Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Nariz grande: revelamos truques para disfarçar o tamanho e diminuir definitivamente

Atualizado em 06/07/2023 19:13

É raro conhecer alguém que nunca sofreu bullying na escola por causa do nariz grande.

As pessoas de narizes grandes geralmente são chamadas de apelidos depreciativos, como narigudo, nariz gigante, nariz gordo, entre outros…

Alguns não se importam com os apelidos, mas há aqueles que sofrem bastante por causa disso. A insatisfação com a própria aparência pode gerar baixa autoestima, vergonha do próprio rosto e até fobia social.

“Meu nariz é muito grande e eu estou cansada de ser chamada de nariguda e ser motivo de piada” — Relatou uma paciente, antes de iniciar o processo para diminuir o nariz grande.

Para quem se sente dessa forma, é importante saber que há soluções para corrigir o nariz grande! E é sobre elas que iremos falar neste post. Veja a seguir:

Quais são os tipos de narizes grandes?

Existem diversos tipos de “nariz grande”, ou melhor, considerados grandes. Alguns são mais largos no dorso, outros na ponta. Tem também os que são muito avantajados para frente, caídos, em formato de bola etc. Apesar disso, os narizes grandes podem ou não estar em harmonia com a fisionomia da pessoa.

Imagem de uma mulher com expressão de dúvida sobre quais são os tipos de nariz grande
Conheça os diferentes formatos

Entre os diferentes tipos de nariz, alguns tendem a chamar mais atenção pelo tamanho. Nariz gordo, nariz aquilino ou nariz adunco, como também é conhecido, são alguns exemplos de narizes grandes para algumas pessoas. E é deles que vamos falar agora!

Nariz gordo

Imagem de uma modelo com o tipo de nariz gordo, que é mais arredondado na ponta e largo nas laterais
Uma das principais características é a ponta nasal grande

O nariz gordo lidera as reclamações de nariz muito grande. Seu formato é semelhante ao de uma batata, mais estreito no dorso e redondo na ponta. Por isso, também é conhecido como nariz de batata, globoso ou bola. 

É comum ver pessoas com esse formato de nariz sofrendo com piadas de mau gosto. E principalmente quando se olham no espelho, pensando que têm um nariz grande, feio e que tira toda a beleza que ela poderia ter. 

Nariz pontudo

Imagem de uma modelo com o tipo de nariz pontudo, que é aquele com a ponta maior e mais elevada
Você também tem esse tipo de formato nasal?

Outro líder em reclamações é o nariz pontudo, que pode ser o adunco ou o grego. Esses modelos se caracterizam por serem bem projetados. A diferença é que o adunco aponta para baixo, enquanto o grego segue em linha reta. 

Pessoas com esse tipo de nariz costumam odiar fotos de perfil, pois acreditam que o tamanho muito grande fica mais evidente. 

Nariz grande e torto

Imagem de uma mulher com o nariz torto para o lado esquerdo
Saiba quais são os problemas desse formato

O nariz grande e torto também é motivo de insatisfação para algumas pessoas, seja pela parte estética ou pela funcional. Na parte estética, além de ter mais projeção, ele costuma ser levemente desviado para o lado, o que algumas pessoas acreditam chamar ainda mais atenção. Porém, a insatisfação não acaba aí!

Geralmente, o nariz tem a estrutura torta por conta do desvio de cartilagem interna.

Mas como assim? Sabe aquela “parede” que separa as duas narinas? Ela é o septo nasal. O certo é essa parede ficar retinha. Porém, há casos em que ela fica mais desviada para um lado ou torta, deixando uma narina mais estreita e outra mais larga.

Quando isso acontece, o ar deixa de entrar igual nas duas narinas, visto que elas não têm a mesma dimensão. Logo, o local que ficou estreito começa a receber pouco ar, o que dificulta a respiração. 

Esse é o famoso desvio de septo

Por isso, quem tem nariz grande e torto costuma querer mudar a anatomia nasal. Pois além de afetar sua autoestima, também interfere na respiração.

Osso grande

Imagem de uma modelo com o osso nasal bem grande e saltado
Nariz com osso saltado é um dos formatos mais comuns

O osso do nariz é aquela famosa giba dorsal, a pequena elevação no meio do nariz. Esse é um dos principais motivos de insatisfação, visto que esse osso saltado, além de deixar o nariz grande, também chama mais atenção. 

Quem sofre com esse ossinho geralmente detesta se olhar no espelho e, principalmente, tirar fotos de perfil. Pois nesses casos ele fica ainda mais evidente. 

“Meu nariz é gigante, não tem como me olhar no espelho sem ver ele. É a primeira coisa que eu noto.” 

Relatos como esses são bastante comuns…

Achatado

Imagem de uma modelo com nariz grande e achatado, que possui o dorso mais largo
O seu nariz é achatado?

O nariz grande e achatado geralmente é o negroide. Ele tem uma estrutura mais larga, tanto no dorso, o que traz mais espaçamento para os olhos, como nas asas e ponta nasal. Assim como nos outros casos, esse também gera muitos descontentamentos, devido ao tamanho ser grande e chamar bastante atenção para o rosto. 

Esses são alguns dos principais tipos de nariz grande, porém existem diversos outros formatos que as pessoas buscam disfarçar com truques que vamos mostrar mais adiante. 

Se você não encontrou o seu formato, procure no nosso artigo sobre Tipos de Nariz

Como saber se sou narigudo? Se meu nariz é gigante

De acordo com alguns profissionais de cirurgia plástica, um nariz proporcional ao rosto deve ter um ângulo de 104 a 108 graus. Porém, isso não é uma regra. A percepção de tamanho é subjetiva. Para algumas pessoas o nariz gordo pode ser grande, para outras pode ter um tamanho comum. Depende da perspectiva de cada pessoa.

Imagem de uma paciente sendo avaliada para saber se tem o nariz grande
Como saber se sou nariguda?

Então, como saber se meu nariz é grande? 

Para responder essa pergunta, pense em tudo que faz você se considerar um homem ou uma mulher nariguda:

  • Não gosta do que vê quando se olha no espelho;
  • Sofre com comentários e piadas de nariz grande;
  • Sente que todo mundo repara no seu rosto;
  • Acredita que ele não é proporcional ao seu rosto;
  • Imagina que se tivesse a anatomia nasal diferente seria mais bonito (a);
  • Deseja ter o nariz menor, igual ao de outras pessoas.

Se você se identificou com a maioria dos exemplos acima, então, talvez para você, seu nariz é grande. 

E, independentemente do que digam sobre pessoas com nariz grande para te fazer mudar de ideia, como “as vantagens de ter nariz com tamanho grande ou “você é bonita assim”, “não é grande”, isso não vai mudar sua opinião. 

Afinal, ninguém sente o mesmo que você. Mas só quem convive com nariz muito grande sabe o que é sofrer com isso, principalmente com as piadas.  

Quantos “apelidos para narigudos” você já aguentou até hoje?

Nariz de tucano, aspirador de pó, ladrão de oxigênio, bruxa e narigudo são alguns dos principais apelidos para quem tem a anatomia nasal grande. Só quem já teve o desprazer de ouvir essas piadas de nariz grande sabe o quão ruim é isso. 

Imagem de uma mulher com a expressão de tristeza devido aos apelidos para narigudos
Ter que ouvir piadinhas e apelidos não é fácil

São comentários como esses que fazem com que as pessoas que sofrem desse problema estético sintam vergonha de sair, tirar fotos e, principalmente, de aproveitar a vida.

Para você saber

O termo “narigudos” tem altas buscas no Google, segundo dados do Google Trends. Isso só prova que, mesmo os tempos mudando, as pessoas continuam com o mesmo pensamento sobre quem tem o nariz grande.

Como disfarçar nariz grande?

É possível disfarçar o nariz grande com alguns truques de maquiagem, utilizando o óculos adequado para o seu formato de rosto ou ainda, com cortes de cabelo específicos para disfarçar essa região.Todas essas técnicas ajudam a amenizar o tamanho e a tirar a atenção dessa parte do rosto.

Imagem de uma mulher se olhando no espelho, tentando disfarçar o nariz grande
Saiba quais são os truques para disfarçar essa região do rosto

Mas será que esses truques realmente funcionaram? Será que usar maquiagem realmente ajuda a disfarçar? É isso que vamos descobrir agora!

Qual o modelo de óculos para nariz grande?

Uma boa escolha de óculos para quem tem nariz grande, sejam eles de grau ou sol, são aqueles com aro abaixo da linha superior da armação, curvos e com cores claras. Nas opções de óculos, o ideal é evitar os modelos de meia armação. Isso porque a ponte acaba concedendo destaque para a região que queremos tanto ofuscar.

Foto de uma modelo usando óculos para disfarçar o nariz grande
Escolha os modelos de óculos que favoreçam a região nasal

Outra dica é evitar modelos de óculos com a ponte reta. Dê preferência para aqueles com formato de fechadura, mais baixa que a linha superior dos óculos.

Você pode apostar também em acessórios como brincos e colares que roubem a atenção. O chapéu é outra opção estilosa, capaz de ofuscar os diferentes tipos de narizes.

Qual o corte de cabelo para quem tem nariz grande? 

Existem diferentes tipos de cortes de cabelo para nariz grande que vão ajudar a disfarçar a região, deixando o destaque todo do rosto para as madeixas. Entre os principais tipos de cortes, estão o assimétrico e em camadas. Confira!

Imagem de uma mulher com corte de cabelo curto, que é ideal para disfarçar o nariz grande
Saiba qual corte de cabelo escolher
  • Corte assimétrico: promove ângulos diferentes, que afastam a atenção do local, destacando mais a lateral. Por exemplo, o chanel assimétrico com um lado do cabelo maior do que o outro.
  • Corte em camadas: ajuda a suavizar a aparência e afastar a atenção do rosto, ou seja, ideal para disfarçar aquelas áreas que você não quer que chamem atenção.
  • Corte com franja: quanto mais alongadas e partidas forem as suas franjas, mais proporcional o rosto vai ficar, principalmente a região nasal. 

Dica extra

Para pessoas que querem um corte de cabelo que disfarça o tamanho do nariz, o ideal é evitar cortes do tipo “Joãozinho”, pois eles caem melhor em mulheres com traços pequenos.

Como diminuir o nariz com maquiagem?

Para diminuir o nariz com maquiagem é necessário mudar o contorno nasal utilizando corretivo ou pó, em tons mais claros e escuros que a cor da sua pele. E também um iluminador facial em pó ou cremoso. Com os produtos em mãos, é só seguir o passo a passo da maquiagem para diminuir o nariz abaixo!

Imagem de uma mulher tentando diminuir o nariz com maquiagem
Saiba como disfarçar com maquiagem

Passo 1:

Após preparar a pele e passar a base, inicie a aplicação do iluminador facial com o pincel chanfrado. Você deve fazer uma linha estreita de cima para baixo, se ficar grossa dará a impressão de um nariz largo.

Passo 2:

Com outro pincel ou uma esponja facial, passe sobre a região para suavizar pontos que ainda estejam evidentes.

Passo 3:

Com um tom mais escuro, use um pincel chanfrado limpo nas laterais, para fazer uma linha do canto do olho até a ponta nasal. Para quem tem a base mais larga, o ideal é estender essa linha até a base da columela.

Essas linhas mais escuras serão conectadas, criando o formato de “U”. 

Passo 4:

Em seguida, com um pincel macio, suavize o ponto de encontro entre as tonalidades diferentes.

Outros truques de maquiagem para diminuir o nariz

Imagem de uma modelo com batom vermelho que deixa o nariz menor
Veja outras técnicas para diminuir a região nasal

Além do contorno sugerido acima, você pode apostar em outras opções de como disfarçar a anatomia nasal com maquiagem

Uma boa alternativa é utilizar cor de batom bem viva. Com isso, toda a atenção vai para a sua boca, ofuscando as demais regiões. Você consegue um efeito ainda melhor contornando os lábios com um lápis próprio. No final, tire o excesso pressionando um pedaço de lenço de papel sobre a boca.

Porém, evite carregar a make na região dos olhos. Fazendo isso você chama atenção para o centro do rosto, ou seja, tudo o que a gente não quer!

Dica

Lembre-se que a maquiagem para disfarçar nariz grande promove apenas uma distração e o efeito é percebido por quem olha você de frente. Ou seja, não faz diferença quando você está de perfil ou efetivamente na redução da área.

Como disfarçar nariz grande em fotos?

Existem três truques que podem te ajudar a disfarçar nariz grande em fotos, são eles: iluminação, ângulo certo e câmera afastada. Infelizmente, o tamanho do nariz é um fator que afeta muitas pessoas na hora de tirar fotos. Para elas, sempre parece que a anatomia nasal fica maior nas fotos. Por isso, uma boa ideia é apostar nessas dicas. Explicamos abaixo!

Imagem de uma mulher tirando uma selfie e tentando achar um ângulo para diminuir o nariz nas fotos
Conheça as melhores técnicas para diminuir o nariz nas fotos
  • Iluminação: procure locais iluminados e sem sombras para tirar suas fotos/selfies. Quanto mais luz, mais disfarçado ficará o nariz. Ainda mais se ele tiver aquele ossinho. 
  • Ângulo: comece a se olhar no espelho e encontre um ângulo em que seu nariz não fica em evidência. Depois, é só repetir esse mesmo ângulo nas fotos para conseguir o efeito que você deseja. 
  • Evite tirar fotos com câmera frontal: é fato, selfie tem que ser com câmera frontal. Porém, estudos constataram que fotos tiradas próximas do rosto deixam o nariz 30% maior do que ele realmente é. Por isso, uma boa dica é ficar afastada da ou utilizar a câmera traseira do celular.

Dica

Evite tirar fotos em locais que deixem seu rosto com sombras. Elas deixam a anatomia nasal ainda mais evidente. 

Essas são boas estratégias para quem está cansada de aparecer nas fotos de nariz grande. Todavia, não é sempre que vão funcionar ou que você conseguirá aplicar.

A verdadeira solução para pessoas com nariz grande 

Imagem de uma modelo com nariz reto e empinado após cirurgia no nariz
Saiba como conquistar o formato dos sonhos

Mesmo que você siga todas as dicas que encontrou na internet, disfarçar o tamanho do nariz muito grande não é uma tarefa fácil, ainda mais com truques que são temporários, como é o caso da maquiagem.

É verdade que alguns modelos de óculos realmente ajudam a amenizar a aparência do nariz, mas somente isso não resolve o problema por completo.

Quanto às selfies, é possível encontrar um ângulo e uma pose perfeita para as suas fotos. Mas, infelizmente, isso também não resolve a insegurança com o tamanho do nariz.

Todas essas dicas de como diminuir o nariz grande podem até ser úteis em algumas situações, mas quando a aparência do nariz chega a afetar a autoestima, a única solução é a cirurgia no nariz, mais conhecida como rinoplastia.

Rinoplastia para nariz grande funciona?

Para diminuir o nariz grande definitivamente, o melhor tratamento é a rinoplastia. A cirurgia plástica no nariz é a única solução capaz de fazer modificações de forma permanente, trazendo aspectos mais uniformes, delicados e harmoniosos.

Imagem de uma mulher recebendo as marcações faciais para realizar uma rinoplastia
Saiba como funciona a cirurgia

Por meio da retirada, modificação e colocação de ossos e cartilagens, o cirurgião plástico muda a estética nasal, deixando o formato mais uniforme e delineado.

Com a rinoplastia para nariz grande, é possível:

  • Projetar a ponta;
  • Reduzir a ponta ou a largura;
  • Eliminar a Giba Dorsal;
  • Corrigir a columela;
  • Deixar o osso reto;
  • Corrigir desvio de cartilagem.

E, ao contrário dos outros truques, que saem em pouco tempo, a cirurgia é permanente e, de fato, ajuda a diminuir a estética nasal, não apenas disfarçá-lo. 

Tanto é verdade que ela se tornou um sucesso entre famosas com o nariz muito grande

Quais famosas com nariz grande que fizeram rinoplastia?

Diversos atores e atrizes com nariz grande já fizeram rinoplastia. Veja o antes e depois dos da rinoplastia em famosos aqui. Você vai descobrir rostos que nunca imaginou!

Imagem da cantora Ludmilla, antes e depois da rinoplastia
Ludmilla é uma das famosas que já fizeram rinoplastia

E não é só entre as famosas que a cirurgia é um sucesso. Diversas pessoas no mundo todo têm aderido a esse procedimento. Aliás, só no último ano (2020) houve um aumento enorme na procura pela rinoplastia, de acordo com a Revista Quem.

Isso porque, a cirurgia é a ÚNICA capaz de trazer os resultados que todas essas pessoas procuravam. E, só ela pode diminuir a estrutura nasal, elevando sua autoestima, seu bem-estar, seu relacionamento com as pessoas…

Veja aqui alguns resultados de rinoplastia nos diferentes tipos de narizes grandes.

Aliás, se você quer ver o antes e depois da cirurgia nasal de pessoas comuns, o Grupo no Facebook da Dream Plastic é o lugar certo!

O grupo conta com mais de 100 MIL mulheres compartilhando resultados, dicas, experiências e opiniões sobre diversas cirurgias plásticas, inclusive a cirurgia para nariz muito grande. 

Quer saber se esse é o procedimento certo para você, então participe do grupo agora mesmo!

Esse é um grupo SOMENTE PARA MULHERES, assim todas as nossas pacientes compartilham os resultados com segurança e comodidade.

Para fazer parte dessa comunidade exclusiva é só clicar no botão banner abaixo e responder 3 perguntinhas para verificação de perfil.

Nariz grande

Mulher nariguda, nunca mais! 

Imagem de uma modelo com o nariz pequeno após rinoplastia
Deixe a região nasal como sempre sonhou!

Agora que você já sabe o que realmente funciona para diminuir o nariz grande, chegou a hora de começar a pensar na sua tão sonhada transformação!

A cirurgia plástica no nariz é a única forma de mudar o formato do nariz com segurança e de forma definitiva. Mas antes de tomar qualquer decisão, é muito importante conhecer todos os detalhes sobre essa cirurgia. 

Inclusive, nós temos um post apenas sobre o preço da rinoplastia, para caso você queira descobrir se o valor cabe no seu bolso e quais são as formas de pagamento. 

Mas ainda não vá embora! Você precisa conhecer o Guia Completo da Rinoplastia para não errar na hora de fazer a sua escolha. 

Clique aqui e descubra TUDO sobre a cirurgia de Rinoplastia

E se você já tomou a sua decisão e o que você mais quer é fazer a sua avaliação com um especialista, clique agora no ícone do WhatsApp que aparece em sua tela e agende uma consulta com o cirurgião plástico.

Nós te esperamos na clínica! 🙂