nunca tem fim, fazendo com que a paciente fique anos e anos aguardando a sua vez.

 

Isso acontece porque o número de médicos residentes em plástica é bem pequeno, mas a busca pela especialidade é bastante grande.

 

Como conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS?

 

Qualquer pessoa que tenha um cartão do SUS e comprove que não pode arcar com os gastos de uma plástica, pode fazer uma cirurgia gratuita. Entretanto, a prioridade será sempre para procedimentos de cunho reparador, para pacientes que possuem alguma patologia ou deformidade severa.

 

cirurgia intima pelo sus
O primeiro passo é agendar uma consulta.

 

As etapas para conseguir a liberação são bem burocráticas e podem levar um bom tempo para comprovar que, de fato, a operação é necessária.

 

E mesmo após comprovar que é preciso realizar o procedimento, ainda é preciso aguardar muitos anos, havendo casos de pacientes que esperaram por mais de 10 anos para serem chamadas. 

 

Nossa pedagoga deu entrada na solicitação pelo Sistema Único de Saúde, entretanto, após passar em consulta, ela descobriu que seria classificada como estética, mesmo que sua aparência afetasse diretamente o seu psicológico.

 

Como é o processo para a cirurgia plástica de graça?

 

O processo para a solicitação da cirurgia plástica pelo SUS é bastante burocrático e pode levar de meses a anos. Primeiramente, é preciso passar em um Posto de Saúde e se consultar com um médico para que ele avalie o seu caso. Se seu diagnóstico for favorável, é preciso se direcionar à Secretaria de Saúde da sua cidade.

 

colocar silicone pelo sus
Veja como você pode conseguir uma cirurgia gratuita.

 

Dessa forma você consegue se informar sobre os hospitais que realizam o procedimento, podendo não ser na sua cidade, tendo que se locomover para a mais próxima.

 

Pode ser que, durante o processo, você receba a visita de um assistente social para confirmar que você realmente não pode pagar pela cirurgia.

 

Em alguns casos, é preciso passar por avaliação psicológica para avaliar se a paciente está em condições de realizar a operação.

 

Se tudo estiver certinho, agora é só esperar para realizar o procedimento. Entretanto, quando chegar a sua vez, pode ser que seja necessário passar por esses processos mais uma vez, até porque, como pode demorar anos para a operação, será necessário rever questões de saúde física e psicológica.

 

Qual a diferença entre uma cirurgia reparadora e uma estética?

 

As principais diferenças entre um procedimento reparador e um estético são:

 

Reparadoras: essas visam corrigir deformidades graves decorrentes de algum trauma ou doença, melhorando o bem-estar físico e psicológico dos pacientes. Um bom exemplo são pessoas com queimaduras e mastectomias (retirada da mama) devido a câncer ou acidentes.

 

Estéticas: essas já visam melhorar somente a aparência da paciente, sem que a mesma sofra com traumas, patologias ou deformidades. Elas não possuem uma necessidade imediata, por isso é mais difícil conseguir cobertura.

 

Pela Kelly ter ficado no grupo de procedimentos estéticos, não reparadores, ela até conseguiu entrar para a fila, depois de muita burocracia e exames, mas foi falado que havia previsão de que ela seria operada dentro dos próximos 9 anos.

 

Quais cirurgias plásticas são cobertas pelo SUS?

 

Existem algumas cirurgias que, geralmente, são cobertas pelo SUS por possuírem cunho reparador.

 

Abdominoplastia: correção de flacidez e redução de pele após grandes perdas de peso devido a bariátrica;

Otoplastia: correção da orelha devido a deformidade acentuada;

Gigantomastia: redução de mamas muito grandes que podem causar problemas nas costas;

Ginecomastia: crescimento anormal de mamas em homens;

Blefaroplastia: remoção de pele e bolsas de gorduras na região dos olhos que possam causar problemas de visão;

Mamoplastia reconstrutora: reconstrução da mama após acidentes ou câncer;

Rinoplastia: reparação em casos de obstruções no septo que impedem a respiração adequada;

Cirurgia íntima: redução de grandes e pequenos lábios que podem causar desconforto, machucados e corrimentos devido a hipertrofia.

 

Nos respectivos links você consegue entender melhor quais os critérios de cada uma das cirurgias para a cobertura do SUS.

 

É possível colocar prótese de silicone pelo SUS?

 

Sim, é possível colocar silicone pelo SUS. Entretanto, esse procedimento só é feito nos casos em que houve a retirada dos seios devido a acidentes ou câncer de mama. Ou seja, se você só quer colocar prótese por motivos estéticos e não reparadores, não é possível realizar esse procedimento pelo SUS.

 

silicone pelo sus
É possível!

 

Quais hospitais universitários fazem cirurgias plásticas gratuitas?

 

Todos os hospitais universitários, como o Hospital das Clínicas e o Hospital São Paulo, realizam procedimentos estéticos gratuitos pelo SUS. Isso acontece porque esses locais servem como treinamento supervisionado de médicos residentes, que acabaram de se formar. 

 

hospitais universitarios cirurgia plastica gratuita
Saiba onde fazer sua cirurgia gratuita!

 

É claro que operar em um hospital-escola te garante um suporte hospitalar completo, e, caso aconteça alguma intercorrência, a paciente já estará em um local que presta todo o apoio necessário.

 

Entretanto, as cirurgias que são feitas neste local não são consideradas “limpas” já que possuem o risco de ter infecção hospitalar devido ao alto número de enfermidades que estes locais atendem.

 

É preciso que fique claro que os procedimentos estéticos são realizados exclusivamente por médicos residentes. Já no caso das cirurgias reparadoras, são realizadas pelos cirurgiões plásticos especialistas que fazem parte do corpo médico dos hospitais.

 

Mas e o resultado?

 

Os procedimentos estéticos pelo SUS são feitos por médicos residentes, que ainda estão em treinamento para se tornarem especialistas. Esses médicos ainda não são cirurgiões plásticos, faltando anos de estudos e provas necessárias para serem qualificados.

 

Médicos residentes estão focados em seu treinamento.. Logo, um procedimento feito por eles pode não atingir o resultado em sua potencialidade, muito menos visa satisfazer a paciente totalmente.

 

E vale ressaltar que uma cirurgia secundária é bem mais cara e complexa do que a primeira, onde a anatomia original da paciente estava totalmente preservada.

 

Então, é bem mais difícil atingir o resultado esperado em uma cirurgia secundária.

 

Foi quando soube disso, que nossa colega pedagoga ficou com uma “pulga atrás da orelha”. Kelly começou a se perguntar se, caso a sua operação não saísse com um bom resultado, o que seria de sua autoestima já abalada?

 

O plano de saúde cobre Cirurgia Plástica?

 

O plano de saúde só possui cobertura para cirurgias reparadoras e, mesmo assim, é difícil de ser liberado pelo convênio, sendo necessário abrir disputas judiciais na maioria das vezes. Já nos procedimentos estéticos, não há a menor chance de receber cobertura pelo plano, já que os mesmos não são obrigados por lei.

 

plano saude cobre cirurgia plastica
SPOILER: Só cirurgias reparadoras.

 

Mesmo em casos de cirurgias em que haja dúvidas quanto sua finalidade, como é o caso da abdominoplastia em âncorarealizada após a perda acentuada de peso por conta de uma bariátrica -, são incomuns os casos onde é liberada a cobertura do plano.

 

Nesses casos, é necessário mover uma ação na justiça com a apresentação de vários laudos que provem que a paciente precisa mesmo do procedimento.

 

Quais planos de saúde cobrem cirurgias estéticas?

