Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Sequel: A bota pneumática que ajuda a prevenir trombose venosa profunda durante a cirurgia

Atualizado em 29/09/2023 16:27

Sabia que o Sequel pode te ajudar a ter uma cirurgia mais segura?

Se tem algo que é o terror das pacientes que vão fazer cirurgia é a hora H, até porque ainda há um estigma de que a operação pode causar diversas complicações, como tromboses, por exemplo.

Não é à toa que recebemos inúmeras dúvidas sobre a possibilidade de evitar as tromboses venosas e suas consequências.

E, de fato, longas cirurgias podem aumentar as chances de uma obstrução nos vasos sanguíneos, mas…

É possível diminuir essas chances – e muito!

Quer saber como ter uma cirurgia beeeem mais tranquila usando a bota de compressão pneumática intermitente Sequel? Então continue lendo esse texto e descubra!

Esclareça suas dúvidas!

O que é o aparelho de compressão pneumática intermitente?

O aparelho de compressão pneumática intermitente (CPI) funciona como uma espécie de bomba que simula a contração muscular, como se estivesse em uma caminhada, para manter a circulação sanguínea dos membros inferiores ativa, com o intuito de diminuir a aparição de trombose venosa profunda.

Mulher com a mão no queixo pensando sobre o sequel
Veja.

Este aparelho é de grande importância em casos em que:

  • A cirurgia terá mais de 3 horas;
  • A paciente tenha predisposição a ter TVP ou já passou dos 40 anos;
  • A anestesia utilizada é a geral.

Isso porque a não movimentação dos membros inferiores por grandes períodos de tempo – principalmente em pacientes que já possuem problemas circulatórios – causa dificuldades no bombeamento sanguíneo e, consequentemente, a trombose venosa profunda pode aparecer.

O aparelho de compressão pneumática mais utilizado é o Sequel.

O que é Sequel na cirurgia?

O Sequel é um acessório cirúrgico que funciona como um compressor pneumático. Primeiramente, você coloca a meia de compressão e, por cima, uma espécie de bota fechada por velcro e conectada ao aparelho.

Compressor pneumático azul sequel em cima de uma maca
Veja o que ele faz.

Ao ligar, o Sequel inicia um processo de inflar e desinflar, simulando uma caminhada, e esta ação mantém a circulação ativa.

Isto quer dizer que durante a cirurgia, o Sequel vai aplicar uma compressão sequencial nos membros inferiores para ajudar na prevenção da Trombose Venosa Profunda. Além disso, ele estimula o fluxo arterial e ajuda a reduzir a dor e o inchaço pós-cirúrgico.

O aparelho Sequel é usado desde o início da cirurgia e segue com a paciente para o quarto.

O que é o Vennopress?

O Vennopress é um dos aparelhos de compressão pneumática sequencial. Na cirurgia, ele funciona como uma espécie de massageador que estimula os músculos dos membros inferiores, mantendo a circulação sanguínea ativa através da pressão, diminuindo as chances de ocorrência de trombose e embolias.

Máquina de compressão Vennopress
Conheça o Vennopress.

Simulando a compressão muscular, como a de uma caminhada, o Vennopress mantém a circulação ativa em cirurgias longas e em pacientes que tenham uma predisposição a desenvolver os trombos.

O uso da bota para trombose Vennopress é acompanhado de uma meia compressiva para cirurgia que, mesmo após o término do procedimento, deve ser usada pelo período determinado pelo cirurgião.

O que é Phlebo Press?

O Phlebo Press é uma bota de compressão pneumática intermitente que simula a contração muscular de uma caminhada durante uma cirurgia e evita que, após a operação, surja o aparecimento de trombose venosa profunda devido a falta de irrigação sanguínea na área por um longo período.

Máquina de compressão Phlebo Press
Conheça o Plebho Press.

Além de dificultar o aparecimento dos trombos, a bota de compressão pneumática intermitente da Phlebo Press ajuda a melhorar a recuperação, reduzindo o inchaço e a dor no pós-operatório.

Você sabia?

Aqui na Dream Plastic, o aparelho de compressão pneumática intermitente usado é o Sequel e nós fazemos questão de usá-lo em todas as grandes cirurgias, já que ele, de fato, diminui as chances de trombose em até 60%.

Como a bota pneumática funciona?

A bota pneumática de compressão intermitente funciona como uma bombinha que massageia os membros inferiores, comprimindo de baixo para cima (pés aos quadris) progressivamente, para auxiliar no retorno venoso, impedindo que ocorra a formação de trombos e, consequentemente, uma possível embolia pulmonar. 

