Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Peeling de Fenol: O procedimento invasivo de alto risco

Atualizado em 06/11/2025 10:34

O peeling de fenol se popularizou devido ao seu método invasivo de rejuvenescimento facial. Com o avanço da medicina estética, procedimentos novos surgem com promessas de grandes resultados, sem comprovações de segurança.

Com o passar do tempo, as alterações como envelhecimento, tabagismo e maus hábitos alimentares levam a ressecamento, flacidez, alterações vasculares, rugas e diminuição da espessura da pele. Tudo isso traz uma grande insegurança e baixa autoestima.

O intuito de maior longevidade e hidratação, aumenta a busca por tratamentos de inúmeras modalidades e objetivos. Afinal, ter uma pele uniforme e rejuvenescida é o desejo de muitos.

Mas será que o peeling de fenol ainda pode ser considerado seguro? É possível ainda encontrá-lo no mercado?

Somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres com mais de 18 anos de experiência. Sua saúde e segurança são primordiais para nós, e é por isso que trouxemos um conteúdo exclusivo sobre peeling de fenol, o que é e quais os riscos.

O que é peeling de fenol?

O peeling de fenol é um procedimento estético muito invasivo que ao utilizar ácido no rosto, penetra nas camadas mais profundas da pele, em busca de renovação. Com o estímulo de colágeno, ele visa rejuvenescimento facial e suavidade das rugas profundas e severas.

imagem de frasco de peeling de fenol
Peeling de Fenol é um ácido invasivo

Em junho de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a importação, fabricação, venda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos estéticos. A medida foi tomada pela falta de estudos que comprovem a segurança e eficácia desses produtos. Veja o informativo completo, aqui.

Por que o peeling de fenol foi proibido pela Anvisa

A proibição do peeling de fenol no Brasil ganhou ainda mais destaque após a o falecimento trágico de um jovem de 27 anos, em São Paulo, em decorrência de complicações graves causadas por esse procedimento.

O caso aconteceu em uma clínica de estética onde o procedimento foi realizado por uma profissional sem especialização médica e sem autorização legal para aplicar o fenol. A clínica foi interditada, multada e o caso segue em investigações.

Diante desse cenário, a Anvisa determinou a proibição do peeling de fenol em clínicas estéticas e salões que não seguem os parâmetros legais. A agência agora trabalha, em parceria com vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, para reforçar a fiscalização e impedir a prática irregular desse procedimento que, além de ineficaz em muitos casos, coloca a vida das pessoas em risco.

Quais são os riscos?

Por ser um ácido cardiotóxico, o risco do peeling de fenol é que ele é capaz de afetar células do coração, quando inalado ou absorvido pela pele. O tratamento pode provocar arritmias ou até mesmo parada cardíaca. Além disso, a pele se torna extremamente fina e sensível após o procedimento.

infográfico explicando riscos do peeling de fenol
Veja alguns dos diversos riscos do peeling de fenol

Outros riscos associados ao peeling de fenol, são: a intoxicação hepática e renal, danos à córnea, depressão respiratória, choque anafilático, cicatrizes grandes em decorrência de queimaduras irreversíveis e prejuízos ao funcionamento do coração, fígado e rins, devido à alta concentração de fenol utilizada.

Aqui na Dream temos opções que podem trazer o seu sonhado rejuvenescimento, de forma definitiva e segura. Conheça o lifting facial.

Como é o antes e depois do peeling de fenol?

Após o procedimento de peeling de fenol, o paciente precisa seguir um período rigoroso de cuidados. Nos primeiros sete dias necessário permanecer em casa e evitar movimentos na área tratada. Depois desse período, as crostas começam a cair, deixando a pele com uma aparência de queimadura, que clareia gradativamente quando não são irreversíveis.

imagem de queimadura devido ao peeling de fenol
O peeling de fenol causa queimadura de 2º grau na pele

Qual é o valor do peeling de fenol?

O valor do peeling de fenol também é bem mais alto que o de outras técnicas. Os interessados vão precisar desembolsar entre R$ 10.000,00 e R$ 40.000,00. Essa faixa varia de acordo com quantidade de produto e área tratada.

Como em qualquer procedimento, estético ou cirúrgico, é de extrema importância a atenção ao que se consta dentro de um orçamento. A experiência do médico, os materiais utilizados e uma equipe de suporte após o procedimento são fundamentais para um resultado seguro e eficaz.

A importância de uma equipe qualificada!

Os casos graves envolvendo peelings de fenol, são exemplos claros da atenção necessária para procedimentos estéticos. Inclusive, como citado anteriormente, ainda não há previsão da Anvisa para que o tratamento seja permitido novamente.

IMPORTANTE RESSALTAR QUE:

A DREAM PLASTIC **NÃO** REALIZA ESSE PROCEDIMENTO E **NÃO** COMPACTUA COM QUALQUER MÉDICO QUE REALIZE!.

Por essas e outras questões que uma equipe qualificada e experiente é fundamental para o seu resultado sair perfeito. Dessa forma, você garante o corpo dos sonhos com segurança.

Ao escolher bons profissionais, outros riscos podem ser evitados se os passos seguintes forem seguidos:

  • Verifique se o cirurgião plástico é especialista, experiente e licenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  • Exija a APA (Avaliação Pré-Anestésica);
  • Conheça o histórico da clínica;
  • Opere em um hospital reconhecido e equipado.

Aqui na Dream, você conta com tudo isso e muito mais. Além de ter toda a estrutura necessária para um procedimento seguro, você conta com os melhores especialistas:

Dr. Elrio, Dr. Strumiello, Dr. Murillo, Dr. Raphael ou Dra. Daniele.

Transforme seu corpo com quem é referência em resultados reais e segurança total. Agende uma consulta por WhatsApp.

Revisado por: Flávio Garcia | CRM: 104.850