Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Silicone pelo SUS: saiba como conseguir, quem pode fazer e se vale a pena

Atualizado em 16/01/2024 15:42
ATENÇÃO: A Dream Plastic é uma clínica particular e NÃO realiza a cirurgia de silicone pelo SUS.

Antes de falarmos sobre quem pode colocar implante mamário pelo Sistema Único de Saúde é importante ressaltarmos que nem sempre a colocação de prótese pelo SUS é recomendada, já que existem algumas desvantagens.

Como, por exemplo: qual o tempo de espera para operar? Qual tipo de médico irá fazer a sua cirurgia? O médico é especialista mesmo? E qual é o melhor local para realizar este procedimento?

Sabemos bem que muitas mulheres sonham com o silicone, mas acreditam que a cirurgia é cara e que não seria possível realizar com uma clínica particular, por isso, também vamos te mostrar que não é bem assim e que o seu sonho está mais fácil de ser realizado do que você imagina.

Somos a Dream Plastic e já realizamos o sonho de mais de 47 mil mulheres nos últimos 18 anos e hoje vamos te ajudar a saber como conseguir silicone pelo SUS.

Tem como colocar silicone pelo SUS?

É possível colocar silicone pelo SUS, mas somente quando a cirurgia é reparadora, ou seja, em casos onde a retirada dos seios devido ao câncer, traumas ou acidentes. Isso significa que, em casos estéticos, raramente é possível colocar a prótese pelo Sistema Único de Saúde.

Mulher falando com médico sobre colocar silicone pelo SUS
Mulher falando com médico sobre colocar silicone pelo SUS

Quem pode colocar silicone pelo SUS?

Quem pode colocar silicone pelo SUS são somente pessoas que perderam as mamas devido a câncer, acidentes ou que tiveram algum trauma que ocasionou na retirada total ou parcial de um ou ambos os seios.

Todos os outros casos, como os estéticos, não são cobertos pelo SUS e a fila de espera para conseguir uma vaga é de décadas, sendo que na grande maioria das vezes a solicitação sequer é aceita.

Isso acontece porque o Sistema Único de Saúde prioriza mulheres que precisam, de fato, fazer uma cirurgia para reparar algum trauma, como nos casos citados acima. E este não é o caso de mulheres que querem somente seios maiores ou mais redondinhos.

ATENÇÃO: O plano de saúde NÃO cobre silicone. São raríssimos os casos de pessoas que conseguem colocar silicone pelo plano de saúde, isso porque as administradoras não são obrigadas a cobrir procedimentos estéticos, como é o caso do silicone. Para as pacientes que necessitam de reconstrução mamária com prótese, o convênio pode até cobrir, mas o processo costuma ser burocrático.

Como conseguir silicone pelo SUS? Veja o passo a passo!

Separamos o passo a passo para fazer a sua inscrição para colocar silicone pelo SUS.

1º passo – Passe em consulta com um clínico geral pelo SUS e apresente o seu interesse pela cirurgia. Nesta consulta ele irá dizer se você poderá seguir com a inscrição ou não.

2º passo – Caso aprovada, o médico colocará seu nome no SISREG (Sistema de Regulação). Mas caso o posto não tenha acesso ao sistema, a paciente deverá levar a documentação na secretaria de saúde do município.

3º passo – Na secretaria de saúde você poderá verificar os hospitais disponíveis, mas na maioria das vezes você não tem opção de escolher o hospital desejado.

4º passo – Depois de entregar a documentação, você entra em uma looooonga lista de espera que pode alcançar até 10 anos.

5º passo – Durante a espera você recebe o atendimento de uma assistente social para certificar que você realmente não tem condições de pagar uma cirurgia plástica em uma clínica particular.

6º passo – Neste período você também passa com um psicólogo para verificar se você está psicologicamente apta para passar pelo procedimento.

7º passo – Ainda será necessário falar com um cirurgião plástico para ele avaliar se você poderá fazer a cirurgia de silicone.

8º passo – Após isso é só aguardar o tempo de espera para realizar o seu procedimento.

Esse é todo o processo para realizar o silicone pelo SUS, e vale lembrar que após a cirurgia você deverá fazer retornos agendados com o cirurgião para verificar a recuperação.

Esses retornos são agendados, caso você precise de retornos entre as consultas como em casos onde há abertura dos pontos, será necessário ir até um pronto-socorro e aguardar em uma sala lotada de outras dezenas de enfermidades, correndo o risco de infecções.

É possível fazer explante de silicone pelo SUS?

Para realizar o explante de silicone pelo SUS é necessário a comprovação de uma enfermidade causada pela prótese de silicone nas mamas. Ou seja, a cirurgia para retirar o silicone não pode ser feita por causas estéticas através do Sistema Único de Saúde.

Mulher sendo avaliada por médico do SUS para colocar silicone
É necessário passar em avaliação médica para se certificar de que é apta para realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde

Mas existe uma discussão no meio médico se, de fato, o silicone pode ou não causar doenças e, até o presente momento, não há nenhuma confirmação se a prótese causa problemas de saúde.

Para saber mais dessa discussão, acesse nosso artigo falando sobre a Síndrome ASIA.

É possível colocar silicone pelo SUS por estética?

Não que seja impossível colocar silicone pelo SUS por estética, mas o processo é bastante demorado e possui inúmeras desvantagens, por isso, por mais que seja possível colocar uma prótese pelo SUS somente por estética, a prática não é recomendada.

Mulher se olhando no espelho pensando em colocar silicone pelo SUS por estética
São muito raros os casos de pacientes que conseguiram a liberação

Por que não é recomendado colocar prótese de silicone pelo SUS por estética?

  • A fila de espera pode chegar a décadas, existem poucos casos de mulheres que conseguiram a liberação e em todos estes casos elas só vão operar daqui 10 ou 15 anos. Isso acontece porque a cirurgia de silicone não é uma prioridade para o Sistema Único de Saúde – é claro, salvo os casos reparadores -, por isso, o processo é tão demorado.
  • Nos casos de estética, a cirurgia é feita para o treinamento de médicos residentes, ou seja, a sua operação seria feita por um médico inexperiente que acabou de sair da faculdade, podendo ocorrer inúmeras intercorrências e comprometendo a sua segurança e resultado. Um dos erros médicos que pode acontecer é a Simastia, quando a loja onde ficam os implantes é maior do que a suportada pelo biotipo da paciente e as próteses se juntam no meio, além disso a cicatriz pode não ser tão bem feita. Vale deixar claro que, para os casos onde a paciente está passando por uma reconstrução mamária com silicone, a cirurgia será ministrada por um cirurgião especialista.
  • Além disso, o procedimento é feito em hospitais de níveis terciários, ou seja, hospitais gerais. E por mais que estes locais possuem estrutura adequada para uma cirurgia plástica, eles também realizam diversas outras cirurgias, sendo muitas delas consideradas sujas, como as de trato urinário e no intestino, facilitando a infecção hospitalar.
  • Inclusive, o silicone pelo SUS tem uma grande desvantagem no pós-operatório: não há um suporte completo na hora que você mais precisa. É muito comum que nesta hora delicada a paciente queira tirar dúvidas com o médico ou precise de uma consulta antes do retorno agendado, no SUS isso não é possível de acontecer. O que acontece nesses casos é que a paciente terá que ir a um pronto-socorro e vai ser atendida por qualquer médico plantonista para, talvez, ser encaminhada para o seu cirurgião.
Mulher falando ao telefone tentando contato com o SUS sobre seu silicone
O SUS não oferece o mesmo suporte que uma clínica particular, podendo comprometer seu resultado

Na maioria das vezes essas mulheres que buscam a cirurgia por estética querem fazer pelo SUS por ser “de graça”, e é possível compreender esse desejo, mas cada vez mais a cirurgia de silicone se torna acessível.

Hoje é possível encontrar clínicas que oferecem valores justos e formas de pagamento acessíveis, como é o caso da Dream Plastic.

