Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Doença do silicone: sintomas, o que é, riscos, tratamentos, prevenção. Saiba TUDO sobre a Síndrome de Asia!

Atualizado em 11/07/2023 16:39

A Doença do silicone, como é popularmente conhecida a Síndrome Asia, tem deixado algumas mulheres preocupadas nos últimos tempos. Principalmente as que têm silicone nos seios, porque acreditam que a prótese de mama é a causa dessa patologia.

Mas será que é isso mesmo?

Além de trazer efeitos potencialmente indesejados para o corpo, a Síndrome de Asia é difícil de ser identificada, já que os seus sintomas são semelhantes aos de outras doenças, como a depressão.

E devido ao momento pós-pandemia, em que muitas pessoas tiveram que ficar em casa, as queixas dos sintomas e as preocupações em relação à doença do silicone aumentaram.

Será que estou com Síndrome Asia ou depressão? Vou ter que tirar o implante? É perigoso?

Muitas mulheres vêm se fazendo essa pergunta ultimamente.

Pensando nisso, reunimos diversas pesquisas, artigos científicos sobre a doença do silicone e, ainda, conversamos com médicos especialistas.

O resultado é esse guia completo para você entender melhor o que é essa patologia.

Veja tudo que vamos mostrar para você:

Preparada para descobrir tudo sobre a famosa doença do implante de silicone? Então nos acompanhe!

O que é a Doença do Silicone?

A doença do silicone é uma patologia extremamente rara e autoimune provocada pelo contato da pessoa com algum antígeno, ou seja, algo que nosso organismo reconhece como estranho. Isso pode ser desde um implante até outros materiais mais comuns, como uma vacina.

Mulher de sutiã branco com a síndrome Asia causada pelo silicone
Saiba o que é!

O organismo, ao entrar em contato com esse antígeno, cria uma reação imunológica, onde ele passa a atacar suas células saudáveis. Isso acarreta diversos problemas externos e até mesmo doenças, como vamos mostrar mais adiante.

O nome Síndrome de Ásia é uma sigla em inglês para o termo Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes.

Ela foi descrita inicialmente em 1998, porém só começou a ter maior visibilidade em 2011. Mas, por ser tão rara, não se tem estatísticas confiáveis sobre sua incidência.

Para você ter uma ideia, Yehuda Shoenfeld que é o único médico especialista em Síndrome ASIA, diz ter identificado apenas 300 casos da doença no mundo, até dezembro de 2016.

Síndrome Asia é uma alergia à prótese de silicone?

A prótese de silicone não causa alergia. O que o implante pode causar é uma reação imunológica de corpo estranho, que geralmente é a contratura e rejeição.

Veja aqui o que é contratura capsular!

A Síndrome Asia é um tipo de reação imunológica do corpo, e não tem relação com uma alergia à prótese de silicone. A diferença da contratura e da doença são as causas e os sintomas, que neste caso são mais intensos.

O que causa a Síndrome Asia? 

A causa da Síndrome Asia é genética. E, após estudos, é possível concluir que apenas pacientes com genes HLA DRB1 e HLA DQB1 seriam capazes de desenvolver essa síndrome.

Mulher de camiseta roxa tomando vacina
Saiba o que pode provocar a síndrome do silicone

Quando pacientes com esse código genético entram em contato com determinados componentes ou substâncias, o antígeno que estava com a predisposição de manifestar o problema começa a reagir, atacando o próprio organismo da pessoa.

Neste estudo é possível entender mais sobre a síndrome.

Estão entre os principais fatores que podem ativar a Síndrome, estão:

  • Vacina contra HPV;
  • Vacina contra Influenza H1N1;
  • Mineral Oil (óleo mineral);
  • Preenchimento com PMMA;
  • Silicone;
  • Hidrogel (um tipo de preenchedor usado em harmonização facial);
  • Alumínio (presente nos shampoos, maquiagens, desodorantes e tintura de cabelo);
  • Hormônios (esteroides anabolizantes).
Você sabia? A vacina contra HPV pode desenvolver Síndrome Asia bem mais que o silicone, dependendo do caso.

É comum ver que vacinas contra HPV causam Síndrome Asia, pois possuem a substância escaleno em sua composição. E, ao entrar em contato com o organismo da paciente, essa substância pode desencadear uma reação imunológica no corpo.

No entanto, muitas mulheres acreditam que a Síndrome Asia é causada unicamente pela prótese. Tanto que algumas até chamam de “A Doença do Silicone”. Mas não é bem assim!

Não existe nenhum estudo comprovando que a enfermidade tem ligação direta com a prótese de silicone.

Como vimos acima, existem diversos fatores que podem provocar a síndrome ásia, que são bem mais predominantes do que os implantes, como vacina, esteróides e preenchimentos..

Quais os sintomas da doença do silicone?

Muitas pacientes com suspeita de Síndrome Asia relatam sentir diversos sintomas, como:

  • Dores musculares;
  • Cansaço;
  • Perda de memória;
  • Queda de cabelo;
  • Calafrios;
  • Indisposição;
  • Boca seca;
  • Febre.
Mulher com a mão esquerda na cabeça, preocupada com os sintomas da síndrome asia
Veja quais são os sintomas.

Como você pode ver, esses sintomas da doença do silicone são inespecíficos e muito comuns em diversas outras doenças, como depressão e fibromialgia, o que dificulta a identificação da patologia.

E essa falta de diagnóstico preciso é um dos fatores que fazem muitas mulheres acreditarem que estão com a síndrome da prótese de silicone, mesmo sem apresentarem um diagnóstico médico.

Mas isso é ERRADO.

O único que pode fazer um diagnóstico da síndrome de Asia por causa do implante é um profissional da saúde.

Se você estiver sentindo algum desses sintomas, procure um médico, explique o que você está sentindo e a sua situação, assim ele poderá fazer uma análise completa do seu caso.

Como fazer o diagnóstico da Síndrome Asia?

Existem dois tipos de diagnóstico dos sintomas da doença do silicone. Eles devem ser feitos apenas por médicos especialistas e com base em alguns critérios.

Médica olhando no microscópio e escrevendo com uma caneta o diagnóstico da doença do silicone
Saiba como identificar!

Confira quais são abaixo:

A primeira sugestão de diagnóstico da síndrome de Asia é por meio da exclusão dos critérios maiores. Nela são eliminadas as causas mais comuns dos sintomas apresentados, sobrando apenas os mais prováveis.

A segunda sugestão de diagnóstico acontece pela associação de dois critérios menores e um maior.

Pois, o fato da paciente apresentar algumas dessas manifestações clínicas tendo implantes não significa que ela tenha Síndrome Asia.

Então, para fazer um diagnóstico preciso é necessário fazer a coleta de biópsia do tecido comprometido e a análise dos genes da paciente, para ver se estão predispostos ou não.

É importante saber que esses critérios ainda não foram aceitos pela comunidade científica mundial, e podem evoluir bastante conforme pesquisas vão sendo realizadas.

Lembre-se

O único que pode fazer um DIAGNÓSTICO CORRETO para uma doença tão rara como a Síndrome de Asia é o médico especialista.

Você não deve praticar o autodiagnóstico, mesmo comparando seus sintomas com relatos de outras pessoas ou por informações fornecidas na internet.

Importância do Diagnóstico Diferencial

Como mencionamos acima, a principal forma de se fazer o diagnóstico da Doença do implante de silicone é por EXCLUSÃO.

Devido ao fato dos sintomas serem genéricos e presentes em muitas patologias comuns, a confirmação é feita por meio da eliminação de todas as prováveis causas, como vacina, depressão e uso de preenchedores, para depois chegar na Síndrome Asia.

Depressão: Um diagnóstico diferencial importante!

Mulher com vestido longo preto, abraçando as pernas tristemente, esperando o diagnóstico de depressão ou síndrome do silicone
A depressão pode ser confundida.

Pessoas que apresentam os sintomas da Doença do silicone geralmente tendem a ter, na verdade, depressão. Essa é uma das doenças mais comuns no mundo!

Por isso, essa possibilidade aumenta caso a paciente tenha predisposição ou depressão diagnosticada.

Mas, e se os sintomas vierem acompanhados de dor? Nesse caso, pode ser depressão e fibromialgia, que frequentemente aparecem juntas.

Por esse motivo é importante fazer o diagnóstico diferenciado para todas as possibilidades mais comuns antes de chegar a uma conclusão definitiva da doença.

Para você ter uma ideia, a prótese de mama é usada desde a década de 60. Porém, o conhecimento e a preocupação pela Síndrome Asia só aumentou em 2020. E não foi porque cresceu o número de pessoas com a enfermidade, afinal é uma doença raríssima.

Desde o início da pandemia do Coronavírus e do isolamento social, o número de casos de depressão saltou de 4,2% em março/20, para 8% em abril/20. O mesmo ocorreu com os índices de ansiedade, que saíram de 8,7% para 14,9%.

As pessoas que começaram a desenvolver distúrbios psicológicos e psiquiátricos, sem saber do que se tratava, passaram a pesquisar informações na internet.

Por esse motivo, ao se depararem com a Síndrome de Asia e seus sintomas, passaram a acreditar que estavam com a doença do implante de silicone, muito chamada de síndrome da prótese de silicone, já que tinham prótese mamária.

Mas na verdade a maior probabilidade é de depressão e ansiedade, causada pelo momento atípico que estamos enfrentando.

Todas as possibilidades já foram descartadas, e agora?

Uma vez que seu médico excluiu todas as outras causas e sobrou apenas a Síndrome Asia, o próximo passo é verificar qual foi o antígeno que causou a doença. Lembrando que não é porque a pessoa tem prótese de mama que a síndrome será causada pelo silicone.

Para isso, devem ser verificados 2 fatores:

  1. Se há uma relação temporal: como toda doença autoimune, espera-se que os sintomas da doença do silicone surjam logo após a colocação do implante, ou após a vacinação, por exemplo. Dificilmente o corpo manifesta reação a um antígeno que já está lá há alguns anos.
  2. Descartar as causas mais comuns da doença: vacinas e anabolizantes. Pode ser que a pessoa tenha tido a Síndrome Asia por conta da vacina e, coincidentemente, ela tem prótese. Isso não significa que a enfermidade foi causada diretamente pelo implante, ela tem que considerar a vacina também antes de tomar qualquer decisão.

Porém, e se mesmo após uma avaliação criteriosa for constatado que a causa da enfermidade foi o silicone, significa que o médico não soube colocar o implante?

A Síndrome de Asia por Silicone é um ERRO médico?

Não! A Doença do Silicone não é culpa do médico, da prótese ou da paciente. Como é uma patologia genética, é impossível ter conhecimento dela até que se manifeste. Ou seja, não pode ser prevista ou evitada antecipadamente.

Mãos do médico entregando duas próteses para paciente, explicando a síndrome do silicone
Descubra se a síndrome Asia é um erro médico.

Veja o caso da Timmie!

A cirurgia do implante de silicone começou a ser realizada em 1962 nos Estados Unidos. Timmie Jean Lindsey, moradora de Houston, foi convidada a fazer o primeiro teste de implante.

O procedimento foi um sucesso, Timmie, que nunca imaginou aumentar os seios, amou o resultado. Sentimento que até hoje, 58 anos depois, continua o mesmo.

A partir do primeiro teste, a cirurgia ganhou visibilidade e sucesso entre as mulheres.

Com o tempo e sua popularidade, surgiram estudos para verificar os riscos do implante. Foi quando descobriram que a prótese trazia apenas riscos de ruptura e contratura (rejeição).

Sendo um número muito baixo, em 10 anos foram apenas 0,8% dos casos que tiveram rejeição. Lembrando que contratura e ruptura não incluem a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes.

A Síndrome de Silicone é imprevisível para o médico!

Como não existem testes que possam ser usados em larga escala para verificar a existência da Síndrome do Silicone, torna-se difícil observar previamente se a pessoa tem os genes que desenvolvem a doença.

Por conta disso, é importante entender que tanto a prótese de silicone como o médico responsável pelo procedimento NÃO SÃO OS CAUSADORES da Síndrome Asia.

O corpo apenas está reagindo a uma substância estranha que entrou em contato com ele, seja um silicone, uma vacina ou preenchedores. E a forma como ele reage é se “auto machucando”.

Um exemplo fácil para você entender melhor… Imagine-se indo à manicure.

Você quer estar com as unhas bonitas para ir numa festa. Então, escolheu o esmalte perfeito para combinar com o tom do seu vestido. Mas ao sair do salão, aconteceu algo totalmente inesperado!

A sua unha quebrou! Claro que isso não foi culpa da manicure. Não tinha como ela, e muito menos você, imaginar que algo assim poderia acontecer.

No caso da Síndrome Asia acontece a mesma coisa. O implante é um procedimento seguro, e as probabilidades de desenvolver a doença são extremamente raras, ainda mais se você escolher uma clínica e um cirurgião com bastante atenção.

Mas afinal, a doença do silicone realmente existe?

Por ser uma síndrome extremamente rara e não ter tantas informações científicas e estudos a seu respeito, não há um consenso na sociedade científica mundial de que a doença do silicone realmente existe. Os estudos precisam avançar muito para ter informações mais concretas.

De acordo com uma pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica referente a 2019, apenas naquele ano foram realizados 1.841.098 procedimentos de aumento de mama. Ao passo que, até 2016, Yehuda Shoenfeld diz ter identificado no mundo todo apenas 300 casos da Síndrome.

Quadro rosa com moldura preta escrito que em 2019 foram realizados 1.841.098 procedimentos de aumento de mama. Até 2016 foram identificados, em todo mundo, apenas 300 casos da Síndrome ASIA
Dados sobre a doença do silicone.

Considerando que a doença do implante de silicone foi descrita pela primeira vez em 1998, pelo médico alemão Gehard, podemos estimar que a probabilidade de ocorrência de Síndrome Asia é de 16 casos por ano no mundo.

Um número bem baixo quando comparado à quantidade de cirurgias plásticas realizadas anualmente, não é mesmo? Esses dados apenas provam que a prótese não é a causadora da doença do silicone.

Portanto, se você colocou ou pretende colocar prótese, não precisa ficar com medo de desenvolver a doença, pois ela é muito rara e depende unicamente do organismo de cada pessoa.

Você quer fazer parte de um grupo fechado de Cirurgia Plástica e conhecer histórias de mulheres que colocaram implante de silicone? Clique no botão abaixo e faça sua solicitação. Você vai encontrar histórias incríveis de pacientes da Dream Plastic!

Doença do Silicone

Já são mais de 110 mil mulheres compartilhando fotos, recomendações, experiências e muito mais!

Quem tem doença autoimune pode colocar silicone nos seios?

Não! Se a paciente já sabe que tem uma predisposição a desenvolver Síndrome Asia, ou possui uma suspeita, o ideal é não colocar o silicone, pois pode desencadear a Doença do Silicone.

Geralmente, são mulheres que já sofreram com a patologia anteriormente ao entrar em contato com alguma substância estranha.

Além delas, mulheres com histórico da Síndrome da Prótese de Silicone na família também devem evitar colocar prótese de mama, pois o risco de desenvolver alguma reação negativa no corpo é maior.

Quais são os riscos da Síndrome de Asia?

Quando não tratada a tempo, a Síndrome do silicone pode agravar os sintomas de cansaço, dores e febre, levando a paciente a algumas doenças imunológicas, como lúpus, esclerose múltipla e reumatismo.

Mulher com os olhos fechados e o cenho franzido, com as mãos no rosto, preocupada com os riscos da doença do silicone
Saiba quais os efeitos negativos da Doença do Silicone.

Um estudo feito pelo médico Yehuda Shoenfeld, com 300 pacientes de Síndrome de Asia pelo mundo, determinou que esses sintomas foram apresentados em 8% dos casos de Doença do Silicone.

Síndrome Asia tem cura e tratamento

Sim, a Síndrome Asia tem cura. São dois os tratamentos que podem ser feitos para eliminar a doença do implante de silicone, sendo o principal deles a retirada do antígeno do organismo da pessoa afetada. Caso a retirada não seja possível, é indicado a ozonioterapia.

Mulher de óculos e camiseta listrada preta e branca, com as mãos no coração, aliviada que a síndrome Asia tem tratamento
Veja como funciona o tratamento.

Muitas mulheres acreditam que a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes é uma doença terminal, sem possibilidades de melhora. Mas estão enganadas.

O médico Shoenfeld, em entrevista à BBC Brasil, chegou a afirmar que essa não é uma doença terminal. O tratamento pode ser feito de duas formas:

1) O primeiro tratamento para a doença do silicone consiste em retirar o antígeno do organismo da pessoa. Com esse procedimento, se o antígeno retirado for realmente o motivo da Síndrome de Asia, os sintomas irão reduzir significativamente, eliminando dores e desconfortos da paciente em torno de 2 a 6 meses.

Caso a enfermidade tenha sido provocada pelo implante, ocorre a retirada dele para a melhora da paciente. Neste caso é feito o explante. Você pode ver como funciona o explante de silicone, aqui!

Porém, antes de retirar é preciso ter certeza que o silicone foi o causador da Síndrome Asia. Pois, se ele não for o responsável, mesmo após a retirada, a paciente continuará sentindo dores e desconfortos.

2) No entanto, quando não é possível tirar o antígeno do corpo, é feito, em alguns casos, a Ozonioterapia. Esse procedimento está em testes e ainda não foi aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), portanto essa NÃO é uma recomendação que fazemos. Porém, você pode ver alguns médicos recomendando pelo Brasil.

Portanto, se houver indicação, pergunte como funciona, se é seguro… Tenha certeza de como o procedimento funciona!

Mas e a Garantia das Próteses?

Mulher de óculos lendo vários papéis com a garantia do silicone da síndrome Asia
Saiba como funciona a garantia da prótese para Síndrome Asia

Desenvolvi Síndrome de Asia por Silicone, o fabricante da prótese vai me pagar o explante?

Não são todos os fabricantes de próteses que trabalham com garantia. Porém, para os que oferecem essa segurança, é entregue um termo de garantia para a paciente assim que ela adquire a prótese.

Nesse documento vem especificado o período da garantia – que pode ser diferente para cada fabricante – e os casos em que ocorre a cobertura, que são apenas dois:

  • Contratura capsular: quando há rejeição da prótese;
  • Ruptura: relacionado ao rompimento da prótese.

Isso não significa que a prótese não poderá ou deverá ser trocada nesse período de garantia. Porém, o termo assegura que, se dentro do prazo estabelecido pela fabricante, ocorrer algum dos dois casos, a empresa se compromete a dar outra prótese.

Todas essas garantias estão descritas de forma bem clara nos termos que a paciente recebe. Desse modo, ela pode consultar sempre que precisar.

É importante lembrar que a garantia, no entanto, não cobre a questão da Doença do Silicone.

Como prevenir a Doença do Silicone?

Não tem como prevenir a Síndrome Asia, visto que ela só se manifesta quando entra em contato com algum antígeno estranho. Portanto, a única forma de prevenir é se a paciente souber que já tem doença autoimune.

Médicos em laboratório estudando a prevenção da doença do silicone
Saiba como prevenir.

Nesse caso, ela deve evitar substâncias estranhas como:

  • Determinadas vacinas, o ideal é saber a composição antes de ser vacinada;
  • Silicone;
  • Preenchimento;
  • Entre outros.

Existem alguns testes para identificar o tipo de gene de cada pessoa. No entanto, não são testes feitos de forma comercial, e sim para estudos e pesquisas.

Porém, podemos concluir que o risco de desenvolver a Síndrome Asia por silicone é pequeno. Dado a larga incidência que existe na colocação de prótese no mundo, desde a década de 60, com milhões e milhões de implantes já realizados.

É importante saber que o implante não é totalmente isento de riscos ou de complicações. Mas é um procedimento extremamente seguro, quando feito com uma equipe experiente e nos locais certos.

Mas, se ainda assim tiver dúvidas, peça a opinião de um médico, e entenda melhor como funciona a síndrome do silicone. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a cirurgia de mama, mais segura você fica da sua escolha!

Não perca mais tempo, para conversar com um profissional especializado e experiente, e tirar todas as suas dúvidas, basta clicar no botão do WhatsApp e marcar uma consulta.

Estaremos te esperando!

Gostou de saber melhor o que é Doença do Silicone? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo.