Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Silicone na Panturrilha: Conheça as vantagens e desvantagens de colocar a prótese na panturrilha!

Atualizado em 21/12/2023 11:52

Você já foi chamada de “canelas finas” ou se referiram as suas pernas como “cambitos” e “canetas Bic”? Ou até se sentiu desconfortável ao ir à praia ou à academia por causa da autoestima baixa sobre o próprio corpo? Se sim, com certeza já deve ter pensando na prótese de silicone na panturrilha. 

Ter uma panturrilha definida para dar um visual harmônico comparado às coxas e ao quadril tem sido o sonho de milhares de mulheres…

Especialmente porque as batatas da perna são os músculos que possuem a maior dificuldade em hipertrofiar – ou seja crescer em tamanho e ficarem com a aparência marcada.

Porém, existem algumas recomendações muito importantes que precisam ser lembradas antes de passar em uma avaliação médica e considerar essa técnica.

Somos a Dream Plastic, a maior clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo e, há mais de 17 anos, estamos realizando sonhos: já passamos das 45 mil vidas transformadas. 

Conheça A VERDADE sobre a prótese de silicone na panturrilha.

Esclareça suas dúvidas!

Como aumentar a panturrilha?

Especialistas dizem que a melhor forma de ter panturrilhas definidas é com exercícios. Mas existe um consenso entre especialistas que os músculos da batata da perna são os mais difíceis de hipertrofiar, ou seja, aumentar em tamanho e ficar definido. Por isso, demandam disciplina e exercícios específicos, como elevações com pesos, para produzir essa reação. 

mulher em fundo azul pensando em aumentar a panturrilha
Veja como aumentar a panturrilha!

De forma geral há três grandes técnicas para aumentar as panturrilhas: através de exercícios físicos, da bioplastia (preenchimento) e os implantes de silicones. Vamos comentar sobre os riscos, benefícios e efetividades de cada uma, em especial da prótese de silicone.

Mas primeiro, vamos falar sobre os exercícios!

Quando o assunto são as panturrilhas definidas, existem dois tipos de exercícios: os para condicionamento e os para hipertrofia. 

Você já reparou como os maratonistas não têm panturrilhas grossas, mas ainda assim correm mais de 40km e parece que nem se cansaram ou passaram pela terrível experiência de ter uma câimbra?

Isso é porque o treino deles é focado em condicionamento. Séries de exercícios com treinos de longas caminhadas e sprints (também conhecidos como “tiros”, em que a pessoa corre a sua velocidade máxima em tempos intervalados), por exemplo, são as melhores opções para essa modalidade. 

Agora, se você procura ter uma panturrilha grossa, é importante procurar por outro tipo de treino: os com exercícios focados em hipertrofia. 

E acredite, é muito comum confundir essas duas técnicas. 

Por isso, consultamos especialistas e listamos os 4 melhores exercícios para engrossar a panturrilha.

Os 4 melhores exercícios para engrossar a panturrilha

Os melhores exercícios para hipertrofiar a panturrilha são: 

  • Levantamento de panturrilha (flexão plantar);
  • Levantamento de panturrilha utilizando um step ou degrau;
  • Assim como o anterior mas uma perna de cada vez;
  • Com exercícios sentados.
mulher na academia fazendo exercícios para aumentar a panturrilha
Alguns exercícios podem te ajudar.

A flexão plantar é o primeiro exercício para a panturrilha que os iniciantes costumam praticar. Durante essa sequência, basta apoiar as mãos na parede, ficar na ponta do pé e voltar ao chão, com os joelhos sempre esticados. É importante seguir o instrutor para correções durante o exercício.

Outra forma é utilizar um step, ou para quem fará isso em casa, subir em um degrau e manter o calcanhar desapoiado para que o peso do corpo fique apenas nas pontas dos pés.

Durante o exercício, a pessoa deve empurrar o corpo para cima como se fosse saltar, mas sem tirar os pés da superfície. Depois, deixar os calcanhares na posição original e repetir o movimento.

Se você quiser deixar um pouco mais desafiador, realize o exercício em um pé só. Assim como o feito com os dois pés, os exercícios devem ser praticados em um degrau e deixando toda a sustentação do corpo nas pontas dos pés. Mas desta vez, repetir o movimento com apenas um pé enquanto a outra perna se mantém dobrada sem nenhum tipo de apoio.

Existe a possibilidade também de fazer as repetições sentadas. Para esse tipo de exercício, a pessoa deverá ficar sentada com os joelhos dobrados. Após isso, deve colocar pesos em cima de cada joelho mantendo os pés apoiados no chão e levantar os calcanhares por 2 segundos e depois regressar à posição original. 

Apesar desse músculo poder ser formado com um ato simples, andar, muitas pessoas preferem pegar um atalho não tão seguro: a prótese de panturrilha.

O que é a bioplastia de panturrilha?

A bioplastia de panturrilha tem o objetivo de engrossar as batatas da perna e defini-las através de preenchimentos. Essa técnica pode ser realizada com diversos produtos. Os mais comuns são: O PMMA, que não é seguro, e o Ácido Hialurônico, que é absorvível pelo organismo e, portanto, mais indicado. 

mulher conversando com médica sobre a bioplastia de panturrilha
Será que a bioplastia é a melhor forma?

