Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Ptose mamária: o que é, causas e como tratar

Atualizado em 27/11/2023 15:37

Ptose mamária é uma condição que afeta milhares de mulheres. Afinal, é um problema que pode afetar tanto a sua saúde física quanto mental. 

Se você é uma dessas pessoas, já deve ter ouvido falar no único tratamento realmente eficaz para acabar com ela de vez, a mastopexia.

Mas, o que exatamente é a ptose mamária? Como o tratamento funciona e como garantir que ela não irá voltar?

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres, e vamos te contar tudinho sobre o assunto!

O que é a ptose mamária?
Quais são as causas da queda da mama?
Quais são os graus da ptose mamária?
Qual a solução para acabar com a ptose mamária?
Como fica a cicatriz?
Acabe com a ptose da mama com sucesso
Ainda ficou com dúvidas?

O que é a ptose mamária?

Ptose mamária é o nome técnico usado para se referir aos seios caídos e com flacidez de pele. O termo “ptose”, na medicina, indica tudo aquilo que está mais caído do que deveria, por conta da falta de sustentação ou força da gravidade. 

Mulher pensativa com a mão no queixo, pensando em como acabar com ptose da mama
Descubra exatamente o que é!

Esse problema pode afetar mulheres de todas as idades, e costuma gerar problemas de autoestima e vergonha do próprio corpo. 


Quais são as causas da queda da mama?

A mama caída pode acontecer por diversas razões, como um grande emagrecimento, genética, problemas hormonais e gravidez, mas, o seu principal fator é o envelhecimento. Isso acontece por uma soma de dois fatores, a diminuição natural de colágeno do corpo e a ação da gravidade. 

Além disso, maus hábitos como o tabagismo, falta de exercícios físicos e má alimentação podem contribuir com a ptose dos seios.

Tudo isso afeta a qualidade da pele, contribuindo para um aspecto “murcho”, sem contorno e flácido.

Quais são os graus da ptose mamária?

Existem 4 graus de ptose mamária, que indicam o nível de queda dos seios. Eles são medidos de acordo com a posição que a aréola se encontra em relação ao sulco mamário. 

ilustraçao com os 4 graus da ptose mamária
Conheça os 4 diferentes graus!

Grau 1

Aqui, a aréola está na mesma altura do sulco mamário, mas os mamilos ainda podem estar apontando para a frente, sendo considerado uma ptose leve.

Grau 2

Nessa categoria, a aréola se encontra abaixo da linha do sulco mamário, com o bico do peito apontando para baixo. O aspecto é um seio caído e flácido, considerado um caso moderado, mas em que a queda ainda não ultrapassa o contorno da mama. 

Grau 3

Esse grau é considerado um caso grave, quando a flacidez da pele e queda do seio é tão acentuada que ultrapassa tanto o sulco mamário quanto o contorno da mama, com o mamilo apontando para baixo.

Pseudoptose da mama

Nesse caso, o seio fica mais caído do que deveria, pois a parte inferior da mama caiu, mas as aréolas e mamilos ainda não ultrapassaram o sulco inframamário. 

É um pouco diferente da ptose mamária propriamente dita, pois aqui, existe uma perda de volume na parte superior dos seios, o que não gera um grande excesso de pele e flacidez, e sim apenas uma queda na altura da parte inferior. 


Qual a solução para acabar com a ptose mamária? 

A solução para dar um fim definitivo a ptose mamária é a mastopexia. Essa cirurgia remove todo o excesso de pele, deixando as mamas mais altas, firmes e com um bom contorno. 

Antes e depois da mastopexia de mulher com top azul de lado
Antes e depois do lifting de mama

A mastopexia pode ser feita sem ou com a adição de uma prótese de silicone, de acordo com as necessidades e vontades da paciente, que pode desejar um seio com mais volume e marcado ou bem natural. 

Para ver em mais detalhes como é a cirurgia de mastopexia, é só clicar nesse link. 

Outra solução para levantar os seios, caso ela seja causada pelo peso de um grande volume mamário, é a mamoplastia redutora. Esse procedimento remove o excesso de gordura, tecido e glândulas mamárias, o que, consequentemente, levanta as mamas.

Lembrando, que o foco maior dessa cirurgia é diminuir os seios, e não remover a flacidez. Para entender melhor como é a cirurgia redutora de seios, corre nesse link.  

Como fica a cicatriz?

Existem alguns tipos diferentes de cicatriz na mastopexia, que são indicadas de acordo com a quantidade de pele a ser removida. A mais utilizada é a cicatriz em T invertido, pois a sua incisão é a que dá mais flexibilidade para o cirurgião retirar todo o excesso de pele flácida.

Para casos leves de ptose mamária, existe a possibilidade de fazer a mastopexia com a incisão periareolar, que deixa uma cicatriz praticamente imperceptível, pois é feita na linha de transição entre a aréola e o restante da pele do seio. 

Independentemente da técnica, a cicatriz costuma ficar bem discreta depois de completamente madura. 

No entanto, ela é diretamente influenciada pela forma como o organismo da mulher funciona, e dos cuidados pós-operatórios. 

Por isso, é fundamental que você escolha com cuidado a clínica que irá realizar o seu sonho, para que tenha o resultado que você merece e não tenha nenhuma complicação!

Acabe com a ptose da mama com sucesso

Existem alguns detalhes bem importantes na hora de decidir pela sua cirurgia plástica. Seguir essas dicas irá garantir que seu procedimento tenha um RESULTADO lindo com muita SEGURANÇA.

O seu médico deve ser especialista em Cirurgia Plástica e ter muita experiência comprovada. Isso porque, dessa maneira, você tem certeza de que ele sabe exatamente quais são os melhores protocolos e técnicas, para que tudo aconteça de forma tranquila. 

Você também não deve nunca operar em clínicas ou consultórios, o único ambiente com estrutura completa para qualquer tipo de cirurgia é um hospital. Não arrisque a sua segurança!

Também sempre opte pela clínica que ofereça a APA (avaliação pré-anestésica), que é uma consulta com o médico anestesista antes da operação. Desse jeito, ele estará preparado especificamente para o seu caso de lifting de mama. 

E por fim, a clínica deve ter uma estrutura de pós-operatório completa, com equipamentos de última linha e aprovação da Anvisa, além de uma equipe de enfermeiras e fisioterapeutas para te auxiliarem. Lembra que falei lá em cima a importância dessa fase para seu resultado?

Parece muita coisa, eu sei. Mas, para te ajudar nessa jornada, criamos um grupo no Facebook, que hoje é o maior histórico de resultado e segurança do Brasil!

Lá você encontra mais de 115 mil mulheres trocando experiências, dicas, fotos, recomendações e muito mais. 

Para entrar, basta clicar no banner abaixo:

Ptose mamária

Ainda ficou com dúvidas sobre a ptose mamária?

Mulher sorrindo pesquisando sobre a ptose mamária no celular
Tire todas as suas dúvidas!

Se ainda ficou com dúvidas e gostaria de falar com um especialista sem compromisso nenhum, marque uma consulta com uma de nossas autoridades no assunto.

Ah, e pode deixar que cumprimos todos os requisitos que te ensinei lá em cima, viu? E ainda temos vários diferenciais! Não é à toa que somos a clínica mais recomendada e elogiada pelas mulheres. 

Então, não perca essa oportunidade. Clique no botão do WhatsApp, agende uma avaliação e venha descobrir como ser a sua melhor versão agora mesmo. 

Te esperamos na Dream!