Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Lipoma: Saiba o que é, fotos do caroço no corpo e como se livrar do problema

Atualizado em 27/12/2023 11:44

O lipoma é um tipo de caroço no corpo que, em alguns casos, pode aumentar de tamanho e causar grande desconforto físico e estético para a pessoa. Popularmente conhecido como “bolinha de gordura”, ele é, na verdade, um tumor benigno.

Portanto, se você tinha dúvidas se o lipoma é perigoso, saiba que não!

Esses nódulos de gordura costumam aparecer em regiões do corpo que ficam frequentemente expostas, como os braços, pescoço, mãos e pernas. No entanto, não é incomum encontrarmos casos de lipoma nas costas, coxas, axilas e até mesmo no abdômen.

O cisto de gordura pode surgir em qualquer idade, mas costuma afetar, principalmente, homens e mulheres entre 40 e 60 anos. E apesar de quase sempre serem indolores, os lipomas causam um grande impacto na autoestima e aceitação do próprio corpo. 

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres do Brasil! Nossa especialidade é ajudar a realizar sonhos e trazer de volta a autoestima das nossas pacientes, e, neste artigo, te explicaremos tudo sobre as “bolinhas de gordura” na pele. 

Leia até o final e descubra como se livrar de uma vez por todas de um lipoma!

Esclareça suas dúvidas!

O que é Lipoma?

Lipoma é um tumor benigno, que fica embaixo da pele e não oferece riscos à saúde. O caroço, feito de gordura, pode surgir em diferentes partes do corpo (braços, pernas, costas, pescoço) e, normalmente, é pequeno, com aproximadamente 3 cm. Em casos raros, chega até 10 cm, causando um enorme incômodo estético.

ilustração de pessoa com lipoma no braço
Descubra o que são as “bolinhas de gordura”

O cisto de gordura possui um aspecto arredondado, com consistência firme e elástica. Todo lipoma benigno é formado por células adiposas que ficam dentro de uma cápsula fibrosa.

É possível identificar uma dessas bolinhas de gordura na pele apalpando a região e identificando se a massa de gordura se move para as laterais de maneira fácil e indolor.

Em situações mais incomuns, que é quando o lipoma cresce demais e começa a pressionar estruturas próximas (vasos e nervos, por exemplo), o tumor benigno pode acabar provocando dor ou incômodos. 

Fotos de lipoma

Nas fotos de lipoma de antes e depois é nítido a transformação física da pessoa que sofre com este problema. Outra mudança perceptível no paciente que realiza a cirurgia de lipoma é o alívio emocional ao se livrar desse grande incômodo. 

Duas fotos de lipoma nos braços, antes e depois da cirurgia
Saiba como se parecem os cistos de gordura!

Agora, é importante saber identificar qual o tipo do seu lipoma, pois o diagnóstico certo é necessário para que o tratamento do caroço de gordura na pele seja efetivo.

Confira abaixo algumas fotos reais de lipomas pelo corpo.

Lipoma no pescoço

O aparecimento de cistos de gordura no pescoço é muito comum, tanto nas laterais como na nuca. Em casos mais atípicos, o caroço pode atingir até 10 centímetros e causar grande incômodo, além de afetar diretamente a qualidade de vida da pessoa.

mulher idosa com lipoma pescoço
A região do pescoço é uma das áreas mais comuns

Lipoma abdominal

Os lipomas abdominais são um pouco mais raros, já que as lesões dificilmente atingem órgãos internos ou a cavidade abdominal. O aparecimento desses caroços é mais comum na região do tronco e membros superiores (ombros, braços, pescoço e axilas). 

lipoma no abdômen de um paciente
Veja exatamente como se parece um cisto de gordura no abdômen!

Lipoma na coxas

Os cistos de gordura também podem se desenvolver na região inguinal e nas coxas. Na maior parte dos casos, o caroço é assintomático e não provoca dor, mas o crescimento do tumor benigno pode causar grande desconforto nessas áreas.

lipoma na coxa de uma mulher
Descubra quais são os aspectos de um tumor benigno na coxa

Lipoma no braço

Normalmente, a região dos braços é uma das mais afetadas pelas bolinhas de gordura. Isso prejudica não apenas a parte estética, mas é principalmente a autoestima da pessoa que sofre com esse tipo de problema, causando grande insegurança no dia a dia. 

lipoma no braço de um paciente
Dependendo do tamanho, pode causar grande constrangimento à pessoa

Os caroços no corpo podem ser nódulos de gordura?

O aparecimento de caroços no corpo pode indicar desde lipomas até cânceres, por isso, somente através de uma avaliação clínica profissional é possível obter o diagnóstico correto. Os caroços que surgem sob a pele também podem ser gânglios linfáticos, hemangiomas, verrugas, outros tipos de tumores benignos ou ainda algo mais sério.

pessoa idosa com caroços no corpo, apontando para um nódulo de gordura no pescoço
Saiba quando se preocupar com um caroço no corpo

Um caroço de gordura na perna, por exemplo, não costuma indicar nenhum tipo de enfermidade grave. As possibilidades mais comuns são: pequenas inflamações, picadas de insetos, alergia ou uma infecção já curada.  

No caso das bolinhas de gordura na pele, que afetam cerca de 1% da população, nem sempre é preciso fazer a retirada do caroço. Isso desde que não provoque dor, incômodo ou constrangimento para a pessoa.

Em outras situações, como um diagnóstico de câncer, por exemplo, é ainda mais importante buscar um especialista e dar início ao tratamento adequado o quanto antes.

A seguir, veja outras possibilidades para o aparecimento de caroços no corpo.

Caroço no braço pode ser lipoma de gordura?

É muito comum que o surgimento de um caroço no braço se trate de um lipoma de gordura, que consiste em um tumor benigno formado por células adiposas. Felizmente, o tratamento é muito simples e consiste na cirurgia de retirada do caroço, caso ele gere incômodos. 

ilustração de um caroço no braço
Normalmente, cistos de gordura não provocam dor

Os caroços de gordura podem se desenvolver em diferentes partes do braço, além das axilas, ombros, costas, punhos, mãos e dedos. O tamanho também varia, geralmente entre 3 e 10 cm, e a bolinha não costuma provocar dor enquanto ainda é pequena.

Caroço na perna pode ser lipoma maligno?

Felizmente, não existe lipoma maligno. Portanto, caso apareça um caroço na perna, saiba que isso pode sim indicar um cisto de gordura, que se trata de um tumor benigno. Os sinais de alerta para buscar a ajuda de um especialista são: dor na região e o crescimento excessivo do caroço. 

ilustração de um caroço perna maligno
Fique atento aos sinais de alerta para procurar um especialista

O que pode ser caroço na coxa?

O desenvolvimento de nódulos de gordura na região das coxas é algo muito comum, especialmente por se tratar de uma área com fácil acúmulo de gordura. Normalmente, o caroço na coxa não prejudica a locomoção e nem provoca dor, mas caso o cisto cresça demais, pode causar grande desconforto. 

ilustração de um caroço coxa
Nódulos de gordura são mais comuns em regiões com acúmulo de gordura

No entanto, é importante ter em mente que o aparecimento de um caroço na coxa também pode significar uma série de coisas, como uma inflamação local, picada de inseto, infecções ou diferentes tipos de tumores (neoplasias). 

Por isso, caso note que o caroço está crescendo, avermelhado ou doloroso, procure um médico para o diagnóstico e tratamento correto. 

Como saber se o lipoma está inflamado?

A inflamação do lipoma acontece, principalmente, quando o cisto de gordura cresce além do normal (acima de 10 cm). A inflamação também pode ser provocada por atritos na região, danos ao nódulo ou até mesmo quando a remoção do caroço é feita inadequadamente, sobretudo sem a ajuda de um médico. 

 

imagem com um lipoma inflamado, mais avermelhado e inchado
Saiba como identificar um nódulo de gordura inflamado

O uso de roupas muito justas pode causar atritos na pele e provocar a inflamação, por isso, o ideal é optar por peças mais confortáveis e que não pressionem o cisto de gordura. Além disso, a tentativa de remoção do caroço por conta própria é extremamente contraindicado e pode agravar ainda mais a inflamação do lipoma. 

Quando o nódulo de gordura está inflamado, os 5 sinais flogísticos, isto é, os principais sintomas de uma inflamação, são: vermelhidão, dor ou ardor, aumento da temperatura no local, edema (inchaço) e limitação funcional (perda da função da região afetada).

Além disso, esses sintomas podem vir acompanhados de uma sensação de que o nódulo nas costas ou em outras partes do corpo possuem líquido dentro deles.

Para o alívio das dores, recomenda-se fazer uso de compressas geladas na região, o que por si só não é capaz de combater a inflamação, mas traz alívio aos sintomas. Por isso, existem alguns tipos de tratamentos específicos. 

Mas fique atento, é preciso ter muito cuidado, pois nem todos os tratamentos para lipoma benigno são realmente eficazes. Nos tópicos abaixo explicaremos melhor sobre isso, acompanhe!  

O que é Lipomatose?

A lipomatose simétrica múltipla é uma doença rara que provoca o aparecimento de vários cistos de gordura benignos em diferentes partes do corpo. Também conhecida como síndrome de Madelung ou Adenolipomatose de Launois-Bensaude, as causas para essa doença ainda não são totalmente esclarecidas, mas geralmente está associada ao alcoolismo crônico. 

ilustração de uma pessoa com lipomatose, lipomas múltiplos na região abaixo dos braços
Entenda porque algumas pessoas sofrem com lipomas múltiplos

O surgimento dos caroços acomete, principalmente, a região cervical e o tronco, e com menos frequência os membros inferiores e o rosto. A forma de tratamento mais eficaz para a lipomatose múltipla é cirúrgica, no entanto, é comum a reincidência dos nódulos de gordura em portadores da síndrome.

Apesar de muitos desses nódulos retornarem, muitos costumam não ter a cápsula envolta deles, como a maioria dos lipomas.   

 

   

O que causa lipoma? 

Até o momento, ainda não há uma causa exata para o surgimento de lipomas. Entretanto, alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos cistos de gordura, como componentes genéticos, traumas sofridos na infância ou acidentes graves naquela parte do corpo, síndrome de Gardner, síndrome de Cowden e síndrome de Madelung.

infográfico com o resumo sobre o lipoma, do lado de um braço com um tumor de gordura
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Como já explicamos, os lipomas se assemelham a bolinhas de gordura pelo corpo e geralmente não provocam dor. O desenvolvimento desses caroços é mais comum na fase adulta, entre homens e mulheres na faixa etária dos 40 aos 60 anos, em pessoas com histórico de incidência na família. Em crianças, os relatos são raríssimos. 

O aparecimento desses cistos se dá, normalmente, nas regiões subdérmica (por baixo da pele) e subcutânea (tecido de gordura localizado na camada interna da pele). Em situações atípicas, também pode ocorrer o desenvolvimento de lipomas intramusculares, isto é, dentro dos músculos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cisto de gordura possui uma incidência de 10% e 2 a cada 1.000 pessoas desenvolvem esse tipo de tumor benigno. Em apenas 5% dos casos os caroços se apresentam de forma múltipla.

No caso da lipomatose, as causas também não são totalmente esclarecidas dentro da comunidade médica, mas há indícios de que o problema esteja associado a fatores hereditários ou a outras doenças, como diabetes, colesterol alto e alcoolismo.

Apesar de acometer ambos os sexos, há indícios de que os cistos de gordura isolados afetam mais o gênero feminino, enquanto os lipomas múltiplos possuem uma incidência maior nos homens.

Quais são os sintomas do lipoma?

O principal sintoma do lipoma é o crescimento de um caroço ou nódulo pelo corpo, que pode surgir de forma isolada (em uma região, como ombro, braço e axila) ou múltipla (vários nódulos de gordura em diferentes locais). Normalmente são indolores e é possível movimentá-lo, medindo entre 3 cm e 10 cm.

