
Riscos dos anabolizantes em Cirurgia Plástica
Com tantos recursos disponíveis atualmente, não é difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a abrir mão da saúde para ter um corpo perfeito. Dietas exageradas, exercícios físicos sem acompanhamento médico e procedimentos estéticos em excesso são só alguns fatores que fazem parte da rotina de quem quer uma silhueta definida. Mas e quando isso não é o suficiente?
É nesse momento que entram os anabolizantes, drogas sintéticas que possuem, em geral, a testosterona como ingrediente principal. O consumo dessas substâncias, quando receitadas por um médico, ajuda a tratar doenças degenerativas e a repor hormônios. Quando tomadas sem a devida necessidade e controle, tornam-se prejudicial à saúde e, em excesso, são capazes de causar danos irreversíveis, podendo levar à morte.
Os efeitos colaterais vão desde distúrbios físicos até psicológicos. No caso das mulheres, o corpo pode adquirir características masculinas, como voz grossa, pelos em excesso, aumento do tamanho do clitóris, alterações na menstruação, diminuição dos seios e aumento de apetite. Nos homens, pode haver o desenvolvimento das mamas, diminuição dos testículos e de espermatozoides, impotência e calvície. De modo geral, há chances de desenvolver problemas cardiovasculares e no fígado, acne, aumento do colesterol e, se consumido de forma injetável, ainda há riscos de contrair hepatite e HIV.
Os anabolizantes aumentam a quantidade de água no interior das células, provocando o inchaço e acelerando o metabolismo. Dessa forma, os músculos crescem mais rápido, fazendo com o que os adeptos de academia ganhem resultados em menos tempo. Porém, esses músculos foram conquistados, em grande parte, por conta da retenção de líquido, e não somente por construção de novas fibras musculares. Se houver uso contínuo, as consequências são, além das citadas acima, rompimento dos tendões por não suportar o súbito aumento muscular e enfraquecimento dos ossos pela falta de absorção de cálcio.
Por conta de todos esses fatores, é muito importante ter o acompanhamento de um médico para manter a saúde em dia, especialmente se a pessoa tem intenção de realizar uma cirurgia plástica, pois o cirurgião deve ser informado previamente sobre cada detalhe, principalmente em relação ao uso de drogas como anabolizantes. Essa conduta é essencial para garantir a segurança da paciente, pois os principais riscos do uso dessa substância em pessoas que desejam realizar esse procedimento são as tromboses e embolias pulmonares. Além disso, há também o aumento do tamanho do coração e da pressão arterial, que elevam as chances da paciente ter uma parada cardíaca sem possibilidade de recuperação.
Portanto, é necessário que a paciente analise esses aspectos e compreenda que, em longo prazo, a cirurgia plástica é a melhor alternativa ao uso de anabolizantes, pois esse procedimento, associado à prática de exercícios físicos, traz resultados muito melhores, mais benéficos para a saúde e, principalmente, mais adequados para o corpo de uma mulher.
Quer saber mais sobre do que uma cirurgia plástica é capaz? Confira como o silicone pode trazer mais autoconfiança e como a lipoaspiração pode promover um contorno corporal mais definido.
