Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Orelhas de abano: saiba como corrigir as orelhas grandes e afastadas!

Atualizado em 27/11/2023 15:14

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) cerca de 2% a 5% da população têm orelhas de abano.

Essa é uma malformação das orelhas que não afeta somente a estética, mas principalmente a autoestima das pessoas que possuem essa condição.

Em casos mais graves, as orelhas grandes e distantes da cabeça podem causar (ou agravar) problemas psicológicos e sociais.

Felizmente, essa malformação pode ser corrigida através de uma otoplastia, popularmente conhecida como cirurgia de orelhas de abano.

Quer entender tudo sobre essa condição e suas possibilidades de tratamento? Então continue a leitura!

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres e hoje vamos te explicar todos os detalhes sobre a cirurgia para corrigir orelhas grandes.

O que é orelha em abano?

A orelha de abano ou proeminente é uma malformação do pavilhão auricular. Essa alteração anatômica é caracterizada pelas orelhas mais afastadas da cabeça. Normalmente quem sofre com essa malformação também possui o tamanho das orelhas alterado. O diagnóstico pode ser feito ainda na infância, nos primeiros meses de vida.

Imagem de uma mulher usando camiseta azul, cabelo preso e com as orelhas de abano à mostra.
A malformação das orelhas é mais comum do você pensa!

O mais comum é que o desenvolvimento anormal do pavilhão auricular ocorra nas duas orelhas, mas não é impossível que a malformação aconteça apenas em uma. Além disso, a principal característica da orelha em abano é justamente o distanciamento da cabeça.

O que causa as orelhas de abano?

A malformação das orelhas é uma condição genética caracterizada pela projeção anormal do pavilhão auricular – mais de 2 cm da lateral da cabeça, e pela falta das dobras internas da orelha (anti-hélice). Essa condição afeta tanto homens quanto mulheres e não causa problemas funcionais, como a perda auditiva.

Imagem de um bebê com orelhas de abano
A orelha em abano é uma condição genética!

As orelhas grandes e afastadas do crânio provocam uma desarmonia facial significativa, e apesar de não causarem nenhum problema funcional, é comum que as pessoas que possuem essa malformação sofram com baixa autoestima e insegurança.

É comum que na fase escolar ocorram casos de bullying porque a criança tem orelhas de abano. Nesses casos, o cuidado precisa ser redobrado e os pais precisam ficar atentos. É aconselhável buscar ajuda médica como forma de prevenir abalos psicológicos graves.

Quais são os tratamentos?

Os principais tratamentos para corrigir as orelhas de abano são os corretores de orelha para bebês de até 6 meses e a otoplastia para maiores de 6 anos. Infelizmente não há como corrigir a malformação das orelhas sem intervenção cirúrgica uma vez que o pavilhão auricular já esteja completamente desenvolvido.

Corretor de orelhas

O corretor de orelhas, assim como a faixa elástica e o molde de silicone, são indicados para bebês de até 6 meses. Esses métodos geralmente apresentam bons resultados em casos leves de orelhas de abano – quando o distanciamento é menos que um centímetro. O tratamento dura cerca de 6 semanas.

Quanto ao uso de fitas e adesivos para orelha de abano, a grande maioria dos especialistas não recomendam. Esses produtos não resolvem o problema de fato e só funcionam enquanto estão sendo utilizados, porém o uso prolongado pode causar alergias, lesões e infecções.

Otoplastia

A cirurgia para corrigir as orelhas de abano é a otoplastia e pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas já estão completamente desenvolvidas. O procedimento é realizado por meio de uma incisão atrás das orelhas e a recuperação é conhecida por ser bastante tranquila.

Como é feita a cirurgia de orelha de abano?

O procedimento cirúrgico é realizado através de incisão atrás da orelha. Para diminuir a projeção do pavilhão auricular e corrigir as orelhas de abano, o médico retira parte da cartilagem e da pele, depois realiza as suturas. Ao final do procedimento é colocado o curativo para proteger a área operada.

Ilustração mostrando as etapas da cirurgia de correção das orelhas de abano
A cirurgia de orelha de abano é considerada um procedimento simples!

A cirurgia para corrigir orelhas de abano é um procedimento relativamente simples e leva cerca de uma hora e meia. Após se recuperar do efeito da anestesia, o paciente é encaminhado para o quarto e a alta médica geralmente é dada no mesmo dia.

Inclusive, se você quiser conferir resultados reais de pacientes que já recorreram à cirurgia de orelha de abano, nós temos o local certo para te indicar!

O Grupo da Dream Plastic no Facebook já conta com mais de 150 MIL pacientes que compartilham diariamente seus resultados, depoimentos e indicações de médicos.

Este é um grupo pensado e criado para MULHERES, dessa forma as pacientes da clínica podem postar seus resultados com mais segurança e sem constrangimento, independente do procedimento cirúrgico realizado.

Você não vai ficar de fora dessa, né? Clique no banner abaixo e solicite a sua participação no maior grupo de Cirurgia Plástica do Brasil.

Orelhas de abano

Quando procurar um especialista?

É aconselhável procurar um especialista em cirurgia plástica assim que a pessoa identificar a malformação das orelhas e tiver a idade necessária para realizar o procedimento cirúrgico. A indicação da otoplastia também ocorre quando a presença das orelhas de abano afeta a autoestima, o psicológico ou o convívio social.

Por se tratar de uma malformação congênita, a cirurgia de orelha de abano é a única solução para corrigir a projeção anormal do pavilhão auricular.

Sabendo disso, se você sofre com as orelhas grandes e afastadas da cabeça, é importante ter em mente que algumas coisas só a cirurgia plástica pode fazer por você.

Não há soluções milagrosas, fitas adesivas ou corretor de orelha que funcione depois que as orelhas já estão completamente desenvolvidas. Por isso, se as orelhas de abano são um problema em sua vida, então chegou a hora de procurar ajuda médica.

Mas não é qualquer médico! Para que a sua cirurgia de orelha de abano seja bem-sucedida, você irá precisar de duas coisas: RESULTADO e SEGURANÇA.

E para conquistar essas duas coisas essenciais, você precisa se atentar a quatro fatores, que são:

Experiência da Clínica e Equipe Médica

A experiência da clínica e do médico impactam diretamente no seu resultado e segurança. Por isso, sempre pesquise sobre o histórico de resultados de ambos. Além disso, é fundamental averiguar se o médico realmente é especialista em cirurgia plástica.

Cirurgia realizada em Hospital

Nada de correr riscos! Toda cirurgia plástica deve ser realizada em ambiente hospitalar, de preferência em um hospital com foco em cirurgias plásticas. Operar dentro de clínicas e consultórios particulares jamais deve ser considerado. A sua saúde vem em primeiro lugar!

Avaliação Pré-Anestésica

Antes da sua cirurgia não deixe de passar em Avaliação Pré-Anestésica, que nada mais é do que uma consulta com o anestesista para que ele entenda o seu quadro clínico e possa escolher o melhor tipo de anestesia para você.

Estrutura de Pós-operatório

O pós-operatório é um dos períodos mais importantes de toda cirurgia, já que é nesta fase que o resultado está sendo moldado. Seguir as orientações médicas é fundamental e poder contar com uma clínica que te ofereça suporte completo também faz toda a diferença para uma boa recuperação.

Vale a pena fazer a cirurgia de orelhas de abano?

A cirurgia de correção da orelha de abano é a principal solução para os problemas estéticos e emocionais causados pela malformação das orelhas. O procedimento cirúrgico promove melhorias físicas, psicológicas e para a autoestima. Por isso, é indicado para adultos e crianças a partir dos 6 anos.

Imagem com fundo bege e uma mulher sorrindo após realizar a cirurgia de correção das orelhas de abano
O resultado da cirurgia é transformador!

Sabe todos os quatros fatores que mencionamos anteriormente? Você não pode abrir mão de nenhum deles, já que são eles os responsáveis por garantir o RESULTADO e SEGURANÇA do seu procedimento cirúrgico.

E sabe qual é o lugar que pode te proporcionar todos eles? É claro que é a Dream Plastic! Não é à toa que somos a clínica mais bem avaliada na internet. Já são mais de 17 anos realizando sonhos e mais de 300 mil atendimentos realizados.

Pare de adiar seu sonho de se ver livre das orelhas de abano! Agende agora uma avaliação com um de nossos especialistas, tire todas suas dúvidas e receba um orçamento personalizado sem qualquer compromisso.

Clique no botão do WhatsApp e escolha a melhor data e horário para realizar a sua avaliação conosco. Nós te esperamos na clínica!