 

Nenhum plano de saúde cobre a cirurgia estética, já que eles não possuem a obrigatoriedade de realizar um procedimento que não for reparador. Então mesmo convênios como o Amil, SulAmérica e Unimed não realizam procedimentos de cunho estéticos em nenhum caso.

 

unimed cobre cirurgia plástica
Os planos de saúde só possuem cobertura para procedimentos reparadores.

 

É possível verificar se a plástica que deseja fazer é obrigatoriamente coberta pelo plano de saúde diretamente no site da ANS.

 

Como fazer uma cirurgia plástica pelo plano de saúde?

 

No caso das cirurgias estéticas reparadoras, cobertas pelo plano de saúde, será necessário passar em consulta com o especialista credenciado pelo convênio. Ele irá avaliar o caso e emitir um laudo justificando a necessidade do procedimento. Após isso, basta aguardar a liberação do plano para realizar o agendamento da operação. 

 

plano amil cobre cirurgia plastica
Será que vale a pena?

 

O processo para solicitar a cobertura de uma plástica pelo plano de saúde é estressante, burocrático e demorado, fazendo muitas mulheres desistirem do pedido no meio do caminho. 

 

Será que eu consigo?

 

Não é incomum que, mesmo em alguns casos das reparadoras, o convênio dificulte ou se recuse a fazer. Por isso, é bem comum ver mulheres recorrendo à justiça para conseguir o atendimento.

 

Nesses casos existem os gastos com os honorários dos advogados, o estresse e o atraso.

 

Caso a paciente prove que, de fato, precisa do procedimento, ela ainda corre um risco.

 

Mas terei que pagar?!

 

Supondo que a paciente consiga o atendimento, se o convênio for por coparticipação ela ainda terá parte dos custos descontados da sua folha de pagamentos. 

 

Ou seja, mesmo após toda a briga jurídica para ter o direito de operar o procedimento não será gratuito, apenas parte dele. 

 

Essa parcela do procedimento que será cobrado, tem como base a tabela de preço do plano de saúde. O que, em alguns casos, torna o valor que a paciente irá pagar praticamente igual ao de uma clínica particular. 

 

Tudo isso nos faz se questionar se realmente vale a pena passar por todo o estresse, não é mesmo?

 

3 fatores que podem impactar no resultado da sua cirurgia plástica de graça

 

Agora, imagina só, você passou anos em uma fila de espera que parecia interminável, ou então, diversos processos jurídicos para conseguir operar, mas aí descobre que não poderá sequer criar expectativa na qualidade da operação.

 

como conseguir cirurgia plastica sus
Escolha resultado e segurança!

 

Infelizmente, essa é a realidade das plásticas gratuitas.

 

Isso porque existem 3 grandes fatores que influenciam no resultado final de um procedimento estético, são eles:

 

1. Experiência do cirurgião e da equipe médica

 

Como falamos acima, os procedimentos gratuitos são feitos por médicos residentes, ou seja, recém-formados. Eles não possuem uma vasta experiência em procedimentos estéticos, afinal, eles acabaram de começar suas carreiras.

 

Entretanto, quanto mais experiente é o cirurgião e a sua equipe médica, melhor fica o resultado.

 

O mesmo vale para os médicos anestesistas, já que eles são os grandes responsáveis por manter a segurança do procedimento. Quanto mais plásticas eles tiverem feito, melhor eles conseguirão manter a segurança.

 

2. Local onde será feita a cirurgia

 

O lugar ideal para realizar sua cirurgia é em um hospital que possui uma vasta experiência em procedimentos estéticos.

 

Por mais que os hospitais-escolas possuam um ambiente adequado para os procedimentos, eles atendem centenas de diferentes tipos de enfermidades todos os dias. 

 

Justamente por isso, hospitais-escola, universitários ou gerais, possuem um risco maior de transmitir infecção hospitalar.

 

3. Estrutura de atendimento no pós-operatório

 

Se tem uma etapa essencial para um bom resultado, é a da recuperação. É nessa hora que a paciente precisa ter um suporte completo.