Quer tirar a prova? Ninguém melhor para te explicar essa questão do que mulheres que já passaram pela realização deste sonho.

No grupo privado da Dream Plastic reunimos mais de 120 mil mulheres que compartilham diariamente as suas experiências com a cirurgia plástica e comentam sobre como conseguiram realizar esse desejo.

Silicone pelo SUS

Vale a pena fazer prótese de mama pelo SUS?

Geralmente, com exceção dos casos reparadores, quem busca silicone estético pelo SUS acredita que não possui dinheiro para pagar em uma clínica particular, e não é bem assim.

Mulher contando o dinheiro, querendo optar pelo silicone pelo SUS
Se engana quem acha que é impossível colocar silicone em uma clínica particular

Atualmente existem inúmeras clínicas que possuem formas de pagamento acessíveis para quem sonha em turbinar os seios, inclusive, aqui na Dream Plastic essas condições são tão favoráveis que o silicone é uma das cirurgias mais realizadas pela clínica, sendo centenas todos os meses.

Você consegue encontrar parcelamentos de até 18x no cartão de crédito ou com entrada de 15% e 24x sem juros no boleto na modalidade programada, financiamentos bancários e até grupos de mulheres que se ajudam motivando a guardar um valor todos os meses.

Não é à toa que já faz tempo que vem crescendo o número de mulheres com silicone, afinal já foi a época que a cirurgia plástica era algo elitizado!

E sabe o que é o melhor?

Colocar seu silicone por uma clínica é só vantagem!

Isso porque uma clínica de cirurgia plástica possui um suporte completo para tornar o seu sonho em realidade, veja alguns dos pontos:

  • Uma equipe de cirurgiões plásticos experiente, com milhares de cirurgias realizadas e formados nas melhores universidades do país, para garantir que o resultado do seu silicone será incrível;
  • Vasta equipe de cirurgiões, não correndo o risco de ficar desamparada caso precise de assistência durante o seu pós-operatório e o seu cirurgião não estiver disponível naquele momento;
cirurgiões plásticos particulares oferecendo um pós-operatório do silicone completo diferente do SUS
Clínicas de cirurgia plástica particulares possuem um melhor suporte
  • Operar em hospitais experientes em cirurgia plástica, com foco em cirurgias limpas, diminuindo as chances de uma infecção hospitalar e havendo maior suporte da equipe de enfermagem do hospital em casos de intercorrência;
  • Suporte completo no pós-operatório, com central de urgência e emergência e nada de esperar a sua consulta caso aconteça algo durante a recuperação, sempre haverá suporte de uma equipe de enfermagem e de cirurgiões experientes para te auxiliar.

E o melhor de tudo: não vai ser necessário esperar ANOS para realizar o seu sonho, geralmente a operação acontece semanas depois do fechamento do contrato e da liberação médica!

Realize seu sonho com qualidade e segurança!

Agora você já sabe que na maioria dos casos operar pelo SUS não é a melhor opção, e o melhor lugar para realizar esse sonho é em uma clínica que possua um grande histórico de resultado e que siga todas as normas de segurança.

Mulher feliz escolhendo colocar seu silicone na Dream Plastic ao invés do SUS
A Dream Plastic é a única clínica com 4.9 estrelas e mais de 2.5 mil avaliações positivas no Google!

E você pode tirar essa dúvida, e ainda descobrir que a cirurgia de silicone é acessível para você fazendo uma visita na Dream Plastic.

Até porque, após a sua consulta, você irá conversar com uma de nossas consultoras e, junto com ela, definirão qual a forma de pagamento é a mais acessível para você. Nós garantimos que você irá se surpreender!

Fale agora mesmo com a clínica mais recomendada pelas mulheres. Agende uma consulta, é rápido, fácil e sem compromisso e de quebra você ainda ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, já que parte do valor da consulta é destinado ao GRAACC.

Clique no ícone do WhatsApp na tela e fale com nossa central de agendamentos!

Mas corre, nossa agenda é disputada e você não vai querer deixar seus sonhos para depois.