Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Endermoterapia ou Endermologia? Descubra a verdade sobre o tratamento que promete eliminar gordura localizada

Atualizado em 23/01/2024 16:40

A endermoterapia ou endermologia, como também é conhecida, promete acabar com a celulite e a gordura localizada.

Já pensou em um tratamento estético capaz de eliminar aquele pneuzinho que insiste em marcar na roupa e nos impede de usar um simples biquíni… Seria incrível, não é?

Mas, será que na endermoterapia, o antes e depois é realmente tão transformador assim?

Bom, o que não faltam são anúncios falando das vantagens de fazer endermologia. Tenha uma pele lisinha, conquiste uma musculatura tonificada, livre-se das celulites, acabe com a gordura localizada…

Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a endermoterapia: para que serve, benefícios, indicações, preço e muito mais.

Ficou interessada? Então continue lendo para descobrir:

Esclareça suas dúvidas!

O que é endermoterapia?

A endermoterapia, também conhecida como vacuoterapia, é um tratamento estético que promete eliminar gordura localizada e celulite. Nele, é feita uma massagem profunda, que envolve a sucção da pele com ajuda do aparelho de endermoterapia, que também possui dois rolos. Como consequência, há o estímulo da circulação sanguínea.

Mulher fazendo Endermoterapia
A Endermoterapia promete eliminar gordura localizada e celulite.

O que é endermologia?

A endermologia é o mesmo que a endermoterapia. Ou seja, um tratamento estético que promove uma massagem intensa utilizando o aparelho de sucção da endermologia. Porém, algumas clínicas diferenciam, falam que na endermologia a vácuo a paciente precisa usar um macacão e que a massagem é feita por cima da peça.

Esteticista fazendo endermologia na coxa de paciente
A Endermologia pode ser feita com um macacão de proteção para evitar possíveis hematomas.

Já na endermoterapia corporal isso não seria necessário e a massagem com o aparelho é feita diretamente na pele.

No geral, quando o assunto é o que é endermologia, normalmente a resposta é a mesma para o que é endermoterapia ou vacuoterapia.

O fato é que a técnica é a mesma. O uso do macacão tem o objetivo de proteger a pele durante a sessão.

Aparelho de endermologia

O aparelho de endermologia ou endermoterapia tem diferentes manoplas. Uma delas é composta por 2 rolinhos que, durante o tratamento, deslizam na pele promovendo sua sucção. Também chamado de aparelho vácuo endermo, ele atua de forma superficial e não invasiva para estimular o fluxo sanguíneo da paciente.

Aparelho de Endermologia
O aparelho de Endermologia promove a sua sucção da pele durante o tratamento.

Como funciona a endermoterapia?

Para realizar o tratamento, a profissional desliza o aparelho de endermoterapia em diferentes sentidos, promovendo a sucção da pele. Segundo a teoria, ao fazer essa sucção, a pele se desloca da camada de gordura, melhorando a circulação sanguínea. Consequentemente, ao fazer a endermologia, os benefícios seriam vários, como diminuir a gordura e celulite.

Ilustração que mostra como funciona a Endermoterapia
Na Endermologia, os rolinhos são responsáveis para evitar atrito com a pele.

Com os rolinhos na base inferior do aparelho, a área tratada é massageada. Logo, há a sucção da pele graças ao sistema a vácuo, produzindo movimentos de aspiração e deslizamento na pele.

Na endermologia, um profissional especializado promove essas movimentações na derme, além de uma massagem profunda em diversos sentidos. O que estimula a circulação linfática.

Nesses movimentos, os rolos circulam sem gerar atrito, formando pequenas dobras na pele. Isso acontece devido à pressão negativa e ao vácuo do aparelho.

Essa combinação promete estimular a vascularização, as fibras colágenas e elásticas, além de eliminar toxinas.

Endermoterapia: para que serve?

De acordo com algumas clínicas estéticas, a endermoterapia serve para: reduzir gordura localizada e celulite, melhorar o contorno corporal, combater a retenção de líquidos, tonificar a pele e desfazer fibroses. Mas, será que ela funciona para tudo isso? Infelizmente, apesar de algumas clínicas indicarem o tratamento, ele não tem resultados satisfatórios em todas essas situações.

Mulher de body preto, aproveitando os benefícios da endermologia
A Endermoterapia promete inúmeros benefícios, como redução de gordura e de celulite.

