Lipoma: Saiba o que é, fotos do caroço no corpo e como se livrar do problema


lipoma corpo
Saiba como se livrar do problema definitivamente

O lipoma é um tipo de caroço no corpo que, em alguns casos, pode aumentar de tamanho e causar grande desconforto físico e estético para a pessoa. Popularmente conhecido como “bolinha de gordura”, o lipoma é, na verdade, um tumor benigno.

 

Os nódulos de gordura costumam aparecer em regiões do corpo que ficam frequentemente expostas, como os braços, pescoço, mãos e pernas. No entanto, não é incomum encontrarmos casos de lipoma nas costas, coxas, axilas e até mesmo abdômen.

 

O cisto de gordura pode surgir em qualquer idade, mas costuma afetar, principalmente, homens e mulheres entre 40 e 60 anos. E apesar de quase sempre serem indolores, os lipomas causam um grande impacto na autoestima e na aceitação do próprio corpo. 

 

E foi exatamente isso que aconteceu com a Angélica, uma de nossas pacientes. O caroço no braço, que inicialmente não parecia ser algo sério, começou a crescer e ficar cada vez mais aparente, o que lhe causou muito constrangimento.

 

Mas ao buscar a orientação de um médico, Angélica percebeu que poderia facilmente resolver o seu problema. Quer descobrir como ela fez isso? A gente te conta nos próximos tópicos…

 

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo! Nossa especialidade é realizar sonhos e trazer de volta a autoestima das nossas pacientes. Neste artigo, te explicaremos tudo sobre as “bolinhas de gordura” na pele. 

 

Leia até o final e descubra como se livrar de uma vez por todas de um lipoma!

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é Lipoma?

 

Lipoma é um tipo de tumor benigno, mas que apesar deste diagnóstico “assustador”, não oferece riscos à saúde. O caroço pode surgir em diferentes partes do corpo (braços, pernas, costas) e, normalmente, é pequeno, com aproximadamente 3 cm. Em casos raros, chega até 10 cm, causando um enorme incômodo estético.

 

pessoa lipoma
Descubra o que são as “bolinhas de gordura”

 

O cisto de gordura possui um aspecto arredondado, com consistência firme e elástica. Todo lipoma é formado por células adiposas que ficam dentro de uma cápsula fibrosa. É possível identificar uma dessas bolinhas apenas apalpando a região e percebendo que a massa de gordura se move para as laterais de maneira indolor.

 

Em situações mais incomuns, que é quando o lipoma cresce demais e começa a pressionar estruturas próximas (vasos e nervos, por exemplo), o tumor benigno acaba provocando dor. 

 

E foi exatamente essa situação que a nossa paciente Angélica passou. Após o caroço em seu braço crescer demasiadamente, ao pressioná-lo, ela passou a sentir dor.  

 

O incômodo — além de estético — também se tornou físico. 

 

Mas ainda assim, sua maior preocupação era esconder o caroço com blusas de manga comprida. Isso a fez passar por uma série de eventos desconfortáveis, como em dias de muito calor ou quando queria ir à praia e não conseguia usar somente o biquíni. 

 

Fotos de lipoma

Nas fotos de lipoma de antes e depois é nítido a transformação física da pessoa que sofre com este problema. Outra mudança perceptível no paciente que realiza a cirurgia de lipoma é o alívio emocional que ele passa a ter ao se livrar desse incômodo tão grande. 

 

fotos lipoma
Saiba como se parecem os cistos de gordura!

 

No caso da Angélica, as imagens da internet a ajudaram a perceber que havia algo de errado com o caroço que apareceu em seu braço. 

 

Depois de analisar algumas fotos, ela achou um cisto muito parecido com o seu e, logo em seguida, decidiu agendar uma consulta com o dermatologista para obter um diagnóstico mais preciso. 

 

Você também está passando por algo semelhante? Saber identificar o caroço de gordura é o primeiro passo para se livrar desse mal! 

 

Confira abaixo algumas fotos reais de lipomas em diferentes partes do corpo. 

