Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Explante de silicone: saiba se vale a pena fazer a retirada da prótese, quanto custa e como é feita a cirurgia

Atualizado em 09/01/2024 16:55

O explante de silicone é o nome técnico da cirurgia de retirada da prótese de mama.

Se você está pensando em realizar este procedimento, é importante refletir bastante sobre o assunto.

Pois só assim você evitará cair em fake news ou no efeito manada.

Os motivos que levam a mulher a fazer a remoção são diferentes. E vão desde o medo de doenças às mudanças na personalidade da paciente.

Apesar disso, aqui na Dream Plastic, em mais de 23.5 mil mamoplastias de aumento realizadas, até janeiro de 2024, apenas 5 mulheres vieram em busca da cirurgia de explante de silicone.

Afinal, a maioria vê a vida melhorar e a autoestima ser renovada após a cirurgia.

Por isso, a prótese de mama é a cirurgia estética mais realizada no Brasil.

Neste texto você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre a retirada do implante de mama.

Leia até o final e faça uma escolha consciente:

Silicone faz mal?

Não existe nenhuma comprovação científica de que o silicone faz mal, até o momento. Mesmo que existam complicações como, por exemplo, a da contratura capsular, que vem a ser desconfortável, a prótese é, sim, bem segura. Sendo muitos raros os casos de enfermidades relacionadas às próteses.

mulher em fundo rosa pensativa sobre retirar prótese silicone
A prótese mamária é mesmo uma cirurgia segura?

Apesar de nos últimos anos algumas mulheres terem começado a associar sintomas como artrite, retenção de líquido e fadiga à prótese de mama, não existe comprovação científica de que o silicone faça mal à saúde física ou mental.

Entenda melhor!

A cirurgia de aumento de mamas começou a ser realizada na década de 50 e, desde então, foram feitas milhões de mamoplastias ao redor do mundo.

Ao longo desse tempo, inúmeros estudos foram realizados para verificar a segurança da cirurgia.

E até o início de 2024, nenhum artigo concluiu que a prótese prejudica a saúde ou que o explante de silicone deve ser feito para prevenir doenças. Muito pelo contrário, estudos mostraram que pacientes que apresentavam Síndrome ASIA e tinham a mamoplastia de aumento, após o explante, não tiveram melhora no quadro.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica atesta a segurança da prótese mamária, mas incentiva e confirma o aumento de estudos na área buscando a relação entre possíveis doenças e a mamoplastia de aumento.

O que é o explante de silicone?

O explante de silicone é a cirurgia para a retirada da prótese dos seios. Geralmente, é feita por mulheres que mudaram o seu estilo de vida e decidiram fazer a remoção.

Na maioria das vezes, essa é uma decisão pessoal da própria paciente, mas não podemos ignorar o aumento de mulheres buscando essa operação após a influência de pessoas famosas.

Mas quais são os principais motivos?

Quais os possíveis motivos para a retirada da prótese de silicone?

Quem opta por realizar um explante, comentam sobre alguns motivos para a retirada da prótese de silicone como, por exemplo, nos casos de contratura capsular. Contudo, o mais comum é a mudança no estilo de vida e da personalidade da mulher.

mulher feliz após cirurgia retirar protese mama
Entenda por que algumas mulheres optam pelo explante.

A SPCP realizou uma pesquisa com 20 pacientes que se submeteram a retirada do silicone, e os motivos foram variados.

Antes de conhecer os motivos que fazem a mulher optar pela remoção do silicone, você precisa saber que no antes e depois da retirada da prótese, você verá o excesso de pele por conta do volume que foi removido.

Então, geralmente é indicada a cirurgia de Mastopexia sem Prótese em conjunto com o explante de silicone.

A cirurgia de mastopexia tem o objetivo de remover o excesso de pele que sobra e elevar as mamas.

As duas cirurgias feitas em conjunto, costumam agradar mais as mulheres por promover um resultado esteticamente mais bonito.

Síndrome ASIA

ASIA é uma sigla em inglês que significa Síndrome Autoimune Induzida por Coadjuvante.

É uma doença muito rara, causada pelo contato do organismo com um “corpo estranho”.

Esse corpo estranho pode ser tanto uma vacina quanto um anabolizante.

Quando em contato com o organismo, ele passa a atacar as células saudáveis. Gerando sintomas como febre, boca seca, artrite e distúrbio do sono.

Apesar de o implante de silicone se enquadrar como um corpo estranho para o organismo, é preciso uma prova ou exame que indique a prótese de mama como a causa da Síndrome ASIA.

Ou seja, retirar a prótese na cirurgia de explante de silicone por causa da síndrome ASIA, ou “doença do silicone”, como uma tentativa de prevenção, cientificamente, não faz o menor sentido.

Leia o nosso Guia Completo da Síndrome ASIA!

Câncer

A prótese mamária não tem relação com o câncer de mama.

Mas, possui ligação com um tipo de câncer extremamente raro, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células (ACL), que se forma ao redor da prótese.

Entre os sintomas que denunciam a doença, estão a inflamação e vermelhidão, palpação de massa e úlcera nas mamas.

Mas para você ter uma ideia de quanto esse tipo de câncer é raro, estima-se que pode haver em torno de 400 relatos no mundo, para cerca de 30 milhões de mulheres que turbinaram os seios.

Nesses raros casos, quando diagnosticado cedo, a retirada da prótese de mama, e da cápsula, é o tratamento efetivo.

Ruptura de prótese

A ruptura da prótese de mama é rara, mas pode acontecer pelo desgaste do implante, pela falta de experiência do cirurgião ou por algum trauma na região das mamas.

Porque durante a cirurgia, podem ocorrer pequenas fissuras que podem se tornar algo maior. E, durante a recuperação, traumas ou a pressão exagerada na região das mamas, geram o rompimento do implante.

Esses casos são raros e aqui na Dream Plastic a incidência é menor que 0,1%.

O tratamento é feito com a cirurgia de explante de silicone e a troca por outra prótese.

Contratura capsular

A contratura capsular na mamoplastia de aumento, acontece quando o organismo detecta a prótese como um corpo estranho e tenta expulsá-la.

Quando isso acontece, o organismo cria uma película em torno do implante para isolá-lo do restante do corpo. Já que não pode expulsar a prótese.

Entre os sintomas estão a mama dolorida e rígida.

O índice registrado, na Dream Plastic, é de 0,5% a 1% nas marcas de próteses com tecnologia microtexturizada.

Diferentemente das próteses com textura lisa, que possuem 50% de taxa de rejeição.

Por isso é tão importante escolher uma boa marca de próteses, avaliando sempre a tecnologia utilizada.

O tratamento é feito com a retirada da prótese de mama, juntamente com a película criada.

Em seguida, é colocado outro implante no lugar.

Estética, mudanças de fases na vida e autoconhecimento

Longe de estar relacionado com qualquer doença, a maioria das mulheres que optam pelo explante de silicone, é porque o tamanho e a aparência dos seios não combinam mais com a fase da vida que estão vivendo.

Seja porque, pela idade, não se sentem mais confortáveis com seios marcados. Porque achavam bonito seios grandes, no estilo “bola”, e hoje não pensam mais assim.

Ou porque colocaram próteses grandes e desejam um volume mamário mais discreto e natural.

Independentemente do motivo, a mulher tem todo o direito de optar pela retirada do implante, fazer o explante de silicone e escolher o que mais combina com a personalidade e ideias dela.

Existem grupos de apoio para retirada das próteses de silicone?

Grupos de apoio para a retirada das próteses de mama existem aos montes. Normalmente, são grupos compostos por mulheres que possuem as próteses de silicone e pensam em realizar o explante, usando esse canal como forma para compartilhar suas experiências.

quatro mulheres abraçadas em grupo sobre retirada silicone mama
Você participa de algum grupo de apoio para retirar próteses?

Não há nada de errado em encontrar suporte em outras mulheres que já viveram essa experiência.

O problema é que esse tipo de grupo não tem embasamento científico, ou seja, não é composto por médicos e não tem como base a literatura científica.

Então, qualquer um entra e fala o que bem entender.

E, infelizmente, muitas pessoas somatizam problemas como ansiedade, depressão, cansaço e queda de cabelo e os relacionam com o implante mamário, sem fundamento médico.

 

Ou seja, cair em fake news e ficar desesperada para fazer o explante de silicone, torna-se fácil.

 

E um efeito manada de pessoas achando que têm uma doença que não tem, também!

Se você participa desses grupos, fique atenta ao que está sendo dito e sempre busque comprovar essas informações com fontes confiáveis e experientes.

Como é feita a cirurgia de explante de silicone?

Na cirurgia de retirada da prótese de mama, utiliza-se a mesma incisão feita na colocação do implante. O corte é refeito na aréola, abaixo das mamas ou axilas e a prótese é removida. A cirurgia dura cerca de 30 minutos e, quando feita com a Mastopexia, 3 horas.

médica fazendo marcação da cirurgia retirada prótese silicone
A cirurgia para retirar próteses é um procedimento simples.

Veja como é feita a cirurgia para remover o excesso de pele flácida dos seios!