 

Porém, no caso das plásticas gratuitas, a paciente fica restrita aos retornos agendados, ou seja, se ela precisar de algo entre essas consultas ela precisará ir para um pronto-socorro e aguardar na fila para ser atendida, o que definitivamente não acontece em clínicas particulares.

 

Imagina, você acaba de operar e, alguns dias depois, começa a sair um líquido estranho da sutura, é claro que você está desesperada para saber o que é aquilo, mas você terá que aguardar na recepção da UPA junto com mais centenas de pessoas com diferentes enfermidades.

 

Assustador, não?

 

Por mais que uma cirurgia plástica pelo SUS pareça tentadora, ela tem seus prós e contras e, infelizmente, o atendimento durante a recuperação é um dos principais motivos que deve te fazer pensar se realmente vale a pena esperar tanto tempo para realizar seu sonho.

 

Onde encontrar segurança e qualidade com um preço acessível e facilitado?

 

Contrariando o que a maioria das pessoas pensam, o preço da cirurgia plástica não é tão inacessível quanto parece. Atualmente, existem clínicas especializadas em oferecer um procedimento com qualidade e segurança e ainda garantir que o valor seja justo e acessível para todas as mulheres.

 

cirurgia plastica gratuita
Esses são os focos para um resultado incrível!

 

Clínicas e consultórios sérios sabem a importância em tornar a cirurgia acessível para todos, tendo preços justos e formas de pagamento que cabem no bolso.

 

É possível que a paciente consiga realizar parcelamentos, financiamentos e até mesmo consórcios para realizar o seu sonho. E o melhor de tudo: sem ter que esperar anos em uma fila interminável.

 

Além do mais, em uma clínica a paciente consegue ter mais garantia que o procedimento será de qualidade, afinal, ela consegue saber desde o inicio quem será a equipe que a operará. 

 

Uma forma disso acontecer é através de grupos em redes sociais, como o da Dream Plastic, que possui uma base de quase 100 mil mulheres que compartilham, diariamente, a sua experiência com os procedimentos.

 

Cirurgia Plástica pelo SUS

 

Foi conversando com pacientes de clínicas particulares que a Kelly descobriu que sua plástica poderia não ser tão cara – e nem demorar uma eternidade para acontecer. 

 

Ela decidiu dar um passo que jamais imaginou que daria.

 

Faça a melhor escolha!

 

Agora você já sabe tudo sobre a cirurgia plástica pelo SUS e pelo plano de saúde, mas também sabe que, no particular, pode ser bastante acessível.

 

Não é à toa que, a maioria dos procedimentos estéticos feitos no Brasil são por meio de clínicas particulares.

 

A Dream Plastic nasceu há 15 anos com a missão de tornar a plástica mais acessível para as mulheres. Graças a isso, hoje somos a clínica referência no país.

 

Olha só o que dizem sobre a gente!

 

Já realizamos mais de 43 mil sonhos e possuímos um atendimento diferenciado, garantindo o melhor resultado com uma segurança de ponta.

 

Por isso, nós recomendamos que verifique com nossos especialistas qual o melhor procedimento para o seu caso e quais são as formas acessíveis de pagamento em uma clínica de respeito.

 

cirurgia plastica pelo sus
Converse com especialistas!

 

E foi justamente isso que a Kelly fez, ela falou com nossos especialistas e descobriu que ela poderia pagar um procedimento particular, que era bem mais barato do que ela acreditava. 

 

Mas ela só percebeu isso porque ela tomou uma única atitude: agendou uma consulta.

 

É bem fácil, basta agendar através do nosso WhatsApp, é só clicar no ícone no canto superior da tela e falar com nossas atendentes!

 

Nos vemos em breve!

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou de saber sobre a cirurgia plástica pelo SUS? Ajude a chegar em mais mulheres! Compartilhe.


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!