Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Bioplastia de glúteos: vantagens e riscos do PMMA, hidrogel e ácido hialurônico.

Atualizado em 29/12/2023 09:58

Quer saber mais sobre como turbinar o bumbum com a bioplastia de glúteos?

Muitas pessoas percorrem uma longa jornada para encontrar uma forma de aumentar os glúteos naturalmente, porém os exercícios e alimentação podem não ser o suficiente para alcançar o resultado desejado.

Se não por isso, alguns desistem dos métodos naturais por causa do tempo de espera para ter o glúteo dos sonhos.

E é então que surge a ideia da bioplastia de glúteos, que promete ser uma forma rápida e eficaz para o aumento da região.

Mas, será que o procedimento realmente funciona?

Nós somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres e vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a bioplastia de glúteos.

Esclareça suas dúvidas!

O que é a bioplastia de glúteos?

A bioplastia de glúteos consiste no preenchimento da região das nádegas com substâncias como polimetilmetacrilato, também conhecido como PMMA; hidrogel, também conhecido como aqualift; e o ácido hialurônico. Este é um procedimento estético para aumentar os glúteos que também visa a harmonização da região.

bioplastia gluteos
Conheça o procedimento estético para aumentar o bumbum!

Embora não recomendado por órgãos como a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBPC), por não ser absorvível, a substância mais utilizada para a bioplastia de glúteos é o PMMA.

Numa relação direta entre custo e benefício, o PMMA não ser absorvível é vantajoso, pois diminui a necessidade de futuras aplicações e, além disso, tem um preço de mercado mais atraente em relação aos outros produtos.

Mas, vale lembrar que é por esse mesmo motivo que o PMMA não é aconselhável para a bioplastia de glúteos.

No caso das outras substâncias, como o hidrogel e o ácido hialurônico, as recomendações diferem em menor grau, ainda que também apresentem certos riscos à saúde.

Como é feita a bioplastia de glúteos?

A bioplastia de glúteos é feita com a utilização de uma seringa ou micro-cânula para injetar o material – PMMA, hidrogel ou ácido hialurônico – nos músculos das nádegas. O volume máximo aplicado, em geral, é de até 600 ml. O procedimento é realizado em consultório médico, com anestesia local, sem corte ou necessidade de internação.

como feita bioplastia gluteos
Saiba o passo a passo do procedimento!

Essas substâncias são injetadas nos glúteos ainda em seu estado líquido e após um período de tempo começam a modelar o formato das nádegas de acordo com a escolha feita pela paciente.

O tempo médio para surgirem os primeiros resultados do PMMA no bumbum, por exemplo, é de 45 dias, quando o aspecto dos glúteos já é bastante similar aos resultados de academia. Já o resultado final pode ser visto após seis meses da aplicação.

Quais as substâncias usadas para preenchimento de glúteos?

As substâncias usadas para o preenchimento de glúteos são:

  • PMMA – Polimetilmetacrilato;
  • Hidrogel – Aqualift;
  • Ácido Hialurônico.
substancias preenchimento
Conheça mais sobre cada substância usada!

O PMMA é a substância mais popular entre as mulheres que optam pela bioplastia de aumento, no entanto, é de suma importância destacar que essa substância não é recomendada para o aumento dos glúteos, devido aos altos riscos que a substância pode trazer para o paciente.

Já o hidrogel, farmacologicamente conhecido como aqualift, também não é aconselhado para o preenchimento de glúteos, já que não é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo. Mas, como é absorvível reduz os riscos, quando comparado com o PMMA.

No caso do ácido hialurônico, o mesmo apresenta menos riscos à saúde, segundo especialistas, já que se trata de uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, que também é absorvível.

O que é o PMMA para aumento dos glúteos?

O PMMA para aumento dos glúteos é uma substância plástica na forma de microesferas que é usada como preenchedor definitivo, ou seja, o organismo não é capaz de absorver e a sua remoção é bastante dificultosa. Comumente, o PMMA é usado para procedimentos estéticos de rejuvenescimento, sendo o mais conhecido o preenchimento facial.

pmma gluteo
Saiba tudo sobre o PMMA!

Ainda que o PMMA seja indicado para tratamentos cujos objetivos sejam minimizar e suavizar rugas, afinar, delinear, preencher e corrigir cicatrizes causadas por acnes ou perda de gordura facial, no caso de pacientes com HIV, a substância não deve ser usada em grandes áreas do corpo, que necessitem de uma quantidade expressiva para “correção”.

O PMMA no bumbum, por exemplo, é totalmente não recomendado por especialistas, uma vez que os riscos são mais expressivos que os benefícios. Existem inclusive cinco fatos que comprovam os perigos por trás do PMMA tão cobiçado e aclamado por famosas na internet. Você pode saber mais clicando no link!

Antes e depois do PMMA nos glúteos

O antes e depois do PMMA nos glúteos pode ser bastante atrativo, já que são diversas as famosas que não têm medo de soltar elogios à substância. Esteticamente, os benefícios são realmente agradáveis e harmônicos, no entanto, há de se tomar cuidado com a irresponsabilidade que influenciadoras têm ao não falar dos riscos do produto.

pmma antes depois
Veja fotos de antes e depois!

Por exemplo, a ex-BBB Monique Amin é uma das celebridades que apostou no PMMA no bumbum para alcançar seu corpo dos sonhos.

Mas, após o caso de Andressa Urach, que teve uma infecção, Monique Amin confessa estar “encucada” com a possibilidade da substância fazer mal ao seu corpo.

Vale dizer que as sequelas do PMMA não tem data definida para surgir. Isso justamente porque seu empedramento no corpo humano pode se dar ao decorrer da vida. Ou seja, mulheres que colocaram PMMA no bumbum há um ou dois anos ainda não estão isentas dos riscos do PMMA em cinco, dez ou ao longo da vida.

Quais os riscos do PMMA no glúteo?

Os riscos do PMMA no glúteo são:

  • Necrose de pele e adjacências;
  • Invasão dos vasos sanguíneos;
  • Embolias;
  • Obstruções;
  • Infarto de qualquer tecido do corpo;
  • Estética dismórfica.
riscos pmma bumbum
Atente-se aos riscos do PMMA!

Muita gente pode encontrar entre as vantagens do PMMA no bumbum o seu baixo custo em face de outras substâncias e procedimentos. No entanto, é justamente pela sua baixa qualidade que o seu preço parece tão atrativo.

Resumidamente, o PMMA atua no organismo como um cimento biológico, sendo essa a sua principal desvantagem, pois esse “cimento” pode empedrar e se transformar em pequenas bolinhas que podem migrar para outras partes do corpo, como vasos sanguíneos importantes, causando obstrução, infecção e necroses internas.

moleculas pmma
Veja como são as moléculas de PMMA!

Além da obstrução de vasos sanguíneos, a estética dismórfica é um dos riscos de quando o PMMA se espalha. O Jornal Nacional realizou uma matéria que mostrava o caso de uma mulher que passou por isso. O PMMA do bumbum se espalhou para a região lombar e prejudicou até mesmo o caminhar da paciente.

A remoção do PMMA é outro fator que amplia suas desvantagens, uma vez que tirar essa substância é extremamente complicado e dificilmente médicos estão dispostos a realizar sua extração, devido à essa complexidade e risco do procedimento.

Qual o médico especialista em retirada de PMMA?

O médico especialista em retirada de PMMA é o cirurgião plástico. No entanto, são poucos os cirurgiões que aceitam realizar a extração do PMMA, justamente devido às suas complicações e riscos para a paciente. Além disso, é um procedimento bastante complicado, já que as “bolinhas de cimento” tendem a se espalhar pelo corpo.

especialista extracao pmma
Saiba por que os médicos não topam realizar a extração de PMMA!

O que é o hidrogel no glúteo?

O hidrogel aplicado no glúteo é um gel composto por 98% de água e 2% de poliamida. O também conhecido como aqualift trata-se de uma substância que não é produzida pelo nosso organismo, ainda que seja absorvida por ele. No Brasil, a substância é usada desde 2008 para procedimentos de preenchimento em diversas partes do corpo.

hidrogel gluteo
Saiba mais sobre o hidrogel!

Vale dizer que diferente do PMMA, que uma vez injetado, dificilmente haverá a necessidade de manutenção futura com mais aplicações, o hidrogel, por ser absorvível pelo organismo, demanda manutenção e reaplicação a partir de dois ou três anos.

Durante a bioplastia de glúteos, o hidrogel é injetado também com uma microcânula entre a pele e o músculo em áreas como: testa, ao redor da boca, bumbum e coxas. Ainda que sem cortes, a aplicação de hidrogel deve ser realizada por um médico especializado, com anestesia local e em uma clínica com condições de atender emergências médicas.

No Brasil, o órgão que regulamenta o uso do aqualift é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No entanto, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em esclarecimento sobre o uso do hidrogel, diz que não há estudos suficientes que garantam a segurança do procedimento.

Nos Estados Unidos, o órgão regulamentador Food and Drug Administration (FDA) não aprova o uso de hidrogel. Dermatologistas afirmam que a desconfiança deste órgão perante a essa substância é passível de levantar questionamentos e alertas sobre o uso dele aqui no Brasil.

Quais os riscos do preenchimento de glúteos com hidrogel?

Os riscos do preenchimento de glúteos com hidrogel são:

  • Reações alérgicas;
  • Endurecimento dos tecidos com formação de granulomas ou nódulos;
  • Deformidades;
  • Imperfeições;
  • Infecções localizadas ou sistêmicas;
  • Necrose;
  • Embolia pulmonar;
  • Morte.
riscos hidrogel
Saiba quais os riscos dessa substância!

Ainda que após a aplicação da substância, o corpo seja capaz de produzir uma cápsula que envolve o hidrogel, há o risco de que ele se espalhe pelo corpo e seja reconhecido como um objeto estranho pelo organismo. 

Portanto, mesmo que seja menos perigoso que o PMMA, o hidrogel tem um nível de segurança moderado e ainda assim não deve ser usado em quantidades expressivas, como na bioplastia de glúteos.

A modelo e apresentadora Andressa Urach sofreu as consequências do uso desenfreado do hidrogel. Confira como ficaram as pernas da famosa após o hidrogel para aumento dos glúteos:

andressa urach depois hidrogel
Antes e depois da bioplastia de glúteo com hidrogel!

O que é a bioplastia de glúteos com ácido hialurônico?

A bioplastia de glúteos com ácido hialurônico consiste na injeção nos músculos de uma substância que é produzida pelo próprio organismo. Dessa forma, possui baixo risco para o corpo e por ser absorvida pelo organismo, até mesmo os riscos estéticos são baixos, no entanto, aplicações posteriores são necessárias.

bioplastia gluteos acido hialuronico
Saiba mais sobre o ácido hialurônico!

O ácido hialurônico é comumente injetado em outras áreas do corpo, como: lábios, buço para redução do bigode chinês, olheiras e nariz.

No entanto, o preenchimento de glúteos com ácido hialurônico, além de não ser a melhor recomendação, devido seu alto custo e necessidade de aplicação contínua, possui alguns riscos para a saúde por necessitarem de doses altas para garantir bons resultados.

Quais os riscos do ácido hialurônico nos glúteos?

Os riscos do ácido hialurônico nos glúteos tem menos a ver com a composição da substância e diz respeito diretamente à necessidade de aplicação anual em grandes quantidades. Essa aplicação contínua pode levar a processos inflamatórios e até mesmo necrose de tecidos.

riscos acido hialuronico gluteos
Riscos do ácido hialurônico!

Qual o preço da bioplastia de glúteos?

O preço da bioplastia de glúteos gira em torno de R$ 8 mil e R$ 13 mil (janeiro/2024) e, assim como a sua duração, depende de uma série de fatores, como a escolha da substância, clínica, da equipe de profissionais, cidade onde será realizada e claro, o bom senso e justiça de cada profissional. Portanto, para saber quanto custa, o melhor é encontrar um profissional especializado.

preco bioplastia gluteos
Saiba quanto custa uma bioplastia de glúteos!

Mas, lembre-se que na bioplastia, existe a necessidade de manutenção, então o valor será cobrado em cada sessão que você realizar.

Outros tratamentos para aumentar os glúteos

Outros tratamentos para aumentar os glúteos são a gluteoplastia com próteses de silicone e a lipoescultura com enxerto de gordura nos glúteos. Ambos são procedimentos cirúrgicos, com necessidade de equipe de cirurgiões especializados, enfermeiros e infraestrutura completa de pré e pós-operatório.

tratamentos aumentar gluteos
Conheça outras formas de aumentar o bumbum!

A gluteoplastia consiste no implante de prótese de glúteos, sendo estas redondas ou ovais, para aumentar e remodelar a região das nádegas. O maior benefício dessa cirurgia está no fato de que é possível prever qual será o tamanho final do bumbum, já que as próteses variam de volume.

O antes e depois da gluteoplastia é realmente surpreendente e, embora 30 dias de repouso pareçam assustadores, os depoimentos de quem já fez são claros: o resultado final faz todo o percurso valer a pena!

Mas, para aquelas que tem uma gordurinha a mais localizada em regiões como o flanco, braços e barriga e sonha com o bumbum grande e curvas perfeitas, injetar gordura no glúteo também pode ser uma ótima saída.

Você quer encontrar depoimentos de quem já passou pela cirurgia e tem muito o que compartilhar?

Clique no banner abaixo e participe do maior grupo sobre cirurgia plástica do Brasil, exclusivo para mulheres!

Bioplastia de glúteos

É nesse grupo que você também poderá ter uma ideia da média de valor da gluteoplastia. Entretanto, vale lembrar que todos os valores são aproximados e para saber qual será o valor da sua cirurgia é necessário agendar uma avaliação com o cirurgião.

cirurgia aumentar gluteos
Já pensou em cirurgia plástica para aumentar os glúteos?

A lipoescultura com enxerto de gordura nos glúteos é outro procedimento cirúrgico que conquista muita gente e lá fora tem até nome de brasileiro! O enxerto de gordura no glúteo, ou o Brazilian Butt Lift, é uma cirurgia em duas, já que ao realizar a lipoescultura, a gordura retirada passa por um tratamento e é então realocada para o bumbum.

Onde aumentar os glúteos em São Paulo?

A escolha de onde aumentar os glúteos em São Paulo deve ser por uma clínica com infraestrutura completa de pré e pós-operatório, equipe de cirurgiões com formações acadêmicas de alta qualidade e equipe de enfermeiras prontas para dar suporte às pacientes.

onde aumentar gluteos
Saiba onde aumentar os glúteos em São Paulo!

Quer o seu bumbum dos sonhos? Tem coisas que só a cirurgia plástica é capaz de fazer!

A Dream Plastic, conta um histórico de resultado e segurança de mais de 45 mil cirurgias plásticas realizadas ao longo de 17 anos de trajetória, além de ser a clínica de cirurgia plástica mais elogiada e recomendada pelas mulheres.

comentario paciente dream
Avaliação de uma paciente da Dream

Marque também uma avaliação com os nossos cirurgiões e esclareça suas dúvidas sobre o aumento dos glúteos. Para isso, basta clicar no botão do WhatsApp e enviar uma mensagem!

Estaremos te esperando.

Esclareça suas dúvidas!