 

 

Lipoma no pescoço

 

O aparecimento de cistos de gordura no pescoço é muito comum, tanto nas laterais como na nuca. Em casos mais atípicos, o caroço pode atingir até 10 centímetros e causar grande incômodo, além de afetar diretamente a qualidade de vida da pessoa.

 

lipoma pescoço
A região do pescoço é uma das áreas mais comuns

 

Lipoma abdominal

 

Os lipomas abdominais são um pouco mais raros, já que as lesões dificilmente atingem órgãos internos ou cavidade abdominal. O aparecimento desses caroços é mais comum na região do tronco e membros superiores (ombros, braços, pescoço e axilas). 

 

lipoma abdomen
Veja exatamente como se parece um cisto de gordura no abdômen!

 

Lipoma na coxas

 

Os cistos de gordura também podem se desenvolver na região inguinal e nas coxas. Na maior parte dos casos, o caroço é assintomático e não provoca dor, mas o crescimento do tumor benigno pode causar grande desconforto nessas áreas.

 

lipoma coxa
Descubra quais são os aspectos de um tumor benigno na coxa

 

Lipoma no braço

 

Normalmente, a região dos braços é uma das mais afetadas pelas bolinhas de gordura. Isso prejudica não apenas a parte estética, mas principalmente a autoestima da pessoa que sofre com esse tipo de problema, causando grande insegurança no dia a dia. 

 

lipoma braço
Dependendo do tamanho, pode causar grande constrangimento à pessoa

 

Os caroços no corpo podem ser nódulos de gordura?

 

O aparecimento de caroços no corpo pode indicar desde lipomas até cânceres, por isso, somente através de uma avaliação clínica é possível obter um diagnóstico assertivo. Os caroços que surgem sobre a pele também podem ser gânglios linfáticos, hemangiomas, verrugas, outros tipos de tumores benignos, ou ainda, algo mais sério.

 

caroços corpo
Saiba quando se preocupar com um caroço no corpo

 

Um caroço na perna, por exemplo, pode não indicar nenhum tipo de enfermidade grave. Algumas das possibilidades mais comuns são: pequenas inflamações, picadas de insetos, alergia ou uma infecção já curada.  

 

No caso das bolinhas de gordura, nem sempre é preciso fazer a retirada do caroço. Isso desde que não provoque dor, incômodo ou constrangimento para a pessoa que sofre com esse problema.

 

Em outras situações, como um diagnóstico de câncer, por exemplo, é ainda mais importante buscar um especialista e dar início ao tratamento adequado o quanto antes.

 

A seguir, veja ainda outras possibilidades para o aparecimento de caroços no corpo. 

 

Caroço no braço pode ser lipoma de gordura?

 

É muito comum que o surgimento de um caroço no braço se trate de um lipoma de gordura, que consiste em um tumor benigno, formado por células adiposas. Felizmente, o tratamento é muito simples e consiste na cirurgia de retirada do caroço. 

 

caroço braço
Normalmente, cistos de gordura não provocam dor

 

Os caroços de gordura podem se desenvolver em diferentes partes do braço, além das axilas, ombros, costas, punhos, mãos e dedos. O tamanho também pode variar, geralmente entre 3 cm e 10 cm, e a bolinha não costuma provocar dor enquanto ainda é pequena.

 

Caroço na perna pode ser lipoma maligno?

 

Felizmente, não existe lipoma maligno. Portanto, caso apareça um caroço na perna, saiba que isso pode sim indicar um cisto de gordura, que se trata de um tumor benigno. Os sinais de alerta para buscar a ajuda de um especialista são: dor na região e o crescimento excessivo do caroço.  

 

caroço perna
Fique atento aos sinais de alerta para procurar um especialista

 

O que pode ser caroço na coxa?

 

O desenvolvimento de nódulos de gordura na região das coxas é algo muito comum, especialmente por se tratar de uma área com fácil acúmulo de gordura. Normalmente, o caroço na coxa não prejudica a locomoção e nem provoca dor, mas caso o cisto cresça demais, pode causar grande desconforto. 

