Cirurgia de Pálpebras: tudo que você precisa saber sobre o tratamento para as bolsas no olhos e pálpebras caídas


cirurgia palpebra
Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de pálpebras.

 

Você já ouviu falar sobre a cirurgia de pálpebras?

 

Popularmente, os olhos são conhecidos como “as janelas da alma” e, para muitos, o olhar é a característica mais importante em uma pessoa.

 

Eles estão constantemente ligados a nossa jovialidade, beleza e disposição para a vida, então, quando a idade e os fatores externos fazem aparecer as primeiras rugas ao redor dos olhos, o olhar passa a ser motivo de insegurança para muita gente.

 

Luciana se sentia desse jeito.

 

A bióloga de 49 anos nunca havia parado para pensar em como a idade a afetaria, mas quando uma de suas alunas disse que ela aparentava ser bem mais velha do que realmente era, foi um choque de realidade.

 

Desde o início de seus quarenta anos ela havia desenvolvido a pálpebra caída, mas nunca havia notado que, nos últimos anos, não só a sua aparência estava mais cansada, mas sua visão parecia pesada.

 

Foi então que nossa colega passou a pesquisar sobre como acabar com a pálpebra caída e com as bolsas embaixo dos olhos.

 

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar os sonhos de milhares de mulheres nos últimos 15 anos e hoje iremos te ajudar a entender melhor sobre as causas e tratamentos da queda palpebral.

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Quais os tipos de pálpebras?

 

Os tipos de pálpebras mais comuns são as caídas, inchadas, com bolsas de gordura e rugas ao redor dos olhos. Estes problemas podem aparecer somente em uma das pálpebras ou em ambas e deixam o aspecto dos olhos mais cansados e a aparência mais velha, além de causarem problemas de visão.

 

tipos palpebras
Veja quais os tipos mais comuns.

 

A queda do bléfaro, chamada de ptose palpebral, pode obstruir parte do campo de visão, acarretando em problemas a longo prazo, como o astigmatismo e a vista cansada.

 

Já as bolsas de gordura embaixo dos olhos, podem deixar as pálpebras inchadas e com um olhar mais fechado. 

 

As pálpebras asiáticas costumam ter, naturalmente, esse aspecto mais fechado. Essa é uma característica étnica de alguns povos da Ásia que pode ser modificada de forma estética.

 

Por que a pálpebra fica caída?

 

Os principais motivos para o bléfaro cair são fatores como envelhecimento, exposição ao sol, uso de tabaco, estresse, má alimentação e falta de sono. Há também casos de ptose palpebral congênita, que ocorrem desde a infância. Em todos os casos, a pessoa pode ter problemas de visão acometidos pelo peso da pálpebra caída sobre os olhos.

 

cirurgia olho
Conheça os principais motivos.

 

A ptose da bléfaro pode levar a diversos problemas de visão como erro de refração, acúmulo de resíduos metabólicos e afetar na projeção das imagens. Estes problemas podem acontecer tanto no caso de ptose congênita quanto no caso da adquirida.

 

Falando da ptose adquirida, é importante que, ao notar que as pálpebras estão caídas, procure um médico para saber exatamente a causa da queda.

 

Por que a pálpebra fica inchada?

 

A pálpebra fica inchada devido a presença da bolsa de gordura localizada atrás da musculatura dos olhos nas pálpebras inferiores. Esse inchaço acontece quando a pele perde a elasticidade natural e a musculatura se torna frágil, fazendo com que as bolsas se projetem e causem a sensação de inchaço.

 

tratamento bolsa olhos
Veja os motivos para a pálpebra ficar inchada.

 

O que pode ser a pálpebra inchada?

 

Além da ação natural de envelhecimento, o inchaço do bléfaro também pode acontecer devido a condições externas, como a exposição à fumaça, insônia e má alimentação. Esse inchaço pode aparecer em ambas as pálpebras ou somente na pálpebra inferior ou superior.

 

Entretanto, é necessário se atentar às pálpebras inchadas, doloridas e inflamadas, com coloração avermelhada ou aparição de feridas e seromas. Nesses casos é necessário visitar um médico.

 

O que causa as bolsas embaixo dos olhos?

 

A bolsa abaixo dos olhos é formada devido a um processo de envelhecimento. Da mesma forma que a elasticidade da pele e a musculatura se enfraquece em todo o corpo por causa da idade, não seria diferente nos olhos. Logo, com o enfraquecimento dessas camadas, a bolsa de gordura localizada na região se projeta para a frente e causa as bolsas embaixo dos olhos.

 

bolsa olhos
Saiba o que causa a bolsa abaixo dos olhos.

 

Com isso a região fica com o aspecto de cansaço e inchaço, deixando a paciente com o rosto mais envelhecido.

 

Essa bolsa cria sombras na região inferior dos olhos que podem ser confundidas com as olheiras, entretanto, são condições diferentes, mas que não anulam uma à outra, isto é, uma pessoa com inchaço embaixo do olho pode ter olheiras, como também pode não ter.

 

O que é a Ptose Palpebral?

 

Ptose palpebral é o nome dado à pálpebra caída. Ela pode ocorrer tanto de forma adquirida quanto de forma congênita, que é quando já se nasce com o problema. Esta condição pode afetar a visão da pessoa e trazer problemas de autoestima, uma vez que afeta a estética dos olhos.

 

Não é raro que uma pálpebra fique maior que a outra, a chamada ptose unilateral acontece quando uma das pálpebras fica caída enquanto a outra ainda está no lugar esperado. Esses casos acontecem, geralmente, em pacientes de ptose congênita, quando a queda do bléfaro ocorre desde o nascimento.

 

Normalmente, a queda palpebral se dá em ambos os lados, entretanto, é possível que aconteça somente em um dos lados. 

 

É interessante que a paciente busque seu médico em caso de ptose palpebral adquirida, tanto se acometida de forma unilateral quanto bilateral. Isso porque é importante saber o real motivo da queda e receber a melhor indicação de tratamento.

 

No caso da nossa colega, Luciana, a queda do seu bléfaro era de forma bilateral, ou seja, acometida em ambos os olhos.

 

O que fazer com a pálpebra caída?

 

A pálpebra caída pode decorrer de fatores como a idade, o tabagismo, a exposição ao sol, devido ao estresse e a má alimentação. Essa condição também pode aparecer de forma congênita. Já seu tratamento varia conforme a causa, podendo ser desde de cremes à cirurgia de pálpebras.

 

palpebra caida
O ideal é sempre consultar seu médico.

 

Sabe a Lu? A ptose palpebral dela era decorrente de três fatores, a idade, a genética e a alta exposição ao sol, acarretando em um rosto com diversas rugas finas e os olhos inchados e caídos.

 

A autoestima da bióloga foi ficando cada vez pior, mesmo seu companheiro dizendo que ela não precisava se preocupar, que estava linda e havia envelhecido bem, ela ainda estava se sentindo velha e cansada.

 

Um estudo definiu que a autoestima de uma pessoa é decorrente de diversos fatores, mas o que de fato influencia na forma na qual a pessoa se sente sobre si são as vivências sociais que ela tem. 

 

No caso da Lu, ela nunca se viu como alguém bonita, e a aparência cansada fez com que esse sentimento piorasse.

 

Então ela precisava urgentemente mudar essa situação.

 

Como levantar a pálpebra caída?

 

Existem muitos truques para levantar as pálpebras como os adesivos que criam dobrinhas dos olhos, a maquiagem e os exercícios. Além disso, tem receitas com clara de ovos e aloe vera que prometem devolver a elasticidade da pele. Todos eles possuem eficácia parcial, a única solução definitiva é a cirurgia de bléfaro.

 

tratamento bolsa olhos
Saiba como tratar a pálpebra caída.

 

Como tirar a bolsa de gordura embaixo dos olhos?

 

Uma das apostas para tirar a bolsa de gordura abaixo dos olhos são os exercícios físicos e as massagens de drenagem. No primeiro, não é incomum vermos pessoas fazendo esteira, bicicleta e musculação com o intuito de retirar a bolsa de gordura dos olhos, entretanto, esse método já se provou ser falho

 

eliminar bolsa gordura abaixo olhos
Já pensou em fazer exercícios para tirar a gordura abaixo dos olhos?

 

Já sobre as drenagens linfáticas nos olhos, existe a possibilidade das bolsas parecerem menores do que realmente são, isso acontece porque ela irá estimular a liberação dos líquidos na região. No entanto, ela também não resolve o problema definitivamente.

