Abdominoplastia: Cicatriz Bonita é Possível Sim! Siga as Principais Dicas dos Especialistas

Abdominoplastia Cicatriz

abdominoplastia cicatriz

 

Você vai fazer uma abdominoplastia? Cicatriz pode ser um assunto que te interessa muito, não é mesmo?

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres, principalmente, após a gestação ou perda substancial de peso.

Afinal, qual mulher não quer usar biquínis e se livrar da canga quando vai à praia? E até mesmo conquistar um melhor caimento das roupas que antes marcavam a barriga?

Pois é, a cirurgia é capaz de restaurar a firmeza do abdômen, eliminar o excesso de flacidez e corrigir a diástase abdominal (afastamento do músculo).

O que permite conquistar uma barriga chapada e de dar inveja!

Entretanto, uma das principais dúvidas das pacientes é justamente sobre a cicatriz de abdominoplastia. Confira a seguir onde fica localizada a cicatriz após abdominoplastia e o que você deve fazer para deixá-la mais discreta e bonita.

Além de descobrir se é permitido fazer uma tatuagem para tampar cicatriz de abdominoplastia. Continue lendo!

 

Abdominoplastia: cicatriz fica localizada…

 

cicatrizes de abdominoplastia

 

Ao unir os músculos retos abdominais, que estavam afastados, e ao retirar o excesso de pele, que contribuía para o aspecto flácido, a barriga ganha uma nova aparência. Mas tudo isso é feito sem deixar uma cicatriz após abdominoplastia?

Infelizmente ainda não inventaram uma mágica para desaparecer gordura e flacidez sem recorrer a uma cirurgia. Que, por ser um procedimento cirúrgico, obviamente vai deixar alguma cicatriz.

Se você vai fazer uma abdominoplastia, cicatriz é uma questão que não pode ser deixada de lado. Pois, estando ciente de seu tamanho, proporção e localização, dificilmente você terá surpresas ou ficará decepcionada na fase de recuperação.

Na abdominoplastia, cicatriz fica localizada acima da região pubiana, na parte de baixo do abdômen, que pode ser facilmente escondida pelas peças de roupa íntima.

Grande parte das mulheres não tem a mínima noção do tamanho da cicatriz de abdominoplastia. Por isso que os cirurgiões da Dream Plastic, Clínica localizada em São Paulo, fazem questão de explicar detalhadamente como ficará isso após a cirurgia.

Alguns médicos até demonstram e demarcam com riscos o local onde ficará a marca, durante a consulta de avaliação. Certamente, para que a paciente esteja ciente que a abdominoplastia deixa cicatriz.

 

Qual é o tamanho da cicatriz de abdominoplastia?

 

 

O tamanho da cicatriz de abdominoplastia pode variar de acordo com a quantidade de pele que será retirada da paciente. Algumas mulheres têm bastante excesso de pele e outras têm bem pouco.

Portanto, apenas na consulta médica será possível estimar o tamanho final da marca de cicatrização. Já que não existe uma técnica padrão, mas um procedimento personalizado para atender a necessidade de cada paciente.

Sendo assim, o que vai definir o tamanho da cicatriz após abdominoplastia é justamente a técnica utilizada no procedimento. Que pode ser:

  • Mini abdominoplastia

Destinada apenas para pacientes relativamente magras, que querem remover um pequeno excesso de pele.

Onde fica a marca? Será menor e ficará na altura da cesárea.

  • Abdominoplastia Clássica

Indicada para mulheres com áreas maiores de gordura na região abdominal.

Onde fica a marca? Vai de um lado a outro acima dos pelos pubianos na linha dos quadris.

  • Abdominoplastia em Âncora

Ideal para quem perdeu muito peso, por isso é comum após a bariátrica.

Onde fica a marca? Fica em forma de “T” invertido e lembra uma âncora.

Vale ressaltar que, independentemente da técnica, o cirurgião plástico procura deixar as cicatrizes em locais que sejam mais discretos. Assim a paciente não ficará constrangida ao usar biquínis ou lingeries.

 

Qualidade das cicatrizes de abdominoplastia

 

cicatriz abdominoplastia apos 1 ano

Imagens meramente ilustrativas sobre o desenvolvimento da cicatriz

 

O que mais impacta na qualidade das cicatrizes é a pele. Por exemplo, negros e asiáticos tendem a ter uma má formação de cicatrizes, por características genéticas.

Outro ponto extremamente importante é a técnica usada pelo cirurgião, mais especificamente o tipo de corte feito na paciente.

Em nosso corpo existem inúmeras linhas imaginárias que correspondem aos pontos de tensão. Quando há a aplicação adequada da tensão, o organismo favorece a reorganização do colágeno (responsável pela cicatrização).

No caso das cirurgias plásticas, os médicos procuram ter um cuidado maior, por se tratar de uma cirurgia estética. Especialmente ao fazer a sutura, ou seja, os pontos da cicatrização.

 

Cicatriz abdominoplastia após 6 meses

 

Depois de 6 meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço.

Em relação à cicatriz de abdominoplastia é absolutamente normal que ela fique avermelhada vários meses após a cirurgia. Mas a cicatriz abdominoplastia após 6 meses começa a clarear para ficar com um aspecto mais natural.

Caso a paciente sofra de má cicatrização, ela pode recorrer a uma cirurgia de retoque da cicatriz após 6 meses da abdominoplastia.

Em algumas pacientes a cicatriz fica com o aspecto mais alto, comprometendo o resultado da cirurgia. Isso acontece em organismos com tendência a criar queloides ou cicatrizes hipertróficas (veja o que é isso logo abaixo!).

 

Cicatriz abdominoplastia após 1 ano

 

Com o passar de 1 ano a cicatriz da abdominoplastia não muda mais. Geralmente, o seu aspecto está mais claro e ela fica quase imperceptível.

Se mesmo depois desse período você estiver incomodada com a aparência da cicatrização, então você pode recorrer a um truque. Muitas mulheres aproveitam para fazer uma tatuagem na cicatriz de abdominoplastia.

A partir desse período é permitido fazer tatuagem para tampar cicatriz de abdominoplastia, pois a região já passou pelo seu processo de cicatrização.

 

Se você tem interesse em conhecer algumas experiências de mulheres que já passaram pela cirurgia de abdômen, então venha fazer parte deste grupo exclusivo de pacientes, da Dream Plastic. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

5 cuidados para a cicatriz abdominoplastia antes e depois da cirurgia

 

abdominoplastia antes e depois cicatriz

 

Existem algumas prevenções que os cirurgiões experientes adotam para que a paciente não sofra com a cicatrização. Por exemplo, aqui na Dream Plastic os profissionais desenvolveram um protocolo único para que este processo ocorra da melhor forma possível.

Simples cuidados podem auxiliar na cicatrização e na recuperação pós-cirúrgica. Veja alguns e suas principais dúvidas:

 

#1 Você tem algum problema de cicatrização?

 

Ainda na fase pré-operatória a paciente será orientada a realizar alguns exames. A partir dos resultados, o cirurgião avaliará se há alguma doença que possa dificultar o processo de cicatrização, como o diabetes.

Já na fase de recuperação, o médico pode recomendar o uso de fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia. Mas isso somente acontece quando ele identifica que pode formar uma má cicatrização.

Por isso é fundamental comparecer a todas as consultas de retorno, desse modo, aumentam as chances de boa qualidade na cicatriz.

 

#2 Fumante pode fazer abdominoplastia?

 

Outra orientação fundamental é suspender o uso de cigarro antes e depois da cirurgia. O tabaco pode prejudicar a cicatriz de abdominoplastia, por isso se for operar fique alguns dias sem fumar.  O período ideal será informado pelo médico.

 

#3 Depois de quanto tempo pode tomar sol na cicatriz?

 

Na abdominoplastia, cicatriz não deve ser exposta ao sol por pelo menos 6 meses após a cirurgia. Seguir esse cuidado é extremamente importante para o aspecto da região.

Isto porque o sol pode causar manchas roxas ou avermelhadas na cicatriz de abdominoplastia, e essas manchas podem ser irreversíveis. O uso do filtro solar deve ser liberado pelo seu médico.

Entretanto, o cuidado é maior durante os 30 primeiros dias. Os médicos recomendam para evitar completamente a exposição ao sol, mesmo estando coberta a região com cicatrizes.