 

caroço coxa
Nódulos de gordura são mais comuns em regiões com acúmulo de gordura

 

No entanto, é importante ter em mente que o aparecimento de um caroço na coxa pode significar uma série de coisas, como uma inflamação local, picada de inseto ou diferentes tipos de tumores (neoplasias). 

 

Como saber se o lipoma está inflamado?

A inflamação do lipoma acontece, principalmente, quando o cisto de gordura cresce além do esperado (acima de 10 cm). A inflamação também pode ser provocada por atritos na região, danos ao nódulo ou até mesmo quando a remoção do caroço é feita inadequadamente, sobretudo sem a ajuda de um médico. 

 

lipoma inflamado
Saiba como identificar um nódulo de gordura inflamado

 

O uso de roupas muito justas pode causar atritos na pele e provocar a inflamação, por isso, o ideal é optar por peças mais confortáveis e que não pressionem o cisto de gordura. Além disso, a tentativa de remoção do caroço por conta própria é contraindicado e pode agravar ainda mais a inflamação do lipoma. 

 

Quando o nódulo de gordura está inflamado, os 5 sinais flogísticos, isto é, os principais sintomas de uma inflamação, são: vermelhidão, dor, aumento da temperatura no local, edema (inchaço) e limitação funcional (perda da função da região afetada).

 

Para o alívio das dores, recomenda-se fazer uso de compressas geladas na região, mas isso por si só não é capaz de combater a inflamação, para essa finalidade há outros tipos de tratamentos. 

 

Mas fique atento, é preciso ter muito cuidado, pois nem todos os tratamentos são realmente eficazes. Nos tópicos abaixo explicaremos melhor sobre isso, acompanhe!  

 

O que é Lipomatose?

 

A lipomatose simétrica múltipla é uma doença rara que provoca cistos de gordura em diferentes partes do corpo humano. Também conhecida como síndrome de Madelung, as causas para essa doença ainda não são totalmente esclarecidas, mas geralmente está associada ao alcoolismo crônico. 

 

pessoa lipomatose
Entenda porque algumas pessoas sofrem com lipomas múltiplos

 

Nestes casos, o surgimento dos caroços acomete, principalmente, a região cervical e o tronco, e com menos frequência, membros inferiores e rosto. A forma de tratamento mais eficaz para a lipomatose múltipla é cirúrgica, no entanto, é comum a reincidência dos nódulos de gordura em portadores da doença. 

   

O que causa lipoma? 

 

Até o momento, ainda não há uma causa exata para o surgimento de lipomas. Entretanto, alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos cistos de gordura, como o histórico familiar, traumas sofridos na infância ou em decorrência de acidentes graves, síndrome de Gardner, síndrome de Cowden e síndrome de Madelung.

 

infografico lipoma
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Como já explicamos anteriormente, os lipomas se assemelham a bolinhas de gordura pelo corpo e geralmente não provocam dor. O desenvolvimento desses caroços é mais comum na fase adulta, entre homens e mulheres, na faixa etária dos 40 aos 60 anos. Em crianças, os relatos são raríssimos. 

 

O aparecimento desses cistos se dá, normalmente, nas regiões subdérmica (por baixo da pele) e subcutânea (tecido de gordura localizado abaixo da pele). Em situações atípicas, também pode ocorrer o desenvolvimento de lipomas intramusculares, isto é, dentro dos músculos. 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cisto de gordura possui uma incidência de 10% e 2 a cada 1.000 pessoas desenvolvem esse tipo de tumor benigno. Em apenas 5% dos casos os caroços se apresentam de forma múltipla.

 

No caso da lipomatose, as causas também não são totalmente esclarecidas dentro da comunidade médica, mas há indícios de que o problema esteja associado a fatores hereditários ou a outras doenças, como diabetes, colesterol alto e alcoolismo.

 

E apesar de acometer ambos os sexos, há indícios de que os cistos de gordura isolados afetam mais o gênero feminino, enquanto os lipomas múltiplos possuem uma incidência maior nos homens.

 

Quais são os sintomas do lipoma?

 

O principal sintoma do lipoma é o crescimento de caroço pelo corpo, que pode surgir de forma isolada (em apenas uma região, como ombro, braço, axila etc) ou múltipla (aparecimento de nódulos de gordura em diferentes membros). Normalmente são indolores, medindo de 3 cm a 10 cm de extensão.

 

sintomas lipomas
Descubra quais são os principais sintomas do cisto de gordura

 

Os cistos de gordura tendem a aparecer em regiões ricas em gordura, como coxas, barriga e mamas, mas também podem se desenvolver em qualquer outra parte do corpo, inclusive em órgãos internos e nos ossos (este último, é considerado ainda mais raro). 

 

Outro sintoma do lipoma, mas que tende a se manifestar apenas quando o caroço cresce demais, é a dor na região. Isso ocorre pois o cisto começa a pressionar outras estruturas vizinhas, como os vasos sanguíneos, por exemplo. Nesses casos, é ainda mais importante buscar um especialista e eliminar a possibilidade de tumores malignos.

 

De modo geral, os sintomas do lipoma não apresentam grandes riscos à saúde, já que na maior parte dos casos o caroço possui um tamanho pequeno. A única exceção, são os casos de cistos grandes (aproximadamente 10 cm) ou gigantes (acima de 10 cm).

 

É possível eliminar lipomas de forma natural?

 

Os nódulos de gordura, em especial os menores, tendem a desaparecer espontaneamente. Quando isso não ocorre, muitas pessoas buscam por tratamentos naturais, mas dificilmente conseguem bons resultados. A única solução definitiva para os cistos de gordura é a cirurgia de retirada do lipoma.  

 

eliminar lipoma naturalmente
Apesar de não ser recomendado, muitas pessoas optam por tratamentos naturais

 

Lembra da nossa paciente Angélica? Ela também procurou sobre diversos tratamentos naturais na internet, mas infelizmente não obteve o resultado que desejava. 

 

Em sua primeira pesquisa, ela encontrou a receita de uma pomada que prometia diminuir o tamanho do cisto de gordura. Ao usar essa fórmula por um certo período, Angélica notou que o tumor realmente estava diminuindo, mas depois de alguns meses voltou a crescer tudo de novo.  

 

Isso acontece pois o lipoma pode diminuir de tamanho com a ajuda de receitas caseiras, mas esse tipo de tratamento não é capaz de eliminar a cápsula fibrosa que fica em volta da massa de gordura, o que possibilita a reincidência do nódulo. Ou seja, o lipoma pode crescer novamente.

  

Quais são os tratamentos caseiros para lipoma?

 

Alguns dos tratamentos caseiros para lipoma e que são facilmente encontrados na internet são:

 

  • Mistura de óleos naturais para desinchar o nódulo;
  • Pomada caseira para reduzir o acúmulo de gordura;
  • Mistura de chá de morugem-branca com óleo de linhaça; 
  • Limitar o consumo de carnes vermelhas gordurosas;
  • Manter uma alimentação rica em gorduras boas e ômega-3;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo;
  • Controle do peso para diminuir os fatores de risco.

 

Além desses, com uma rápida pesquisa na internet você pode encontrar outros tipos de “tratamentos milagrosos”, mas que possuem uma baixa eficácia para o tratamento do nódulo de gordura.

 

Apesar de muitas dessas recomendações surtirem algum resultado, não são capazes de eliminar o tumor benigno com facilidade. E quando conseguem diminuir o tamanho do caroço, geralmente ele volta a crescer.

 

Qual o melhor remédio de farmácia para lipoma?

 

Infelizmente, não existe remédio de farmácia capaz de eliminar o lipoma por completo. Caso o nódulo de gordura esteja inflamado ou provoque dor, o médico pode receitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios antes de marcar a cirurgia de retirada do tumor.

