Dream Plastic – Cirurgia Plástica SP

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia que corrige as pálpebras caídas ou excesso de pele ao redor dos olhos. Isso pode transmitir uma imagem de fadiga, tristeza ou envelhecimento precoce.

Mais do que uma questão estética, o incômodo com o excesso de pele nas pálpebras pode impactar diretamente a autoestima, a disposição no dia a dia e até mesmo a qualidade da visão em alguns casos.

Essa é uma sensação mais comum do que se imagina entre as mulheres que desejam resgatar a juventude do olhar e reencontrar aquela expressão leve, confiante e radiante.

Somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres, e vamos esclarecer o que é blefaroplastia, os diferentes tipos de técnicas cirúrgicas, o passo a passo do procedimento, como é o pré e o pós-operatório.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras com o objetivo de remover o excesso de pele, gordura e flacidez da região. Seu propósito principal é rejuvenescer o olhar, corrigindo aspectos que conferem um ar de cansaço, tristeza ou envelhecimento facial e também com objetivos funcionais.

Regina M., 43 anos, paciente realizou uma blefaroplastia na Dream Plastic

Em muitos casos, o acúmulo de pele nas pálpebras superiores pode comprometer o campo visual, causando desconforto e até dificuldades na realização de tarefas simples do cotidiano, como ler ou dirigir.

O procedimento é indicado tanto para mulheres quanto para homens, geralmente a partir dos 30 anos, quando as alterações palpebrais se tornam mais evidentes. No entanto, fatores genéticos, exposição solar, tabagismo, insônia, ptose palpebral e estresse aceleram esse processo, fazendo com que pacientes ainda mais jovens também busquem a cirurgia.

A seguir, vamos explorar os diferentes tipos de blefaroplastia e te ajudar a entender qual é a mais indicada para o seu caso.

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Existem alguns tipos de blefaroplastia, que variam de acordo com cada caso e necessidade do paciente. Entender quais são as técnicas é essencial para procurar a mais adequada para a sua condição, são elas:

Entenda qual é o melhor tipo para o seu caso!

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é indicada para remover o excesso de pele e gordura na pálpebra superior, responsável por aquele aspecto de “pálpebra caída”, que gera uma aparência mais cansada. A incisão é feita no sulco natural da pálpebra, o que permite uma cicatriz praticamente imperceptível após a cicatrização total.

Esse tipo é um dos mais procurados por mulheres que desejam rejuvenescer o olhar de forma natural e sutil. Além do apelo estético, também pode ser funcional, quando o excesso de pele interfere no campo de visão.

Blefaroplastia inferior

Já a blefaroplastia inferior tem como foco a correção das chamadas bolsas de gordura sob os olhos e a remoção da flacidez da pele na região inferior das pálpebras. Essa técnica melhora a aparência de olheiras profundas, inchaço constante e flacidez, devolvendo ao rosto um aspecto descansado e jovem.

A cicatriz é posicionada logo abaixo da linha dos cílios inferiores, sendo discreta.

Blefaroplastia sem corte

A blefaroplastia sem corte é um procedimento não cirúrgico, utilizado em casos mais leves de flacidez e indicado para pacientes que desejam uma intervenção mais simples. O método mais comum é feito com tecnologia de plasma (jato de plasma) ou radiofrequência, que promove a retração da pele e melhora o tônus local.

Como é uma técnica não cirúrgica, os resultados são sutis e temporários, se comparados à cirurgia tradicional. Além disso, nem todas as pacientes são boas candidatas para essa técnica, o cirurgião deve avaliar caso a caso.

Blefaroplastia a laser

Na blefaroplastia a laser, o corte tradicional com bisturi é substituído por um laser que promove uma vaporização controlada da pele e da gordura excedente. Além disso, ele estimula o colágeno, promove menor sangramento, uma recuperação mais rápida e reduz risco de hematomas.

É uma técnica moderna, indicada principalmente para quem deseja menos trauma nos tecidos e melhor recuperação, mas deve ser avaliada conforme o grau de flacidez e as características da paciente.

Conheça outros procedimentos que ajudam no rejuvenescimento da face, neste link.

Como é feita a cirurgia de blefaro?

A cirurgia de blefaroplastia é, geralmente, realizada com anestesia local associada à sedação, o que proporciona uma recuperação mais rápida e garante maior conforto e segurança para a paciente. O tempo médio do procedimento varia entre 40 minutos e 2 horas, dependendo da complexidade do caso e do tipo de cirurgia.

Como é feito o procedimento?

O procedimento segue os seguintes passos:

  1. Marcação cirúrgica: o cirurgião desenha na pele os pontos exatos de incisão e remoção.
  2. Aplicação da anestesia: a paciente é sedada e anestesiada localmente.
  3. Incisões: feitas estrategicamente nas dobras naturais da pele, o que minimiza a visibilidade das cicatrizes.
  4. Remoção de excesso de pele e gordura: feita com o máximo de simetria.
  5. Reposicionamento ou remoção do músculo (se necessário).
  6. Sutura delicada: realizada com fios muito finos, que podem ser absorvíveis ou retirados em consulta posterior.
  7. Curativos e resfriamento da região: para evitar inchaço e hematomas.

Embora seja considerada um procedimento de média complexidade, a blefaroplastia deve ser realizada exclusivamente em hospitais especializados, com toda a estrutura necessária para assegurar a segurança e o bem-estar da paciente.

Quando não ocorrem complicações, que são raras, a paciente é liberada no mesmo dia, após um curto período de observação.

Como é o pós-operatório da blefaroplastia?

Nos primeiros dias, é comum observar um inchaço leve a moderado, pequenos hematomas, ardência ou sensibilidade. O médico pode recomendar algumas práticas para amenizá-los e facilitar o processo de cicatrização, como, por exemplo, utilizar compressas frias, evitar exposição solar, dormir com a cabeça elevada e não esfregar os olhos.

A cicatrização total ocorre após 1 ano do procedimento!

Na Dream Plastic, o acompanhamento pós-cirúrgico é um dos nossos maiores diferenciais. Você conta com uma equipe multidisciplinar especializada em pós-operatório, protocolos exclusivos de recuperação e assistência completa. Tudo para garantir que sua experiência seja segura, confortável e acima das expectativas.

Temos um conteúdo exclusivo sobre a recuperação da blefaroplastia, clique no link para saber mais.

Blefaroplastia depois de 20 dias

Com 20 dias de pós-operatório da blefaroplastia, o processo de recuperação ainda está em andamento, mas já é possível notar grandes avanços. Nessa fase, grande parte do inchaço e dos hematomas iniciais já deve ter diminuído consideravelmente, embora pequenas áreas de roxidão e sensação de repuxamento ainda possam estar presentes, especialmente ao redor dos cantos dos olhos.

Os desconfortos iniciais fazem parte do processo natural de cicatrização e costumam desaparecer nos primeiros 15 dias. Porém, o resultado definitivo é percebido em cerca de 2 a 3 meses quando o inchaço desaparece por completo.

Mas, de forma geral, aos 20 dias, a paciente já pode retomar grande parte das atividades do dia a dia, evitando apenas esforço físico intenso e exposição solar direta.

Blefaroplastia antes e depois: O que esperar?

Os benefícios percebidos no antes e depois da blefaroplastia, são: um olhar mais aberto, expressivo e leve. Também há redução do semblante cansado ou triste, há melhora no contorno das pálpebras e fim das bolsas de gordura que pesavam a parte inferior dos olhos.

Os resultados da blefaroplastia são descritos pelas pacientes como sutis e poderosos. A mudança no olhar é visível, porém discreta: ao invés de “mudar o rosto”, ela revela uma versão mais jovem, leve e descansada.

Importante lembrar: cada resultado depende do organismo, idade, cuidados no pós-operatório e técnica utilizada. Por isso, sempre recomendamos avaliação personalizada com um de nossos cirurgiões.

Qual o preço da cirurgia nas palpebrás?

Na média do mercado em São Paulo, os valores da blefaro podem variar de R$ 5.000 e R$ 12.000 (agosto de 2025), considerando a realização com especialistas, em hospitais adequados e com todos os recursos de segurança. Contudo, é essencial entender que não há um valor fixo e único para todas as pacientes.

Fatores que influenciam no preço:

Na Dream Plastic, os valores são totalmente acessíveis e podem ser parcelados, conforme sua necessidade. Nosso foco é garantir resultado e segurança, e não apenas o menor preço.

É possível realizar a blefaro pelo SUS?

Sim, é possível realizar a blefaroplastia pelo SUS, porém em situações muito específicas. A cirurgia plástica pelo Sistema Único de Saúde é oferecida apenas quando há indicação funcional, ou seja, quando o excesso de pele interfere no campo de visão, causando prejuízos comprovados à saúde e ao bem-estar da paciente.

Não obstante, é necessário passar em uma avaliação médica, ser encaminhada para uma unidade básica de saúde, entrar para uma fila de espera e ter disponibilidade para realizar o procedimento em hospitais-escola.

Realce seu olhar com segurança e autoestima

Se você sente que o tempo, o cansaço ou a genética apagaram parte da sua expressão natural — a blefaroplastia pode ser o primeiro passo rumo à transformação que você merece viver. E mais do que uma mudança estética, esse procedimento representa um reencontro com sua essência e autoestima.

Na Dream Plastic, transformamos histórias todos os dias. Com mais de 45 mil cirurgias realizadas, somos referência em segurança, estrutura e acompanhamento completo. Cada detalhe é pensado para que você se sinta acolhida, segura e realizada com seu novo olhar.

Além disso, nossos médicos são formados nas melhores universidades do país e têm muitos anos de experiência. Isso dá segurança e credibilidade na nossa área de atuação, e o que nos faz ser a clínica mais recomendada pelas mulheres.

Clique no botão WhatsApp e agende sua consulta com um de nossos cirurgiões plásticos altamente recomendados:

Dê esse passo com quem é referência nacional em Cirurgia Plástica.

Seu olhar merece esse cuidado. E você também.

Revisado por: Flávio Garcia | CRM: 104.850

Sair da versão mobile