Mulher de camiseta branca de mangas compridas, com sintomas de lipomas, com a mão no pescoço
Descubra quais são os principais sintomas do cisto de gordura

Os cistos de gordura tendem a aparecer em regiões ricas em gordura, como coxas, barriga e mamas, mas podem se desenvolver em qualquer outra parte do corpo, inclusive em órgãos internos e nos ossos (este último, é considerado ainda mais raro). 

Outro sintoma do lipoma, que tende a se manifestar apenas quando o caroço cresce demais, é a dor na região. Isso ocorre pois o cisto começa a pressionar estruturas vizinhas, como vasos sanguíneos e nervos. Nesses casos, é importante buscar um especialista e eliminar a possibilidade de tumores malignos.

De modo geral, os sintomas do lipoma benigno não apresentam grandes riscos à saúde, já que na maior parte dos casos o caroço possui um tamanho pequeno. A única exceção são os casos de cistos grandes ou gigantes (acima de 10 cm).

É possível eliminar lipomas de forma natural?

Os nódulos de gordura, em especial os menores, tendem a desaparecer espontaneamente. Quando isso não ocorre, muitas pessoas buscam como eliminar o lipoma de forma natural, usando óleos, bálsamos e dietas, mas dificilmente conseguem bons resultados. A única solução definitiva para os cistos de gordura é a cirurgia de retirada do lipoma.  

Plantas e tratamentos naturais em cima de mesa de madeira, para eliminar lipoma naturalmente com remédios caseiros
Apesar de não ser recomendado, muitas pessoas optam por tratamentos naturais

É comum que pessoas com nódulos de gordura, independentemente do lugar, como costas ou braços, tenham uma melhora no tamanho do caroço ao realizar tratamentos caseiros, mas logo é possível notar a bolsa de gordura voltando.

Isso acontece pois o lipoma pode diminuir de tamanho com a ajuda de receitas caseiras, mas esse tipo de tratamento não é capaz de eliminar a cápsula fibrosa que fica em volta da massa de gordura, o que possibilita a reincidência do nódulo. Ou seja, o lipoma pode crescer novamente.

Quais são os tratamentos caseiros para lipoma?

Alguns dos tratamentos caseiros para lipoma e que são facilmente encontrados na internet são:

  • Mistura de óleos naturais para desinchar o nódulo;
  • Pomada caseira com açafrão para reduzir o acúmulo de gordura;
  • Mistura de chá de morugem-branca com óleo de linhaça; 
  • Limitar o consumo de carnes vermelhas gordurosas;
  • Manter uma alimentação rica em gorduras boas e ômega-3;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo;
  • Drenagem linfática e massagens;
  • Controle do peso para diminuir os fatores de risco e acúmulo de tecido adiposo.

Além desses, na internet você pode encontrar outros tipos de “tratamentos milagrosos”, mas que possuem uma baixa eficácia para o tratamento do nódulo de gordura.

Apesar de muitas dessas recomendações surtirem algum tipo de resultado, não são capazes de eliminar o tumor benigno definitivamente. E quando conseguem diminuir o tamanho do caroço, geralmente ele volta a crescer.

Qual o melhor remédio de farmácia para lipoma?

Infelizmente, não existe remédio de farmácia capaz de eliminar o lipoma por completo. Caso o nódulo de gordura esteja inflamado ou provoque dor, o médico pode receitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, antes de marcar a cirurgia de retirada definitiva do tumor.

ilustração de pessoa aplicando remédio para lipoma
Saiba quais são os medicamentos mais buscados e se há eficácia

O que pode ocorrer, mas que não é o mais indicado, é o uso de medicamentos que estimulam a queima de gordura (tecido adiposo) com a finalidade de desinchar o nódulo. Entretanto, o mais comum é que o cisto volte a crescer assim que o uso do remédio é interrompido.

