Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Lobuloplastia: o que é, preço, resultado e dicas para uma boa recuperação

Atualizado em 20/12/2023 11:17

Já pensou em fazer uma lobuloplastia? A cirurgia para corrigir o lóbulo da orelha (ou orelha rasgada) é um procedimento relativamente simples, indicado para quem deseja reconstruir a aparência do lóbulo.

A lobuloplastia costuma ser recomendada quando há lacerações nessa região ou quando o furo muito aberto se torna um incômodo, geralmente causado pelo uso prolongado de alargadores e/ou brincos muito pesados. 

Normalmente a orelha rasgada é um problema estético que afeta mais as mulheres do que os homens, pois o lóbulo da orelha muito aberto impossibilita o uso de certos tipos de brincos. Além disso, a pele da orelha fica cada vez mais flácida com o passar do tempo. 

É verdade que o lóbulo rasgado não causa nenhum problema de saúde, mas as pessoas que sofrem com essa condição tendem a sentir vergonha da própria aparência e desenvolver uma baixa autoestima por causa da orelha rasgada. 

Quer descobrir se a lobuloplastia é uma solução para você? Então continue a leitura. Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo. Hoje, você saberá tudo sobre a cirurgia de correção do lóbulo da orelha. Confira abaixo!

Esclareça suas dúvidas!

O que é lobuloplastia?

A lobuloplastia é um procedimento cujo objetivo é corrigir lacerações e/ou malformações no lóbulo da orelha. É chamado de laceração quando ocorre o alargamento do furo da orelha, geralmente causado pelo uso prolongado de brincos pesados e alargadores. Em caso de acidentes, a lobuloplastia também pode ser indicada.

Imagem de uma mulher com a orelha rasgada na região do lóbulo
Será que a cirurgia de correção do lóbulo da orelha é para você?

A lobuloplastia é um procedimento simples, que pode ser realizado tanto em clínicas quanto em hospitais, dependendo da gravidade da orelha rasgada.

A reconstrução do lóbulo é indicada, geralmente, para mulheres que usam bijuterias grandes e pesadas, o que acaba deixando o furo do brinco cada vez mais aberto.

Além disso, a pequena cirurgia também é recomendada para pessoas que tiveram o alargamento excessivo ou a ruptura do lóbulo da orelha devido ao uso de alargadores.

Portanto, se você usa brincos pesados repetidas vezes ou alargadores muito grandes, pode sofrer com o incômodo de ter furos avantajados ou até mesmo uma laceração permanente na orelha.

E é muito importante ter em mente que essas lacerações não regridem, ou seja, o rasgo na orelha não volta a ser como era antes naturalmente. Para alcançar esse objetivo, somente a lobuloplastia dá jeito.

O que é lobuloplastia não cirúrgica?

A lobuloplastia não cirúrgica é um procedimento estético realizado em consultório, com o uso de produtos químicos e jato de plasma. A técnica consiste em causar uma pequena lesão na pele que ocasionalmente irá estimular a renovação celular, formação do colágeno e fechar a orelha rasgada.

Imagem de uma mulher segurando um aparelho de jato de plasma, utilizado para realizar uma lobuloplastia não cirúrgica
Conheça a técnica que serve como alternativa para a cirurgia no lóbulo

No entanto, a técnica conhecida como lobuloplastia não cirúrgica não é feita em uma única sessão. Por isso, a duração do tratamento irá depender do grau de laceração. Esse é apenas um dos pontos de atenção do procedimento estético.

Diferente da lobuloplastia convencional, a técnica não cirúrgica não consegue garantir um resultado imediato e não serve para grandes lacerações na orelha, como é o caso de rasgos causados pelo uso de alargadores.

Tendo em vista a demora para obter resultados e o processo de cicatrização ainda mais demorado devido ao número de sessões, a lobuloplastia não cirúrgica não é recomendada para todas as pessoas e geralmente não é realizada por cirurgiões plásticos.

Além disso, o resultado final é pouco previsível quando o tratamento é feito dessa forma. Há o risco de cicatrização hipertrófica e o rasgo na orelha pode não ser completamente fechado, e consequentemente o paciente teria que recorrer à lobuloplastia convencional.

Qual é o preço da lobuloplastia em 2024?

O preço da lobuloplastia começa a partir de R$ 4.311,21 nas principais clínicas de São Paulo (Janeiro/2024). Esse valor é uma média praticada por locais que operam seguindo todos os protocolos de segurança, mas para saber quanto custa exatamente o procedimento, é necessário passar em avaliação presencial.

Imagem com mulher em primeiro plano, pesquisando sobre o preço da lobuloplastia no celular
Veja a média de preço da lobuloplastia!

Conforme prevê o Conselho Federal de Medicina, nenhuma clínica médica pode divulgar valores exatos de cirurgias plásticas na internet ou como forma de publicidade.

Por isso, se você pensa em realizar a sua lobuloplastia, o primeiro passo é agendar uma avaliação com o especialista e solicitar um orçamento individualizado.

É importante mencionarmos que existem alguns fatores que compõem o preço de uma cirurgia plástica, como a própria experiência do cirurgião e da equipe médica, a quantidade de insumos que serão utilizados, infraestrutura e suporte de pré e pós-operatório.

Caso seja preciso realizar a sua lobuloplastia em um hospital, é certo que o valor do procedimento será um pouco mais alto, mas ainda assim não há uma diferença tão grande assim.

Por isso, avalie bem na hora em que for escolher a clínica onde irá realizar o seu procedimento. Escolha um local confiável e com uma equipe médica experiente, pois isso irá impactar diretamente no seu resultado final e na sua segurança.

Quais são as causas da orelha rasgada?

A principal causa para o rasgo na orelha é o uso de brincos muito pesados, piercings e alargadores. O mau uso desses acessórios pode provocar uma abertura parcial ou total na região do lóbulo. Essa condição não pode ser revertida naturalmente, somente através de uma lobuloplastia.

Imagem com fundo amarelo e mulher em primeiro plano, usando brincos grandes e pesados
Descubra a principal causa do rasgo na orelha!

O lóbulo, que fica localizado na região inferior da orelha, é uma área formada apenas por pele e gordura, sem a presença de músculo e cartilagem, ou seja, basicamente não há nenhuma sustentação nessa parte da orelha.

Dessa forma, não dá pra dizer precisamente qual o peso que essa região aguenta e por quanto tempo. Por isso, é muito importante se atentar aos sinais de que o furo da sua orelha está rasgando ou aumentando.

Por exemplo, se você utiliza acessórios muito pesados, a tendência é que essa parte da orelha comece a ceder com o passar do tempo. No caso dos alargadores, que são acessórios específicos para quem deseja aumentar o furo da orelha, é praticamente uma certeza de que não voltará a ficar como antes.

Existem alguns tipos de alargadores pequenos e, nesses casos, há uma grande chance do furo diminuir caso a pessoa deixe de usar o acessório. Porém, não existe essa possibilidade para quem já utiliza alargadores grandes.

Diante disso, após anos usando brincos pesados ou alargadores, a principal consequência é uma laceração na orelha. Em casos mais graves, não será apenas um furo alongado, mas o lóbulo dividido em duas partes (lóbulo bífido).

Como evitar a orelha rasgada?

A melhor forma de evitar um rasgo na orelha é apostando em brincos pequenos, mas caso você queira usar acessórios mais pesados, a principal recomendação é não usar com frequência. Os alargadores também não são indicados, pois esses acessórios já possuem como finalidade aumentar o furo da orelha.

Mulher com expressão de dúvida, pensando sobre como evitar a orelha rasgada e como diminuir furo orelha
Evitar a orelha rasgada é bem simples!

Apesar disso, você não precisa aposentar de vez os brincos grandes, mas é importante usá-los com moderação. Portanto, dê preferência aos acessórios mais leves no dia a dia, e utilize os brincos mais pesados apenas em ocasiões esporádicas.

Além disso, se você possui mais de um furo, também é preciso ter alguns cuidados para evitar que a orelha fique rasgada com o passar do tempo.

Sabe aquele furinho que fica bem no meio do lóbulo? Aquele que, normalmente, ganhamos ainda bebê? Ele é conhecido como furo tradicional, e quando a pessoa possui outros tipos de furos, o cuidado precisa ser redobrado ao utilizar acessórios pesados.

Isso porque a pele em algumas regiões da orelha pode ser mais fina do que no centro do lóbulo, onde fica localizado o furo “tradicional”. Consequentemente, essas áreas são mais sensíveis e podem rasgar com mais facilidade.

Como consertar a orelha rasgada?

Se você percebeu uma ruptura no lóbulo da sua orelha, a principal recomendação é buscar o auxílio de um cirurgião plástico para que seja feita uma lobuloplastia. A cirurgia é a única solução para quem deseja reconstruir o lóbulo e corrigir o rasgo de forma segura e definitiva.

Imagem de uma orelha rasgada, sem a parte do lóbulo
A lobuloplastia é a única solução para esse problema!

A única forma de consertar a orelha rasgada é através da lobuloplastia, pois essa condição é um problema anatômico, e apenas um tratamento capaz de mexer na estrutura da orelha pode resolver esse incômodo estético.

O objetivo da lobuloplastia é corrigir os furos alargados e restaurar os lóbulos bífidos (rasgado ao meio), deixando no lugar da ruptura uma cicatriz discreta, sendo possível furar novamente a orelha após a cicatrização total da região.

Contudo, não é recomendável fazer o novo furo na mesma região operadora, pois isso pode prejudicar a aparência da cicatriz. Além disso, a paciente precisa esperar, pelo menos, 6 semanas após a lobuloplastia para realizar um novo furo.

Como é feita a lobuloplastia?

A lobuloplastia é uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita tanto em hospitais quanto em clínicas. Primeiro, o cirurgião plástico aplica a anestesia local e logo em seguida retira parte da pele que está ao redor do rasgo na orelha. Depois, ele costura as duas partes do lóbulo.

Ilustração com todas as etapas de como é feita a lobuloplastia
Veja o passo a passo da cirurgia de lobuloplastia!

A anestesia utilizada durante a cirurgia pode ser local sem sedação (quando é feita em consultório) ou a local com sedação (quando é feita em hospital).

O procedimento na orelha dura entre 15 e 30 minutos e, normalmente, o paciente não precisa ser sedado.

Dependendo da gravidade do procedimento, a lobuloplastia pode ser feita dentro da própria clínica e o paciente consegue vislumbrar o resultado em pouquíssimo tempo.

Há indicação para se fazer a lobuloplastia na clínica somente em casos de menor gravidade, como um simples rasgo na orelha ou um furo muito aberto.

Por outro lado, quando a situação é mais grave, como uma ruptura profunda no lóbulo, é necessário que o procedimento seja realizado dentro de um hospital, assim o especialista terá mais recursos à disposição.

Além desses exemplos, a lobuloplastia também pode ser feita para diminuir o tamanho do lóbulo, pois devido ao uso prolongado de acessórios pesados, essa região pode acabar ficando flácida e murcha.

Se além da orelha rasgada você também sofre com a orelha de abano, então o cirurgião plástico pode indicar a combinação de dois procedimentos: a cirurgia de otoplastia junto com a lobuloplastia.

Como fica o antes e depois da lobuloplastia?

O antes e depois da lobuloplastia é caracterizado pelo fechamento do furo da orelha que estava rasgado, alargado ou partido ao meio (lóbulo bífido). O resultado final é um lóbulo reconstruído e sem furos abertos. A mudança também ajuda a elevar a autoestima de quem sofre com a orelha rasgada.

Ilustração com o antes e depois da lobuloplastia
Veja como fica o resultado da cirurgia para corrigir o lóbulo!

Após a lobuloplastia, a orelha retorna ao seu estado “natural”, sem nenhum furo ou ruptura no lóbulo. Depois de algumas semanas, a paciente que passou pelo procedimento pode realizar um novo furo e voltar a usar acessórios nas orelhas.

Quer conferir resultados reais do antes e depois das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil? Então, você PRECISA conhecer o grupo fechado da Dream Plastic!

O grupo no Facebook da Dream Plastic já conta com mais de 120 mil participantes que compartilham todos os dias os seus resultados e experiências com a clínica.

Faça parte da nossa comunidade EXCLUSIVA PARA MULHERES agora mesmo. Clique no banner abaixo, responda 3 perguntinhas de verificação de perfil e faça a sua solicitação no grupo.

Nós estaremos te esperando por lá! 🙂

Lobuloplastia

Como é a recuperação da lobuloplastia?

No geral, a recuperação da lobuloplastia é bastante tranquila e não é necessário se afastar do trabalho. Logo após o procedimento, a região pode ficar um pouco dolorida e inchada, mas os sintomas tendem a desaparecer em pouquíssimo tempo. Em alguns casos mais raros, podem surgir manchas roxas.

Na imagem, um profissional da saúde está analisando a orelha da paciente antes da cirurgia lobuloplastia
Lobuloplastia nos mínimos detalhes!

Devido à recuperação tranquila, a paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte ao procedimento.

É bastante comum que a paciente tenha que usar curativo nos primeiros dias, mas basta seguir as orientações do médico e higienizar bem as mãos sempre que for realizar a troca desse curativo.

Os pontos da lobuloplastia deverão ser retirados pelo seu cirurgião plástico no prazo de 10 a 14 dias após a intervenção cirúrgica.

Como fica a cicatriz da lobuloplastia?

Inicialmente, a cicatriz da lobuloplastia fica com uma aparência avermelhada, mas com o passar dos meses a cor tende a se aproximar do tom da pele, ficando bem mais discreta. Vale ressaltar que, dependendo da condição genética da paciente, pode ocorrer a formação de uma queloide ou cicatriz hipertrófica.

As cicatrizes hipertróficas são aquelas com uma aparência mais “alta” e grossa, porém essa é uma condição que não há como prever. Qualquer pessoa que passa por uma cirurgia plástica, seja ela simples ou complexa, corre o risco de ter uma cicatriz saltada.

Porém, quando o procedimento é realizado por um bom cirurgião plástico, ele vai tomar todas as medidas possíveis para que a paciente tenha uma boa cicatrização. Além disso, caso a cicatriz fique muito marcada após o período de recuperação, existem tratamentos específicos para isso.

Pode usar brinco ou alargador depois da lobuloplastia?

Sim, depois da lobuloplastia é possível usar brincos e alargadores novamente. Porém, o novo furo não deve ser feito no mesmo local onde estavam os pontos da cirurgia. Além disso, para furar a orelha depois do procedimento, é preciso aguardar cerca de 2 meses.

Imagem com fundo azul e uma mulher em primeiro plano, utilizando brincos e outros acessórios após a recuperação da lobuloplastia
Existem algumas orientações para usar brincos após a cirurgia

Outra possibilidade é a paciente utilizar brincos de pressão, o que é permitido assim que o médico retira os pontos. Porém, caso você já tenha decidido que irá fazer um novo furo após a sua lobuloplastia, é importante adotar alguns cuidados:

  • Evite o uso frequente de brincos pesados;
  • Não coloque um alargador muito grande;
  • Evite dormir ou praticar atividades físicas usando brincos.

Afinal, você não quer sofrer com a orelha rasgada novamente, não é mesmo?

Agora que você já sabe como a lobuloplastia é feita e quais são os cuidados necessários após a cirurgia para corrigir a orelha rasgada, confira algumas dicas que farão com que o seu resultado seja o melhor possível!

05 dicas para a sua lobuloplastia ser um sucesso

Apesar de se tratar de um procedimento relativamente simples, é fundamental saber escolher a clínica e a equipe médica certa para te auxiliar antes e depois da lobuloplastia, isto é, no pré e pós-operatório.

Fazendo a escolha certa você consegue evitar uma série de riscos, sendo um resultado malfeito um dos principais. Por isso, para que a sua cirurgia seja um sucesso, você precisa se atentar a alguns detalhes, veja quais são eles:

  • Escolha um cirurgião plástico experiente para realizar a sua cirurgia. Também é muito importante que esse profissional seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tenha resultados comprovados.
  • Tenha em mente que não é qualquer um que pode aplicar anestesia. Os anestesistas são profissionais especializados nessa área, por isso, fique sempre bem atenta se a clínica conta com anestesistas próprios.
  • Escolha uma clínica que te ofereça um bom suporte. Atualmente, as melhores clínicas de Cirurgia Plástica contam com equipes próprias de enfermagem, tendo em vista um cuidado mais amplo com as pacientes.
  • Avalie bem quais são os canais de comunicação da clínica. Acredite, uma clínica que se importa com a sua segurança possui canais de atendimento específicos para pacientes, e não só para agendamentos.
  • Uma boa estrutura de pós-operatório faz toda a diferença. A fase de pós-operatório é uma das mais importantes para que o resultado final da sua cirurgia seja satisfatório. Por isso, a clínica precisa fornecer todo o cuidado que você merece nesse período.

Essa é a receita para que o seu procedimento seja um sucesso e bastante seguro, com um antes e depois de dar inveja, e sem causar nenhum estresse para você.

Imaginamos que seja exatamente isso que você quer, não é mesmo? Então, não se esqueça de anotar todas essas dicas!

Fazer uma cirurgia plástica não é como comprar uma roupa nova, que caso você não goste, poderá devolver. O resultado de uma intervenção cirúrgica é permanente, por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher uma clínica de confiança.

Quais famosas já fizeram a lobuloplastia?

Famosas como a cantora Beyoncé, a atriz Fernanda Paes Leme e a jornalista Glória Maria, já fizeram a lobuloplastia para melhorar a aparência das orelhas e corrigir lacerações na região. O procedimento pode até parecer simples, mas o resultado da pequena cirurgia na orelha faz toda a diferença no visual.

Imagem da cantora Beyoncé durante um de seus shows, quando teve a orelha rasgada devido ao uso de um brinco muito grande
Beyoncé

Para quem não se recorda, a cantora Beyoncé teve a orelha rasgada durante um show e mesmo com a região sangrando não parou de cantar. Após o episódio, ela precisou fazer o procedimento cirúrgico na orelha.

Já aqui no Brasil, a vítima foi a Glória Maria, que teve um incidente durante uma gravação para o Fantástico. Para corrigir o dano, a jornalista também se submeteu a lobuloplastia.

Outra que também sentiu na pele o que os brincos pesados podem fazer foi a atriz Fernanda Paes Leme, que teve a orelha rasgada após usar continuamente acessórios muito pesados.

 

Imagem da atriz Fernanda Paes Leme usando brincos grandes e pesados. A atriz já se submeteu a uma cirurgia para orelha rasgada.
Fernanda Paes Leme

O site Famosos na Web divulgou um trecho em que a Fernanda fala sobre o procedimento para costurar orelha:

“Tirei uma horinha para visitar o cirurgião plástico. Calma! Não vou fazer nenhuma intervenção cirúrgica! Fui dar um jeitinho no meu lóbulo da orelha que abriu por causa do peso dos brincos. Ele me ajudou e me esclareceu que o uso de brincos muito pesados alarga o buraquinho do brinco, quando não rasga!!! Procure alguém da sua confiança que isso tem conserto.”

Onde fazer lobuloplastia em São Paulo?

Se você pensa em fazer uma lobuloplastia em São Paulo, o mais importante é escolher uma clínica de Cirurgia Plástica confiável para realizar o seu procedimento. Por isso, o primeiro passo é avaliar criteriosamente quais são os diferenciais da clínica, avaliações de pacientes reais e experiência da equipe médica.

Imagem com fundo laranja e uma mulher sorridente em primeiro plano
Conquiste orelhas perfeitas com a lobuloplastia!

Ah, e se você acha impossível encontrar uma clínica que segue à risca todas as nossas dicas para a sua lobuloplastia ser um verdadeiro sonho, saiba que NÃO É.

A Dream Plastic tem todos esses benefícios (e muito mais)! Por isso, somos conhecidos como a clínica mais elogiada pelas mulheres na região de São Paulo.

E isso não é por acaso. Ao todo, já são mais de 300 mil atendimentos realizados ao longo desses 17 anos de história. Somente no Google Review já são mais de 2.500 avaliações positivas.

Chega de orelha rasgada!

Pronta para realizar a sua lobuloplastia e voltar a usar brincos sem constrangimentos?

Então, marque uma avaliação agora com um dos nossos cirurgiões plásticos especialistas!

Esse é o momento ideal para descobrir se a lobuloplastia realmente é para você. E, de quebra, receber um orçamento personalizado com o valor exato da cirurgia.

É só clicar no botão do WhatsApp aparecendo em sua tela e marcar uma avaliação com nossas consultoras. É fácil, rápido e sem compromisso.

Te esperamos na Dream. ❤

Esclareça suas dúvidas!