Bota pneumática rosa
Veja como ela funciona.

O retorno venoso nada mais é que a volta do sangue ao centro do corpo, mais precisamente ao coração.

Ficou confusa? Calma que a gente explica!

O sangue é bombeado pelo coração, carregado de oxigênio e nutrientes, que são levados a todas as partes do nosso corpo, seja a cabeça, órgãos, braços ou pernas. Ele irriga essas áreas através de vasos sanguíneos fininhos, chamados de capilares, que são os responsáveis por fazer essa troca entre o sangue e o tecido.

Acontece que esse sangue deve retornar ao coração para continuar esse ciclo. Mas, como ele faz esse retorno?

Simples, pela atividade muscular! Quando andamos ou mexemos nossa mão, por exemplo, criamos uma contração muscular que ajuda a levar esse sangue de volta ao centro do corpo.

Porém, se ficarmos muito tempo em uma mesma posição, como acontece durante a cirurgia, o sangue fica paradinho lá naquelas extremidades e essa concentração pode gerar a formação de trombos, que nada mais é que o sangue coagulado, que causa a obstrução da veia.

Essa condição pode se desenvolver em uma trombose venosa profunda que obstrui as artérias e até gerando uma embolia pulmonar, que é quando esse trombo se solta e caminha pelo corpo até ficar preso em uma artéria do pulmão.

Logo, o uso das botas pneumáticas, como o Sequel, ajuda a evitar que esses músculos fiquem sem retornar o sangue ao coração e cause uma complicação gravíssima como essa.

O que o compressor pneumático faz na cirurgia?

O uso do compressor pneumático na cirurgia impede que ocorra a obstrução dos vasos sanguíneos devido à inércia dos músculos e, consequentemente, o não retorno venoso causando, assim, a trombose venosa profunda e uma possível embolia pulmonar.

Médico explicando para paciente sobre o aparelho de compressão pneumática intermitente
Será que o CPI é importante?

Neste texto nós falamos melhor sobre o que causa a embolia pulmonar.

O uso da bota de compressão pneumática intermitente, ou CPI, garante que pacientes que passaram muitas horas deitados, sem a atividade muscular, tenham complicações graves.

Por mais que seu uso seja abrangente dentro da cirurgia plástica, ela também é usada como forma de fisioterapia em pacientes em coma, por exemplo.

Inclusive, alguns dados importantes é que o uso de Sequel em um paciente em cirurgia pode diminuir em até 60% a chance daquele paciente desenvolver os trombos.

Em pacientes que não usaram o Sequel nas cirurgias, a aparição de trombos ocorreu em cerca de metade dos casos (50%).

Quando o Sequel é usado na cirurgia?

O Sequel para cirurgia é usado como uma medida preventiva em pacientes que apresentam fatores de risco para trombose. Aliás, para evitar ao máximo possíveis intercorrências antes de realizar a sua cirurgia, você deve passar em consulta com um cirurgião plástico especializado e um anestesista, ambos com experiência em plástica.

Médico explicando para paciente na maca como evitar êmbolos após cirurgia com a bota para trombose sequel
Veja.

Eles pedem exames pré-operatórios e fazem algumas perguntas para saber suas necessidades e condições de saúde. Com isso, o médico vai saber o tempo estimado da cirurgia.

Caso seja superior a 3 horas ou usar anestesia geral, o cirurgião pode recomendar o uso do Sequel, aparelho que mantém a circulação ativa em longos períodos de imobilização. Este é o principal motivo, pois assim prevenimos a temida trombose, ou TVP, como também é conhecida.

Mas quando a paciente tem vários fatores de risco, como ser fumante, ter varizes nas pernas, tomar hormônios como os anticoncepcionais e estar acima do peso, já são motivos de alerta para o uso do Sequel.

Qual a sensação de usar o Sequel durante a cirurgia?

O sequel não gera nenhum incômodo e é até muito confortável, pois funciona como uma espécie de massageador para as pernas. A sensação é de ter uma almofadinha inflando e desinflando na sua perna.

Em geral, as pacientes não sentem o uso do Sequel, porque o aparelho é colocado logo após a anestesia e é retirado ainda no centro cirúrgico, mas se elas sentissem, seria como uma leve massagem na região.

Ao receber alta, a paciente sai com uma meia de compressão, que deverá ser usada por cerca de 30 a 60 dias, seguindo a orientação do seu cirurgião plástico.

Como funciona a meia para evitar trombose?