A anestesia utilizada é a peridural com sedação, sendo a anestesia geral desnecessária, e a cirurgia de explante de silicone com ou sem a mastopexia é tranquila e segura quando feita com cirurgiões plásticos especialistas e anestesistas experientes em cirurgias plásticas.

O pós-operatório vai depender muito de como será realizada a cirurgia, ou seja, se será realizada apenas a retirada do implante ou se haverá a remoção de pele.

Mas, no geral, entre 15 e 30 dias a paciente pode retornar às atividades de rotina.

Como é o antes e depois do explante de silicone?

O antes e depois da remoção da prótese de silicone é bem visível, a mama fica menor, caída e com excesso de pele flácida. O formato de seios redondos, durinhos e com o decote preenchido se transforma.

ilustração mostrando retirada silicone antes depois
Após o explante, os seios mudam de formato, tamanho e textura.

Afinal, o volume mamário foi removido na cirurgia de explante, e o antes e depois têm as suas consequências.

Portanto, se você vai fazer a remoção, mas não quer esse resultado, deve optar pela retirada do silicone com a cirurgia de mastopexia.

Como já explicamos ao longo do texto.

Com os dois procedimentos realizados em conjunto, as fotos do seu antes e depois da retirada da prótese de silicone, serão de mamas menores, mas sem flacidez e lá em cima.

Quanto custa para retirar a prótese de silicone em 2024?

A média de preço da cirurgia de explante de silicone em São Paulo é a partir de R$13.212,00 (Janeiro/2024), esta é somente uma base praticada pelas principais clínicas de São Paulo. Porém, para saber o valor final, é necessário passar em consulta com um médico cirurgião.

mulher em fundo rosa com dinheiros em volta feliz com preço do explante de silicone
Conheça a média de preço da cirurgia de explante de silicone!

 

Já para a retirada do implante mamário com a mastopexia, na Dream Plastic é cobrado apenas o valor da cirurgia de masto.

Clique aqui e conheça a média de preço da cirurgia de Mastopexia!

Só para você entender, o Conselho Federal de Medicina proíbe que clínicas divulguem pela internet o valor exato de cirurgias plásticas como a remoção do silicone.

Até porque o preço oscila de mulher para mulher.

Por isso, calculamos uma média do valor cobrado nas clínicas de São Paulo, para você conhecer e conseguir se planejar melhor.

Vale a pena fazer a cirurgia de explante de silicone?

Irá depender de cada paciente saber se vale a pena fazer o explante do silicone, mas é importante que ela pesquise bem os pontos positivos e negativos dessa cirurgia antes de decidir. Afinal, não é incomum que mulheres que removam a prótese acabem recolocando após alguns anos, logo, é uma decisão a ser bem pensada.

mulher em fundo amarelo feliz após explante silicone cirurgia
Fazer ou não a retirada de próteses é uma escolha muito pessoal.

Resumindo o que você aprendeu hoje:

  • A mamoplastia de aumento é vista como uma cirurgia segura, pois é realizada há mais de 50 anos e milhares de mulheres passaram pelo procedimento.
  • As complicações que podem surgir após a cirurgia são raras e podem ser evitadas ou tratadas.
  • Não há comprovação científica, definitiva e consensual, de que a Síndrome ASIA seja causada pela prótese de mama.
  • Outros tipos de doenças como o linfoma, são extremamente raras e, no mundo todo, pouquíssimas mulheres passaram por isso.

Ou seja, a escolha de fazer ou não a cirurgia de explante de silicone é muito pessoal.

E somente após passar um bom tempo refletindo e avaliando as vantagens e desvantagens da retirada do silicone mamário, a mulher pode fazer uma escolha consciente, com menores chances de se arrepender.

Portanto, nós te aconselhamos a pesquisar muito, entender o que faz sentido para você neste momento e, principalmente, buscar orientação médica, em fontes confiáveis.

E, é claro, a Dream Plastic está aqui para te acolher e te orientar sobre a cirurgia de remoção do silicone com ou sem a mastopexia. Veja o que nossas pacientes falam:

Fiz minha cirurgia de retirada de prótese mamária dia, e sou mto agradecida desde o dia da internação até hoje. Pós cirurgia com um atendimento personalizado pela enfermeira que sempre está disponível e pronta a responder todas minhas dúvidas, sempre me orientando para uma melhor recuperação! Obrigada a todos da Dream Plastic!” – D. Gomes

Faça como milhares de mulheres e realize o seu sonho na Dream.

Clique no botão do Whatsapp no topo da tela para conversar com a gente e marcar a sua avaliação com cirurgiões plásticos especialistas. ❤️