Mentoplastia: o que é, como é feita, antes e depois e preço da cirurgia para corrigir queixo pequeno

aumentar queixo pequeno
Descubra tudo sobre como aumentar queixo pequeno!

Mentoplastia… O que é?

Calma! Já já falamos disso!

Quando você olha para alguém, a primeira parte que costuma notar é o rosto. Sendo que a forma como ele é, se o mento é maior ou menor, “do tamanho certo”, normalmente, define se a pessoa é bela ou não, aos olhos da sociedade.

Se você já sofreu bullyng por ter o queixo para dentro, sabe o quanto isso afeta o amor próprio e a segurança nos relacionamentos, sejam amorosos ou não.

É um castigo andar nas ruas achando que as pessoas estão reparando no seu queixo retraído…

Luiza também passava por isso e não era raro ela desabafar o quanto isso a prejudicava, pois o rosto não tem como esconder, ou pelo menos não tinha até a Pandemia.

Ela contou que com a máscara começou a se sentir mais “igual” as outras pessoas e que isso aumentou um pouco sua confiança, mas qualquer autoestima arrecadada iria embora assim que chegava em casa e tirava a sua máscara.

Ela decidiu que queria se sentir bem o tempo todo, ela merecia isso e você também merece! Luiza foi atrás de soluções, mas apenas uma foi eficaz e nesse texto vamos te contar qual.

Leia AGORA tudo o que você precisa saber sobre como aumentar o queixo para elevar a sua autoestima!

Esclareça suas dúvidas!

O que é Mento?

Mento é o termo técnico para se referir ao queixo, que corresponde a parte inferior e média da zona do rosto, mais especificamente da mandíbula, quando se trata do grupo dos vertebrados.

o que e mento
Entenda o que é mento!

Bom, você agora sabe o nome técnico para a região do seu corpo que tanto te aflige. Como que uma pequena parte da anatomia humana pode causar tanto sofrimento e incômodo?

Infelizmente causa, porque as pessoas seguem um padrão estipulado pela mídia e qualquer distanciamento desse modelo pré-estipulado é motivo de estranhamento, seja um queixo pra dentro ou outros tipos de queixo que se afastem do “comum”.

Mas qual o motivo de você ter o mento retraído? Vamos entender um pouco sobre isso a seguir!

O que é retrognatismo?

Retrognatismo mandibular é a condição sofrida por pessoas que possuem a falta de crescimento ósseo na região do mento. Por conta dessa insuficiência, a pessoa é acometida pela quase ausência de queixo ou um queixo pequeno. Essa condição é oposta ao prognatismo, que é o excesso de mento.

o que e retrognatismo
Saiba o que é retrognatismo! Será que você tem?

Agora, sabemos o significado de retrognatismo mandibular, mas o que causa essa condição?

As causas são variadas, no entanto, um dos principais fatores é a herança genética que a pessoa carrega. Mas não é só o DNA que pode ser o motivo para essa retração mandibular. Hábitos, questões hormonais ou a forma como a pessoa respira, tudo isso pode ser a razão para o desenvolvimento desse quadro.

Essa desarmonização facial não é somente desagradável à paciente em relação a fatores estéticos, mas a tudo que esses fatores alteram em seu psicológico e, dependendo do grau do perfil retrognata, no físico.

Luiza desenvolveu o retrognatismo mandibular na infância, sendo alvo de práticas repetitivas de violência psicológica por parte de colegas da escola, chamada muitas vezes de sapo… Ou até mesmo pessoas que falavam sobre, “para mostrar o que causou”, mas não apresentavam nenhuma solução, só fazendo com que se sentisse mais diminuída.

Essas ofensas acompanharam Luiza até a fase adulta, quando resolveu que iria resolver a situação, iria aumentar o mento! Mas… Como?

Vamos te explicar a seguir!

Como aumentar o queixo?

Para aumentar o queixo é necessário primeiro que se identifique a causa do mento ser retraído e o grau dessa retração, para saber qual tipo de procedimento é o mais indicado. Alguns dos procedimentos mais recomendados é a cirurgia de queixo ou preenchimento com ácido hialurônico.

aumentar queixo
Será que você consegue aumentar seu queixo?

Caso o problema esteja alocado somente no queixo pequeno e mais nada, então uma dessas soluções pode ser realizada. A questão é: qual?

Bem, o ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso próprio corpo e é uma forma simples e eficaz de preencher o seu queixo retraído. Porém, é um produto absorvível, o que quer dizer que, após 12 ou 18 meses, você precisa aplicar de novo. Sendo assim, o preenchimento com Ácido Hialurônico não resulta em um resultado permanente.

Existe também, o preenchimento com PMMA, que é uma substância permanente e nenhum pouco segura. Os efeitos colaterais incluem necrose, alergias e o endurecimento da região. Nenhum cirurgião plástico sério indica esse procedimento.

Já o procedimento permanente e mais adequado é a cirurgia do queixo. Há duas maneiras de realizar essa cirurgia, com o enxerto de gordura (menos indicado) e a colocação da prótese (mais indicado). Vamos falar mais sobre essas duas formas no próximo tópico!

Qual é a cirurgia mais indicada pra aumentar o queixo?

Para saber qual a cirurgia mais indicada para aumentar o queixo é necessário entender quais tipos existentes na medicina. Existe a cirurgia com enxerto de gordura e a com colocação de prótese no mento, sendo a segunda a mais indicada e com o melhor resultado.

tipos cirurgia queixo
Já sabe qual prefere?

A cirurgia do queixo com enxerto de gordura envolve a retirada de gordura da própria paciente, que será tratada e aplicada no queixo pequeno. É uma alternativa para mulheres que já vão passar por uma cirurgia plástica, como a lipoaspiração.

Fatores contra: nesse tipo de preenchimento de mento é importante lembrar que parte da gordura inserida será absorvida pelo organismo. Além disso, os resultados são muito menos previsíveis, podendo não ter o resultado esperado, causando frustração na paciente caso o mento ainda continue em um tamanho reduzido, mesmo que maior do que antes e também sofrendo deformação.

Já a cirurgia do queixo, com a colocação de prótese no mento terá um resultado mais controlado e seguro. Sendo que não é necessária a realização de uma lipo para isso.

O que é Mentoplastia?

Mentoplastia é a cirurgia no queixo que tem como objetivo remodelar a região com o próprio osso da paciente ou, mais comumente, colocando uma prótese de mento. Esse procedimento visa diminuir ou aumentar a região acometida pelo prognatismo ou retrognatismo mandibular, sendo mais comum e mais simples a cirurgia de aumento.

o que e mentoplastia
A cirurgia para aumentar o queixo!

Ela é capaz de tornar o seu mento maior e, consequentemente, o seu rosto inteiro fica esteticamente mais bonito.

Portanto, se desde novinha sua face aparenta ter uma papada por conta do seu queixo pequeno, saiba que a mentoplastia pode resolver esse problema.

Com um implante no queixo, por exemplo, as características do seu rosto ficam mais equilibradas e essa aparência de “papada” desaparece.  Já que o mento influencia no aspecto geral da face e do pescoço.

Você já imaginou poder tirar fotos em qualquer ângulo e se ver bonita de todos os jeitos?

Esse sonho é possível SIM e nós vamos te contar detalhes sobre isso!

Posso fazer uma mentoplastia?

Para saber se a pessoa pode ou não fazer uma mentoplastia é necessário avaliar outros fatores, além do estético, e determinar se existe uma alteração dos ossos mandibulares da face ou se é uma questão que se resume apenas ao queixo da paciente.

quem pode fazer mentoplastia
Será que você pode fazer mentoplastia?

Essa cirurgia normalmente é indicada em circunstâncias em que não é um caso de estrutura do crânio. Nesse cenário, não dá para fazer só o implante, precisa ser realizada uma cirurgia chamada ortognática, que não é da cirurgia plástica.

Caso a paciente esteja em condições boas de saúde e não seja um quadro de cirurgia ortognática, a mentoplastia possivelmente poderá ser realizada.

Aliás, a Luiza, em um primeiro momento, pensou que seria um caso fora da área da cirurgia plástica, mas após exames descobriu que poderia realizar a mentoplastia.  Após saber qual procedimento poderia fazer, ela começou a pesquisar fatores que impactariam na segurança e no resultado esperado.

Quer saber quais são eles? Acompanha aqui!

Como fazer uma mentoplastia segura?

A segurança da mentoplastia depende primeiramente de um diagnóstico bem realizado e a averiguação do estado de saúde da paciente. No entanto, existem outros quesitos que são fundamentais para garantir a segurança de todo o processo. Sendo que a decisão de operar em um hospital ou uma clínica é um deles.

mentoplastia segura
Fatores de segurança e resultado são essenciais!

Aqui vai a lista dos fatores que você deve ficar atenta e que são extremamente necessários para sua segurança e o resultado da sua cirurgia de mento. São eles:

  • Realização da avaliação pré-anestésica (APA).
  • Vasto histórico de cirurgias realizadas pela clínica e/ou cirurgião responsável.
  • Infraestrutura do pós-operatório disponível 24h.
  • Realização da cirurgia em hospital especializado.

são mesmo fatores essenciais?

Luiza percebeu que esses fatores eram essenciais, pois, por exemplo, realizar uma cirurgia sem antes saber se aquele local havia ou não realizado uma quantidade satisfatória de cirurgias plásticas, com bons resultados, seria um “tiro no escuro”. É fundamental saber como escolher o cirurgião plástico e se esse cirurgião realiza a mentoplastia em um hospital e não em uma clínica.

Mas por que isso? Clínicas não possuem a infraestrutura adequada para uma cirurgia, seja ela plástica ou não. Toda cirurgia requer a segurança que só um hospital especializado consegue dispor.

Outra forma de saber se o local é de confiança, é a realização da avaliação pré-anestésica (APA). Muitos locais nem mencionam a APA, mesmo que seja um direito seu garantido por lei. Exija uma consulta com o anestesista dias ou semanas antes da operação.

Fora todos esses fatores, a infraestrutura de pós-operatório, disponível 24h é essencial, pois se qualquer preocupação surgir você terá o suporte necessário para aquele momento.

Todos esses fatores são a base para a segurança e o resultado da sua mentoplastia. Mas como escolher o lugar ideal? Bem, a Dream Plastic tem um grupo em que milhares de mulheres postam sobre suas cirurgias. Nesse grupo, você poderá tirar dúvidas. Quem melhor do que as próprias mulheres para contar as experiências que viveram? Acesse aqui.

Mentoplastia

O que fazer no pré-operatório da mentoplastia?

As recomendações do pré-operatório para a realização da mentoplastia são:

  • Entre em contato com a clínica, até a véspera da cirurgia de mento, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta e etc.
  • Compareça ao hospital no dia e hora indicados na guia de internação.
  • Evite fumar por, ao menos, 15 dias antes de fazer a sua mentoplastia.
  • Fique em jejum por 8 horas antes do horário agendado para a operação.
  • Não ingerir qualquer bebida alcoólica nas 72 horas anteriores.
  • Descansar bem na noite anterior.
  • Levar exames para o hospital.
  • Por 15 dias antes do procedimento, evite todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc.) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante.
pre operatorio mentoplastia
Siga essas dicas!

Como é feita a mentoplastia?

Para a realização da mentoplastia é aplicada a anestesia local com sedação ou a anestesia geral. Então, o médico faz uma incisão por dentro da boca, na região inferior do lábio. Nessa parte da junção da mudança do lábio inferior pra gengiva, ele faz um corte pequeno e coloca a prótese na frente do osso. Feito isso, fecham-se os pontos.

procedimento mentoplastia
Realização da mentoplastia

Durante a cirurgia é inserida uma prótese de mento, podendo ser de porex ou silicone, ou o próprio osso é usado para acabar com a aparência de queixo pequeno. Tanto o implante de queixo, quanto o osso, podem ser posicionados através de uma incisão no interior da boca ou na parte inferior do mento.

A mentoplastia pode durar cerca de 30 a 40 minutos e é indicada para mulheres a partir dos 17 anos de idade. Sendo um procedimento considerado simples e com uma cicatriz que muitas vezes fica na parte interna da boca.

Quais são os tipos de prótese de mento que existem?

As próteses de mento existentes são a de silicone ou a prótese porex (prótese de polietileno poroso de alta densidade). A segunda é usada em casos mais avançados, mas que podem ser resolvidos com a prótese. Sendo que nessa prótese há a necessidade de colocar parafuso.

proteses de mento
Porex ou silicone?

Não fique desanimada agora pensando que o seu caso deve ser o mais complexo, antes de tudo é necessário que se passe em um médico especializado em cirurgia plástica para que ele peça exames e aí sim determine o grau. E mesmo que seja um grau mais evoluído, tudo é feito pensando no seu bem estar durante todo o processo.

Essa prótese não causa reações adversas, pois é 100% biocompatível e não há necessidade de nenhuma manutenção no decorrer dos anos.

Já um ponto positivo da prótese de silicone, que é indicada em casos de retrognatismo mais leve, é que seu preço é bem menor em comparação com a porex, além de ser bem segura também.

Mentoplastia: Antes e Depois

O antes e depois da mentoplastia é um mento esteticamente mais harmônico, sendo proporcional ao formato do rosto. O queixo pequeno, com a colocação da prótese, seja de silicone ou porex, possibilita que ele fique visivelmente do tamanho mais adequado para a sua face. Além disso, na grande maioria dos casos, não há cicatriz visível.

mentoplastia antes depois
Sua transformação não é apenas estética!

Ao fazer a mentoplastia, você vai notar que o mento fica mais altivo, a papada praticamente some e os traços do rosto ficam bem mais marcantes.

O antes e depois não ocorre apenas esteticamente, mas psicologicamente também! A maioria das pacientes que passaram por esse procedimento apresentaram uma melhora significativa na autoestima e autoconfiança. Isso tem um grande impacto em seus relacionamentos, sejam amorosos ou profissionais.

Uma transformação e tanto, hein?

Quais as recomendações para o pós-operatório de mentoplastia?

As recomendações do pós operatório de mentoplastia são:

  • Evite friagem, sol ou traumas locais nos 30 dias pós-operatórios.
  • Retorne ao consultório nos dias e horários estabelecidos e siga todas as recomendações do seu médico.
  • Escove os dentes com escova macia.
  • Não se preocupe com o “inchaço” natural do queixo, ele poderá persistir por 4 a 6 semanas.
  • Tente não consumir alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias.
pos operatorio mentoplastia
Siga essas dias para uma recuperação de sucesso!

Normalmente, a pessoa recebe a alta no mesmo dia. Além disso, o processo de recuperação costuma ser indolor, mas caso ocorra algum desconforto, ele é facilmente neutralizado com o uso de analgésicos comuns.

Logo nos primeiros dias após a operação, você deve utilizar os curativos. E, claro, prevenir ao máximo qualquer tipo de traumatismo ao redor da prótese de mento.

O período de pré e pós-operatório é o mais importante para garantir o queixo dos seus sonhos!

Qual é o preço da Mentoplastia?

O preço da mentoplastia, em média, varia de R$8.406,00 a R$16.812,00, nas principais clínicas de São Paulo (março/2022). Esse valor pode mudar conforme a experiência da equipe médica, o local em que o procedimento será realizado e outros fatores importantes. Por isso, para saber exatamente quanto custa essa cirurgia plástica precisa passar em avaliação antes.

preco mentoplastia
Preço da mentoplastia em 2022!

Para chegar nesses valores, nós levantamos clínicas de cirurgia plástica de São Paulo que fazem mentoplastia. O preço de cada uma delas foi anotado e, com isso, foi possível calcular o valor médio.

Veja abaixo o que deve estar incluso no valor de uma cirurgia plástica no mento:

  • Direito a consultas de pré e pós-operatório, inclusive com o anestesista da clínica.
  • Segurança de ser operada por um cirurgião plástico especialista e experiente nesse tipo de procedimento.
  • Auxilio integral pela equipe de enfermagem.
  • Segurança de operar em um hospital equipado com uma UTI.
  • Garantia da utilização de materiais de primeira linha.

Então, se você ver por aí ofertas de mentoplastia com preços muito abaixo desses valores, desconfie… Por nada no mundo, vale a pena pôr em risco a sua vida!

Mentoplastia: como realizar esse sonho?

Hoje você conheceu a história da Luiza, mas imagina se essa história de transformação fosse a sua? E pode ser!

Vamos relembrar o que é importante para garantir a segurança e resultado do seu procedimento? Bora!

  • Estrutura de pré e pós operatório;
  • Atendimento 24h;
  • Hospital equipado com UTI;
  • Alvará de órgãos fiscalizadores;
  • Equipe de enfermagem especializada;
  • APA (avaliação pré-anestésica);
  • Resultado comprovado por um largo histórico de depoimentos de pacientes;
  • Materiais e equipamentos de primeira linha;
  • Cirurgiões especialistas e experientes;
  • Ouvidoria;
  • Disk enfermagem.

Agora que você está bem informada sobre todo o processo cirúrgico e como garantir sua segurança e um resultado de qualidade, é importante que se coloque em primeiro lugar e faça isso por VOCÊ!

Assim como você, Luiza tinha o sonho de não ter mais o mento retraído, ela queria poder se olhar no espelho e se sentir linda! Ela queria e conseguiu!

Antes de tomar a decisão, achou um artigo aqui no site da Dream Plastic e resolveu entrar no grupo do Facebook. Lá encontrou diversos depoimentos e se sentiu mais segura após ver tantos comentários positivos.

Imagina ter um queixo que harmonize com seu rosto? E, ah, bem importante, sabendo que você estará segura!

O primeiro passo para dar um basta nessa situação e mudar a sua vida é marcar uma avaliação com um cirurgião plástico especialista em prótese de mento, para que você saiba se essa é a cirurgia ideal para você e se você pode ou não realizá-la. Então, o que está esperando?

Clique no botão abaixo e envie uma mensagem por Whatsapp!

Nosso grupo é o maior grupo de pacientes de cirurgia plástica do Brasil!

Esclareça suas dúvidas!
Gostou do artigo sobre Mentoplastia? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo.


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!