 

Como suavizar as rugas nos olhos?

 

A aposta do mercado para a suavização de rugas ao redor dos olhos são os cremes anti rugas. Existe uma variedade gigante de cremes que prometem acabar com as rugas, das finas às mais grossas. E realmente, em rugas finas, é possível ver melhora no aspecto das linhas. Entretanto, existem tratamentos que são melhores.

 

anti rugas olhos
Será que dá para suavizar as rugas nos olhos?

 

Os tratamentos naturais para acabar com a bolsa nos olhos

 

Na internet é possível encontrar diversas fórmulas e exercícios para acabar com as bolsas nos olhos e a ptose palpebral. Você encontra receitas com pepinos, aloe vera e inúmeros cremes que prometem acabar com o seu problema, mas será mesmo que eles funcionam?

 

A nossa colega, a Lu, tentou diversos desses tratamentos.

 

Ela passava clara de ovos nos olhos, ficava horas deitada com pepino nos olhos, fazia massagens, exercícios e gastava rios de dinheiro em cremes para levantar o olhar.

 

Como usar maquiagem para levantar a pálpebra caída?

 

Muitas mulheres usam sombras e delineadores para a pálpebra caída. Elas criam formas em seus olhos que fazem parecer que se olhar é mais jovial e levantado.

 

Algumas dicas para se maquiar tendo os olhos inchados são:

 

  • Fazer delineados mais finos, evitando os mais grossos que cobrem grande parte da sua bléfaro, além de parecer que seus olhos estão mais cansados, o traçado poderá borrar;
  •  Sombras escuras nos cantos externos e claras no interno, isso torna o olhar mais levantado;
  • Outra dica de delineado é traçar ele com os olhos abertos, dessa forma você consegue enxergar bem onde está a sua pálpebra móvel;
  • A sobrancelha faz muita diferença, evite formatos retos e aposte em sobrancelhas arqueadas.

 

maquiagem palpebra caida
Aprenda a fazer maquiagem para a pálpebra caída.

 

Por mais que essas dicas funcionem, elas são paliativas e no momento que você remover a maquiagem a sua autoestima vai embora.

 

A Lu era dessas, ela passou a andar bem maquiada, colocando em prática todos os truques que aprendeu, mas no momento que o demaquilante removia sua maquiagem ela voltava a se sentir mal com sua aparência.

 

Os adesivos para levantar as pálpebras funcionam?

 

Os adesivos para pálpebras tem a função de criar uma falsa ilusão de uma bléfaro com mais espaço, e de fato eles cumprem esse papel, mas assim como a maquiagem, no momento que os remover, o problema continua.

 

Por isso, eles são indicados para ocasiões onde a paciente queira ter um pouco mais de espaço para arrasar na maquiagem, mas sem contar que dê grandes diferenças. 

 

Até porque, imagina ter que acordar todos os dias cedinho para colocar adesivos nas pálpebras antes de sair de casa.

 

A massagem pode diminuir a bolsa nos olhos?

 

As massagens faciais ajudam muito na liberação dos líquidos que causam o aspecto de inchaço na região. Entretanto, elas não atuam na eliminação das gorduras das bolsas abaixo dos olhos. Por isso, as massagens não são uma boa opção para quem quer eliminar de vez a bolsa abaixo dos olhos.

 

massagem diminuir bolsa olhos
Será que a massagem facial ajuda?

 

É claro que, se o seu caso são bolsas nos olhos formadas por retenção de líquidos, pode haver uma melhora significativa, mas se o caso é de blefaroplastia, então não haverá muitas mudanças.

 

Quais os cremes para rugas nos olhos?

 

Existe uma infinidade de cremes para os olhos que são ótimos, os mais indicados são os que possuem ativos que auxiliam na prevenção de rugas na região, como a Vitamina C e E, ácido hialurônico e colágeno. Sempre é importante verificar se o creme foi oftalmologicamente testado antes de comprá-lo.

 

creme rugas olhos
Saiba quais os melhores cremes anti rugas para os olhos.

 

Os cremes para rugas nos olhos são ótimos, desde que usados de forma preventiva e com uma boa prescrição dermatológica.