Como as aplicações de preenchimento com PMMA e Ácido Hialurônico variam muito entre a quantidade de frascos, região operada, experiência do médico e mais, o preço pode variar entre 2 e 7 mil reais. 

Por isso é tão importante passar em uma avaliação antes de decidir marcar uma cirurgia com o primeiro profissional que encontrar por aí!

Como é feito o implante de prótese de silicone na panturrilha?

A cirurgia de silicone na panturrilha é feita através de uma incisão entre 5 a 7 cm, que fica na região da dobra do joelho. As técnicas mais comuns para a colocação desses implantes são a submuscular e a subfascial. Depois, são feitas as suturas e curativos.

médico conversando com paciente sobre a cirurgia de panturrilha
A cirurgia costuma ser tranquila, mas o grande problema da técnica está na sua recuperação.

O aumento submuscular envolve criar uma bolsa em folhetos fibrosos de tecido por baixo do maior músculo que constitui a panturrilha.

Em contraste, o aumento subfascial cria uma bolsa entre o músculo e a fáscia por baixo da pele. Através destas técnicas, os implantes são protegidos por um tecido abaixo da pele ou por fibras musculares, produzindo aparência natural, confortável e com um antes e depois bastante agradável.

Normalmente, a cirurgia de silicone na panturrilha demora em torno de 2 horas e é realizada por meio da anestesia peridural com sedação.

Como é o antes e depois da prótese de silicone na panturrilha?

O antes e depois da prótese de silicone na panturrilha pode ser visto imediatamente após a cirurgia. Os inchaços, decorrentes do processo operatório, deixam a batata da perna demasiadamente grande, mas essa reação diminui nas primeiras duas semanas, proporcionando um resultado bem agradável.

ilustração com o antes e depois do silicone na panturrilha
Veja como fica!

Nessa imagem é possível ter uma referência para o resultado final. Mas lembre-se, só é possível ter uma previsão um pouco mais precisa na avaliação – é impossível saber o resultado de uma cirurgia plástica com precisão antes do pós-operatório estar concluído.

Com a diminuição do inchaço, a área que recebeu o implante será suavizada e terá um aspecto ainda mais natural.

Seus movimentos musculares não deverão ser afetados. Os implantes são colocados de tal modo que não se movimentam, e os músculos que rodeiam os implantes vão se esticar, acomodando-os confortavelmente ao longo dos meses seguintes.

Para cada tipo de procedimento de implante, as cicatrizes são escondidas nos sulcos ou em áreas onde sejam de difícil detecção.

Ou seja, elas ficarão cada vez menos visíveis com o passar do tempo, tornando-se praticamente imperceptíveis

Outro ponto é a transformação na autoestima. Quanto mais confortável a paciente se sente com o próprio corpo, mais os outros aspectos da vida dela mudam.

Lembra daquele dia em que você estava se sentindo muito bonita porque comprou uma roupa nova? Lembra o quanto o seu trabalho rendeu, como conheceu pessoas novas com confiança e tudo conspirou a favor de você? 

Infelizmente, isso acaba no final do dia, não é mesmo?


Agora, imagina se sentir linda todos os dias… sentir-se confortável com as pernas todos os dias… A transformação é indescritível. 

Qual o preço da prótese de silicone na panturrilha em 2024?

O preço da cirurgia de prótese de silicone nas panturrilhas varia entre R$13.060,14 e R$26.990,21 (Janeiro de 2024). O valor exato depende da experiência do médico e do local em que o procedimento será realizado. Para saber exatamente quanto custa é necessário passar em avaliação com um cirurgião especialista. 

mulher em fundo azul segurando notas de dinheiro feliz com o preço do silicone na panturrilha
DICA: Sempre confira tudo que será incluso na operação

Existem alguns fatores importantes que precisam ser levados em consideração ao julgar se o preço é alto ou baixo para aquele determinado procedimento.

Os principais são: 

  • Experiência da clínica e médico cirurgião;
  • Local que será realizada a cirurgia;
  • Estrutura pós-operatória.

Por mais que o valor seja um fator determinante no momento de escolher um profissional é importante não se deixar levar por preços baixíssimos. 

De acordo com o relato das nossas pacientes, quem opera em lugares com tabelas de valores muito abaixo do mercado acabam se arrependendo, já que estão entregando a sua vida nas mãos de, provavelmente, um cirurgião duvidoso.

Por isso, quando procurar por um cirurgião plástico verifique o histórico de resultados, sua especialidade, a experiência naquela técnica e as recomendações de ex pacientes.

Dica: “A forma como o médico trata seus antigos pacientes será a mesma forma que ele tratará você.”

Silicone na Panturrilha

Especialmente porque, no pós-operatório, você precisará de um suporte especializado para garantir o sucesso na sua recuperação. 

Como é o pós-operatório da prótese de silicone na panturrilha?

As principais recomendações para o pós-operatório da prótese de silicone na panturrilha são: 

  • Dormir de bruços nos primeiros 20 dias;
  • Manter repouso completo na primeira semana;
  • Não fazer esforço para levantar ou deitar;
  • Procurar não carregar peso durante as quatro semanas de pós-operatório;
  • Evitar comer alimentos gordurosos até a recuperação terminar;
  • Não ir à academia nos primeiros 3 meses;
  • Não se expor ao sol por 90 dias;
  • Ir para todas as consultas de pós-operatório.
mulher dormindo de bruços conforme manda o pós-operatório do silicone na panturrilha
A recuperação desta cirurgia costuma ser uma das mais perigosas.

Apesar do ato operatório ser bastante seguro e com poucos riscos, nós não recomendamos essa técnica porque ela proporciona o pós-operatório mais delicado dentre todas as cirurgias plásticas.

Quais são as complicações no pós-operatório do silicone na panturrilha?

Durante a recuperação da cirurgia de prótese de silicone na panturrilha, a paciente precisará ficar com a mobilidade reduzida entre 1 e 2 meses fazendo o menor esforço possível nas pernas a fim de não deslocar a prótese – o que traria a necessidade de uma nova operação. Porém, ficar tanto tempo parada pode acarretar em duas consequências gravíssimas: a trombose e a embolia pulmonar.

mulher com feição preocupada sobre as complicações do pós-operatório do silicone na panturrilha
Essa cirurgia costuma desencadear a trombose venosa profunda.

Explicando rapidamente, a Trombose Venosa Profunda, ou TVP, acontece quando coágulos de sangue se formam nas veias. Isso geralmente acontece quando a pessoa permanece na mesma posição por muito tempo.

Para ser mais claro, quando a circulação do sangue fica tão baixa e lenta ela pode acabar parando, causando a morte das células no local. 

Se não tratada, a trombose pode se transformar em uma embolia pulmonar. 

A embolia pulmonar, por sua vez, acontece quando esses coágulos se desprendem de onde estão e vão para o pulmão obstruindo parcialmente ou totalmente a respiração.

Em qualquer uma das situações, procure IMEDIATAMENTE o seu cirurgião.

Para entendermos a importância da panturrilha para a circulação sanguínea, ela é muitas vezes chamada de “segundo coração”. Isso porque, ela age contra a gravidade, impulsionando o sangue dos membros inferiores de volta para o coração.

Intercorrências no pós-operatório

Durante muitos anos nós, da Dream Plastic, realizamos várias cirurgias de prótese de silicone na panturrilha, até que percebemos um fenômeno que nos motivou a nunca mais realizarmos esse procedimento.

Cerca de 40% dos pacientes apresentavam problemas sérios no pós-operatório.

Durante o primeiro mês de recuperação, a paciente não poderá ficar em pé de jeito nenhum, pois isso pode deslocar a prótese gerando uma nova cirurgia e um novo pós-operatório, certo? 

É praticamente impossível que um ser humano saudável fique essa quantidade de tempo acamado. Simplesmente porque é desconfortável e nós não fomos programados para não andar. 

Por isso, a taxa de deslocamento da prótese no pós-operatório chegou a números inaceitáveis. Para você ter uma ideia, a quantidade de intercorrências em outros procedimentos é de, no máximo, 2%. 

E ainda assim, são intercorrências simples como a abertura de pontos, por exemplo, problema que pode ser resolvido em poucos minutos dentro do próprio consultório.

Portanto, apesar de ser uma cirurgia segura e com baixo risco durante a operação, não recomendamos esse procedimento.

Conheça pacientes que já passaram por uma cirurgia plástica

mulheres felizes após passar por cirurgia plástica
Converse com mulheres que já realizaram seu sonho!

Ao planejar uma cirurgia plástica, é muito importante saber detalhes sobre a recuperação. Muito do resultado final depende exclusivamente do quanto a paciente respeita as recomendações do pós-operatório. 

Por isso, criamos um grupo no Facebook que hoje conta com mais de 115 mil participantes. Lá, as pacientes compartilham fotos de antes e depois da prótese de panturrilha e de vários outros procedimentos, além de trocar experiências, dicas, recomendações e esclarecer dúvidas sobre o sonho da cirurgia plástica.

Não existe um grupo maior e mais completo no Brasil.

Para entrar, basta clicar no banner abaixo, responder as 3 perguntinhas (pois não permitimos que homens ou perfis fakes entrem no grupo) e clicar em “Enviar”.

Pronto! A sua solicitação será avaliada em poucas horas. 

Silicone na Panturrilha

Se você tem nos seus planos marcar uma cirurgia plástica, o que acha de marcar uma avaliação para ficar mais próxima da realização do seu sonho? Você não precisa decidir nada na hora, venha apenas para conhecer mais sobre a cirurgia plástica.

Além de, é claro, ouvir a opinião de um médico especialista sobre a prótese de silicone na panturrilha e quais seriam as melhores alternativas para você alcançar os seus objetivos.

E é bem fácil agendar um horário com os cirurgiões mais experientes de São Paulo, basta clicar no ícone do WhatsApp e falar com um de nossos atendentes.

Estamos te esperando para te ajudar a realizar o seu sonho, venha nos conhecer!