A meia de compressão para evitar trombose funciona ajudando o retorno sanguíneo através da compressão. Elas são mais apertadas nos calcanhares e empurram o sangue, o auxiliando a voltar para o centro do corpo. Isso diminui o risco da formação de trombos nas pernas, mesmo caso a pessoa fique parada por longos períodos.

Mulher sentada na beirada da cama colocando a meia para evitar trombose
Veja.

As meias para evitar trombose devem ser usadas da forma correta, acompanhando o uso do aparelho durante a cirurgia e, após ela, seguindo as indicações médicas, sendo removidas somente para o banho.

Ainda com dúvidas? Aqui na Dream Plastic temos um grupo com mais de 115 mil mulheres que já passaram pelo uso do Sequel e da meia compressiva para cirurgia, e que compartilham sua experiência, além de dicas, indicações, fotos e muito mais!

Não perca essa chance e clique no banner abaixo!

Sequel

Por quanto tempo usar a meia de compressão após a cirurgia?

A meia de compressão deve ser usada por cerca de 10 a 30 dias após a cirurgia, e a descontinuidade de seu uso deve ser indicada pelo cirurgião. É preciso usar a meia de forma contínua até mesmo para dormir, só sendo retiradas para o banho.

Mulher usando uma meia de compressão para pós-operatório preta
Veja.

Dependendo da paciente e de seu quadro clínico, o cirurgião pode encurtar ou prolongar quantas horas usar as meias de compressão.

Quais são as orientações para o uso da meia pós-operatória?

A meia pós-operatória deve ser usadas da seguinte forma:

  • A meia não pode estar inversa, por isso, vire ela caso esteja do avesso;
  • Coloque a meia até o calcanhar e a estique até o tornozelo;
  • É necessário ajustá-la no calcanhar e no pé;
  • Lembre-se que a parte menor deve ficar na região do pé;
  • Após isso, é só esticar até o restante da perna, ajustando quando necessário.
Paciente conversando com médico sobre a meia para pós-operatório e o sequel
Conheça as orientações!

A meia compressiva para cirurgia deve ser usada diariamente até a liberação médica, apenas retirando-a para tomar banho e dormir e, se notar algo de estranho na região ou acontecer alguma coisa com a meia, como ela furar, é necessário avisar o médico.

Geralmente, a medida das meias é de ¾ ou ⅞, sendo o melhor tamanho para o seu caso recomendado pelo cirurgião.

Qual o preço do Sequel?

O preço para alugar o equipamento Sequel é de cerca de R$650 (Outubro/23) em média, incluindo as meias compressivas. O valor do aparelho de compressão pneumática intermitente é incluso no preço total da cirurgia plástica e pode variar de acordo com a região e com alguns outros fatores.

Mulher segurando um cartão de crédito pensando sobre o preço do sequel
Veja quanto custa.

Geralmente, a bota para trombose é um aparelho próprio do hospital, por isso, o preço do Sequel é do seu aluguel, e não da sua compra.

O preço do Sequel não é o único ponto para se observar

Se engana quem acha que o único ponto a se observar é o preço do Sequel. Além do uso das botas pneumáticas, há pontos que são indispensáveis para uma boa cirurgia, como:

  • Experiência da equipe cirúrgica: A experiência é essencial para uma cirurgia segura e com bons resultados, já que eles estarão melhor preparados para lidar com qualquer situação e conhecem todas as orientações que farão diferença na hora da sua recuperação.
  • Equipe de anestesia: O ideal para uma operação boa e segura é uma avaliação pré-anestésica completa, o que só é possível com uma equipe de anestesistas própria da clínica.
  • Local de operação: A cirurgia só deve ser feita em ambiente hospitalar, nada de operar em clínicas ou consultórios, isso é necessário para a segurança da operação.
  • Estrutura de pós-operatório: Uma boa clínica tem estrutura para garantir um suporte completo, para uma recuperação tranquila e um resultado lindo, com canais de atendimento disponíveis para te ajudar a não ter trombose – e outras complicações -, uma equipe de enfermagem disponível para atendimento de qualquer dúvida ou emergência e fisioterapeutas especializadas em Cirurgia Plástica.

Por isso, se seu sonho é fazer uma cirurgia mas ainda tem medo de “cair no bisturi” por causa da trombose…

Fale com um cirurgião plástico para tirar tooooodas as suas dúvidas sobre o uso do Sequel e como evitar a trombose!

Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e marcar um horário com um dos especialistas que fazem parte da Dream, a clínica mais recomendada pelas mulheres.

Venha nos conhecer sem compromisso nenhum, estamos te esperando!

Esclareça suas dúvidas!

Gostou de saber mais sobre o Sequel? Compartilhe este conteúdo com mais pessoas!