 

remédio lipoma
Saiba quais são os medicamentos mais buscados e se há eficácia

 

O que pode ocorrer, mas que não é o mais indicado, é o uso de medicamentos que estimulam a queima de gordura (tecido adiposo) com a finalidade de desinchar o nódulo. Entretanto, o mais comum é que o cisto volte a crescer assim que o uso do remédio é interrompido.

 

Outra possibilidade são as injeções, que normalmente contém hormônios e outras substâncias capazes de desfazer o nódulo. Essa opção é mais recomendada para o tratamento de cistos pequenos e geralmente causam efeitos colaterais (dor e hematomas na área de aplicação).

 

Existe pomada para lipoma?

 

Sim, existem diferentes tipos de pomadas que prometem eliminar o lipoma. No entanto, esse não é o melhor tipo de tratamento para quem deseja se livrar de uma vez por todas do nódulo de gordura, já que as pomadas não conseguem eliminar a cápsula fibrosa que reveste o tumor benigno. 

 

pomada lipoma
Descubra se as pomadas realmente funcionam para cisto de gordura!

 

Ainda há quem faça o uso de pomadas corticoides com a esperança de que o caroço comece a desinchar, mas esse tipo de medicamento também não é indicado para o problema. As pomadas corticoides costumam ser prescritas para combater processos inflamatórios e alergias na pele, mas não são capazes de tratar lipomas. 

 

Por se tratar de um problema anatômico, o lipoma não pode ser tratado de outra forma senão cirúrgica. Existem algumas coisas que somente a cirurgia plástica é capaz de fazer por você e para se livrar de um nódulo de gordura, seja ele pequeno ou grande, o único tratamento viável é a extração. 

 

Como é feito o diagnóstico do lipoma?

 

O diagnóstico do lipoma, quando ainda é pequeno, pode ser apenas clínico. Ou seja, o especialista consegue identificar o cisto apenas apalpando a massa gordurosa e analisando seu formato. Em outras circunstâncias (caroços acima de 5 cm), o diagnóstico se dá por meio de exames de imagem e biópsia.

 

diagnóstico lipoma
Descubra como é feito o diagnóstico de um cisto gorduroso

 

Quando os exames são solicitados pelo médico, o diagnóstico do lipoma é descrito como uma neoplasia lipomatosa benigna. O que, de forma simplificada, significa que o caroço na pele se trata de um tumor benigno e não oferece riscos à saúde do paciente. 

 

A fase de diagnóstico do lipoma é uma das mais importantes, já que é nesta etapa que patologias mais graves são descartadas pelo médico. Por isso, também é necessário fazer uma boa escolha do especialista a ser procurado, que pode ser um dermatologista, clínico geral ou cirurgião plástico.

 

Lembre-se: quanto mais experiente for o médico, mais assertivo será o seu diagnóstico!  

 

Como saber se é cisto sebáceo ou lipoma?

 

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao aparecimento de um caroço no corpo, já que um cisto sebáceo é bastante parecido com um lipoma. Porém, não são a mesma coisa. Os lipomas são formados por células adiposas (gordurosas), enquanto que o cisto sebáceo é composto por uma substância chamada sebum

 

cisto sebáceo lipoma
Apesar de parecidos, cisto sebáceo e lipoma não são a mesma coisa

 

O diagnóstico de um cisto sebáceo também é muito parecido com o de um lipoma. Em um primeiro momento, o médico pode conseguir identificar a lesão na pele durante o exame físico, mas caso haja qualquer outra suspeita, podem ser solicitados outros tipos de exames, como a biópsia da pele, por exemplo. 

 

Quais exames são solicitados para retirada do lipoma?

 

A forma de diagnóstico do cisto de gordura pode variar conforme o tamanho do caroço. Mas, no geral, os exames necessários para diagnosticar o lipoma, são:

 

  • Exame físico, feito em consultório
  • Ultrassom de partes moles
  • Ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada
  • Biópsia com amostras da lesão (análise histopatológica de células)

 

exames lipoma
Em muitos casos, realizar o exame físico já é suficiente para obter o diagnóstico

 

O mais comum é que apenas o exame físico seja suficiente para obter um diagnóstico. No entanto, quando há dúvidas quanto à aderência do lipoma a outros tecidos, isto é, se o tumor está junto a outras estruturas (nervos, órgãos internos, músculos etc.), é solicitado o ultrassom das partes moles.

 

A ressonância magnética e a tomografia computadorizada são exames menos frequentes, mas que podem ser pedidos pelo médico caso exista alguma dúvida quanto ao diagnóstico do tumor e que não tenha sido totalmente esclarecida no exame de ultrassom. 

 

Por fim, a solicitação de biópsia costuma ser feita após a retirada do tumor e é considerada uma boa prática médica, pois garante um melhor detalhamento do nódulo de gordura. 

 

A partir do resultado dos exames de imagem, o especialista poderá ou não indicar a cirurgia de retirada do lipoma, mas essa também é uma escolha da paciente. Quando o nódulo não é muito grande e não causa nenhum desconforto, não há problema em continuar com o caroço.

 

No caso que havíamos mencionado anteriormente, da nossa paciente Angélica, o caroço em seu braço a incomodava muito esteticamente e lhe causava dores na região, então, a melhor solução para o seu problema foi a cirurgia de retirada do cisto de gordura.   

 

Como é feita a cirurgia de retirada de lipoma?

 

A exérese de lipoma, que consiste na cirurgia de retirada do nódulo, é extremamente simples e com duração relativamente rápida (dependendo do tamanho do tumor). O tratamento cirúrgico é o único meio capaz de retirar a cápsula fibrosa e a massa de gordura por completo, impedindo que o cisto volte.

 

cirurgia lipoma
Considerado um procedimento simples, a cirurgia pode ser realizada em clínicas ou hospitais

 

O procedimento cirúrgico pode durar de 15 a 30 minutos e pode ser realizado em ambiente clínico, com a aplicação de anestesia local quando o caroço ainda é pequeno. Para a retirada de tumores maiores, as recomendações são outras. 

 

Nesses casos, o ideal é que a cirurgia seja feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação para que o paciente não acorde durante o procedimento. Normalmente, os profissionais que realizam a exérese do nódulo de gordura são cirurgiões plásticos, dermatologistas ou cirurgiões gerais.

 

Além disso, em ambos os casos, é importante que o paciente passe por uma avaliação pré-anestésica e esclareça todas as suas dúvidas quanto ao uso da anestesia. Isso garante que, mesmo sendo uma cirurgia simples, o paciente esteja confiante quanto à experiência do médico anestesista e segurança do procedimento. 

 

Por isso, tenha sempre em mente: não basta realizar “qualquer cirurgia de retirada de lipoma”, é importante que o procedimento seja feito de acordo com todos os padrões de segurança e que lhe traga o melhor resultado possível. 

 

Quais são os riscos de uma cirurgia de lipoma?

 

De modo geral, a cirurgia de retirada do cisto de gordura não oferece grandes riscos. Podendo, inclusive, ser realizada dentro de clínicas. A única exceção é o procedimento de retirada de nódulos grandes ou gigantes. Estes, precisam ser extraídos em ambiente hospitalar por uma questão de segurança para a paciente. 

 

O lipoma pode estourar? 

 

Um lipoma pode estourar apenas em situações extremas, que é quando a inflamação do nódulo de gordura chegou em um estado muito avançado. Normalmente, é feita a retirada do cisto gorduroso antes que se chegue a esse ponto, mas de toda forma, é possível sim que um lipoma venha a estourar. 

 

lipoma estourar
Descubra quando há risco do tumor benigno estourar

 

Lipoma pode virar câncer?

 

O lipoma é um tumor benigno composto por células de gordura que ficam acumuladas dentro de uma cápsula fibrosa, sem qualquer possibilidade de evolução para um tumor maligno. Portanto, um lipoma não pode virar câncer e há pouquíssimos registros de cistos gordurosos que evoluíram para casos mais sérios.

 

Outro tipo de tumor e que, esse sim é mais grave, é o lipossarcoma, um câncer raro que também acomete o tecido adiposo e se parece com um cisto de gordura comum. Por este motivo, recomenda-se ir ao médico sempre que notar o surgimento de nódulos incomuns pelo corpo.

 

A lipoaspiração é indicada para extração de nódulo de gordura?

 

Apesar de atuar na retirada da gordura localizada, a lipoaspiração não é indicada para a extração do nódulo de gordura. Isso acontece pois o procedimento, assim como os tratamentos naturais, não é capaz de retirar a cápsula fibrosa que cobre a massa de gordura, o que aumenta as chances de recidiva do tumor. 

 

lipoaspiração lipoma
Saiba em quais situações o procedimento é indicado

 

Você possui dúvidas quanto à lipoaspiração e seus resultados? A Dream Plastic possui um grupo exclusivo para pacientes no Facebook, com mais de 100 mil mulheres compartilhando os seus resultados todos os dias. 

 

Para participar basta que você clique no banner abaixo e responda 3 perguntinhas rápidas. Nós nos preocupamos muito em manter o grupo fechado para perfis falsos e masculinos, pois aceitamos apenas mulheres, assim todas podem postar os seus resultados com mais segurança.

 

Entre agora mesmo no grupo e confira as transformações das nossas pacientes!

 

Lipoma

 

Quanto custa uma cirurgia de lipoma em 2022?

 

O valor da cirurgia de lipoma pode variar entre R$ 4.941,10 e R$ 10.980,57 nas principais clínicas de São Paulo (Junho/2022). Essa variação de preço ocorre, principalmente, devido ao local escolhido e à experiência do médico. Portanto, para saber quanto custa a cirurgia, agende uma avaliação médica. 

 

preço cirurgia lipoma
Valores atualizados em Junho de 2022

 

Outros fatores que podem influenciar o valor da cirurgia são o tamanho do cisto gorduroso e a localização geográfica (estado/cidade) onde o procedimento será realizado. É evidente que, além desses fatores, uma boa estrutura clínica ou hospitalar também faz toda a diferença.

 

Por que não divulgamos o preço exato? Seguindo as normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), todas as clínicas são proibidas de divulgar valores de procedimentos sem que o paciente realize uma consulta prévia. 

 

Por este motivo, divulgamos uma MÉDIA do valor da cirurgia de lipoma. Aqui na Dream Plastic, garantimos aos nossos pacientes um preço acessível e com formas de pagamento facilitadas (cartão de crédito, débito, boleto bancário, à vista em dinheiro etc). 

 

É importante que você saiba que nem sempre a opção mais cara será a melhor, assim como o preço mais barato pode não ser o mais seguro. Por isso, antes de escolher o local onde você irá realizar a sua cirurgia, busque por avaliações de outros pacientes, referências sobre o médico especialista e se ele está apto a exercer a profissão.

 

Para obter esse tipo de informação, basta que você pesquise pelo cadastro do profissional no site do Conselho Federal de Medicina ou caso seja um cirurgião plástico, é preciso que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

 

Aqui na Dream Plastic, por exemplo, todas as nossas pacientes recebem o currículo do seu médico antes de realizar qualquer tipo de cirurgia. Isso transmite não apenas uma segurança maior às nossas pacientes, como também uma evidente transparência de nossa parte. 

 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

 

Mesmo se tratando de um procedimento de pequeno porte, a pessoa que passa por uma cirurgia de lipoma precisa tomar alguns cuidados, veja quais são eles:

 

  • Não expor a cicatriz diretamente ao sol por pelo menos 1 ano.
  • Evitar praticar exercícios físicos por no mínimo 2 semanas. 
  • Manter a cicatriz sempre limpa (higiene com água e sabão).
  • Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização (refrigerante, frituras, doces etc.).
  • Seguir todas as recomendações médicas quanto aos cuidados com a cicatriz.
  • Comparecer nos dias de retorno para acompanhar o processo de cicatrização.
  • O paciente não terá de se afastar das atividades cotidianas.

 

cuidados pós operatório lipoma
Saiba tudo que é importante para obter uma boa cicatrização!

 

Todos esses passos são importantes para uma boa cicatrização e para evitar infecções no local da ferida. Em caso de dúvidas, a Dream Plastic conta com o Disk-Enfermagem, um serviço exclusivo para as nossas pacientes, que podem solicitar informações diretamente para a equipe de enfermagem. 

 

Quanto tempo leva para cicatrizar a cirurgia?

 

O processo de cicatrização começa logo nos primeiros dias após a cirurgia de retirada de um lipoma. No entanto, a fase de maturação da ferida, que é quando a lesão passa a receber uma disposição organizada de colágeno e a se regenerar por completo, pode levar até 2 anos. 

 

Portanto, os cuidados de pós-operatório são fundamentais para que ocorra uma boa cicatrização, sem riscos de rompimento dos pontos ou infecção no local de sutura. Também é recomendado que o paciente não exponha a cicatriz diretamente ao sol por pelo menos 1 ano.  

 

Por que operar com um cirurgião plástico?

 

Uma das maiores preocupações das nossas pacientes quanto às cirurgias, sejam elas plásticas ou reparadoras, é sobre como ficará a sua cicatriz a longo prazo. No caso da retirada de um lipoma, que é um procedimento simples, a escolha de um dermatologista ou cirurgião plástico faz toda a diferença no resultado final da cicatrização.

 

operar lipoma cirurgião plástico
A escolha do médico faz toda a diferença no seu resultado!

 

E foi exatamente essa preocupação que trouxe a Angélica até a Dream Plastic. Além de ter que suportar o constrangimento que o caroço em seu braço lhe causava, ela não queria ter de sofrer com uma cicatriz muito grande em uma região tão exposta como essa. 

 

Por este motivo ela optou por realizar a cirurgia de lipoma com um de nossos cirurgiões plásticos. Devido a sua formação e anos de prática, o médico especialista tem uma preocupação maior com a cicatrização e o resultado final de cada procedimento que afeta a estética do paciente.

 

A experiência positiva com a equipe da Dream Plastic trouxe para Angélica uma enorme satisfação. Hoje, ela não precisa mais esconder os braços por causa do cisto de gordura e nem mesmo se preocupar com uma cicatriz profunda. 

 

Onde extrair um lipoma em São Paulo?

 

A cirurgia de retirada do lipoma pode ser realizada tanto em hospitais como em clínicas especializadas, mas somente a clínica que é referência em São Paulo consegue entregar resultado e segurança na mesma medida! 

 

Onde Extrair Lipoma São Paulo
Conheça a Dream Plastic, a clínica referência em cirurgias plásticas

 

Aqui na Dream Plastic não oferecemos somente um resultado de excelência, mas também toda uma estrutura de pós-operatório, equipe de enfermagem, anestesistas exclusivos da clínica e, principalmente, cirurgiões experientes. 

 

Não é à toa que a Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres! Ao todo, já realizamos mais de 300 mil atendimentos e tornamos possível mais de 43 mil transformações. 

 

Faça como a Angélica e fique livre de uma vez por todas do incômodo causado pelo lipoma! 

   

Se este é o resultado que você procura, então tudo o que você precisa fazer é agendar uma consulta com o especialista.

 

Durante a consulta de avaliação, o médico irá analisar se o procedimento cirúrgico é realmente a melhor solução para o seu caso, tirar todas as suas dúvidas quanto à cirurgia e fornecer o orçamento.  

 

Para agendar o melhor horário basta entrar em contato conosco clicando no botão do WhatsApp que aparece na barra superior da sua tela. 

 

Agora que você já sabe o que são lipomas, como é feito o diagnóstico e qual é o melhor tratamento, ajude outras pessoas que sofrem desse mesmo problema. 

 

Clique em um dos botões abaixo para compartilhar este post em suas redes sociais!

 


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!