 

#4 Quantos dias após abdominoplastia consigo andar ereta?

 

Por 3 semanas você deve andar de forma curvada. Seguir esta orientação é importante para evitar a abertura dos pontos. Ao longo desse período, a região ainda está frágil em seu processo de cicatrização. Por isso não se deve tentar esticar a pele.

 

#5 Quanto tempo depois da abdominoplastia posso malhar?

 

Durante a fase de pós-operatório deve-se evitar esforços, movimentos bruscos e exercícios físicos nas primeiras semanas. O retorno aos exercícios físicos será feito aos poucos, conforme a orientação do médico.

Qualquer esforço físico em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da cicatriz de abdominoplastia. Além de abrir os pontos, pode também deixar a cicatriz alargada.

Conheça mais orientações sobre a recuperação de abdominoplastia, aqui.

 

O que pode interferir na qualidade da cicatriz de abdominoplastia?

Anteriormente citamos que existem alguns fatores que interferem na cicatrização da pele. Se você já pesquisou sobre cicatriz de abdominoplastia, provavelmente, encontrou fotos de mulheres com a cicatrização feia e estranha.

Isto está muito relacionado ao processo de formação de uma cicatriz de abdominoplastia.

Quando o organismo detecta uma lesão, ele logo se encarrega de reparar a pele.Para isso, são criadas fibras de colágeno que formarão um novo tecido no local.

Entretanto, cada organismo reage diferente. E a má cicatrização surge quando a produção de colágeno acontece de forma desordenada ou em excesso.

Dando origem as famosas cicatrizes hipertróficas ou queloides. Caracterizada por deixar ascicatrizes de abdominoplastiamais grossas e esteticamente feias.

É importante ressaltar que isso está ligado às reações cicatriciais exageradas do organismo. Não pode ser vista como erro do médico e nem como culpa de alguma técnica que ele utilizou.

 

Hipertrófica

Cicatriz Hipertrófica

 

Nasce justamente quando o corpo produz colágeno de forma desorganizada. Dando origem à cicatriz de abdominoplastia mais elevada, comparada à pele ao redor.

E, apesar do seu tamanho mais evidente, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa o local do corte. Ou seja, permanece concentrada ao redor do trauma original.

Quer saber mais sobre cicatrizes hipertróficas? Então, clique no link!

 

Queloide

Cicatriz queloide

 

Diferentemente da hipertrófica, o queloide é uma marca que não para de crescer. E, certamente ela vai ultrapassar o corte inicial e vai ficar muito maior.

Isso acontece devido ao excesso de produção de colágeno feito pelo organismo. Nem todo mundo está sujeito a ter um queloide. Geralmente, acontece devido à genética ou até mesmo a etnias, por exemplo, negros e asiáticos tendem a ter disposição a criar queloides.

Quer saber mais sobre queloide e tratamento? Então, clique no link!

 

Para que serve a fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia?

 

fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia

 

Você deve estar se perguntando: quem tem queloide pode fazer uma cirurgia plástica? A resposta é simples: pode sim!

Mas se a paciente já tem conhecimento do seu tipo de cicatrização é necessário informar ao seu cirurgião plástico. Pois, desse modo, ele vai conseguir adotar medidas para evitar a formação de hipertrófica ou queloide.

A fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia é utilizada justamente como meio de tratar ou prevenir esses tipos de cicatrizes.

Sua função é comprimir a região em que se encontram os pontos da cirurgia. Essa pressão ajuda a evitar a produção excessiva de colágeno, inibindo a formação da má cicatrização.

Além disso, a fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia é feita de um material que mantém a hidratação da região.

A utilização da fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia deve ser indica pelo cirurgião plástico, que serão usadas por até 3 meses.

Até porque em caso de queloide, a fita de silicone não vai resolver o problema. Pois, o queloide é bem mais resistente, porque é ocasionado pela produção contínua de colágeno. Então, será necessário mesclar o tratamento com aplicação de corticoide.

 

E se depois da abdominoplastia cicatriz ficou elevada?

 

Isso pode acontecer nos casos em que o médico não aplicou o tratamento de prevenção a tempo. Talvez por não ter identificado que a paciente tinha tendência a má cicatrização.