 

Entretanto, são raros os casos onde as pessoas, de fato, vão atrás de bons cremes anti rugas. Isso porque, além da consulta com o médico dermatologista, os cremes que realmente fazem efeito costumam ser bem caros.

 

E como o próprio nome diz, os cremes são anti rugas, ou seja, servem para prevenção, não tratamento. Esses cremes geralmente conseguem tratar rugas finas e dinâmicas, já as definitivas não conseguem ser eliminadas.

 

Além do mais, existe toda uma rede de indicação na internet para o uso de cremes para hemorroidas nos olhos. 

 

Não preciso nem dizer o quanto isso é irresponsável e perigoso, afinal, esses cremes não foram feitos para a região dos olhos e, se entrarem em contato com o globo ocular, podem causar complicações graves.

 

Quais exercícios servem para diminuir a gordura nos olhos?

 

Muitas pessoas praticam atividades como musculação, esteira e bicicleta acreditando que irão perder a bolsa de gordura abaixo dos olhos. Contudo, por mais que esses exercícios sejam ótimos para a perda de peso corporal, eles não funcionam na região dos olhos.

 

Parece lógico que, se a perda de gordura corporal é geral, logo a bolsa abaixo dos olhos também irá embora. Mas a verdade é que não é bem isso. 

 

A Lu testou esses exercícios para bolsa de gordura abaixo dos olhos. A promessa era de que: se o problema dela é a bolsa de gordura nos olhos, é claro que se exercitar iria fazer essa bolsa ir embora.

 

E ela passou meses fazendo religiosamente esses exercícios.

 

Até que ela percebeu que não funcionava. Não é preciso dizer que ela ficou arrasada.

 

Como tratar definitivamente as a pálpebra caída?

 

Existe somente uma forma definitiva para tirar as bolsas nos olhos e tratar a ptose palpebral: a cirurgia de pálpebras. Através da cirurgia é possível remover o excesso de pele que causa a queda do bléfaro, tirar as bolsas de gordura e as rugas dos olhos, acabando com os problemas de visão causados pela ptose.

 

como tirar bolsa olhos
Veja como se livrar da pálpebra caída definitivamente.

 

Essa foi a saída da bióloga, após passar anos tentando eliminar as bolsas de gordura abaixo dos olhos, ela percebeu que não teve nenhum progresso e, conversando com uma amiga, descobriu que ela havia feito a cirurgia nos olhos.

 

Luciana ficou curiosa para saber mais sobre os benefícios da Blefaroplastia e, então, sua amiga indicou que ela entrasse em um grupo com outras pessoas que haviam feito a cirurgia.

 

Cirurgia de Pálpebras

 

O que é a cirurgia de pálpebras?

 

A cirurgia de pálpebras é a cirurgia responsável por eliminar as bolsas de gordura, o excesso de pele e as rugas ao redor dos olhos, que podem causar problemas de visão e o aspecto de olhos velhos e cansados. O resultado é um olhar mais jovial e bonito.

 

bolsa embaixo olhos
Saiba mais sobre a cirurgia que vai devolver sua autoestima.

 

Com a blefaroplastia, a paciente consegue ter uma melhora significativa na visão, uma vez que, em muitos casos, o peso da pálpebra superior sobre os olhos pode criar uma maior dificuldade para ver.

 

Da mesma forma que o volume da bolsa de gordura na pálpebra inferior pode obstruir o campo de visão, logo, a retirada da bolsa abaixo dos olhos pode ajudar neste quesito.

 

Como é feita a cirurgia de pálpebras?

 

A cirurgia de correção de pálpebras é uma das mais simples de serem feitas. Nela o anestesista utiliza uma anestesia local com sedação, já o cirurgião faz uma incisão rente aos cílios, por onde ele irá remover o excesso de pele e gordura da região.

 

rugas olhos
Veja como é feita a cirurgia de blefaro.

 

Existem 3 técnicas na cirurgia nos olhos, a superior, a inferior e a Cantopexia que é a cirurgia de pálpebras orientais. 

 

Nós explicamos melhor como funciona a operação da Blefaroplastia neste link.

 

Mas, basicamente, independente se a técnica é na pálpebra superior ou inferior. Após a paciente estar sedada e relaxada, o cirurgião irá criar uma incisão rente aos cílios e seguindo o desenho natural dos olhos.

 

Feita a incisão, o cirurgião levanta a pele, para ter acesso ao músculo e à membrana palpebral para, então, conseguir chegar à bolsa de gordura, onde ele extrai uma pequena quantidade.

 

Removida a gordura, ele irá remover o excesso de pele e músculo, se necessário. E é feita a sutura com pontos absorvíveis, ou não.

 

Como é o pós-operatório da cirurgia de pálpebras?

 

A recuperação da cirurgia de correção de bléfaro costuma ser bem tranquila. Não existem diferenças entre o pós-operatório da cirurgia de pálpebras inferior ou superior. Em ambos os casos é necessário seguir as orientações médicas para obter um ótimo resultado na cirurgia nos olhos.

 

Algumas dessas orientações são:

 

  • Não se expor ao sol;
  • Não realizar exercícios físicos;
  • Evitar fumaça. 

 

Nós explicamos tudo sobre a recuperação da Blefaroplastia neste link.

 

O que é preciso para ter uma boa cirurgia nas pálpebras?

 

Para ter uma boa cirurgia de pálpebras é importante que a paciente se atente a diversos fatores ainda na etapa de planejamento da cirurgia. Afinal, os principais erros em cirurgias para ptose poderiam ser evitados ainda na escolha da clínica e do cirurgião.

 

Buscar segurança e resultados

 

Ao fazer uma cirurgia nos olhos é importante garantir que o cirurgião e a clínica escolhida garantam segurança. Um dos principais pontos é exigir que a operação seja feita em hospitais especializados em cirurgia plástica. 

 

Operando em um hospital, é garantido que, caso haja alguma intercorrência, a paciente será atendida imediatamente.

 

Da mesma forma que a clínica e o cirurgião devem ter bons resultados finais da cirurgia nos olhos, o que significa que existe qualidade em seu trabalho e as chances de sua cirurgia ser incrível são bem maiores.

Para isso é importante que a paciente busque saber o que as outras pessoas andam falando sobre a clínica, um ótimo canal para isso é o ElogiAki e o Google.

 

 

Tudo que uma clínica precisa oferecer

 

Quando a Lu estava pesquisando a melhor clínica de cirurgia plástica, ela se deparou com dezenas de ofertas. Desde clínicas que diziam oferecer o melhor preço, que alegavam ter o melhor pós-operatório e os resultados perfeitos.

 

Mas quando ela via as avaliações sentia que não era bem assim. 

 

palpebra inchada que fazer
O que você precisa ficar de olho.

 

Então, antes de fechar o contrato, ela se atentou à alguns pontos, vamos ver:

 

Médicos experientes

 

Já imaginou você precisar de uma cirurgia de emergência e, ao chegar no hospital, descobrir que o único médico de plantão é um residente, ou seja, uma pessoa que acabou de terminar a faculdade. O que você sentiria?

 

O mesmo vale para a cirurgia plástica.

 

Não é incomum que pacientes se submetam a cirurgias de pálpebras com médicos cirurgiões inexperientes somente por eles cobrarem abaixo da média.

 

Isso não coloca só o seu resultado em risco, mas, principalmente, a sua segurança. 

 

Os índices de erros em cirurgias de ptose com médicos experientes são baixíssimos, entretanto, com médicos inexperientes esses casos acontecem com maior frequência.

 

Por isso, para garantir a sua segurança e um bom resultado, sempre opere com profissionais experientes. 

 

Equipe própria de anestesistas

 

Muitas vezes acontece de uma clínica contratar o anestesista disponível somente no dia-D da cirurgia nos olhos. Isso é um erro muito grave.

 

Isso porque uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica nas pálpebras, e em todas as outras, é a Avaliação Pré-Anestésica, a APA. Nós explicamos a importância da Avaliação no link.

 

A APA acontece dias antes da cirurgia, e por isso, é importante que a clínica tenha uma equipe própria, para que essa avaliação, de fato, aconteça.

 

Além disso, no caso dos anestesistas contratados de última hora, são raros os casos deles serem experientes em anestesia para cirurgia plástica, então não é incomum que eles optem por anestesias mais invasivas como a anestesia geral.

 

Com uma equipe própria de anestesistas, a clínica pode garantir que a sua cirurgia seja o mais segura possível e que seja utilizada a anestesia certa para a cirurgia de blefaro.

 

Estrutura de pós-operatório

 

Infelizmente, ainda é comum encontrar clínicas que deixam a paciente sem qualquer assistência durante o período de recuperação.

 

E, em momentos que a paciente mais precisa, a clínica não presta o suporte necessário para que o pós-operatório seja seguro e tranquilo. Seja em situações emergenciais como, por exemplo, os olhos não se fecharem e ficarem irritados e secos, quanto em situações cotidianas, como uma dúvida sobre a cicatrização.

 

palpebras inchadas abaixo olhos
Essa é uma das etapas mais importantes

 

Por isso, a paciente precisa se atentar a tudo que a clínica oferece como estrutura de pré e pós-operatório.

 

O ideal é que a clínica atenda os seguintes requisitos:

 

  • Possuir uma central de enfermagem que tire dúvidas e auxilie em momentos triviais;
  • Ter um canal de ouvidoria para que, caso aconteça algo, o problema seja levado a sério e, por fim, resolvido;
  • Ter um canal de emergência e urgência que funcione 24h, afinal, nunca se sabe quando algo pode acontecer;
  • Possuir uma base de fotos com o resultado de cada consulta pode parecer pouco, mas existem muitas clínicas que não possuem essas bases de progresso.

 

Preço da cirurgia de pálpebras

 

Se engana ao achar que o valor da cirurgia de pálpebras precisa ser caro ou barato. A verdade é que, em ambos os casos, é preciso desconfiar.

 

Todas as cirurgias possuem uma média de valor que deve ser respeitada e seguida, e no caso do Preço da Blefaroplastia você pode conferir a médica e tudo que é contabilizado neste valor no link.

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe que clínicas de cirurgia plástica divulguem o valor das cirurgias de correção de blefaro, isso porque o preço varia muito de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

cirurgia palpebras preco
Veja o valor médio da cirurgia de pálpebras

 

Quando a Lu soube sobre isso ela ficou em choque, ela jurava que quanto mais caro, melhor a credibilidade da clínica, mas ao comparar clínicas com preços acessíveis e justos e outras de preços exorbitantes descobriu que não poderia ir somente pelo valor da cirurgia de pálpebra.

 

Onde fazer a cirurgia de pálpebras?

 

O lugar ideal para fazer a cirurgia de pálpebras são clínicas que possuem equipe médica experiente, casos documentados, que operam em hospitais especializados em cirurgia plástica e que possuem uma estrutura completa de pós-operatório. Com isso a clínica garante que a cirurgia será segura e que terá um resultado de qualidade.

 

palpebras inchadas
Saiba o melhor lugar para fazer a cirurgia de pálpebras

 

A Luciana  fez a lição de casa e se atentou a todos esses pontos.

 

Sua colega, que também fez cirurgia nas pálpebras superiores e inferiores, recomendou a Dream Plastic. No começo a bióloga se sentiu insegura, nunca havia feito uma cirurgia plástica antes.

 

Mas foi só ela entrar no grupo, ver o resultado de outras mulheres e as avaliações positivas da clínica que ela logo decidiu que iria conhecer melhor. 

 

Faça como a Lu e entre no maior grupo de pacientes de cirurgias plásticas.

 

Cirurgia de Pálpebras

 

Ao visitar a clínica ela percebeu que a Dream atendia todos os padrões de segurança e qualidade, que ela cumpria diversos requisitos e possuía uma estrutura de pré e pós-operatório completa.

 

Sem falar que o preço era acessível e que as formas de pagamento tornavam o seu sonho ainda mais possível.

 

Ela decidiu arriscar e fazer a cirurgia.

 

E hoje, ao perguntarmos o que ela achou da cirurgia de bléfaro a Lu até se emociona. Foi um sonho realizado, ela sentiu que toda a angústia, a insegurança e a tristeza que ela sentia antes da cirurgia haviam desaparecido por completo.

 

A Luciana é uma nova mulher. Mais confiante, alegre e jovem. Ela finalmente se sente bonita e feliz com sua aparência.

 

Para se sentir como a Lu é fácil, é só dar o próximo passo em direção ao seu sonho e agendar uma consulta ou uma avaliação, para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp.

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre a Cirurgia de Pálpebras? Compartilhe com suas amigas e ajude mais mulheres a realizarem seus sonhos.


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!