Imagine fazer sua ginecomastia pelo SUS ou convênio médico, sem precisar pagar nada… Parece um sonho né?
Quem nunca pensou em fazer uma mudança sem gastar um centavo que atire a primeira pedra.
A cirurgia visa reduzir a glândula mamária excessiva no homem. O chamado “peito feminino”.
E apesar de ser algo “comum”, que acomete em torno de até 40% dos homens em alguma fase de suas vidas, a ginecomastia é mal vista pelas pessoas que não conhecem a condição.
Sem mencionar que incomoda quem tem. É recorrente ver homens com ginecomastia:
- Usando apenas roupas largas e casacos – mesmo no calor;
- Com baixa autoestima e indisposição;
- Deixando de ir para a praia, piscinas e parques com amigos;
- Deixando de se relacionar com outras pessoas por vergonha do corpo.
Então, a possibilidade de fazer uma cirurgia de ginecomastia pelo SUS, ou uma cirurgia de ginecomastia pela Unimed aparece como a solução perfeita.
Mas, será que é possível fazer cirurgia nessas condições? Se sim, será que é fácil de conseguir? É seguro?
É isso que você vai descobrir aqui!
Preparamos um mini guia com tudo que você precisa saber antes de fazer sua ginecomastia grátis.
- Tem como fazer ginecomastia pelo SUS?
- Como conseguir uma cirurgia de ginecomastia pelo SUS? Passo a passo!
- Desvantagens da cirurgia de ginecomastia grátis pelo SUS
- Tem como fazer cirurgia de ginecomastia pelo Plano de Saúde?
- Desvantagens da ginecomastia pelo convênio
- Mas afinal, a cirurgia de ginecomastia é cara?
- O melhor lugar para sua cirurgia de ginecomastia
Tem como fazer ginecomastia pelo SUS?
Sim! O SUS cobre ginecomastia, a cirurgia para retirada da glândula mamária em homem. Porém, para receber a cobertura é necessário que o paciente comprove que tem, de fato, ginecomastia, e que a condição afeta sua saúde. Contudo, se a condição for apenas estética, não há cobertura pelo SUS.

É comum ver pessoas confundindo ginecomastia com lipomastia. Afinal, ambos os casos deixam a mama masculina avantajada.
Porém, eles são diferentes, e a liberação deles pelo SUS também. Veja bem:
Ginecomastia
É quando a glândula mamária do homem se desenvolve devido às alterações hormonais. Normalmente, a glândula no homem é pequena, imperceptível.

A ginecomastia deixa a mama mais proeminente, mesmo sob as roupas, o que causa desconforto para quem tem essa condição. Seja por não se sentir confortável com seu corpo, como pela crítica social que pode vir a receber.
Fora isso, a ginecomastia também pode deixar a região das mamas dolorida, inchada e com secreções.
Neste caso, há cobertura pelo SUS.
Fizemos um guia da ginecomastia com tudo que você precisa saber sobre essa condição. Clique no link!
Lipomastia
A lipomastia é quando o peito do homem fica excessivamente grande por conta do acúmulo de gordura na região da mama. É comum em homens com sobrepeso ou que tenham tendência a acumular gordura na região do peito.

Essa condição, também conhecida como pseudoginecomastia, deixa a mama do homem apenas inchada. Pode trazer desconfortos para a sua autoestima. Porém, não afeta sua saúde e seu bem-estar físico. Por isso, sua cirurgia configura mais como estética.
Entenda melhor o que é a lipomastia!
Essa é uma condição que não tem cobertura do SUS, visto que não afeta a saúde do paciente e, a princípio, ele pode reduzir com exercícios e medicamentos.
Como conseguir uma cirurgia de ginecomastia pelo SUS? Passo a passo!
Para conseguir a sua cirurgia de ginecomastia grátis, é necessário passar por um longo processo com médicos, cirurgiões e até mesmo psicólogos. Fizemos um mini guia para te ajudar nesse momento!
1ª Etapa
Vá até uma UBS próxima da sua casa e explique para a enfermeira o que você tem e o seu desejo de fazer a cirurgia.
Ela te direcionará para uma consulta de triagem com o clínico geral. Ele vai constatar se a ginecomastia é estética ou uma condição patológica que afeta a sua saúde.
Se comprovado que é uma questão de saúde, o clínico geral te encaminhará para a consulta com um médico especializado.
2ª Etapa
Na consulta com o médico especialista, ele solicita alguns exames para fazer o diagnóstico da ginecomastia, como mamografia e ultrassonografia.
A liberação da guia para a cirurgia de ginecomastia grátis dependerá de 3 fatores:
- O grau da ginecomastia;
- Sua interferência na vida do paciente;
- Da resposta a outros tratamentos.
Em alguns casos é possível usar medicamentos para tratar a ginecomastia. Nem sempre funcionam. Porém, seu médico pode decidir fazer esse tratamento inicialmente para, só depois, partir para a cirurgia, o que deixa todo o processo ainda mais longo.
Saiba como funciona o tratamento com remédio para ginecomastia. Confira no link!
3ª Etapa
Com a guia para a cirurgia de ginecomastia pelo SUS em mãos, é preciso entrar na fila de espera do SUS.
Atenção: a fila de espera pode durar anos.
Durante esse tempo é possível verificar quais hospitais realizam o procedimento na Secretaria da Saúde do seu município.
Porém, é importante saber que você não tem direito de escolha para o local.
Aliás, se não tiver hospital que faça ginecomastia no seu município, você será encaminhado para um centro em outro município.
4ª Etapa
Durante o tempo de espera pela cirurgia, você terá que passar com um psicólogo e um outro cirurgião. Ambos vão validar se você está apto para a cirurgia.
5ª Etapa
Feito isso, é só esperar sair a liberação para a cirurgia. O local, data e horário serão definidos pelo próprio sistema de saúde, sem possibilidade de alteração.
Se você tinha dúvidas quanto ao processo de ginecomastia pelo SUS ser um processo chato e longo, agora tenho certeza que elas acabaram.
A questão que fica é, será que vale a pena esperar todo esse tempo, passar por toda essa burocracia?
Desvantagens da cirurgia de ginecomastia grátis pelo SUS
Não é porque a cirurgia de ginecomastia é grátis que ela é perfeita. Aliás, é por esse motivo que a cirurgia se torna tão desvantajosa, até por conta do tempo de espera.
Cirurgia de ginecomastia pelo SUS – Tempo de espera é longo
Na ginecomastia pelo SUS, o tempo de espera pode ser longo, principalmente para casos de ginecomastia de grau leve. Isso porque, os cirurgiões priorizam casos mais urgentes, que exijam atenção imediata.
Cirurgia de ginecomastia pelo SUS com resultados incertos
Não é possível escolher o profissional que realizará a cirurgia, tornando os resultados uma incerteza.
Falta de apoio no pós-operatório
Além de seguir as recomendações do pós-operatório de ginecomastia, é necessário contar com suporte completo nesse momento para garantir que nada dê errado.
Contudo, com a ginecomastia grátis, isso não acontece. Se houver alguma intercorrência você se vê obrigado a ir para o hospital e ficar em longas filas de espera para receber atendimento.
O ideal é contar com suporte via telefone ou WhatsApp, e a possibilidade de passar em consulta a qualquer momento que precisar, contando com diversos cirurgiões prontos para oferecer atendimento.
Tem como fazer cirurgia de ginecomastia pelo plano de saúde?
Sim! O convênio médico cobre cirurgia de ginecomastia, desde que não tenha uma finalidade meramente estética. É necessário que haja comprovação de que existe alguma doença associada ou que essa condição esteja desencadeando outros efeitos à saúde que não sejam apenas estéticos.

Porém, assim como no caso da ginecomastia pelo SUS, a cobertura é exclusiva para casos comprovados de ginecomastia que estejam prejudicando a saúde do paciente. Ou seja, a lipomastia não terá cobertura como a ginecomastia do convênio.
Como dissemos, a cirurgia de lipomastia é vista como puramente estética. Entre os convênios para ginecomastia, Unimed e Bradesco Saúde estão entre os mais buscados.
Mas, será que eles liberam a cirurgia? É isso que vamos descobrir!
Cirurgia ginecomastia: preço na Unimed
Na cirurgia de ginecomastia pela Unimed, o preço só é cobrado se houver coparticipação. Então é descontado uma pequena porcentagem da folha de pagamento do paciente. Isso é algo comum em planos por coparticipação.
Nos demais planos, integrais, também há cobertura da ginecomastia pela Unimed, contanto que o paciente seja maior de idade e tenha a condição comprovada.
O método para conseguir o procedimento é semelhante ao da ginecomastia pelo SUS. O paciente passa em consulta, recebe a guia e aguarda pela cirurgia.
Ginecomastia pelo Bradesco Saúde
O plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia seguindo os mesmos parâmetros da Unimed. Se houver coparticipação, uma pequena porcentagem será descontada. E para receber o procedimento é necessário que o paciente tenha guia para a cirurgia.
Desvantagens da ginecomastia pelo convênio
Assim como no caso do SUS, a ginecomastia pelo convênio também tem seus pontos negativos.

Risco de infecção: geralmente as cirurgias são feitas em hospitais gerais. Ou seja, não direcionados para cirurgia plástica. Isso aumenta o risco de infecção.
Resultado incompleto: é possível fazer apenas a cirurgia de ginecomastia grátis. Porém, tem pessoas que possuem ginecomastia e lipomastia. Nesse caso, para receber a parte estética da cirurgia o paciente terá que pagar. Visto que o profissional pode decidir fazer apenas a retirada da glândula mamária e deixar a gordura peitoral.
Burocracia e demora: e claro, não podemos esquecer da burocracia para conseguir a cirurgia de ginecomastia grátis. É preciso passar em consulta com cirurgião para conseguir a guia e depois você ainda precisa esperar o convênio liberar a cirurgia.
Mas afinal, a cirurgia de ginecomastia é cara?
Muitas pessoas procuram a ginecomastia pelo SUS ou convênio acreditando não ter como pagar por uma cirurgia de ginecomastia mais segura, com resultados mais confiáveis, profissionais especializados e apoio completo no pós-operatório.

Hoje, as cirurgias tornaram-se bem mais acessíveis, tanto no valor como nas formas de pagamento. Entre as principais formas de pagamento, é possível encontrar:
- Parcelamento em dois cartões;
- Pelo Pix;
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Financiamento.
Existem diversas opções, para que você encontre a que mais se encaixa no seu orçamento.
Mas claro, é preciso confirmar com a clínica quais as opções disponíveis. Afinal, cada clínica tem seus métodos de pagamento.
O melhor lugar para sua cirurgia de ginecomastia
Se você não quer esperar meses na fila, correr riscos com resultados incertos ou enfrentar dificuldades no pós-operatório, saiba que existe uma alternativa segura e acessível.
Na Dream Plastic, você realiza sua cirurgia de ginecomastia com total controle: escolha do cirurgião, estrutura hospitalar moderna, acompanhamento humanizado e suporte completo no pós-operatório.
Clique na foto do Dr. Elrio, Dr. Strumiello, Dr. Raphael ou Dra. Daniele para marcar sua consulta agora mesmo com um especialista. Todos são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atuam exclusivamente com foco na saúde e autoestima!
Revisado por Dr. Flávio Garcia | CRM 104.850






