Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Orelha de abano: saiba como corrigir a orelha grande e afastada!

Atualizado em 29/12/2023 16:36

Para muitas pessoas, conviver com a orelha de abano não é nada fácil. Essa é uma condição que não afeta somente a estética, mas principalmente a autoestima. 

Quem possui as orelhas muito afastadas do crânio também acaba sofrendo com apelidos como orelha de abano, orelhudo, orelha de Dumbo, orelha aberta… 

Infelizmente, passar por esse tipo de situação constrangedora é algo bastante comum na vida das pessoas que sofrem com esse tipo de malformação do pavilhão auricular

Além disso, olhar no espelho e ver o formato da orelha de abano diariamente pode ser bastante desanimador, não é mesmo? 

Crescer sendo chamado por apelidos para quem tem orelha grande pode resultar em sérios traumas psicológicos, e esse é um dos principais motivos para que as pessoas busquem formas de corrigir a orelha de abano.

Mas qual será a melhor forma de correção desse tipo de orelha? A gente te conta! Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres em São Paulo. 

Neste post você encontrará todas as informações sobre as orelhas proeminentes e como ficar livre das orelhas de abano de uma vez por todas! Leia os tópicos abaixo.

Esclareça suas dúvidas!

O que é orelha de abano?

A orelha de abano é uma malformação do pavilhão auricular. Essa alteração anatômica faz com que as orelhas fiquem muito afastadas do crânio prejudicando o contorno facial. Geralmente quem possui orelha de abano também sofre com o tamanho desproporcional do pavilhão auricular.

Ilustração que mostra uma orelha grande e todas as partes que a constituem
Entenda a estrutura da orelha em abano!

Normalmente o distanciamento exagerado do pavilhão auricular ocorre nas duas orelhas, mas há algumas pessoas que possuem essa característica apenas em uma, fazendo com que uma orelha fique diferente da outra.

A principal característica da orelha de abano é a grande abertura (ou afastamento) entre o pavilhão auricular e a cabeça. Além disso, a região da concha e o lóbulo grande são aspectos desse tipo de orelha.

O desenvolvimento das orelhas em abano pode ter origem genética ou congênita, e acomete tanto homens quanto mulheres.

Além disso, essa condição pode ser observada ainda nas primeiras semanas após o nascimento e hoje estima-se que entre 2 a 5% da população nasça com esse tipo de orelha.

É importante ressaltar que a partir dos 3 anos é possível ter  certeza de que a criança vai ter orelhas de abano, isso porque nessa idade 90% da orelha já está formada.

Mas, então, como corrigir a orelha de abano de uma vez por todas? Por se tratar de uma alteração anatômica, a cirurgia de orelha de abano é a única forma de corrigir a malformação do pavilhão auricular.

Ainda há quem acredite que é possível diminuir a orelha de abano naturalmente, mas isso é praticamente impossível. Não se preocupe, explicaremos melhor sobre isso mais adiante.

Agora, você precisa ter em mente que algumas coisas só a cirurgia plástica pode fazer por você! 

Não é possível fazer uma alteração anatômica, seja na orelha ou em qualquer parte do corpo, sem uma cirurgia plástica.

Para que serve a cirurgia de orelha de abano?

A cirurgia de orelha de abano serve para corrigir a malformação do pavilhão auricular que é muito afastado do crânio. O procedimento também é indicado para quem deseja mudar o formato, tamanho e posicionamento das orelhas, além de reparar outros tipos de deformidades na região.

Médica com todo o equipamento cirúrgico pronta para a cirurgia da orelha de abano
Leia as principais informações sobre a cirurgia!

A cirurgia para diminuir orelhas grandes e afastadas pode ser realizada a partir dos 6 anos. Em crianças geralmente é utilizado a anestesia geral, já em adultos o procedimento costuma ser feito com anestesia local e sedação.

Se você realmente se incomoda com a orelha de abano, então precisa conhecer mais a fundo a cirurgia de orelha. Ela é a única solução para quem deseja modificar o formato das orelhas grandes definitivamente.

Já pensou sobre isso? Para quem sofre com o tipo de orelha de abano, a cirurgia plástica nessa região é a chave para uma vida mais feliz e sem constrangimentos.

E para que ocorra tudo bem com o seu procedimento, é fundamental que a sua cirurgia de orelha de abano seja realizada em um hospital, por um cirurgião plástico experiente.

Dessa forma, você faz a sua cirurgia com mais SEGURANÇA e as chances do seu RESULTADO ficar maravilhoso são bem maiores!

Quais são os tipos de orelhas?

Existem diferentes tipos de orelhas, que se distinguem pelo seu tamanho, formato e textura. Entre os principais tipos estão a orelha de abano, constricta, com malformação, pontuda, dobrada e aquelas consideradas normais (com tamanho e formato proporcional ao rosto). Também há casos em que as orelhas são assimétricas.

Ilustração com os 4 tipos de orelhas
Conheça alguns formatos de orelhas!

As alterações no tamanho e no formato das orelhas podem afetar tanto a estética quanto a autoestima de uma pessoa. Por isso, é comum que quem possui o tipo de orelha de abano tente esconder essa parte do corpo a maior parte do tempo.

Agora, veja em mais detalhes as características de cada tipo de orelha:

  • Orelha normal: é caracterizada por ser proporcional ao restante do rosto.
  • Orelha de abano: se projeta para frente e para fora, se distanciando das laterais do rosto.
  • Orelha constricta: esse tipo de orelha envolve uma série de malformações. Mas, na grande maioria das vezes, trata-se de alterações no contorno superior da hélice.
  • Orelha malformada: é uma deformação congênita chamada de microtia. Nela, o ouvido externo não se desenvolve completamente, podendo afetar a audição.

Como diminuir a orelha de abano naturalmente?

Infelizmente, não há como diminuir a orelha de abano naturalmente. As exceções se aplicam apenas em bebês, quando as alterações no tamanho e no formato ainda são leves. Na fase adulta, a única forma de diminuir a orelha de abano é optando pela otoplastia.

Mulher de coque pensando sobre como corrigir a orelha de abano
Descubra como acabar com as orelhas de abano de vez!

Ter a orelha de abano ou muito grande é um problema anatômico, ou seja, está relacionado com a estrutura do corpo.

Logo, a ÚNICA forma de diminuir a orelha de abano é optando por um método que altere a estrutura dessa região.

Portanto, para alcançar esse objetivo, a única forma é realizando uma cirurgia de orelha de abano, que consegue mudar tanto o seu formato quanto o tamanho.

Sabendo disso, é importante ter em mente que algumas coisas só a cirurgia plástica pode fazer por você, e mais nenhum outro método.

Ainda não está convencida? Então saiba quais são os métodos mais conhecidos para diminuir a orelha de abano naturalmente e descubra se realmente funcionam!

Corretor de orelha de abano funciona?

O corretor de orelha de abano, assim como o molde de silicone e a faixa elástica, apresenta bons resultados em recém-nascidos. Porém, apenas em casos leves, quando a abertura da orelha é menor que um centímetro. O tratamento com corretor de orelha leva entre 4 a 6 semanas.

Bebê sentado com dois brinquedos, que vai usar o dispositivo corretor de orelha de abano
Orelhas afastadas demais podem ser observadas desde as primeiras semanas

Já em relação ao adesivo para orelha de abano, apesar de ser indicado por alguns pediatras, a grande maioria dos especialistas NÃO recomendam.

Isso porque o uso do adesivo para orelha de abano pode machucar a pele do bebê e até acabar causando irritações e inflamações. Além disso, por estar próximo ao couro cabeludo, há chances do adesivo grudar nos fios de cabelo, causando dor e desconforto.

Cola para orelha de abano funciona?

A cola para orelha de abano não funciona e é considerada perigosa pelos especialistas. O método consiste em aplicar cola super bonder na parte de trás da orelha para deixá-las mais próximas do rosto. Nas redes sociais, a técnica é chamada de “cirurgia plástica para pobre”.

Esse truque causa dor e desconforto, podendo causar queimaduras na pele. Se você sabe como é ruim grudar o dedo com esse tipo de cola, imagine a orelha, que é muito mais sensível.

Além de desconfortável, usar cola para orelha de abano pode ser perigoso! E apesar da técnica ter um baixo custo, não é uma solução definitiva.

Como disfarçar a orelha de abano?

Existem muitas técnicas que ajudam a disfarçar a orelha de abano, como os penteados, cortes de cabelo, piercings, adesivo e até mesmo cola. Algumas estratégias realmente ajudam a disfarçar a condição, com exceção da cola para orelha, que pode causar queimaduras na pele.

Mulher de coque pensando em como disfarçar a orelha de abano
Dicas para esconder as orelhas protuberantes!

Dentre essas técnicas, a cola super bonder é a mais perigosa, pois pode resultar em acidentes graves e deformações permanentes. Os penteados e os cortes de cabelo para quem tem orelha aberta até podem ser uma boa opção, mas não resolvem o problema definitivamente.

Corte de cabelo para quem tem orelha grande

Mudar o corte de cabelo é realmente uma opção para quem deseja disfarçar a orelha grande. O ideal é que seja um corte longo ou médio e em camadas para deixar o cabelo mais volumoso. A franja também pode ajudar a esconder as orelhas proeminentes.

Mulher com a cabeça de lado
O cabelo volumoso é ideal para disfarçar essa região do corpo

O cabelo cacheado é naturalmente mais volumoso e ajuda bastante a esconder o formato e o tamanho das orelhas de abano. Por isso, se esse é o seu tipo de cabelo, vale a pena investir em um corte que valorize o contorno do seu rosto e que disfarce a lateral do seu crânio. Para isso, fuja dos cortes muito curtos.

Mulher feliz com o seu penteado que cobre a orelha de abano
O corte de cabelo chanel pode ajudar a esconder as orelhas

As mulheres de cabelo liso também conseguem disfarçar as orelhas grandes com a ajuda de alguns cortes estratégicos, como é o caso do Chanel com franja e do corte repicado. Nesses exemplos, o mais importante é o comprimento dos fios, que não devem ser muito curtos.

Aqui, vale ressaltar que o grande tormento das mulheres com “orelhas de dumbo” são os fios finos, lisos e ralos. Afinal, esse tipo de cabelo não tem volume e espessura suficientes para disfarçar as orelhas proeminentes.

Desse modo, elas sempre ficam em evidência. Com o cabelo solto, a orelha de abano salta entre os fios, e com o cabelo preso, ficam totalmente à mostra. Por isso, nem todo corte de cabelo serve para disfarçar as orelhas grandes.

Truques para disfarçar a orelha de dumbo funcionam, mas…

Cola super bonder, cortes de cabelo e penteados são métodos paliativos. Isso quer dizer que apenas funcionam temporariamente.

Mas não resolvem a raiz do problema, entende?

Existe apenas uma forma de diminuir a orelha de abano e deixá-la coladinha ao rosto. Com ela, você vai poder usar brincos, se sentir bonita, usar o corte de cabelo que quiser e dar adeus as piadas maldosas.

É claro que essa forma é a cirurgia de orelha de abano, cujo nome técnico é otoplastia. Você já tinha ouvido falar sobre ela? A otoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo melhorar a estética das orelhas.

Descubra no final deste post se essa é a cirurgia certa para você! 😉

Quais são os apelidos para pessoas com orelha grande?

Alguns dos apelidos que as pessoas dão para quem tem orelha grande são “Dumbo”, “orelha de abano”, “orelha de elefante”, “orelhão” e “radar”. O bullying, que geralmente começa ainda na infância, é motivo de humilhação, chacotas e isolamento para quem sofre com esse tipo de condição.

Menina na escola sofrendo bulling por causa de sua orelha de Dumbo
Crianças com orelhas grandes são as principais vítimas

Na maioria dos casos, as vítimas são tímidas, introspectivas, retraídas e com baixa autoestima. Não se sentem aptas a reagir ou pedir a ajuda de um adulto, pois não entendem a seriedade do que estão sofrendo.

Na fase da pré-escola, é comum que as crianças façam piadas com os colegas, geralmente usando o termo “orelha do Dumbo”, o que pode ser prejudicial para a criança vítima de bullying.

Embora as orelhas de abano não estejam associadas a problemas de audição, muitas crianças manifestam cedo sua insatisfação. Consequentemente, vem o desejo de corrigir a forma da orelha para se livrarem da perseguição alheia.

Infelizmente, muitas famílias não buscam ajuda médica. E, por isso, somente ao chegar na fase adulta a criança se liberta desse fardo.

Quais são os famosos com orelha de abano?

Alguns famosos com orelha de abano como a atriz Millie Bobby Brown e o ator Channing Tatum, chamam a atenção do público pelo tamanho das orelhas, mas eles não são os únicos. A condição pode afetar qualquer pessoa e não são raros os casos de celebridades que já optaram pela cirurgia de orelha.

Famosa Millie Bobby Brown mostrando a sua orelha de abano
A atriz Millie Bobby Brown é uma das atrizes com orelhas afastadas

O mundo das celebridades exige que as estrelas estejam sempre prontas para aparecer a qualquer momento e a preocupação com a “orelha de dumbo” só atrapalha no desempenho e popularidade dos famosos.

Atrizes como Thalía Sodi Miranda e Alessandra Ambrósio fizeram a correção da orelha de abano e hoje ostentam orelhas bem mais bonitas, bonitas, proporcionais e próximas ao rosto.

Como você pode ver no nosso conteúdo de antes e depois da cirurgia de orelha, a face das famosas ganha um novo aspecto, ficando em harmonia e sem aquelas orelhas salientes se sobressaindo.

Vale a pena fazer a cirurgia de orelha de abano?

Se as orelhas grandes provocam incômodo e chegam a afetar a sua autoestima, então realmente vale a pena investir na cirurgia de correção de orelha (otoplastia). Mas antes de tomar esse tipo de decisão, é muito importante conhecer os benefícios do procedimento, como ele é feito e para quem é indicado.

Mulher feliz segurando as suas orelhas
O resultado da cirurgia de orelha em abano é transformador

Pensando em te ajudar, preparamos um guia completo sobre a otoplastia, a cirurgia que acaba com as orelhas de abano. Leia e descubra o passo a passo do procedimento, isso com certeza irá te ajudar caso ainda se sinta insegura em relação a cirurgia.

Mas, fica um spoiler: é bem mais tranquila do que você imagina!

Inclusive, contamos com um post exclusivo para quem deseja descobrir o preço da otoplastia. Saiba qual é a média de preço nas principais clínicas de São Paulo e as formas de pagamento disponíveis.

E se você já tomou a sua decisão, você precisa conhecer a Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres, com mais de 17 anos de experiência e 45 mil cirurgias realizadas! 

Nada melhor do que esclarecer as suas dúvidas diretamente com um cirurgião plástico especialista. Para isso é muito simples, você só precisa clicar no ícone do WhatsApp.

Feito isso, você poderá escolher a melhor data e horário para a sua avaliação com o especialista. E, aqui na Dream Plastic, nosso corpo clínico é formado apenas por médicos especializados e experientes em Cirurgia Plástica.

E se engana quem pensa que somente famosos realizam a cirurgia de orelha de abano. Diversas pacientes chegam até nós com dúvidas sobre o procedimento e buscando resultados para ter como referência.

Pensando em facilitar esse processo, disponibilizamos o acesso ao nosso grupo fechado no Facebook, que já conta com mais de 120 mil pacientes!

Nele, você pode conferir depoimentos, recomendações, antes e depois com fotos de orelhas grandes e de diversos procedimentos realizados pela clínica.

Para solicitar o seu acesso, você só precisa clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas rápidas. Nós te esperamos no grupo! 🙂

Orelha de Abano