É fato que, ao buscar mais informações sobre as indicações da endermoterapia, elas serão as mesmas que listamos acima. Pelo menos na maioria dos sites que divulgam tratamentos estéticos.

Por exemplo, há a indicação de que a técnica estimula a produção de colágeno e elastina, por isso a pele ficará mais bonita e tonificada.

Ou então ao fazer a endermologia localizada, há a promessa de que a massagem promove a eliminação de gordura e a celulite na região.

Aliás, no geral, é comum vermos promoções de endermoterapia apenas com a promessa de reduzir medidas e modelar o corpo.

Esse é o foco dos anúncios, os quais levam muitas mulheres a terem suas expectativas totalmente frustradas.

Quantas sessões de endermologia estética são necessárias?

O número de sessões de endermologia estética podem variar de acordo com o objetivo e do tamanho da área tratada. Porém, em média são indicadas entre 10 e 15 sessões, que duram cerca de 30 minutos cada. Além disso, esteticistas indicam fazer 2 sessões por semana.

Mulher de camisa branca se olhando no espelho, checando o antes e depois da endermologia
As sessões de Endermologia estética duram cerca de 30 minutos.

Há quem diga que os resultados surgem a partir da 3ª ou 4ª sessão. Porém, outros indicam que isso só acontece entre a 10ª e a 15ª.

Essa diferença gera ainda mais dúvidas sobre se a endermologia funciona de verdade.

Além disso, vale lembrar que os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos impactam bastante nesse resultado.

Quais os riscos da endermologia a vácuo?

Geralmente, a endermoterapia ou endermologia a vácuo não tem riscos. No máximo surgem alguns hematomas devido à intensidade da massagem com a sucção na região. Mas, quando o tratamento é feito por uma esteticista ou fisioterapeuta experiente, isso não deve acontecer. Vale lembrar que a endermologia estética não é indicada em algumas situações.

Mulher grávida olhando pela janela, pensando nos riscos da endermoterapia corporal
Endermologia a vácuo não é indicada para gestantes.

O tratamento é contraindicado no caso de:

  • Infecções ativas na área tratada;
  • Pacientes com histórico de trombose;
  • Gestantes;
  • Mulheres com varizes ou problemas circulatórios.

Endermologia: preço da sessão

O preço da endermologia em São Paulo é em média R$80,00, a sessão. Dependendo da região da cidade e da clínica, esse valor pode ser maior ou menor. Outro fator que influencia no preço é em relação à quantidade de sessões, se você fará um pacote ou prefere pagar a sessão avulsa.

Mulher segurando um cartão de crédito e celular, pagando o preço da endermologia localizada
O valor de cada sessão de Endermologia pode variar bastante.

A qualidade do aparelho de endermologia e a experiência do profissional responsável também influenciam no valor.

Endermologia antes e depois

Na endermologia, o antes e depois tende a ser bem sutil e, em alguns casos, até inexistente. Como é o caso de quem deseja perder gordura localizada. Aliás, vale lembrar que não há comprovação científica de que é possível perder gordura com a endermologia. Resultados podem até ocorrer, mas são mínimos e exigem dieta e exercício físico.

Mulher de camiseta rosa se olhando no espelho, avaliando o antes e depois da endermoterapia
Quando há, o resultado da Endermologia costuma ser bem sutil.

Além disso, na endermoterapia, os resultados não são instantâneos. De acordo com as clínicas, o corpo precisa de tempo para reagir aos estímulos feitos com o tratamento. O que pode levar de 10 a 15 sessões.

Endermoterapia antes e depois

Quando o assunto é o antes e depois da endermoterapia, esqueça aquelas imagens com grandes transformações. Por exemplo, mulheres que eliminaram 20 cm de circunferência abdominal e estão com a barriga chapada. Isso só é possível com cirurgia plástica! O tratamento pode apenas ajudar, por exemplo, na retenção de líquidos, porque é capaz de mobilizá-los.

Mulher apertando a barriga, pensando em fazer a endermologia a vácuo
Eliminar gordura com esse tratamento é bem difícil.

A endermoterapia então age quando a mulher está inchada, porque seu organismo está retendo líquido. Isso justifica a redução de medidas, algo que poderia ocorrer ao fazer drenagem linfática.

Logo, a endermologia antes e depois não tem nada relacionado com eliminação de gordura, é apenas água!

Será que a endermoterapia para celulite funciona?

Apesar de amplamente divulgada, a endermoterapia para celulite não é garantia de resultado. O uso do aparelho a vácuo para celulite funciona para desestruturar as fibras intercelulares, que envolvem o entorno das células de gordura. Mas dependendo do grau de celulite e até dos seus hábitos, o tratamento não terá nenhum efeito.

Mulher de calcinha amarela, antes de fazer a Endermologia para celulite no bumbum
Dependendo do grau de celulite, a Endermologia pode reduzir o problema.

Uma coisa é certa, endermoterapia para celulite não vai resolver o problema de vez. No máximo, em alguns casos, pode amenizar o efeito “casca de laranja” da pele.

Porém, para isso, o tratamento precisaria de muitas sessões, e ser combinado com exercícios físicos e uma dieta equilibrada, rica em fibras e proteínas.

No caso da endermoterapia para estrias, ela também não é o tratamento mais indicado, já que o processo é ineficaz para restaurar as fibras que dão elasticidade à pele.

Mas, você pode conferir como acabar com estrias aqui!

Será que a endermologia causa flacidez?

Há relatos de que a endermologia causa flacidez devido à intensidade da massagem. Mas, dificilmente o tratamento por si só seria capaz de deixar a pele flácida. Por outro lado, se a paciente tem tendência e dependendo da qualidade da sua pele, há a possibilidade de que a endermoterapia cause flacidez.

Mulher com a barriga flácida, na dúvida se a Endermoterapia causa flacidez
Se você tem tendência de ter flacidez, a Endermologia pode piorar esse problema.

Por causa disso, até surgiu um novo tratamento que prometia resolver os mesmos problemas, sem causar flacidez: a endermoterapia vibratória.

Nela, a manopla tem um cabeçote giratório que faria a massagem. Mas, é apenas um nome comercial diferente, pois efetivamente não muda nada em relação ao resultado.

Por outro lado, há quem indique a endermoterapia para flacidez, ou seja, para corrigir a pele flácida. Entretanto, isso está fora de cogitação, já que o tratamento não tem esse poder.

Para eliminar pele flácida só há duas opções: voltar no tempo ou fazer cirurgia plástica. Como a primeira opção não é possível, a melhor solução é fazer, por exemplo, uma abdominoplastia, caso você sofra com excesso de pele na barriga.

Não se iluda com a endermologia

Entre os benefícios da endermologia, até há a eliminação de toxinas pelo corpo, mas isso não quer dizer gordura localizada. Aquelas gordurinhas na barriga, nas costas e flancos são resistentes e exigem um procedimento mais “invasivo”.

Mulher fazendo sinal de pare com a mão, pois o vácuo da endermoterapia não funciona
Endermologia não funciona para eliminar gordura.

A lipoaspiração, por exemplo, é uma ótima solução para eliminar gordura localizada. Conheça um pouco mais sobre o procedimento conversando com mulheres que já fizeram a cirurgia!

No grupo da Dream Plastic, são mais de 115 mil mulheres contando sua experiência com a cirurgia plástica e postando fotos do antes e depois.

Para entrar basta clicar no banner abaixo!

Endermoterapia

Mas, é importante lembrar que esse grupo é fechado e exclusivo para mulheres. Por isso, é preciso responder todas as 3 perguntas e aguardar a sua aprovação.

Seu perfil será analisado e, posteriormente, liberado. Fazemos isso para garantir a segurança e a discrição das pacientes que postam resultados diariamente.

Conquiste resultados de verdade!

Se você quer eliminar gordura localizada, de verdade, chega de perder tempo com tratamentos ineficazes. A lipoaspiração é o único procedimento capaz de eliminar medidas de forma rápida e eficiente.

Mãos segurando uma fita métrica amarela aberta, para checar os resultados da endermologia
Somente a Lipoaspiração é capaz de ter um resultado tão expressivo.

Não é à toa que essa é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é possível retirar até 7% do volume corpóreo com o procedimento.

Incrível, não é mesmo? Para você ter uma ideia, a média de centímetros eliminados com a lipo é de 20,79.

Já imaginou tudo isso a menos na sua barriga? Essa média é oficial, fruto da medição técnica feita com 769 pacientes da Dream Plastic, ao longo dos anos.

E então, ficou interessada?

Passe em uma consulta com um de nossos cirurgiões plásticos especialistas! Com certeza você terá todas as suas dúvidas esclarecidas e uma avaliação completa para o seu caso.

Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp e garantir o seu dia e horário!

Estaremos te esperando 😉❤️

Esclareça suas dúvidas!