Outra possibilidade de remédio para lipoma é a injeção, que normalmente contém hormônios e outras substâncias capazes de desfazer o nódulo. Essa opção é mais recomendada para o tratamento de cistos pequenos e geralmente causam efeitos colaterais (dor e hematomas na área de aplicação).

Existe pomada para lipoma?

Sim, existem diferentes tipos de pomadas que prometem eliminar o lipoma. No entanto, esse não é o melhor tratamento para quem deseja se livrar de uma vez por todas do nódulo de gordura, pois as pomadas não conseguem eliminar a cápsula fibrosa que reveste o tumor benigno e ele pode voltar.

ilustração de pessoa aplicando pomada para lipoma no joelho
Descubra se as pomadas realmente funcionam para cisto de gordura!

Ainda há quem faça o uso de pomadas corticoides com a esperança de que o caroço comece a desinchar, mas esse tipo de medicamento também não é indicado para o problema. As pomadas corticoides costumam ser prescritas para combater processos inflamatórios e alergias na pele, mas não são capazes de tratar lipomas. 

Por se tratar de um problema anatômico, o tumor de gordura não pode ser tratado com algum remédio para lipoma de forma definitiva, apenas com um procedimento cirúrgico.

Existem algumas coisas que somente a cirurgia plástica é capaz de fazer por você e para se livrar de um nódulo de gordura, seja ele pequeno ou grande, o único tratamento eficaz é a extração. 

Como é feito o diagnóstico do lipoma?

O diagnóstico do lipoma, quando ainda é pequeno, costuma ser apenas clínico. Ou seja, o especialista consegue identificar o cisto apalpando a massa gordurosa e analisando seu formato e ritmo de crescimento. Com caroços acima de 5 cm, o diagnóstico se dá por meio de exames de imagem, como ultrassom e biópsia.

médico com luva fazendo o diagnóstico de lipoma no braço de homem
Descubra como é feito o diagnóstico de um cisto gorduroso

Quando os exames são solicitados pelo médico, o diagnóstico do lipoma é descrito como uma neoplasia lipomatosa benigna. O que, de forma simplificada, significa que o caroço na pele se trata de um tumor benigno e não oferece riscos à saúde do paciente. 

A fase de diagnóstico é uma das mais importantes, já que é nesta etapa que patologias mais graves são descartadas pelo médico. Por isso, também é necessário fazer uma boa escolha do especialista em lipoma a ser consultado, que pode ser um dermatologista, clínico geral ou cirurgião plástico.

Lembre-se: quanto mais experiente for o médico, mais assertivo será o seu diagnóstico e, consequentemente, o seu tratamento!  

Como saber se é cisto sebáceo ou lipoma?

Muitas pessoas ficam em dúvida se é um cisto sebáceo ou lipoma quando aparece um caroço no corpo, já que são parecidos. Porém, não são a mesma coisa, apesar de terem tratamentos semelhantes. Os lipomas são formados por células adiposas (gordurosas), enquanto o cisto sebáceo é composto por uma substância chamada sebum

médico analisando se paciente tem cisto sebáceo ou lipoma no braço
Apesar de parecidos, cisto sebáceo e lipoma não são a mesma coisa

O diagnóstico de um cisto sebáceo também é muito parecido com o de uma neoplasia lipomatosa benigna. Para entender mais sobre o assunto, é só clicar no link. 

Em um primeiro momento, o médico pode conseguir identificar o tipo de lesão na pele durante o exame físico, mas caso haja qualquer outra suspeita, podem ser solicitados outros tipos de exames, como a biópsia da pele para a sua confirmação.

Quais exames são solicitados para retirada do lipoma?

A forma de diagnóstico do cisto de gordura pode variar conforme o tamanho do caroço. Mas, no geral, os exames necessários para diagnosticar o lipoma, são:

  • Exame físico, feito em consultório;
  • Ultrassom de partes moles;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • Biópsia com amostras da lesão (análise histopatológica de células).
médico com luva azul apalpando um caroço no braço, um dos exames do lipoma
Em muitos casos, realizar o exame físico já é suficiente para obter o diagnóstico

Geralmente, apenas o exame físico é suficiente para obter um diagnóstico. No entanto, quando há dúvidas quanto à aderência do lipoma a outros tecidos, isto é, se o tumor está junto a outras estruturas (nervos, órgãos internos, músculos etc.), é solicitado o ultrassom das partes moles.

A ressonância magnética e a tomografia computadorizada são exames menos frequentes, mas que podem ser pedidos pelo médico caso exista alguma dúvida que não tenha sido esclarecida pelo ultrassom quanto ao diagnóstico do tumor.

Por fim, a solicitação de biópsia costuma ser feita após a retirada da  neoplasia lipomatosa benigna e é considerada uma boa prática médica, pois garante um melhor detalhamento do nódulo de gordura. 

Principalmente caso existam outros sintomas, como região avermelhada, quente ou dolorida. 

A partir do resultado dos exames, o especialista poderá ou não indicar a cirurgia de retirada do lipoma. Quando o nódulo não é muito grande e não causa nenhum desconforto, não há problema em continuar com o caroço.

Como é feita a cirurgia de retirada de lipoma?

A exérese de lipoma, que é a cirurgia de retirada do nódulo, é simples e rápida. Ela é feita através de uma anestesia, seguida de uma incisão na pele, pela qual o tumor é dissecado e retirado, incluindo a cápsula fibrosa, para que ele não retorne. Depois, a incisão é suturada.

Mão com luva segurando o nódulo de gordura após a cirurgia de lipoma
Considerado um procedimento simples, a cirurgia pode ser realizada em clínicas ou hospitais

O procedimento cirúrgico dura de 15 a 30 minutos e pode ser realizado em ambiente clínico (na própria clínica ou consultório), com aplicação de anestesia local, quando o caroço ainda é pequeno. Para a retirada de tumores maiores, as recomendações são outras. 

Nesses casos, o ideal é que a cirurgia de lipoma seja feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação para que o paciente fique mais confortável. Normalmente, os profissionais que realizam a exérese do nódulo de gordura são cirurgiões plásticos, dermatologistas ou cirurgiões gerais.

Além disso, em ambos os casos, é importante que o paciente passe por uma avaliação pré-anestésica e esclareça todas as suas dúvidas quanto ao uso da anestesia. Isso garante que, mesmo sendo uma cirurgia simples, o paciente esteja confiante quanto à experiência do médico anestesista e segurança do procedimento. 

Tenha sempre em mente: não basta realizar “qualquer cirurgia de retirada de lipoma”, é importante que o procedimento seja feito de acordo com os mais altos padrões de segurança e que lhe traga o melhor resultado possível. 

Quais são os riscos de uma cirurgia de lipoma?

A cirurgia de retirada do cisto de gordura é um procedimento seguro e simples. Podendo, inclusive, ser realizada dentro de clínicas, a menos que seja a retirada de nódulos grandes ou gigantes, que precisam ser extraídos em hospitais. Contudo, qualquer cirurgia traz riscos, ainda que pequenos, de infecções, sangramentos e má cicatrização.

Um dos riscos da cirurgia de lipoma, os problemas com a cicatrização, geralmente estão diretamente ligadas aos cuidados durante o pós-operatório e a genética da pessoa, e não com a técnica médica.

O temido queloide é um deles, mas saiba que tem tratamento! Clique no link e veja exatamente o que os causa, como evitar e a melhor maneira de tratá-los. 

O lipoma pode estourar? 

Um lipoma pode estourar apenas em situações extremas, que é quando a inflamação do nódulo de gordura chegou em um estado muito avançado. Normalmente, é feita a retirada do cisto gorduroso antes que se chegue a esse ponto, mas de toda forma, é possível sim que um lipoma venha a estourar. 

ilustração de mulher sentindo dores no lipoma antes dele estourar
Descubra quando há risco do tumor benigno estourar

Lipoma pode virar câncer?

O lipoma é um tumor benigno composto por células de gordura que ficam acumuladas dentro de uma cápsula fibrosa, sem qualquer possibilidade de evoluir para um tumor maligno. Ou seja, um lipoma não pode virar câncer e há pouquíssimos registros de cistos gordurosos que evoluíram para casos mais sérios.

Outro tipo de tumor, esse sim é mais grave, é o lipossarcoma, um câncer raro que também acomete o tecido adiposo e se parece com um cisto de gordura comum. Por este motivo, recomenda-se ir ao médico sempre que notar o surgimento de nódulos incomuns pelo corpo.

A lipoaspiração é indicada para extração de nódulo de gordura?

Apesar de atuar na retirada de gordura localizada, a lipoaspiração não é indicada para a extração do nódulo de gordura. Isso acontece pois o procedimento, assim como os tratamentos naturais, não é capaz de retirar a cápsula fibrosa que cobre a massa de gordura, o que aumenta as chances de recidiva do tumor. 

mulher com marcações de lipoaspiração nos lugares onde tem lipoma
Saiba em quais situações o procedimento é indicado

Você possui dúvidas quanto à lipoaspiração e seus resultados? A Dream Plastic possui um grupo exclusivo para pacientes no Facebook, com mais de 115 mil mulheres compartilhando os seus resultados todos os dias. 

Para participar basta clicar no banner abaixo e responder a 3 perguntinhas rápidas. Nós nos preocupamos muito em manter o grupo fechado para perfis falsos e masculinos, aceitando apenas mulheres, assim todas podem postar os seus resultados com segurança e conforto.

Entre agora mesmo no grupo e confira as transformações das nossas pacientes!

Lipoma

Quanto custa uma cirurgia de lipoma em 2024?

O valor da cirurgia de lipoma pode variar entre R$ 5.031,10 e R$ 11.060,57 nas principais clínicas de São Paulo (Janeiro/2024). Essa variação de preço ocorre, principalmente, devido ao local escolhido e à experiência do médico. Portanto, para saber quanto custa a cirurgia, agende uma avaliação médica. 

mulher feliz com o preço da cirurgia de lipoma segurando um cartão de crédito na frente do olho
Valores atualizados em Dezembro de 2023

Outros fatores que podem influenciar o valor da cirurgia de lipoma são o tamanho do cisto gorduroso e a cidade onde o procedimento será realizado. É evidente que, além desses fatores, uma boa estrutura clínica ou hospitalar também faz toda a diferença.

Por que não divulgamos o preço exato? Seguindo as normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as pacientes apenas podem receber os valores exatos da sua cirurgia após a avaliação médica de seu caso. 

Por este motivo, divulgamos uma MÉDIA do valor da cirurgia de lipoma. Aqui na Dream Plastic, garantimos aos nossos pacientes um preço acessível e formas de pagamento facilitadas (cartão de crédito, débito, boleto bancário, à vista em dinheiro etc). 

É importante que você saiba que nem sempre a opção mais cara será a melhor, assim como o preço mais barato pode não ser o mais seguro. Por isso, antes de escolher o local onde você irá realizar a sua cirurgia, busque por avaliações de outros pacientes e referências sobre o médico, que deve ser especialista e ter seu registro ativo.

Para obter essa informação, basta que você pesquise pelo cadastro do profissional no site do Conselho Federal de Medicina ou caso seja um cirurgião plástico, é preciso que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Aqui na Dream Plastic, por exemplo, todas as nossas pacientes recebem o currículo do seu médico antes de realizar qualquer tipo de cirurgia. Isso transmite não apenas uma segurança maior às nossas pacientes, mas também uma evidente transparência de nossa parte. 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Mesmo se tratando de um procedimento de pequeno porte, a pessoa que passa por uma cirurgia de lipoma precisa tomar alguns cuidados, veja quais são eles:

  • Não expor a cicatriz diretamente ao sol por pelo menos 1 ano;
  • Evitar praticar exercícios físicos por no mínimo 2 semanas; 
  • Manter a cicatriz sempre limpa (higiene com água e sabão);
  • Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização (refrigerante, frituras, doces e etc.);
  • Seguir todas as recomendações médicas quanto aos cuidados com a cicatriz;
  • Comparecer nos retornos para acompanhar o processo de cicatrização.
mulher conversando com a sua médica sobre cuidados do pós operatório de lipoma
Saiba tudo que é importante para obter uma boa cicatrização!

Lembrando que, apesar da necessidade de tomar esses cuidados e a cirurgia de lipoma precisar de repouso, o paciente não precisa ficar completamente afastado de suas atividades cotidianas.

Todos esses passos são importantes para uma boa cicatrização e para evitar infecções no local da ferida. Em caso de dúvidas, a Dream Plastic conta com o Disk-Enfermagem, um canal de comunicação exclusivo para as nossas pacientes entrarem em contato diretamente com a equipe de enfermagem. 

Quanto tempo leva para cicatrizar a cirurgia?

O processo de cicatrização começa logo nos primeiros dias após a cirurgia de retirada de um lipoma. No entanto, a fase de maturação da ferida, que é quando a lesão passa a receber uma disposição organizada de colágeno e a se regenerar por completo, pode levar até 2 anos. 

Os cuidados de pós-operatório são fundamentais para que ocorra uma boa cicatrização, sem riscos de rompimento dos pontos ou infecção no local de sutura.

Também é recomendado que o paciente não exponha a cicatriz diretamente ao sol por pelo menos 1 ano, pois a pele produz mais melanina durante a sua recuperação, o que poderia torná-la mais escura.  

Por que operar com um cirurgião plástico?

Uma das maiores preocupações das nossas pacientes quanto às cirurgias, sejam elas plásticas ou reparadoras, é sobre como ficará a sua cicatriz a longo prazo. No caso da retirada de um lipoma, que é um procedimento simples, a escolha de um dermatologista ou cirurgião plástico faz toda a diferença no resultado final da cicatrização.

médica cirurgiã plástica sorrindo para operar lipoma
A escolha do médico faz toda a diferença no seu resultado!

Apesar do médico dermatologista também ser qualificado e indicado para a realização dessa cirurgia, a grande vantagem de operar com um cirurgião plástico é o cuidado que ele terá pela estética da cicatriz da cirurgia.

Esses especialistas tendem a optar por um fechamento de cicatriz com pontos internos, o que deixa a marca super discreta.

Por isso, muitas pacientes optam por escolher cirurgiões plásticos para realizar a extração do lipoma, uma vez que, dependendo do local, a cicatriz ficará mais exposta.

Onde extrair um lipoma em São Paulo?

A cirurgia de retirada do lipoma pode ser realizada tanto em hospitais como em clínicas especializadas, mas somente a clínica que é referência em São Paulo consegue entregar resultado e segurança na mesma medida! 

Clínica Dream Plastic , onde extrair lipoma São Paulo
Conheça a Dream Plastic, a clínica referência em cirurgias plásticas

Aqui na Dream Plastic não oferecemos somente um resultado de excelência, mas também toda uma estrutura de pós-operatório, equipe de enfermagem, anestesistas exclusivos da clínica e, principalmente, cirurgiões especialistas e experientes. 

Não é à toa que a Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres! Ao todo, já realizamos mais de 300 mil atendimentos e tornamos possível mais de 45 mil transformações. 

Se este é o resultado que você procura, então tudo o que você precisa fazer é agendar uma consulta com um especialista em lipoma.

Durante a consulta de avaliação, o médico irá analisar se o procedimento cirúrgico é realmente a melhor solução para o seu caso, tirar todas as suas dúvidas quanto à cirurgia e fornecer o orçamento.  

Para agendar o melhor horário basta entrar em contato conosco clicando no botão do WhatsApp

Agora que você já sabe o que é o lipoma benigno, como é feito o diagnóstico e qual é o melhor tratamento, ajude outras pessoas que sofrem desse mesmo problema. 

Clique em um dos botões abaixo para compartilhar este post em suas redes sociais!