A endermoterapia ou endermologia, como também é conhecida, promete acabar com a celulite e a gordura localizada.
Já pensou em um tratamento estético capaz de eliminar aquele pneuzinho que insiste em marcar na roupa e nos impede de usar um simples biquíni… Seria incrível, não é?
Mas, será que na endermoterapia, o antes e depois é realmente tão transformador assim?
Bom, o que não faltam são anúncios falando das vantagens de fazer endermologia. Tenha uma pele lisinha, conquiste uma musculatura tonificada, livre-se das celulites, acabe com a gordura localizada…
Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a endermoterapia: para que serve, benefícios, preço e muito mais.
Ficou interessada? Então continue lendo para descobrir:
- O que é endermoterapia?
- O que é endermologia?
- Como funciona a endermoterapia?
- Endermoterapia: para que serve?
- Quantas sessões de endermologia estética são necessárias?
- Quais os riscos da endermologia a vácuo?
- Endermologia: preço da sessão
- Endermologia antes e depois
- Será que a endermoterapia para celulite funciona?
- Será que a endermologia causa flacidez?
- Conquiste resultados de verdade!
O que é endermoterapia?
A endermoterapia, também conhecida como vacuoterapia, é um tratamento estético que promete eliminar gordura localizada e celulite. Nele, é feita uma massagem profunda, que envolve a sucção da pele com ajuda do aparelho de endermoterapia, como consequência, há o estímulo da circulação sanguínea.

O que é endermologia?
A endermologia é o mesmo que a endermoterapia. Ou seja, um tratamento estético que promove uma massagem intensa utilizando o aparelho de endermologia. Porém, algumas clínicas diferenciam. Falam que na endermologia a vácuo a paciente precisa usar um macacão e que a massagem é feita por cima da peça.

Já na endermoterapia corporal isso não seria necessário e a massagem com o aparelho é feita direto na pele.
No geral, quando o assunto é o que é endermologia, normalmente a resposta é a mesma para o que é endermoterapia ou vacuoterapia.
O fato é que a técnica é a mesma. O uso do macacão tem o objetivo de proteger a pele durante a sessão.
Aparelho de endermologia
O aparelho de endermologia ou endermoterapia tem diferentes manoplas. Uma delas é composta por 2 rolinhos que, durante o tratamento, deslizam na pele promovendo sua sucção. Também chamado de aparelho vácuo endermo, ele atua de forma superficial e não invasiva para estimular o fluxo sanguíneo da paciente.

Como funciona a endermoterapia?
Para realizar o tratamento, a profissional desliza o aparelho de endermoterapia em diferentes sentidos, promovendo a sucção da pele. Segundo a teoria, ao fazer essa sucção, a pele se desloca da camada de gordura, melhorando a circulação sanguínea. Consequentemente, ao fazer a endermologia, os benefícios seriam vários.

Com os rolinhos na base inferior do aparelho, a área tratada é massageada. Logo, há a sucção da pele graças ao sistema a vácuo, produzindo movimentos de aspiração e deslizamento na pele.
Na endermologia, um profissional especializado promove essas movimentações na derme, além de uma massagem profunda em diversos sentidos. O que estimula a circulação linfática.
Nesses movimentos, os rolos circulam sem gerar atrito, formando pequenas dobras na pele. Isso acontece devido à pressão negativa e ao vácuo do aparelho.
Uma combinação que promete estimular a vascularização, as fibras colágenas e elásticas, além de eliminar toxinas.
Endermoterapia: para que serve?
De acordo com algumas clínicas estéticas, a endermoterapia serve para: reduzir gordura localizada, celulite, melhorar o contorno corporal, combater a retenção de líquidos, tonificar a pele e desfazer fibroses. Mas, será que a endermologia funciona para tudo isso mesmo? Infelizmente, apesar de algumas clínicas indicarem o tratamento, ele não tem resultados satisfatórios em todas essas situações.

É fato que, ao buscar informações de endermoterapia, as indicações serão as mesmas que listamos acima. Pelo menos na maioria dos sites que divulgam tratamentos estéticos.
Por exemplo, há a indicação de que a técnica estimula a produção de colágeno e elastina, por isso a pele ficará mais bonita e tonificada.
Ou então ao fazer a endermologia localizada, há a promessa de que a massagem promove a eliminação de gordura e a celulite na região.
Aliás, no geral, é comum vermos promoções de endermoterapia apenas com a promessa de reduzir medidas e modelar o corpo.
Esse é o foco dos anúncios, os quais levam muitas mulheres a terem suas expectativas totalmente frustradas.
Quantas sessões de endermologia estética são necessárias?
O número de sessões de endermologia estética podem variar de acordo com o objetivo e até do tamanho da área tratada. Porém, em média são indicadas entre 10 e 15 sessões, que duram cerca de 30 minutos cada. Além disso, esteticistas indicam fazer 2 sessões por semana.

Há quem diga que os resultados surgem a partir da 3ª ou 4ª sessão. Porém, outros indicam que isso só acontece entre a 10ª e a 15ª.
Essa diferença gera ainda mais dúvidas sobre se a endermologia funciona de verdade.
Além disso, vale lembrar que os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos impactam bastante nesse resultado.
Quais os riscos da endermologia a vácuo?
Geralmente, a endermoterapia ou endermologia a vácuo não tem riscos. No máximo surgem alguns hematomas devido à intensidade da massagem com a sucção na região. Mas, quando o tratamento é feito por uma esteticista ou fisioterapeuta experiente, isso não deve acontecer. Vale lembrar que a endermologia estética não é indicada em algumas situações.

O tratamento é contraindicado no caso de:
- Infecções ativas na área tratada;
- Pacientes com histórico de trombose;
- Gestantes;
- Mulheres com varizes ou problemas circulatórios.
Endermologia: preço da sessão
O preço da endermologia em São Paulo é em média R$100,00, a sessão. Dependendo da região da cidade e da clínica, esse valor pode ser maior ou menor. Outro fator que influencia no preço é em relação à quantidade de sessões, se você fará um pacote ou prefere pagar a sessão avulsa.

A qualidade do aparelho de endermologia e a experiência do profissional responsável também influenciam no valor.
Endermologia antes e depois
Na endermologia, o antes e depois tende a ser bem sutil e, em alguns casos, até inexistente. Como é o caso de quem deseja perder gordura localizada. Aliás, vale lembrar que não há comprovação científica de que é possível perder gordura com a endermologia. Resultados podem até ocorrer, mas são mínimos e exigem dieta e exercício físico.

Além disso, na endermoterapia, os resultados não são instantâneos. De acordo com as clínicas, o corpo precisa de tempo para reagir aos estímulos feitos com o tratamento. O que pode levar de 10 a 15 sessões.
Endermoterapia antes e depois
Quando o assunto é endermoterapia antes e depois, esqueça aquelas imagens com grandes transformações. Por exemplo, mulheres que eliminaram 20 cm de circunferência abdominal e estão com a barriga chapada. Isso só é possível com cirurgia plástica! O tratamento pode apenas ajudar, por exemplo, na retenção de líquidos, porque é capaz de mobilizá-los.

A endermoterapia então age quando a mulher está inchada, porque seu organismo está retendo líquido. O que justifica a redução de medidas, algo que poderia ocorrer ao fazer drenagem linfática.
Logo, a endermologia antes e depois não tem nada relacionado com eliminação de gordura, é apenas água!
Será que a endermoterapia para celulite funciona?
Apesar de amplamente divulgada, a endermoterapia para celulite não é garantia de resultado. O uso do aparelho a vácuo para celulite funciona para desestruturar as fibras intercelulares, que envolvem o entorno das células de gordura. Mas dependendo do grau de celulite e até dos seus hábitos, o tratamento não tem nenhum efeito.

Uma coisa é certa, endermoterapia para celulite não vai resolver o problema de vez. No máximo, em alguns casos, pode amenizar o efeito “casca de laranja”.
Porém, para isso, o tratamento precisa ser combinado com exercícios físicos e uma dieta equilibrada, rica em fibras e proteínas.
Então, a endermoterapia para estrias não é o tratamento mais indicado, já que o processo é ineficaz para restaurar as fibras que dão elasticidade à pele.
Mas, você pode conferir como acabar com estrias aqui!
Será que a endermologia causa flacidez?
Há relatos de que a endermologia causa flacidez devido à intensidade da massagem. Mas, dificilmente o tratamento por si só seria capaz de deixar a pele flácida. Por outro lado, se a paciente tem tendência e dependendo da qualidade da sua pele, há a possibilidade de que a endermoterapia cause flacidez.

Por causa disso, até surgiu um novo tratamento que prometia resolver os mesmos problemas, sem causar flacidez: a endermoterapia vibratória.
Nela, a manopla tem um cabeçote giratório que faria a massagem. Mas, é apenas um nome comercial diferente, pois efetivamente não muda nada em relação ao resultado.
Por outro lado, há quem indique a endermoterapia para flacidez, ou seja, para corrigir a pele flácida. Entretanto, isso está fora de cogitação, já que o tratamento não tem esse poder.
Para eliminar pele flácida só há duas opções: voltar no tempo ou fazer cirurgia plástica. Como a primeira opção não é possível, a melhor solução é fazer, por exemplo, uma abdominoplastia, caso você sofra com excesso de pele na barriga.
Não se iluda com a endermologia
Entre os benefícios da endermologia, até há a eliminação de toxinas pelo corpo, mas isso não quer dizer gordura localizada. Aquelas gordurinhas na barriga, nas costas e flancos são resistentes e exigem um procedimento mais “invasivo”.

A lipoaspiração, por exemplo, é uma ótima solução para eliminar gordura localizada. Conheça um pouco mais sobre o procedimento conversando com mulheres que já fizeram a cirurgia!
No grupo da Dream Plastic, são mais de 100 mil mulheres contando sua experiência com a cirurgia plástica e postando fotos do antes e depois.
Para entrar basta clicar no banner abaixo!
Mas, é importante lembrar que esse grupo é fechado e exclusivo para mulheres. Por isso, é preciso responder todas as 3 perguntas e aguardar a sua aprovação.
Seu perfil será analisado e, posteriormente, liberado. Fazemos isso para garantir a segurança e a discrição das pacientes que postam resultados diariamente.
Conquiste resultados de verdade!
Se você quer eliminar gordura localizada, de verdade, chega de perder tempo com tratamentos ineficazes. A lipoaspiração é o único procedimento capaz de eliminar medidas de forma rápida e eficiente.

Não é à toa que essa é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é possível retirar até 7% do volume corpóreo com o procedimento.
Incrível, não é mesmo? Para você ter uma ideia, a média de centímetros eliminados com a lipo é de 20,79.
Já imaginou tudo isso a menos na sua barriga? Essa média é oficial, fruto da medição técnica feita com 769 pacientes da Dream Plastic, ao longo dos anos.
E então, ficou interessada?
Passe em uma consulta com um dos cirurgiões plásticos especialistas! Com certeza você terá todas as suas dúvidas esclarecidas e uma avaliação completa.
Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp e garantir o seu dia e horário!
Estaremos te esperando 😉❤️