Contratura Capsular: Como Isso Pode Alterar o Resultado da Sua Cirurgia de Prótese de Silicone?

27 de setembro de 2017
Tempo de leitura: 5 minutos


Baixe seu e-book gratuito!

o que é contratura

 

O que é contratura capsular no implante de silicone?

Existem algumas preocupações que rodam as mulheres antes e até depois de terem colocado silicone. Uma delas é a contratura capsular na mama.

O nome pode até parecer diferente e estranho, mas com certeza você deve se lembrar do caso da Valeska Popozuda. A cantora, depois de 5 anos com o seu implante de silicone, teve que retirá-lo e refazer a cirurgia.

Mas afinal, por que acontece a contratura capsular?

Conheça a explicação dos cirurgiões plásticos da Dream Plastic sobre contratura capsular. Veja como identificar os sintomas e qual é o tratamento indicado para esses casos.

 

O que é contratura?

 

contratura capsular

 

A contratura capsular é uma das complicações mais possíveis de acontecer após a cirurgia de mamoplastia de aumento.

Isto porque toda vez que o organismo detecta algum corpo estranho – sejam pinos, implantes dentários, marca-passos ou próteses de mama –, a sua reação natural é tentar expulsá-lo ou absorvê-lo.

A contratura capsular no silicone acontece justamente porque o organismo cria uma película em torno do implante a fim de isolá-lo do restante do corpo, já que não há como expelir a prótese.

Contudo, essa película tem uma função importante que poucas pacientes conhecem. Ela é responsável por fixar a prótese na mama e deixar o resultado mais consistente.

Uma ação comum de defesa do sistema imunológico, que vai acontecer em qualquer mulher que colocar silicone nos seios. Em geral, após ter passado 1 mês da cirurgia.

Porém, quando o organismo exagera nessa proteção, a mama fica dolorida, rígida e até perde o seu formato inicial. E assim ocorre a contratura capsular na prótese de silicone, também chamada de encapsulamento ou rejeição.

A cápsula, ou película, é geralmente formada por um tecido fibroso, que pode se tornar mais rígido com o passar do tempo.

 

Quer conversar com mulheres que colocaram prótese de silicone nas mamas? Participe de um grupo exclusivo no Facebook e conheça um pouco mais sobre as experiências daquelas que já fizeram uma mamoplastia de aumento na Clínica Dream Plastic, em São Paulo. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

A contratura capsular no silicone acontece com frequência?

 

Atualmente, para as marcas mais avançadas que utilizam a tecnologia de micro texturização, é registrado um índice de apenas 0.5% de rejeição.

Muito diferente dos 50% alcançados pelas próteses de textura lisa. Por isso que é tão importante escolher bem uma marca de silicone, avaliando sempre a sua tecnologia.

Também é preciso ter em mente que não há um prazo específico para ocorrer a contratura capsular na mama. Já que é uma reação do organismo e dependerá de pessoa para pessoa.

Ela pode ocorrer durante o período de pós-operatório, após meses, anos ou simplesmente nunca ocorrer.

 

Contratura capsular: sintomas para você ficar atenta!

 

contratura capsular sintomas

 

De modo geral, quando a contratura capsular na mama acontece, os sintomas são leves e quase não são percebidos. Começam a ser reparados com pequenos incômodos nos seios.

Quando o grau começar a se elevar, então os sintomas de contratura capsular são:

  • Endurecimento da mama
  • Assimetria, ou seja, tamanho diferente entre os seios
  • Ondulamentos pequenos e visíveis na superfície da prótese
  • Dor na região

 

Se a contratura capsular estiver muito elevada pode até gerar o rompimento do implante e o vazamento de silicone.

Lembrando que os sintomas de contratura capsular de prótese silicone quase sempre se manifestam apenas em uma mama.

 

Fotos contratura capsular: mama é examinada por exames

 

Nem sempre os sintomas da contratura capsular na mama serão tão evidentes. Então como saber se houve uma rejeição da prótese?

O diagnóstico da contratura capsular é feito, principalmente, por meio de exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Por isso é importante fazer os exames de rotina anualmente, pois caso haja algum problema com a prótese o médico vai conseguir identificar.

 

Tratamento para contratura capsular em silicone

 

fotos contratura capsular mama

 

O médico vai avaliar se há um grande grau de contratura na prótese da paciente. Se for necessário, ele indicará a retirada do implante, juntamente com a película contraída.

Em seguida, uma nova prótese será implantada no lugar. Entretanto, em algumas pacientes, essa recolocação do implante de silicone não será feita de imediato.

Mas isso só acontece quando a mama está inflamada, saindo secreção. Nesse caso, o médico vai recomendar que a paciente aguarde de três a seis meses para realizar um novo procedimento de colocação do silicone.

Algumas marcas de prótese de silicone oferecem garantias caso aconteça rejeição do implante pelo organismo. Por isso, escolha somente uma marca que te dê assistência necessária, assim você não terá uma despesa extra com um novo implante.

Os casos mais leves de contratura podem ser tratados com uma medicação, que vai ajudar a reverter esse processo.

 

Como evitar que a contratura capsular aconteça?

 

Para evitar que a contratura capsular aconteça depois do implante de silicone, é importante ter certeza que a prótese é liberada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

E, periodicamente, consultar o cirurgião plástico que realizou a mamoplastia, solicitando exames de rotina e acompanhando qualquer alteração no aspecto das mamas.

É importante que, antes de fazer seu implante de silicone nas mamas, você procure por um cirurgião plástico que seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, você pode realizar o procedimento com um profissional completamente preparado.

Ter seios firmes, volumosos e perfeitamente simétricos é o sonho de muitas mulheres.

E, para aquelas que não nasceram com essa sorte toda, o implante de próteses de silicone dá conta do recado há mais de 50 anos.

Quer fazer sua mamoplastia de aumento? Conte com a Dream Plastic e nossos cirurgiões plásticos especializados que te garantem confiança e segurança em qualquer procedimento!

 

marque consulta contratura capsular

 

Gostou do artigo sobre contratura capsular? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

 

 

Este post foi inicialmente publicado em 11 de maio de 2015. Foi atualizado em 27 de setembro de 2017.
Baixe seu e-book gratuito!

 

Informações adicionais
Contratura Capsular: Como Isso Pode Alterar o Resultado da Sua Cirurgia de Prótese de Silicone?
Nome do artigo
Contratura Capsular: Como Isso Pode Alterar o Resultado da Sua Cirurgia de Prótese de Silicone?
Descrição
O que é contratura capsular? Isso pode acontecer meses depois de uma cirurgia de prótese de mama. Clique e saiba como identificar os sintomas da contratura.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Contratura Capsular: Como Isso Pode Alterar o Resultado da Sua Cirurgia de Prótese de Silicone? Atualizado em: abril 20th, 2018 por Dreamplastic



 

21
Deixe um comentário...

18 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notificar-me de
Elisangela

Coloquei minha prótese em janeiro de 2014 com o Dr. Welison, estou muito feliz, ele é um excelente profissional. Amei…, recomendadíssimo.

sandra regina de freitas do nascimento

coloquei próteses de silicone há 3 meses e estou com contração capsular na mama esquerda. meu médico disse que tem que retirá-la e coloca-la novamente no lugar. estou com muito medo de fazer tudo de novo e sei que corro o risco de ter o problema novamente. já me arrependi e sinto vontade de retirar as duas próteses. quero saber se fica muito feio e se o médico deveria trocar a prótese com problema ou se ele pode só arrumá-la de novo. fiquei muito nervosa, me sinto muito sem sorte, estou num pesadelo. preciso de ajuda.

josefa alcilene

gostaria que me mande as fotos ..

adriana gomes de lima

gostaria de ver minhas fotos antes da cirurgia,que foi realizada a 3 meses

Mislene

Bom Dia…

Eu coloquei protese de mama faz uns 5 meses, por sinal adorei, gostaria de saber como faço para ver as fotos do antes e depois da cirurgia.

Atenciosamente!

ana patricia pinto

pus proteses mamarias em 1997…foi diagnosticada contractura capsular na protese esquerda, tinha fibrose e liquido debaixo da mexma, e na axila direita 2 pequenos nodulos. fui ao brasil para me retirarem as proteses masa nao o fizeram dizendo que havia risco devido ao liquido… o mesmo sucedeu em portugal.nada fizeram a anao ser medicacao.actualmente vivo em franca e hoje fui fazer uma ecografia mamaria. nessa ecografia nao acusou nada. nen os nodulos nem o liquido.sera isto um erro ou pode mesmo ter acontecido… agradecia uma resposta urgentemente. obrigado

jeane rita oliveira gomes

olá, boa tarde , gostaria de saber se há alguma clínica em guarapari, se houver gostaria de marcar uma consulta, desde ja agradeço.

wilma francisca de almeida

quero fazer uma cirurgia plastica nos meus seios e no lado dos meus quadris pois fez uma entrada como se fosse um espaço flasidez na lateral dos meus quadris quando visto vestido fica umas entradas mais feias me ajudem e quero fazer um orçamento

Elizabete Antonia silva machado

boa tarde,gostaria de saber sobre plàstica na barriga,pois tenho muita estria e està muito flacida.

Patricia dos Santos Coelho

Já realizei a colocação da prótese n Dream plastic e tive contratura capsula foi um horror passar por todo o processo de novo se soubesse antes não teria feito, pq ainda corro o risco de acontecer novamente…

Joyce Mendonça

Parabéns a vocês da Dream Plastic, é bom estar bem informada antes de realizar a cirurgia.

Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo