Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Frontoplastia: saiba tudo sobre a cirurgia para diminuir testas grandes

Atualizado em 30/01/2024 17:14

Você já pensou em fazer uma frontoplastia para diminuir a testa? A aparência do seu olhar já não é mais a mesma e isso também te incomoda? 

A frontoplastia pode ser a solução para os seus problemas!

Muitas pessoas não sabem, mas além de promover a redução de testa, a cirurgia de frontoplastia também ajuda a rejuvenescer o olhar e a amenizar os sinais da idade.

A busca pela cirurgia de redução de testa é mais comum do que você pode imaginar. Muitas mulheres sofrem com as piadinhas maldosas sobre o tamanho da testa e ficam dependentes da franja para esconder o “testão”.

Esse tipo de piada sobre o tamanho da testa pode machucar e abalar muito a autoestima, não é mesmo? A boa notícia é que dá para se livrar desse incômodo estético de uma vez por todas, e a solução se chama frontoplastia.

Mas como é feita a cirurgia? Para que ela serve além de diminuir a testa? Como fica o antes e depois da frontoplastia? Qual é o preço? Quais são os cuidados necessários após a cirurgia?

A gente te conta tudo isso! Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres em São Paulo e, hoje, iremos te explicar TUDO sobre a frontoplastia. Acompanhe!

Esclareça suas dúvidas!

O que é frontoplastia?

A frontoplastia é a cirurgia para diminuir a testa. O procedimento tem como objetivo reduzir o tamanho da testa e deixar o rosto mais harmônico. A técnica também serve para elevar as sobrancelhas e amenizar as rugas e linhas de expressão que se formam no terço superior do rosto.

Mulher de óculos grisalha com as mãos na testa, pensando que precisa de frontoplastia
Cirurgia para amenizar os sinais da idade!

No caso da realização de frontoplastia para diminuição da testa, após anestesia, o cirurgião realiza um pequeno deslocamento do couro cabeludo, remove uma pequena faixa do couro cabeludo e então posiciona a pele no local correto. 

No caso da frontoplastia para rejuvenescimento, o movimento é ao contrário e a pele esticada segue o percurso dos olhos para o couro cabeludo. 

A frontoplastia deve ser realizada por equipe de cirurgiões e anestesistas especializados, pois, apesar de simples, exige anestesia local com sedação ou anestesia geral, a depender da condição de cada paciente. 

É verdade que uma cirurgia na região da face pode assustar, mas pode ficar tranquila!

O processo de recuperação é bastante simples e demanda poucos cuidados, como, por exemplo, seguir à risca o período de repouso estabelecido pela equipe médica, assim como realizar a higienização correta com aplicação de pomada cicatrizante.

Frontoplastia diminui a testa?

A frontoplastia diminui a testa numa dimensão entre dois a quatro centímetros. A pergunta ficou famosa após uma ex-BBB, conhecida durante o reality show justamente pelo tamanho de sua testa, passar pelo procedimento e contar aos tablóides sobre como ocorreu a técnica de cirurgia plástica. 

Ilustração de uma menina com uma faixa branca mostrando que a frontoplastia diminui a testa
Conheça a técnica que reduz o tamanho da testa!

Embora Thaís Braz tenha sido uma das famosas que passou pela frontoplastia, ela não foi a única e tem até modelo que já investiu na técnica para se sentir melhor com o espelho. 

Eu imagino que você tenha inúmeras dúvidas sobre como o procedimento funciona, mas que tal dar aquela espiadinha no antes e depois da frontoplastia só para ter uma ideia de como o procedimento pode transformar o seu rosto também?

Como é o antes e depois da frontoplastia?

O antes e depois da frontoplastia é uma testa com tamanho mais proporcional ao rosto. Os sinais da idade também são amenizados no terço superior do rosto após o procedimento. Dessa forma, é claro que o resultado também influencia na autoestima e na autoconfiança do paciente.

Ilustração mostrando o antes e depois da frontoplastia
Veja fotos de antes e depois!

Eu sei… Você tá doida para saber da frontoplastia dos famosos, não é mesmo?

Mas antes de eu te contar sobre os famosos que fizeram frontoplastia, sabia que existe um grupo onde você pode ver resultados reais de pessoas comuns, assim como eu e você, que passaram pela cirurgia?

Frontoplastia

E é mais fácil do que você imagina! Clique no banner abaixo e faça parte do maior grupo sobre cirurgias plásticas do país! São mais de 120 mil mulheres compartilhando dúvidas, dicas, experiências, fotos de antes e depois da frontoplastia e das mais diversas cirurgias plásticas! 

Para participar é bem simples: basta responder três perguntinhas básicas para que os nossos moderadores saibam que você é maior de 18 anos e do gênero feminino, afinal de contas, este é um grupo EXCLUSIVO PARA MULHERES.

Resultados da frontoplastia dos famosos

Os famosos que fizeram frontoplastia, na maioria das vezes, não têm medo e nem receio de elogiar os efeitos da cirurgia, tanto para a sua autoestima quanto para a vida social. Entre os famosos que passaram pela cirurgia estão: Thaís Braz, Gabriela Loran e Camilla Colbro. 

Antes e depois da frontoplastia de Thais Braz
Antes e depois de Thais Braz!

Thaís Braz, a ex-BBB, é certamente a estrelinha da frontoplastia. Isso porque o tamanho de sua testa virou alvo de piadas na internet enquanto ela ainda participava do reality show. Ela, que é toda elogios para o resultado, diz que ainda assim não pretende abandonar sua franjinha, que virou sua marca registrada.

Resultado da frontoplastia de Gabriela Loran
Antes e depois de Gabriela Loran!

Gabriela Loran, uma das novas queridinhas da Rede Globo, também está na lista dos famosos que fizeram frontoplastia para diminuir o tamanho da testa e confessa que isso a deixou ainda mais confiante como atriz. 

Antes e depois da frontoplastia da Camilla Colbro
Antes e depois de Camilla Colbro!

Saindo um pouquinho do mundo das globais, outra celebridade a entrar para a lista dos famosos com frontoplastia e passar pela cirurgia para diminuir o tamanho da testa foi a modelo Camilla Colbro, que compartilhou tudo sobre a cirurgia em seu perfil no instagram.

Ah, já sei! Você deve estar pensando que só famosos podem fazer frontoplastia, não é mesmo? 

Eu acho que você pode se surpreender com o valor! Saiba mais abaixo.

Qual o preço da frontoplastia?

O preço da frontoplastia varia de R$ 11.646,00 a R$ 25.880,00 (Janeiro/2024). Essa variação no custo da cirurgia ocorre devido a fatores como a experiência do médico e local da operação. Para saber o valor exato da frontoplastia é necessário passar por avaliação médica.

Mulher olhando para o lado, fazendo biquinho e com a mão direita no queixo, pensando no preço da frontoplastia
Saiba quanto custa a cirurgia!

O Conselho Federal de Medicina, por meio de resolução específica, proíbe tabelar o preço da frontoplastia ou de qualquer outra cirurgia plástica em todo o país. O que é justo, já que cada paciente terá uma necessidade específica. 

Agora que eu já te contei qual é o preço da frontoplastia. Que tal dar uma olhadinha nos demais valores das cirurgias faciais? Clique no link e saiba tudo!

Quais os cuidados pré-operatórios da frontoplastia?

Os principais cuidados com o pré-operatório da frontoplastia são:

  • Cumprimento de jejum estipulado pela equipe médica responsável.
  • Não fumar (qualquer substância) por, pelo menos, duas semanas anteriores à cirurgia, pois a inalação de substâncias fumígenas pode prejudicar a cicatrização.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelos mesmos motivos acima.
  • Informe seu/sua médico(a) a respeito dos medicamentos que você faz uso contínuo, pois eles podem interferir no processo cirúrgico.
  • No dia anterior à cirurgia, lave os cabelos com sabão neutro. 
  • Não utilize química por, pelo menos, 20 dias antes da cirurgia. 
Mulher em consulta com médica, recebendo os cuidados pré-operatórios da frontoplastia
Saiba como se preparar para a cirurgia!

Outros cuidados com o pré-operatório da frontoplastia são de ordem mais prática, mas demandam a mesma atenção. Sendo eles a escolha de uma clínica e equipe médica com um grande histórico de resultados e segurança, o local onde a cirurgia será realizada e infraestrutura de pré e pós-operatório capaz de atender todas as suas demandas. 

Como escolher a equipe médica para a frontoplastia?

A escolha da equipe médica é um dos fatores mais importantes para qualquer cirurgia plástica, inclusive para uma em que o resultado final estará totalmente exposto, como o caso da frontoplastia. É por isso que investigar o histórico de resultado e segurança é essencial para garantir o sucesso do procedimento. 

Médico de jaleco e estetoscópio pendurado no pescoço sorrindo
Escolha os melhores profissionais!

Mas, afinal, como saber se você está fazendo a escolha certa? 

Parece difícil, mas, na verdade, é moleza!

Em primeiro lugar, é essencial saber se o profissional está apto ao exercício da medicina. E para fazer isso, basta consultar o Conselho Regional de Medicina (CREMESP) e verificar se o profissional está com o cadastro ativo. Clicando no link, você tem a opção de busca simples e detalhada!

Outro ponto é dar aquela vasculhada no currículo. É comum que médicos possuam cadastros em plataformas virtuais que disponibilizam esse tipo de informação, e lá a gente pode saber um pouquinho mais da trajetória acadêmica de cada um.

E, claro, a gente até sabe que a faculdade não é o mais importante, mas há uma maior confiança quando sabemos que a pessoa que irá realizar a cirurgia passou pelas melhores universidades do país, não é mesmo? Dessa forma, nós temos a certeza de que eles tiveram as mais modernas técnicas e equipamentos para estudo.

Outro conselho para saber mais sobre a equipe médica correta para a sua frontoplastia é verificar o cadastro de cada um na Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBPC), que também deve estar como ativo. Você pode clicar no link e buscar um cirurgião!

Qual a anestesia para a frontoplastia?

A anestesia para a frontoplastia é a local com sedação ou, em alguns casos específicos, a anestesia geral. Embora muita gente se esqueça, os anestesistas atuam quase como peça chave para qualquer cirurgia desde o momento anterior ao procedimento, pois são eles que realizam a avaliação pré-anestésica (APA). 

Médico segurando uma seringa com a anestesia para frontoplastia
Saiba a importância dos anestesistas!

A avaliação pré-anestésica é um direito de qualquer indivíduo que irá passar por qualquer procedimento cirúrgico. Nessa avaliação, médicos anestesistas atuam na intenção de deixar claro quais os quadros clínicos que podem influenciar o decorrer da cirurgia e entender quais as necessidades específicas de cada paciente.

Vou te dar uma comparação bem simples para você entender melhor. 

Imagine uma peça de teatro, são os atores e atrizes que realizam o ato, mas aquilo tudo não aconteceria da forma planejada se não houvesse uma equipe de backstage preparando o cenário.

O mesmo papel tem o anestesista. Simples: não há cirurgia sem anestesistas! 

Onde fazer frontoplastia: clínica ou hospital?

Toda cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar, com completa infraestrutura de pós-operatório, inclusive unidades de terapia intensiva (UTI). No caso das cirurgias plásticas, a recomendação é ainda mais específica: esses procedimentos devem ser realizados em hospitais focados em cirurgias plásticas. 

Sala cirúrgica completa mostrando onde fazer a frontoplastia
Cirurgias plásticas devem ser realizadas em hospitais!

A especificação por hospitais focados em cirurgia plástica se dá pelo fato de que em ambientes hospitalares comuns, outras doenças estão sendo tratadas e, algumas delas, são contagiosas. 

Em um ambiente focado em cirurgia plástica, os riscos de contágios de outras doenças são bem mais baixos, já que para realizar este tipo de procedimento, a paciente deve estar 100% saudável.

Como é feita a frontoplastia?

A frontoplastia é feita através da retirada de parte da pele da testa para diminuir o seu tamanho. O médico faz uma incisão no couro cabeludo e depois puxa a pele para baixo da linha capilar, fazendo a redução da testa. A cirurgia de frontoplastia dura, aproximadamente, 4 horas.

Ilustração mostrando um médico examinando uma paciente e falando sobre como é feita a frontoplastia
Saiba como acontece a técnica!

A cicatriz da frontoplastia fica bastante rente ao couro cabeludo, o que a deixa quase imperceptível. E a retirada dos pontos acontece logo após 3 ou 4 dias da cirurgia.

 

Vale lembrar que essa cirurgia, diferente das mais famosas cirurgias plásticas que envolvem o implante de silicones, por exemplo, não é reversível. Ou seja, é bem importante que a paciente esteja ciente que uma vez realizado o procedimento, não tem volta. 

Vou te contar uma curiosidade sobre a frontoplastia!

Sabia que nos últimos anos, o número de pessoas que buscam pela frontoplastia aumentou? 

Também é importante lembrarmos que a cirurgia é apenas uma parte que influenciará no resultado, até porque os cuidados de pós-operatório são essenciais para uma recuperação tranquila e resultados da frontoplastia lindos.

Quais os cuidados com o pós-operatório da frontoplastia?

Os principais cuidados com o pós-operatório da frontoplastia são:

  • Para diminuir o inchaço, faça compressas com soro fisiológico frio sobre os olhos. 
  • A partir do segundo dia após a cirurgia, não há restrições alimentares. 
  • Faça uso de óculos escuro sempre que sair à luz solar. 
  • Evite temperaturas drásticas, como muito calor, friagem ou ventos fortes, por, pelo menos, 14 dias. 
  • Em hipótese alguma coce a região dos olhos.
Ilustração de mulher com a cabeça enfaixada para os cuidados do pós-operatório da frontoplastia
Saiba como é a recuperação da cirurgia!

O curioso da frontoplastia é que além de regras de pós-operatório simples, o tempo de duração desses cuidados não é tão grande quanto o de outras cirurgias, sendo possível o retorno às atividades normais após três ou quatro dias.

Já sei… Você deve estar se perguntando se após esses três ou quatro dias, o resultado definitivo já poderá ser visto e, infelizmente, não. 

Após três semanas, é possível ter uma ideia de como será o resultado definitivo, no entanto, só após três meses é que ele poderá ser visto de fato. 

O que muitas mulheres temem é que a cicatriz da frontoplastia se torne um problema na autoestima. Mas a gente vai te contar um pouquinho mais a cicatriz da cirurgia logo abaixo!

Como é a cicatriz da frontoplastia?

A cicatriz da frontoplastia é mais rosada e aparente no início da cicatrização, mas o seu amadurecimento gradativo, que dura por volta de 2 anos, resulta em uma cicatriz clara e discreta, bem rente ao couro cabeludo, o que permite até mesmo o crescimento de alguns fios de cabelo na região, possibilitando uma camuflagem ainda melhor. 

Ilustração de menina de coque mostrando a cicatriz da frontoplastia
Saiba como fica a cicatriz!

O que muitas mulheres temem é o aparecimento de cicatrizes hipertróficas, que ficam bastante marcadas e grossas, além de apresentarem uma coloração diferente da cor da pele.

Mas vale lembrar que esse tipo de cicatriz raramente tem algo a ver com erro médico! Elas são causadas pelo desordenamento natural de colágeno durante o processo de cicatrização da ferida. 

Eu até imagino que você possa ter ouvido que o surgimento desse tipo de cicatriz é um dos riscos da frontoplastia, mas não se esqueça que a sua formação pode surgir a partir de qualquer outra cirurgia ou ferimento. 

Mas é claro que eu também vou te contar sobre os riscos da frontoplastia!

Quais os riscos da frontoplastia?

Os principais riscos da frontoplastia são:

  • Sangramentos;
  • Tromboses;
  • Infecções;
  • Queda de cabelo temporária;
  • Problemas com a cicatrização.
Mulher sentada no sofá com a mão esquerda na cabeça pensando nos riscos da frontoplastia
Atente-se aos riscos!

Assim como qualquer outra cirurgia, a frontoplastia também tem seus riscos, mas que podem ser evitados quando tomados os devidos cuidados de pré e pós-operatório, inclusive no que diz respeito à escolha da equipe médica e local em que a cirurgia será realizada.

Quer saber onde encontrar profissionais especializados nas mais complexas cirurgias plásticas em São Paulo? Descubra logo abaixo!

Onde fazer frontoplastia em São Paulo?

Agora que você já sabe tudo sobre a frontoplastia, é claro que chegou a hora de você seguir à risca aquilo que falamos sobre a escolha de equipe médica, do hospital e, claro, de uma equipe apta para solucionar todas as suas dúvidas sempre que necessário, não é mesmo?

Mulher apontando para onde fazer a frontoplastia em sp, na clínica Dream Plastic
Conheça a Dream Plastic!

E você sabia que a Dream Plastic conta apenas com profissionais mestres e doutores? Isso mesmo!

E todos formados pelas melhores universidades de medicina do país. Suas especializações e residências seguem o mesmo nível de excelência. E claro: todos membros ativos da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP).

E é isso que confere à Dream Plastic o selo de clínica mais elogiada do país! Veja só:

A clínica realiza todos os procedimentos cirúrgicos em hospitais especializados em cirurgias plásticas, com máxima higienização e infraestrutura completa.

Nossa equipe de enfermagem e fisioterapia também é um diferencial!

Contamos com o Disk-Enfermagem, um canal em que as pacientes podem entrar em contato com nossas enfermeiras, 24 horas por dia, 7 dias da semana, para esclarecimento de dúvidas ou pedidos de ajuda com o pós-operatório.

É com a experiência de mais de 17 anos, 47 mil cirurgias realizadas e o acompanhamento de mais de 200 mil casos de pós-operatório que a Dream Plastic desenvolveu protocolos que garantem um amplo histórico de segurança e resultados.

E aí, bora transformar esse rostinho e deixar a autoestima e a autoconfiança lá em cima?

Sabia que na Dream Plastic, você pode agendar uma consulta de avaliação, para solucionar dúvidas e entender melhor sobre a frontoplastia sem a obrigação de realizar a cirurgia? Isso mesmo, faça a sua avaliação sem compromisso!

Clique no ícone do WhatsApp e envie agora mesmo uma mensagem para a nossa equipe de atendimento. Escolha a melhor data e horário para passar com o especialista e tirar todas as suas dúvidas.

Nós te esperamos na clínica! 🙂

Esclareça suas dúvidas!