Nesses casos, o cirurgião plástico vai indicar a correção de cicatriz de abdominoplastia após 6 meses. Que é basicamente cortar a região afetada, suturar e esperar que uma nova cicatriz nasça no lugar.

Vale ressaltar que geralmente não é na cicatriz inteira que surge essa elevação, mas apenas em trechos pequenos. Não é algo contínuo.

Agora sim, para evitar o surgimento de marca hipertrófica, o médico vai adotar a fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia. No caso do queloide, também será adotada a fita, mas será necessário a paciente passar por sessões de betaterapia.

A betaterapia consiste em um tratamento de radioterapia para eliminar qualquer possibilidade de crescimento de queloide naquele lugar.

Então, o que passar na cicatriz de abdominoplastia? Claro que quem vai te dar a resposta correta é o seu cirurgião plástico, pois as medidas adequadas de tratamento deverão ser indicadas apenas por um profissional.

 

Pode fazer tatuagem para tampar cicatriz de abdominoplastia?

 

tatuagem para tampar cicatriz de abdominoplastia

 

Tem gente que se incomoda com a ideia de ter uma marca cicatricial no corpo. E, nesses casos, as mulheres estão fazendo tattoo para cobrir cicatriz de abdominoplastia.

É claro que ainda tem gente que não gosta. Mas o ato de desenhar a pele tem se tornado cada vez mais comum.

Então, por que não usar tatuagem para cobrir cicatriz de abdominoplastia?

Como você vai ver nas fotos que separamos da internet (encontradas no Google), muitas mulheres não perderam tempo e recorreram as famosas tattoos.

E os desenhos usados nas tatuagens femininas na barriga para esconder cicatriz de abdominoplastia, costumam ser bem bonitos, criativos e delicados!

 

tatuagem para cobrir abdominoplastia

Imagens encontradas no buscador do Google

 

Muitas usam a tatuagem para abdominoplastia em formato de ramagens de flores. Mas você pode abusar da sua criatividade. O importante é se sentir bem e com a autoestima lá em cima!

É bom que você esteja ciente que a tatuagem para esconder cicatriz de abdominoplastia deve ser feita quando a região estiver totalmente cicatrizada. Ou seja, somente após 1 ano da cirurgia.

 

Conclusão: abdominoplastia deixa cicatriz

 

abdominoplastia deixa cicatriz

 

Muito mais importante do que sonhar com a barriga chapada, você precisa estar ciente que SIM a abdominoplastia deixa cicatriz. Mas se você seguir todas as orientações médicas, com o tempo, ela pode se tornar cada vez mais discreta.

E se ainda assim você se chatear com a aparência de sua cicatrização, então a tatuagem na cicatriz de abdominoplastia pode ser uma boa opção para você se sentir ainda mais bonita.

Portanto, independente se você vai ou não fazer uma tatuagem para cicatriz de abdominoplastia. É importante entender como funciona o processo de cicatrização e por que existem fatores que podem deixá-la com a aparência feia.

Por isso, uma boa escolha que você faz lá na fase de pré-operatório, pode ser a chave de ouro para o sucesso de seu procedimento.

Você deve ter em mente que a escolha do cirurgião plástico vai impactar muito no resultado final da sua abdominoplastia.

Agora que você já sabe sobre abdominoplastia e cicatriz, fica mais fácil analisar o desenvolvimento da sua durante a recuperação.

 

Conte com os profissionais especialistas e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da Dream Plastic para garantir a segurança de seu procedimento! Marque uma consulta, ligue para:

 

Marque consulta abdominoplastia cicatriz

 

 

Gostou do artigo sobre abdominoplastia cicatriz?Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

Informações adicionais
Abdominoplastia: Cicatriz Bonita é Possível Sim! Siga as Principais Dicas dos Especialistas
Nome do artigo
Abdominoplastia: Cicatriz Bonita é Possível Sim! Siga as Principais Dicas dos Especialistas
Descrição
É comum usar fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia? Descubra as principais orientações sobre cicatriz de abdominoplastia, comentado por especialistas.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
Abdominoplastia Cicatriz
5 (100%) 4 votes

Abdominoplastia Cicatriz


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog